NASA anuncia nomes dos quatro astronautas da missão à Lua e, pela primeira vez, há uma mulher, um afroamericano e um canadiano

3 abr 2023, 19:28
Tripulação da Artemis II (Imagem Nasa)

Missão Artemis II está agendada para 2024 e deverá alcançar a órbita da Lua

A NASA anunciou, esta segunda-feira, os elementos da tripulação da próxima missão lunar, a primeira em mais de meio século desde o fim do programa Apollo. Entre os quatro astronautas, está pela primeira vez neste tipo de missão uma mulher, um afroamericano e um canadiano: Christina Koch é uma das especialistas, Victor Glover é piloto e Jeremy Hanson especialista também. Os três vão ser comandados por Reid Wiseman.

A cerimónia decorreu em Houston, no Johnson Space Center, a base de controlo da missão da NASA e foi transmitida em direto, para todo o mundo, através do YouTube.

“Pela primeira vez, em mais de 50 anos, estes indivíduos – a tripulação do Artemis II – serão os primeiros humanos a voar para as proximidades da Lua. Entre a tripulação estão a primeira mulher, a primeira pessoa negra e o primeiro canadiano numa missão lunar, e todos os quatro astronautas representarão o melhor da humanidade enquanto exploram para o benefício de todos”, disse a diretora da NASA, Vanessa Wyche.

Christina Koch

É a primeira mulher a fazer de parte de uma missão lunar. Tem 44 anos, é engenheira e detém o recorde do voo espacial contínuo mais longo já feito por uma mulher, que durou um total de 328 dias.

Victor Glover

É o primeiro afroamericano a participar numa missão lunar. Tem 46 anos, é piloto da Marinha dos Estados Unidos e fez parte do segundo voo tripulado da cápsula SpaceX Crew Dragon, o seu primeiro voo espacial, em 2021, tendo passado seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional. Glover foi selecionado para a missão para ser o piloto da Artemis II.

Jeremy Hansen

É o primeiro canadiano a pertencer à tripulação de uma missão lunar. Tem 47 anos, é piloto e há 14 anos foi selecionado para ser um dos astronautas da NASA, mas ainda não efetuou qualquer missão. Foi também o primeiro cidadão canadiano a ser responsável pelo treino de uma nova turma de astronautas.

Reid Wiseman

É o comandante, tem 47 anos e é piloto da Marinha dos EUA. Entre maio e novembro de 2014 serviu como engenheiro de voo a bordo da Estação Espacial Internacional.

Missão Artemis, a sucessora do programa Apollo

A missão Artemis II está agendada para 2024 e será o primeiro foguetão tripulado do programa a orbitar a Lua. O aparelho tem como objetivo atingir uma distância mais longínqua da Terra do que qualquer outra missão atingiu desde o programa Apollo.

A Artemis II tem como propósito central abrir caminho para a Artemis III, agendada para 2025, em que aí sim os astronautas deverão caminhar na Lua, graças ao foguetão mais poderoso da História, com um preço que deverá chegar aos 100 mil milhões de dólares.

Relacionados

Ciência

Mais Ciência

Patrocinados