Tudo o que se sabe sobre o homem detido após ataque em Paris

Cláudia Évora | Andreia Miranda , Notícia atualizada às 14:50
23 dez 2022, 12:24

A procuradora de Paris, Laure Beccuau, disse que estão a ser examinadas motivações "racistas"

Um tiroteio no centro de Paris fez esta manhã pelo menos três mortos e três feridos. O único suspeito do ataque tem 69 anos e foi detido por uma equipa de segurança. Segundo o 20minutes e o Le Figaro, o homem nasceu em Montreuil, nos subúrbios de Paris, e é um maquinista reformado.

As motivações ainda não são oficialmente conhecidas. Contudo, a autarca do 10º arrondissement de Paris explicou que o centro cultural curdo Ahmet Kaya, um restaurante de comida tradicional do Curdistão e um cabeleireiro foram atingidos.

Também o jornal Le Parisien, avançou que o suspeito era desconhecido dos serviços de inteligência de Segurança Interna, mas já tinha sido condenado duas vezes por atos racistas: em 2016 e 2021. Aliás, estava a aguardar julgamento em prisão preventiva, por ter atacado um campo de migrantes, tendo sido libertado sexta-feira da semana passada. Como tal, a procuradora de Paris Laure Beccuau disse que estão a ser examinadas motivações "racistas".

Laure Beccuau - procuradora de Paris (AP Photo/Lewis Joly)

De acordo com testemunhas no local, foram ouvidos "sete a oito disparos na rua". 

Entretanto, o Ministério Público anunciou que foi aberta uma investigação na qual estão em causa acusações de homicídio, homicídio doloso - ou seja, quando existe intenção de retirar a vida a uma outra pessoa - e de violência agravada. 

As investigações, por enquanto, estão a cargo da Brigada Criminal da 2ª direção da Polícia Judiciária.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados