AO MINUTO | Mãe e padrasto de crianças abandonadas em Alcácer do Sal ficam em prisão preventiva
Pai das crianças francesas "aguarda autorização" para recuperar filhos: "É uma questão de dias até os ter de volta"
O pai das duas crianças francesas que foram abandonadas esta semana em Alcácer do Sal falou pela primeira vez em entrevista a um canal francês e garante que mantém o telefone ao seu lado "dia e noite" à espera de luz verde das autoridades para recuperar os filhos.
"Já percebemos que o comportamento da mãe se alterou completamente a partir do momento em que iniciou uma relação com o padrasto"
O advogado Carlos Melo Alves analisa os últimos desenvolvimentos no caso das crianças abandonadas em Alcácer do Sal, com destaque para as mais recentes declarações do pai dos irmãos franceses.
"Fechada", "pouco sociável" e "reservada": é assim que os vizinhos descrevem Marine Rousseau
Stefanie Palma, correspondente da CNN Portugal em França, falou com alguns dos vizinhos da mãe que abandonou duas crianças em Alcácer do Sal.
Arguido francês em prisão preventiva em Setúbal transferido para Lisboa
Crianças abandonadas: padrasto filmado a agredir menor de 4 anos no interior de um café
"Não podemos dizer" que o "comportamento a que assistimos" do casal seja um "ato isolado"
A psicóloga Cátia Serra alerta para a importância de analisar a dinâmica familiar entre o casal francês e os dois irmãos abandonados em Alcácer do Sal.
"É França que tem as condições para saber se existe um familiar que tenha relação com as crianças"
João Massano, bastonário da Ordem dos Advogados, analisa os contornos legais do caso das crianças abandonadas em Alcácer do Sal e perspetiva o que se segue para a mãe e padrasto, agora em prisão preventiva.
Crianças abandonadas. "Quando estes eventos são altamente stressantes têm mesmo impacto biológico no cérebro"
Gustavo Jesus, médico psiquiatra, detalha as consequências psicológicas do abandono nas duas crianças abandonadas e alerta para um evento traumático que é grave pelo tipo de acontecimento e também pela faixa etária dos irmãos.
Justiça francesa ainda tem de "perceber quem é que tem condições para ficar com as duas crianças"
A repórter da CNN Portugal Andreia Jorge Luís analisa os últimos desenvolvimentos no caso das crianças abandonadas em Alcácer do Sal, à porta do estabelecimento prisional de Tires, onde ficará a mãe dos irmãos franceses.
Protestos do padrasto e silêncio da mãe: o momento em que o casal francês deixou o tribunal de Setúbal
Marine Rousseau e Marc Ballabriga deixaram o tribunal de Setúbal este sábado, depois de ser decretada a mesma medida de coação para ambos: prisão preventiva.
As razões invocadas pelo juiz para decretar prisão preventiva para casal que abandonou crianças em Alcácer do Sal
Mãe e padrasto de crianças abandonadas em Alcácer do Sal ficam em prisão preventiva
Tribunal aponta risco de fuga e perturbação do processo para justificar prisão preventiva
O Tribunal Judicial da Comarca de Setúbal decretou prisão preventiva para Marine Rousseau e Marc Ballagriga, após considerar existirem vários perigos processuais, entre os quais "perigo de fuga, perturbação do processo e continuação da atividade criminosa".
Segundo a comarca de Setúbal, o tribunal validou as detenções dos dois arguidos, efetuadas fora de flagrante delito, tendo decidido, após primeiro interrogatório judicial, que aguardem os ulteriores termos do processo sujeitos à medida de coação mais gravosa.
Marine Rousseau está fortemente indiciada por dois crimes de exposição ou abandono agravado. Já Marc Ballagriga está fortemente indiciado por dois crimes de exposição ou abandono e um crime de ofensa à integridade física qualificada. O tribunal considerou ainda existir perigo de perturbação da ordem e tranquilidade públicas, entendendo que outras medidas seriam insuficientes.
Marine e Marc "poderiam em liberdade vir a praticar atos para prejudicar a investigação"
Paulo Saragoça da Matta, comentador da CNN Portugal, analisa o caso da mãe que abandonou os dois filhos em Alcácer do Sal.
Mãe e padrasto de crianças abandonadas em Alcácer do Sal ficam em prisão preventiva
"Há muitas pessoas que têm problemas psicológicos e não fazem isto aos filhos"
A psicóloga Cristina Freire analisa o caso da mãe que abandonou os dois filhos em Alcácer do Sal.
Extradição de casal que abandonou os filhos para França "não é inevitável". "Os ilícitos foram cometidos em Portugal"
O advogado Manuel Nobre Correia explica que o processo "tem contornos que não são, de todo, vulgares" e que as autoridades portuguesas não são obrigadas a aceitar o pedido francês.
Casal fica em prisão preventiva
O tribunal decretou este sábado prisão preventiva para ambos, pelos crimes de ofensa à integridade física agravada e exposição e abandono.
Medidas de coação estão a ser lidas em português e francês
Demora para a divulgação das medidas de coação da mãe e do padrasto das crianças abandonadas em Alcácer do Sal estão a assistir à leitura das medidas de coação. Demora deve-se ao facto de estarem a ser lidasa em português e em francês.
Fuga de Marine e Marc terminou numa esplanada em Fátima. A TVI e a CNN Portugal tiveram acesso às imagens da detenção
A TVI (do mesmo grupo da CNN Portugal) teve acesso às imagens exclusivas do momento da detenção da mãe e do padrasto que abandonaram duas crianças em Alcácer do Sal.