Suécia descobre maior depósito de metais de terras raras da União Europeia

ECO - Parceiro CNN Portugal , Mariana Espírito Santo
13 jan 2023, 10:24
Bandeiras suecas em barcos atracadas no porto de Estocolmo, dezembro de 2020 (Imagem Getty)

Estes metais podem ser utilizados na produção de motores de carros elétricos. Maior parte da capacidade de processamento encontra-se na China

Foi encontrado na Suécia o maior depósito de metais de terras raras da Europa, que podem ser utilizados na produção de motores de carros elétricos, segundo anunciou a mineradora estatal sueca LKAB. Atualmente, mais de 80% da capacidade mundial de processamento destes metais encontra-se na China.

Esta descoberta pode impulsionar a ambição de reduzir a dependência de matérias-primas importadas necessárias para a transição verde, sendo que estes materiais podem ser utilizados nos carros elétricos e também em turbinas eólicas, de acordo com o Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

O depósito, apelidado de Per Geijer, está localizado ao norte do Círculo Polar Ártico, na província sueca da Lapónia. Apesar de serem relativamente comuns, a extração destes metais é complexa, sendo que poderão demorar ainda alguns anos a chegar ao mercado.

O conteúdo total do depósito é ainda incerto, sendo que as atividades de exploração ainda estão em andamento.

Relacionados

Economia

Mais Economia

Mais Lidas

Patrocinados