As receitas generosas do imposto sobre o jogo online, que até vai permitir construir uma pista olímpica de gelo

8 jun 2022, 22:28

Federações desportivas e Estado recebem cada vez mais dinheiro através de um imposto que rende bem mais de 100 milhões de euros por ano

Com um valor próximo dos 500 mil euros por ano, os dados da Inspeção-Geral das Finanças (IGF) revelam que a Federação de Desportos de Inverno de Portugal é a quinta entidade desportiva que recebe uma maior fatia das receitas a que estas têm direito pelas apostas desportivas online.

Não é muito comparado com outras federações (já lá vamos…), mas bastante para desportos com uma crónica falta de investimento em infraestruturas, como refere o presidente da federação.

Pedro Farromba explica que o dinheiro já permitiu construir uma pista de gelo na Serra da Estrela e as próximas obras incluem uma pista sintética de ski, também na Serra da Estrela, e um pavilhão olímpico de gelo, em Lisboa, para modalidades como o hóquei no gelo ou a patinagem de velocidade e artística.

O líder da federação sublinha que ficará assim colmatada uma falha: "Lisboa é a única capital europeia sem uma pista olímpica de gelo”. 

Milhões para federações

Com as receitas do jogo online a crescerem de forma acelerada nos últimos dois anos, os cerca de 500 mil euros da Federação de Desportos de Inverno até parecem pouco quando se compara com outras modalidades.

Os dados da IGF de transferências do Estado relacionadas com o imposto especial sobre o jogo revelam que no topo da lista surge a Federação Portuguesa de Futebol (29,4 milhões de euros em 2021), seguida da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (9,6 milhões), Federação Portuguesa de Ténis (4 milhões) e Federação Portuguesa de Basquetebol (3,1 milhões).

Nas quatro entidades desportivas anteriores as receitas do jogo online transferidas pelo Estado dispararam no último ano, em vários casos para o dobro.

Numa resposta por escrito, a Federação Portuguesa Futebol (que optou por não gravar qualquer entrevista) explica que este dinheiro tem sido usado na promoção do desporto e de mais competições, com especial enfoque no futebol feminino.

Mais de 100 milhões de euros em impostos por ano

Os números anteriores das receitas das federações desportivas não surpreendem, sabendo-se que a maioria do jogo online está hoje relacionado com desporto e depois de se consultar os números do Ministério da Economia sobre as receitas do Estado com o imposto especial sobre o jogo online.

A subida tem sido contínua desde 2016: nesse ano o imposto rendeu 30 milhões de euros, valor que foi sempre a crescer até aos 104 milhões de 2020 e 127 milhões de 2021.

No entanto, há um pormenor: os 127 milhões do último ano significam um novo máximo, mesmo sendo ainda desconhecidos os resultados de outubro, novembro e dezembro, ou seja, decorridos apenas nove dos 12 meses do ano.

Relacionados

Economia

Mais Economia

Patrocinados