Apoio aos pais na semana a seguir ao Natal será só para quem tem filhos em creches e ATL

22 dez 2021, 10:51

Abrangência será diferente da do período de 2 a 9 de janeiro

O apoio aos progenitores na semana a seguir ao Natal, de 25 de dezembro a 1 de janeiro, só abrangerá aqueles que têm filhos em creches ou ATL. A informação foi confirmada pela CNN Portugal junto do Ministério do Trabalho.

Segundo fonte do organismo, o valor do apoio será de 66% do salário-base do trabalhador, pago em partes iguais pelo empregador e pela Segurança Social. No caso dos pais que partilhem a assistência, o valor pode mesmo chegar a 100% da remuneração-base.

O valor mínimo a partir do qual será calculado é de 705 euros, igual ao salário mínimo nacional, e o máximo de 2115 euros, o equivalente a três salários mínimos.

A abrangência será, assim, diferente da semana de contenção anunciada antes, que vai dos dias 2 a 9 de janeiro. Nesse período, a apoio destina-se aos trabalhadores com crianças até aos 12 anos e, no caso de estarem em teletrabalho, para os pais com filhos na escola até ao 4.º ano.

Também nesta ocasião, o apoio poderá chegar aos 100% do salário-base se os pais partilharem o acompanhamento, no mínimo, por dois dias cada.

Educação

Mais Educação

Patrocinados