O exercício físico também faz bem à sua saúde sexual. Saiba porquê

CNN , Melanie Radzicki McManus
21 mar 2022, 10:27
Ginásio

Mesmo pequenos períodos de exercício podem melhorar a sua vida sexual. Uma atividade sexual de qualidade tem um grande impacto na sua saúde mental e emocional, na sua qualidade de vida e nas suas relações íntimas

Muitas pessoas sabem que o exercício é importante para uma boa saúde física, ainda que não pratiquem exercício com regularidade. O que muitas podem não saber, é que estar em forma é também crucial para a saúde sexual.

43% das mulheres e 31% dos homens têm alguma forma de disfunção sexual, sendo a obesidade e a falta de exercício os principais responsáveis destes problemas, indica um estudo dos Institutos Nacionais de Saúde, nos Estados Unidos. Publicado no The Journal of Sexual Medicine, descobriu que os homens com uma grande circunferência de cintura ou um Índice de Massa Corporal (IMC) elevado tinham 50% mais probabilidades de ter disfunção erétil, enquanto que, segundo um estudo publicado na revista científica Obesity, aproximadamente metade das mulheres obesas relatou problemas com a atividade sexual, desejo e desempenho em alguns momentos.

Segundo um estudo de 2021 publicado no The Journal of Sexual Medicine, mulheres que exercitam até seis horas semanais, em contraste, mostraram menor ânsia sexual e menor resistência nas suas artérias do clitóris em comparação com mulheres que não faziam exercício. As mulheres que praticam exercício físico também revelaram níveis significativamente mais elevados de desejo, estimulação, lubrificação e orgasmo.

“Este é de facto um problema médico que deveríamos tratar como parte da saúde e bem-estar geral de alguém”, diz Karyn Eilber, uma urologista do Centro Médico Cedars-Sinai de Los Angeles e especialista em saúde sexual. “Mas ainda há um estigma em relação ao tema”, acrescenta.

E não deveria haver, defende Eilber e outros especialistas. O sexo é uma parte vital do ser humano, e o seu objetivo não é apenas a procriação. Uma atividade sexual de qualidade tem um grande impacto na sua saúde mental e emocional, na sua qualidade de vida e nas suas relações íntimas. Vários estudos comprovam isto, indicando que o sexo e o toque afetuoso são fundamentais para vários aspetos do bem estar de um indivíduo, tais como sentir-se compreendido, cuidado e aceite.

Eis o que mais acontece ao seu corpo e mente quando se exercita regularmente:

A sua circulação melhora

O exercício aeróbico aumenta a sua circulação sanguínea, e ajuda a assegurar um sistema circulatório saudável. E um fluxo sanguíneo forte e fluido é a chave para uma boa estimulação. Nos homens, ajuda nas ereções, e nas mulheres, é fundamental na lubrificação vaginal e na sensibilidade do clitóris.

A sua resistência aumenta

Quando se exercita regularmente, fica mais resistente. Isto é importante para a sua saúde sexual, porque fazer sexo é, em si, um exercício físico. A organização Mayo Clinic compara o ato sexual com a subida de dois ou três lances de escadas. E um estudo dos Institutos Nacionais de Saúde afirma que meia hora de atividade sexual pode queimar 125 calorias para os homens e quase 100 para as mulheres, semelhante ao que pode queimar numa caminhada a um ritmo de 5 quilómetros por hora.

Torna-se mais confiante

Uma vez estabelecida uma prática de exercício regular, sentir-se-à mais em forma e confiante. Isto, por sua vez, melhora a sua auto-estima. “Não há nada mais atraente do que uma boa auto-estima”, diz Eilber. De facto, um estudo publicado em 2019 no Journal of Personality, descobriu que as mulheres tinham mais interesse romântico em homens com maior confiança social, quer essa confiança fosse inata ou instruída.

Os seus níveis de stress diminuem

O stress, a ansiedade ou a depressão podem diminuir a sua libido. A depressão, em particular, é frequentemente associada a problemas de funcionamento sexual, e, segundo um estudo publicado em 2018 no Indian Journal of Psychiatry, quanto mais grave for a depressão, piores serão os problemas. O estudo constatou que isto é especialmente pertinente quando se trata de desejo e satisfação sexual. Felizmente, o exercício ajuda a combater o stress, ansiedade e depressão, o que pode traduzir-se num despertar do desejo sexual. Os antidepressivos afetam negativamente a sua libido, prossegue Eilber. Por isso, se o exercício pode ajudá-lo a diminuir a dosagem ou a eliminá-la por completo, melhor ainda.

A sua saúde em geral melhora

Adote um plano regular de exercício físico e a sua saúde geral irá melhorar. O exercício físico pode até ajudá-lo a evitar doenças graves como a tensão arterial elevada e diabetes, que por vezes requerem medicamentos que inibem a excitação. Estas duas condições médicas também podem danificar as pequenas artérias localizadas no pénis, o que pode provocar uma disfunção erétil. Esta disfunção é, geralmente, um dos primeiros efeitos secundários da tensão arterial elevada e dos diabetes.

Quanto exercício físico é necessário para melhorar a sua saúde sexual? Varia de pessoa para pessoa, pelo que é aconselhável verificar com o seu médico. Os especialistas afirmam que mesmo períodos curtos de atividade física, tais como caminhadas rápidas e regulares, podem melhorar o seu bem estar sexual. No entanto, é preciso ter cuidado para não exagerar.

Se ainda não está convencido de que é altura de calçar os ténis e começar a andar, considere este aviso da Dra. Eilber: “É tal como aquele provérbio popular diz: «Use-o ou perca-o»."

“Os seus órgãos pélvicos são como qualquer outra parte do corpo. Se não os usar, eles perderão a sua função”, acrescenta.

Melanie Radzicki McManus é uma escritora freelancer especializada em caminhadas, viagens e fitness. Aviso importante: Antes de iniciar um novo plano de exercícios físicos, consulte o seu médico. Aconselha-se que pare imediatamente caso experiencie algum tipo de dor.

Relacionados

Amor e Sexo

Mais Amor e Sexo

Mais Lidas

Patrocinados