Mundial 2022 com um árbitro luso-descendente e seis mulheres

19 mai 2022, 15:35
Victor Gomes, árbitro da África do Sul, filho de pais madeirenses

Qatar não irá contar com a presença da arbitragem de Portugal

O Comité de Árbitros da FIFA anunciou, nesta quinta-feira, a lista de árbitros para o próximo Campeonato do Mundo, que decorrerá no Qatar, entre novembro e dezembro deste ano.

Os 129 nomes (36 árbitros principais, 69 árbitros assistentes e 24 vídeoárbitros) foram escolhidos em estreita cooperação com as seis confederações, não havendo qualquer representante português. Porém, há um luso-descendente: Victor Gomes, da África do Sul, filho de pais madeirenses, de 39 anos, nascido em Joanesburgo em dezembro de 1982.

Destaque, por outro lado, para a escolha de três árbitras principais: a francesa Stéphanie Frappart, a ruandesa Salima Mukansanga e a japonesa Yoshimi Yamashita, às quais se juntam três árbitras assistentes: a brasileira Neuza Back, a mexicana Karen Diaz Medina e a norte-americana Kathryn Nesbitt.

Pierluigi Colina, presidente da Comissão de Árbitros, explica que as nomeações femininas resultam de um «longo processo iniciado há vários anos, que começou com a indicação de árbitras para certas competições masculinas de seniores e de jovens».

No Mundial de 2018, que decorreu na Rússia, os árbitros portugueses Artur Soares Dias e Tiago Martins estiveram presentes na competição, na qualidade de videoárbitros.

Relacionados

Mundial 2022

Mais Mundial 2022

Patrocinados