Alemanha
20'
0 - 0
Hungria

Primeiro lançamento do foguetão Ariane 6 marcado para 9 de julho

Agência Lusa , AM
5 jun, 09:08
Ariane 6 (ESA)

Inicialmente previsto para 2020, o primeiro voo do Ariane 6, concebido para enfrentar a concorrência do americano Space X, foi adiado diversas vezes

O lançamento inaugural do foguetão europeu Ariane 6 está previsto para dia 9 de julho na estação espacial francesa em Kourou, na Guiana Francesa, após anos de atraso, anunciou a Agência Espacial Europeia (ESA).

“Tenho o prazer de anunciar que a primeira tentativa de lançamento terá lugar no dia 09 de julho. O Ariane 6 marca uma nova era de viagens espaciais autónomas e versáteis na Europa”, disse o diretor-geral da ESA, Josef Aschbacher, em conferência de imprensa.

Segundo o diretor-geral da ESA, este foguetão é o “culminar de muitos anos de dedicação e engenhosidade de milhares de pessoas em toda a Europa”

“Gostaria de agradecer às equipas no terreno pelo trabalho incansável, trabalho de equipa e dedicação nesta última reta da campanha de lançamento inaugural. O Ariane 6 é o foguete da Europa para as necessidades de hoje, adaptável às nossas ambições futuras”, sublinhou.

Destinado a suceder ao Ariane 5, que fez o seu último lançamento em julho do ano passado, o Ariane 6 tem finalmente data para entrar em atividade após quatro anos de atrasos, pois estava inicialmente previsto para entrar em atividade em 2020.

A luz verde para o lançamento inaugural resultou de uma decisão conjunta da ESA, do fabricante ArianeGroup e do CNES, que fornece a infraestrutura portuária da estação espacial em Kourou.

Inicialmente previsto para 2020, o primeiro voo do Ariane 6, concebido para enfrentar a concorrência do americano Space X, foi adiado diversas vezes devido à pandemia de covid-19 e a dificuldades de desenvolvimento.

Europa

Mais Europa

Patrocinados