Desenho de Dürer comprado por 30 dólares numa venda de garagem vale mais de 10 milhões

CNN , Sara Spary e Hannah Ryan
8 fev 2022, 11:14
O desenho redescoberto tem o título “A Virgem e o Menino”. Imagem: Agnews Gallery

Um desenho do século XVI de uma das figuras-chave do Renascimento Alemão foi avaliado em mais de 10 milhões de dólares depois de ter sido inicialmente comprado numa venda de garagem por apenas 30 dólares, em 2017

Segundo a Agnews Gallery - a leiloeira londrina na posse da obra - Albrecht Dürer, que morreu em 1528, é considerado o maior artista alemão do seu tempo e um dos artistas e intelectuais mais importantes do Renascimento Europeu.

O desenho redescoberto tem o título “A Virgem e o Menino”. Como a carreira e o legado de Dürer foram estudados em profundidade desde a sua morte, é extremamente raro encontrar trabalhos desconhecidos do artista e a Agnews disse num comunicado à imprensa que este desenho tem sido “alvo de grande interesse desde a sua redescoberta”.

O colecionador de arte de Boston, Clifford Schorer, também consultor da galeria, disse à CNN na quinta-feira que encontrou a rara obra de arte, que se acredita ter sido concluída em 1503, por mera coincidência quando ia a caminho de uma festa no Massachusetts, em 2019.

Ele tinha-se esquecido de comprar uma prenda para a festa e fez um desvio para ir a uma livraria que vendia publicações de coleção.

O livreiro disse-lhe que um amigo tinha um desenho de Dürer e perguntou se ele o poderia ver. Schorer concordou, mas tinha poucas esperanças, já que a última vez que foi encontrado um desenho desconhecido de “qualidade” do artista foi há mais de 100 anos, disse ele.

Dürer tinha um conjunto de obras significativo. “Jovem Lebre”, concluído em 1502 e aqui retratada, é considerada, amplamente, uma das obras mais célebres do artista por ser indicativa do seu estilo observacional. Imagem: Giorgio Morara/Alamy Stock Photo

A obra tinha sido comprada numa venda de garagem da casa de um arquiteto, que por sua vez tinha recebido o desenho de presente do pai, um negociante de arte, disse Schorer.

“De um modo geral, é uma relação inversa entre o quão dramática é a afirmação e o quão dececionante é.” [Por exemplo,] se alguém me diz que tem um Leonardo [da Vinci], costumo estar bastante confiante de que vou ver algumas imagens nada impressionantes”, disse Schorer.

Mas quando foi examinar a obra, passadas algumas semanas, ficou surpreendido com a qualidade.

Schorer disse ao proprietário, que deseja permanecer anónimo: “Acho que ou é a maior falsificação que já vi ou uma obra-prima”.

Uma descoberta “extremamente empolgante”

“Foi como [sentir] uma espécie de eletricidade. No meu mundo, passamos a vida à procura de coisas desconhecidas que levam a fascinantes caminhos de pesquisa... e eu pude ver que estava no início de algo extremamente empolgante,” disse Schorer.

Schorer descreveu como deu então início a uma jornada de três anos para verificar a autenticidade da obra, algo que envolveu 17 voos internacionais à volta do mundo para consultar especialistas.

Isso incluiu uma reunião no Museu Britânico de Londres, em dezembro do ano passado, onde o desenho foi examinado por estudiosos da área e comparado com outros trabalhos em papel de Dürer, segundo disseram Schorer e a Agnews.

A obra de arte passou por uma análise técnica à sua idade e tem a marca registada do artista, disse Schorer. Ele acredita que vale “oito algarismos” e mais de 10 milhões de dólares.

“Provavelmente, é justo dizer que ele é um dos maiores designers gráficos de sempre - um pioneiro na gravura e no desenho. Foi um mestre no preto e branco, e os desenhos famosos dele... inspiraram artistas do mundo inteiro.”

“Em termos de valor relativo, acho que temos de compará-lo com outros desenhos dos velhos mestres”, disse Schorer, como o artista holandês Lucas van Leyden, cujo desenho foi vendido por 15,6 milhões de dólares em 2018.

Artes

Mais Artes

Mais Lidas

Patrocinados