Lisboa é uma das piores cidades europeias na mobilidade urbana infantil

Agência Lusa , AM
14 mai, 08:38
Avenida Almirante Reis (Lusa/José Sena Goulão)

Capital portuguesa ficou na 35.ª posição de um ‘ranking’ de 36 cidades europeias avaliadas pelos “esforços em dar prioridade às crianças nas suas decisões de mobilidade urbana”

Lisboa é um dos piores centros urbanos europeus para a mobilidade urbana infantil, segundo um estudo divulgado esta quarta-feira pela associação Zero, que analisou as melhores práticas nesta área em 36 cidades da Europa.

A divulgação do estudo ocorre no mesmo dia em que associação ambientalista lança uma campanha de sensibilização designada por “Ruas para a Criançada”, no sentido de alertar para a necessidade de a cidade de Lisboa “melhorar” a sua posição.

A capital portuguesa ficou na 35.ª posição de um ‘ranking’ de 36 cidades europeias avaliadas pelos “esforços em dar prioridade às crianças nas suas decisões de mobilidade urbana”, segundo é referido nas conclusões do relatório divulgado pela associação ambientalista Zero, a que a agência Lusa teve acesso.

A elaboração do ‘ranking’ teve como “indicadores-chave” a adoção de ruas escolares, que limitam o tráfego motorizado, a extensão dos limites de velocidade seguros (30 km/h ou menos) e a disponibilidade de infraestruturas cicláveis protegidas.

Em termos globais, a cidade de Paris (França) foi a que apresentou melhor desempenho, com resultados “consistentes” nos três indicadores analisados, seguindo-se Amesterdão (Países Baixos) e Antuérpia (Bélgica).

No que diz respeito a ruas escolares (artérias junto a escolas primárias onde é dada prioridade aos peões e ciclistas, sendo o tráfego motorizado limitado) o ‘ranking’ é liderado por Londres (Reino Unido), Milão (Itália) e Paris.

Neste indicador, Lisboa, que não tem nenhuma rua escolar, ocupa o 33.º lugar do ‘ranking’, estado apenas à frente, com piores indicadores, das cidades de Madrid (Espanha), Munique (Alemanha) e Sofia (Bulgária).

A capital portuguesa volta a ter um mau desempenho no indicador das velocidades seguras, ocupando 32.º lugar de uma lista encabeçada por Paris, Bruxelas e Lyon (França).

O município português, presidido por Carlos Moedas (PSD), tem apenas 5% da rede viária com um limite de velocidade de 30 km/h, contra os 88,9% de Paris.

Já no indicador das infraestruturas cicláveis protegidas, Lisboa ocupa o 31.º lugar de uma lista novamente liderada por Paris, a que se segue Helsínquia (Finlândia) e Copenhaga (Dinamarca).

Lisboa tem uma cobertura de 7% de infraestruturas cicláveis protegidas, enquanto Paris tem 48%.

A avaliação das 36 cidades foi feita a nível nacional por várias associações, junto de administrações municipais e outros organismos públicos.

No caso de Lisboa tratou-se de uma ação coordenada pela Zero, em colaboração com a Kidical Mass, Ecomood e Lisboa Possível.

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