Entre as 20:18 e as 20:29 o sol vai esconder-se e Portugal continental vai ficar às escuras. Ou pelo menos parte. Escapam os Açores e a Madeira, bem como várias zonas onde a energia já vai sendo retomada
Em plena primavera, o sol esconde-se mais tarde. Mas enquanto a maior parte do país continua sem energia elétrica, quando o sol se puser, vai ficar às escuras. E ainda não existem previsões de quando ficará totalmente restabelecida. Até lá é aproveitar os últimos raios de sol.
No Porto, o sol vai pôr-se pelas 20:29. Em Lisboa, pelas 20:26. Em Évora pelas 20:21 e em Faro pelas 20:18.
Recorde-se que o apagão que afetou Portugal e mais países europeus registou-se às 11:33.
Ao final da tarde, pelas 18:30, o administrador da REN, João Faria Conceição, admitia ser possível o Porto ter energia dentro de duas horas; Lisboa entre 5 a 6 horas. E apenas para abastecimento de energia nos setores priorários. Ou seja, as habitações particulares não estão incluídas.
Mas em algumas zonas já é possível acender o interruptor.
O fornecimento de energia foi restabelecido esta tarde pelo menos em algumas zonas dos distritos de Santarém e do Porto, disseram à Lusa moradores das áreas abrangidas e entidades oficiais.
No distrito de Santarém, a energia está a ser retomada de forma parcial e progressiva em alguns concelhos do Médio Tejo, indicou fonte do Sub-comando da Proteção Civil.
Segundo a mesma fonte, Abrantes foi o primeiro município desta área a ver restabelecida a energia elétrica, cerca das 16:00, e o fornecimento estendeu-se depois a algumas zonas dos concelhos do Entroncamento, Mação, Sardoal, Tomar e Torres Novas.
O presidente da Câmara de Tomar, Hugo Cristóvão, indicou à Lusa, pouco depois das 17:00, que quatro freguesias tinham já áreas com eletricidade.
Em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, a Lusa constatou que no centro, na freguesia de Mafamude e em algumas áreas próximas à Avenida da República, há eletricidade em casas e lojas.