Dormir com a boca selada com fita-cola, a tendência viral do TikTok que "pode ser muito perigosa”

CNN , Por Sandee LaMotte
30 out, 21:00
Uma moda do TikTok para manter a boca fechada com fita adesiva enquanto se dorme pode ser perigosa

A rede social TikTok ajudou, uma vez mais, a propagar outra ideia potencialmente perigosa: tapar a boca com fita para parar de respirar pela boca durante a noite.

“Se tiver apneia obstrutiva do sono, sim, pode ser muito perigoso”, afirmou o especialista em sono, Dr. Raj Dasgupta, professor associado de medicina clínica na Keck School of Medicine da Universidade da Califórnia do Sul.

A apneia obstrutiva do sono, que é o colapso total ou parcial das vias respiratórias, é uma das perturbações do sono mais comuns e perigosas: Segundo um estudo publicado em 2019 na revista Lancet Respiratory Medicine, acredita-se que mais de mil milhões de pessoas com idades compreendidas entre os 30 e os 69 anos têm esta doença. E, segundo os especialistas, existem milhões de pessoas que ainda não foram diagnosticadas.

“Há poucas provas sobre os benefícios de tapar a boca e eu teria muito cuidado - e aconselhar-me-ia até com o meu prestador de cuidados de saúde antes de tentar fazê-lo”, acrescentou Dasgupta.

No entanto, nenhum dos vídeos do TikTok que a CNN viu mencionava que a prática pudesse ser, de alguma forma, prejudicial.

Uma jovem mulher fala dos benefícios do sono de beleza como motivo para tapar a boca todas as noites.

“Tapo a minha boca todos os dias... Dormir bem é muito importante para combater o envelhecimento e para estarmos e sentirmo-nos no nosso melhor.”

Apesar dos inconvenientes de arrancar dolorosamente os pelos faciais ou danificar os tecidos moles à volta da boca, outro vídeo no TikTok recomenda “a clássica fita adesiva de papel”.

“Eu sei que há à venda muitas fitas próprias para tapar a boca, mas não é necessário. Só é preciso este pequeno quadradinho assim mesmo, para colocar por cima dos lábios.”

Tudo isto poderia ser encarado como sendo um disparate, mas parece que vídeo puxa vídeo, à medida que as pessoas aceitam o desafio. Uma mulher nem sequer se lembrava da razão para ter começado a tapar a sua boca à noite:

“Verdade seja dita, eu não sei. Vi no TikTok e não me consigo lembrar quais são os benefícios. Mas ajuda-me a continuar a dormir!”

Os perigos de respirar pela boca

Deve avaliar se existe apneia obstrutiva do sono antes de tentar dormir com a boca colada. Max Pepper/CNN

Tal como muitas das “descobertas” feitas pelos criadores de conteúdo no TikTok, tapar a boca com fita não é novidade. Há anos que as pessoas procuram formas de fechar a boca à noite, e com boa razão. A respiração oral pode levar ao ressonar e ao excesso de sede à noite, assim como à boca seca e ao mau hálito pela manhã. Ao respirar desta forma, ao longo do tempo, pode fazer com que se desenvolva doenças gengivais e má oclusão, que é quando os dentes de cima não se alinham com os de baixo.

Na infância, quando a tendência para respirar pela boca começa a ser frequente, a condição pode levar a criança a desenvolver uma “face de respiração pela boca” - uma face estreita com queixo ou mandíbula regredida, de acordo com a Cleveland Clinic. As crianças estão também em risco de desenvolver apneia obstrutiva do sono, que tem estado ligada a dificuldades de aprendizagem e problemas comportamentais na infância.

O jornalista James Nestor permitiu que os cientistas parassem a sua respiração pelo nariz através da aplicação de silicone e fita cirúrgica durante 10 dias para analisar aquilo que a respiração oral faria à sua saúde. Como ele descreveu no seu livro “Respira: a Nova Ciência de Uma Arte Perdida”, o impacto foi surpreendentemente rápido. Desenvolveu apneia obstrutiva do sono, a sua pressão arterial, pulso e ritmo cardíaco dispararam e os seus níveis de oxigénio no sangue desceram, fazendo com que o seu cérebro vivesse num nevoeiro obscuro.

“Não fazíamos ideia que ia ser assim tão mau”, disse Nestor à CNN em 2020. “O ressonar e a apneia do sono foram tão dramáticos, e surgiram tão rapidamente, que ficámos todos bastante abalados.”

Porque é que é melhor respirar pelo nariz

Respirar pelas narinas é mais saudável, segundo os especialistas. Os pelos finos do nariz, designados por cílios, filtram o pó, alergénios, germes e resíduos ambientais. A respiração pelo nariz também hidrata o ar que entra, ao passo que o ar seco respirado através da boca pode irritar os pulmões, referiu Dasgupta.

“A respiração nasal pode baixar a pressão sanguínea aumentando o óxido nitroso, um composto no seu corpo que pode ser útil para manter a sua pressão sanguínea sob controlo”, acrescentou.

Além disso, a respiração através do nariz é relaxante, razão pela qual é frequentemente recomendada, juntamente com yoga e meditação, como uma forma de promover o sono.

Verifique primeiro se tem apneia obstrutiva do sono

Se, ainda assim, decidir que quer experimentar tapar a boca antes de dormir, não o faça na horizontal, como se fosse refém de um assassino em série - até os utilizadores do TikTok referem esse aspeto. Um pouco de fita adesiva colocada verticalmente sobre os lábios deverá funcionar.

No entanto, um pequeno estudo desenvolvido em março, revelou que algumas pessoas que assim o fizeram apenas substituíram a respiração pela boca pelo “sopro pela boca”, ou seja, os participantes deste estudo sopravam ar para dentro e para fora da boca através das laterais da fita.

No geral, a “mensagem mais importante” a retirar destas experiências é a de que se deve primeiro avaliar se existe apneia obstrutiva do sono antes de tentar dormir com a boca colada, afirmou Dasgupta.
 

A apneia obstrutiva do sono tem sido ligada à hipertensão, doença cardíaca, diabetes tipo 2, depressão, e mesmo morte prematura. / Max Pepper/CNN

“Uma vez descartada a apneia obstrutiva do sono, podemos então chamar-lhe ressonar”, disse ele. “Além disso, existem muitas outras opções para lidar com o ressonar sem ser tapar a boca com fita adesiva, tais como a aplicação de tiras nasais, dilatadores nasais e exercícios de garganta (e) boca e língua.”

Evite também dormir de costas, uma posição que faz com que a boca se abra mais facilmente e a língua caia para trás em direção à garganta. A ação de empurrar o ar através desse bloqueio é aquilo que causa o ronco.

A respiração pela boca está frequentemente ligada a alergias, constipações e congestão nasal crónica. Um septo desviado, que é a cartilagem que separa as narinas, também pode ser uma causa - um septo torto pode bloquear as vias respiratórias. Os pólipos nasais podem fazer o mesmo, referiu Dasgupta.

As crianças podem ter adenoides alargados, glândulas atrás do nariz que servem para afastar bactérias e vírus. Por norma, estas encolhem com a idade, pelo que esta não é uma causa comum de respiração oral nos adultos, de acordo com a Cleveland Clinic.

Todas estas questões médicas subjacentes podem ser tratadas numa consulta com um otorrinolaringologista ou um especialista em sono que pode criar um plano de tratamento personalizado.

“Estas questões devem ser abordadas e avaliadas antes de decidir tapar a boca com fita. Na minha opinião, não penso que fechar a sua boca à força o vá ajudar a dormir melhor”, afirmou Dasgupta.

Informação adicional pela colaboradora da CNN Jen Rose Smith.

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