Aplicação para encontros de homossexuais excluída na China

Agência Lusa , BMA
1 fev 2022, 10:07
Aplicação para encontros (Getty Images)

No ano passado, contas na rede social WeChat de proeminentes grupos académicos de direitos LGBTQ foram bloqueadas

A aplicação móvel Grindr, que facilita encontros amorosos entre homossexuais, foi excluída das lojas de ‘apps’ na China, num período em que as autoridades estão reforçar o controlo sobre a Internet.

Dados da empresa de pesquisa Qimai indicam que o Grindr deixou de estar disponível para descarregar no país asiático.

De acordo com a norte-americana Apple, os gestores do Grindr removeram a aplicação da App Store na China. A Google Play não está disponível no país.

A ‘app’ também não foi encontrada em outras plataformas operadas por empresas chinesas. Os reguladores da Internet na China lançaram uma campanha para erradicar conteúdo ilegal e sensível durante o feriado do Ano Novo Lunar e os Jogos Olímpicos de Inverno, que decorrem em fevereiro.

A campanha visa “criar um ambiente ‘online’ civilizado, saudável, festivo e propício para a opinião pública durante o Ano Novo Lunar”, disse o governo, em comunicado.

Embora a homossexualidade não seja um crime desde 1997 na China, o casamento entre pessoas do mesmo sexo é proibido e as questões LGBTQ permanecem tabu.

No ano passado, as contas na rede social WeChat de proeminentes grupos académicos de direitos LGBTQ foram bloqueadas.

A censura de conteúdo na Internet surge depois de terem também sido banidas a representação de casais homossexuais no cinema ou séries de televisão no país.

Relacionados

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados