Aconteceu em Inglaterra e há fotos a mostrar porque foi fácil a confusão
Uma britânica fotografou um brilho rosa e vermelho no céu da cidade de Bramford, em Inglaterra, pensando tratar-se de um fenómeno semelhante a uma aurora boreal. No entanto, o efeito de luzes tinha origem numa fábrica de tomate.
Tudo aconteceu na madrugada de 23 de outubro. Dee Harrison, de 56 anos, publicou três fotografias na sua conta no Facebook do que acreditava ser uma aurora boreal. As imagens captaram a curiosidade de centenas de utilizadores, que elogiaram o "brilho impressionante" do céu.
No entanto, a origem do "lindo brilho" era nada mais nada menos do que unidades de luz LED da Suffolk Sweet Tomatoes, que são usadas para estimular o crescimento das suas plantas.
"Eram cerca das 05:15 da manhã e eu estava a conduzir pela Paper Mill Lane quando vi que o céu à minha esquerda estava vermelho", contou Harrison à BBC. "No início, pensei que podia ser um incêndio, mas quando estacionei vi um céu rosa profundo. Parecia mais brilhante através da câmara do meu telemóvel. Pensei mesmo que fosse uma aurora boreal, mas não era, infelizmente, por isso fiquei um pouco desiludida."
Harrison confessou que conduz por aquela estrada há mais de dois anos mas que nunca tinha reparado no fenómeno causado pelas luzes LED da fábrica.
Adam Cotterell, de 34 anos, foi um dos utilizadores que alertou para a verdadeira origem das luzes. “Com as condições meteorológicas certas, o céu brilha com tons de rosa e vermelho desde que a fábrica foi construída. Este efeito é mais visível nas noites frias e nebulosas do inverno, devido à humidade no ar”, explicou.