Trabalhou com Stanley Kubrick, Woody Allen ou Tim Burton, mas foi a ligação a Robert Altman que se destacou. O marido mostrou-se aliviado: "Agora está livre"
Morreu esta quinta-feira a atriz Shelley Duvall, celebrizada no cinema pelo icónico papel no filme "The Shining", realizado por Stanley Kubrick numa adaptação de um livro de Stephen King. A confirmação da morte foi dada pelo marido da artista.
A atriz de 75 anos ficou conhecida pelos vários papéis nos filmes de Robert Altman. Morreu em casa, durante o sono, no estado do Texas, na sequência de complicações relacionadas com diabetes, acrescentou Dan Gilroy.
"A minha querida, doce e maravilhosa parceira de vida e amiga deixou-nos", referiu, em declarações reproduzidas pelo The Hollywood Reporter.
"Muito sofrimento ultimamente, agora está livre. Voa, linda Shelley", acrescentou.
Conhecida pelo seu físico magro, uma cara expressiva e poderosas atuações, Shelley Duvall destacou-se na contracena com Jack Nicholson - quem não se lembra do mítico "Here's Johnny" em 1980? -, mas também em "Popeye", onde brilhou ao lado de Robin Williams.
Aqueles que seguiram mais atentamente a sua carreira vão lembrar também os trabalhos ao lado de Robert Altman, que a trouxe para o cinema para representar em "Brewster McCloud", em 1970.
Entre trabalhos com Woody Allen, Terry Gilliam ou Tim Burton, acabou por conseguir vencer o galardão de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Cannes em 1977, pela representação em "Três Mulheres".