Exclusivo: atentado à FCUL esteve para acontecer dia 7. Jovem dirigiu-se à faculdade com todo o arsenal de armas que tinha preparado

11 fev 2022, 19:57

Garrafas de gás e gasolina, facas, catanas, uma besta. Teve um momento de hesitação e decidiu voltar para casa

O atentado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa esteve para acontecer na passada segunda-feira, dia 7. A data desta sexta-feira foi uma segunda opção para o jovem de 18 anos que o planeou.

Na segunda-feira, à hora de almoço, e quando estava já sob vigilância apertada da Polícia Judiciária, dirigiu-se à faculdade com todo o arsenal de armas que tinha preparado. Garrafas de gás e gasolina, facas, catanas, uma besta. Teve um momento de hesitação e decidiu voltar para casa. Esta hesitação salvou um número indeterminado de pessoas.

No entanto, e assim que chegou a casa escreveu no diário que se tinha arrependido de não ter concretizado o plano e decidiu de imediato quando o iria concretizar esta semana. Seria sexta-feira, hoje, e a uma hora determinada: 13:20.

O estudante planeava um ataque à Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa (FCUL). Tinha como objetivo cometer o maior número possível de homicídios sobre colegas universitários, de forma indiscriminada, num dia em que decorriam exames de segunda fase, juntando centenas de alunos. 

A cronologia dos acontecimentos 

1

O jovem detido utilizava o nickname "psychoticnerd#6116" para pesquisar e consumir, nos últimos dois anos e de forma compulsiva, vídeos de massacres em escolas nos Estados Unidos. Os alarmes soaram na Polícia Judiciária, que começou uma investigação minuciosa. Em pouco tempo descobriram este nickname no Youtube e identificaram o jovem. A PJ passou a vigiá-lo 24 horas por dia, desde sábado, dia 5 de fevereiro, e colocou os telefones sob escuta.

2

No seu diário, o jovem escreveu ao pormenor o plano que tinha traçado e definiu uma data para o concretizar: era segunda-feira, dia 7 de fevereiro. Neste dia colocou o plano em marcha e foi para a Faculdade de Ciências. Na mochila levava várias armas: facas, uma catana e uma besta. Mas, já lá dentro, hesitou e acabou por voltar para casa. Escreveu no diário que se tinha arrependido de não ter avançado e definiu uma nova data: sexta-feira dia 11 às 13:20 da tarde, quando decorria o exame de Introdução à Programação da turma a que pertencia. A PJ avançou para o terreno na quarta-feira, dia 9, e às 7:30 chegou à aldeia do jovem, na Batalha.

3

O ataque estaria planeado para o anfiteatro do bloco 3, onde estavam 300 pessoas. A escolha do local também foi pensada: no anfiteatro, as cadeiras estão presas ao chão, o que, na mente deste jovem, impedia que os colegas se defendessem... atirando-lhe as cadeiras. O ataque começaria com uma explosão com uma botija de gás. O objetivo era criar uma cortina de fumo e de fogo para atordoar os colegas, impedindo que fugissem. Depois, usaria as armas que tinha em casa para matar o maior número possível de colegas.

4

O jovem escreveu tudo no diário em inglês e fez inclusivamente referência a uma "LAST MEAL" (Última refeição), ou seja, garantia que estava preparado para morrer e não iria parar até que fosse abatido pela polícia. Também numa placa de cortiça pendurada na parede estava a expressão “LAST DAY.” O último dia, a convicção de que iria sair morto do ataque.

5

A reconstituição do quarto no jovem tal como é descrito pelos investigadores: a cama estava desfeita e em cima dos lençóis estava um peluche do Pikatchu. Na secretária, um diário escrito em inglês onde estava o plano do ataque ao pormenor. A capa do diário tinha uma personagem da banda desenhada que o jovem tanto aprecia. Na quarta-feira, o rapaz mostrava no Instagram a última aquisição: este boneco - Rimuru Tempest, o Grande Lorde Demónio da série que seguia na internet.

Na marquise junto ao quarto estava este arsenal:

  • 1 catana 
  • 1 besta com 25 setas
  • 1 punhal e 4 facas de mato
  • 1 martelo 
  • 1 pé de cabra
  • 1 Maçarico
  • 1 botija de gás
  • Isqueiros e garrafas com gasolina

Relacionados

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados