Espanha
60'
1 - 0
Itália

Mais flexíveis, elegantes e resistentes: eis os novos fatos que vão levar os astronautas novamente à Lua

Agência Lusa , BCE
15 mar 2023, 19:35
NASA (AP Photo/David J. Phillip)

A NASA espera colocar novamente astronautas na superfície da Lua em 2025 - a primeira mulher e o primeiro negro - ao abrigo da missão Artemis III

Astronautas vão voltar a pisar a superfície da Lua com fatos brancos, como há mais de 50 anos, mas mais flexíveis, elegantes e resistentes ao ambiente hostil do satélite natural da Terra.

Um protótipo dos fatos foi hoje apresentado em Houston, nos Estados Unidos, pela empresa aeroespacial norte-americana Axiom Space, com a qual a agência espacial norte-americana (NASA) contratualizou o serviço por 228,5 milhões de dólares (216,6 milhões de euros).

Apenas os Estados Unidos levaram astronautas a solo lunar, 12 ao todo, entre 1969 e 1972, durante o programa Apollo.

Como há mais de 50 anos, os fatos para caminhadas na Lua serão brancos, para que possam refletir o calor e manter os astronautas numa temperatura adequada.

O capacete terá uma série de luzes e uma câmara de vídeo de alta definição, enquanto o sistema de suporte de vida, onde o oxigénio é armazenado, ficará, como antes, localizado nas costas dos astronautas.

(AP Photo/David J. Phillip)

A Axiom Space, que organiza voos até à Estação Espacial Internacional, na órbita da Terra, espera ter no verão novas versões (mas não ainda a versão final) do modelo hoje apresentado para efeitos de treinos da NASA.

Durante a apresentação, um funcionário da empresa envergou um fato escuro, colocou-se de cócoras e rodou a cintura para demonstrar a sua flexibilidade.

Apesar dos melhoramentos previstos nos trajes para caminhar na Lua, os astronautas vão ter que continuar a usar fralda para urinar ou defecar.

Relacionados

Ciência

Mais Ciência

Patrocinados