Governo admite travar aumento das rendas em novos contratos

Agência Lusa , CE
7 nov 2022, 19:24

"Obviamente é uma questão que nos preocupa

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, disse esta segunda-feira que o Governo vai avaliar a extensão da travagem dos preços aos novos contratos de arrendamento.

A posição de Pedro Nuno Santos foi transmitida durante uma audição na comissão de Orçamento e Finanças, no parlamento, no âmbito da discussão na especialidade da proposta do Orçamento do Estado para 2023, quando questionado pela líder da bancada parlamentar do PCP, Paula Santos, sobre eventuais medidas para travar a subida dos preços e responder ao aumento da não renovação de contratos.

“Nós vamos avaliar a extensão da travagem aos novos contratos, com base nos preços dos contratos anteriores. Vamos fazer essa avaliação porque obviamente é uma questão que nos preocupa”, afirmou o governante.

Pedro Nuno Santos considerou ainda que, “no que diz respeito à não renovação dos contratos de habitação e das notícias que foram tornadas públicas esta semana, a não renovação e aumentos de preços em novos contratos muito altos não tem nada que ver com a travagem de 2% em vigor”.

Anteriormente, Pedro Nuno Santos foi também questionado pelo deputado da Iniciativa Liberal Carlos Guimarães Pinto sobre qual o peso da oferta pública que o Governo pretende atingir em 2026.

O ministro da tutela frisou que "será pequeno, mas certamente maior do que [era] em 2015", justificando que mesmo que existisse capacidade financeira e orçamental para aumentar significativamente a percentagem, acredita que não haveria "capacidade de resposta, nem no sector privado, para as necessidades” que existem.

"Hoje já temos muitos concursos vazios na área da habitação", disse.

Governo

Mais Governo

Patrocinados