AO MINUTO | Já foi recuperada uma caixa negra do avião da Air India que de despenhou
- Um avião de passageiros com destino Londres despenhou-se após descolar de um aeroporto na cidade de Ahmedabad, oeste da Índia. O avião era um Boeing 787-8 Dreamliner
- Estavam 242 passageiros e tripulantes a bordo. “Desses, 169 são cidadãos indianos, 53 são britânicos, 1 é canadiano e 7 são portugueses”, informou a Air India
- A tripulação fez um alerta de emergência para o controlo de tráfego aéreo logo após a descolagem
Já foi recuperada uma caixa negra do avião da Air India que de despenhou
As autoridades indianas recuperaram uma caixa negra do avião da Air India que se despenhou esta quinta-feira, avança a Reuters.
Primeiro-ministro indiano encontra-se com o único sobrevivente da queda do avião
Boeing oferece apoio à investigação do acidente e o CEO expressa condolências
A Boeing ofereceu todo o seu apoio à investigação do acidente de avião da Air India e o CEO Kelly Ortberg expressou as suas condolências, escreve o Indian Express.
"As nossas mais profundas condolências vão para os entes queridos dos passageiros e da tripulação a bordo do voo 171 da Air India, bem como para todas as pessoas afectadas em Ahmedabad. Falei com o presidente da Air India, N. Chandrasekaran, para oferecer o nosso total apoio, e uma equipa da Boeing está pronta para apoiar a investigação conduzida pelo Aircraft Accident Investigation Bureau da Índia", disse o presidente e CEO da Boeing, Kelly Ortberg, num comunicado.
Air India: "Algo ocorreu imediatamente após ou durante a descolagem. Os pilotos não chegaram a recolher o trem de aterragem"
Jaime Prieto, da Associação dos Pilotos de Linha Aérea, analisou o que se sabe do acidente com o voo 171 da Air India.
O perigo de aeroportos como o do desastre da Air India (e uma semelhança com Lisboa)
Nuno Marques da Costa, geógrafo e especialista em Transportes, esteve no Jornal da CNN para falar sobre os perigos da existência de aeroportos dentro das cidades. Nuno Marques da Costa também integra a Comissão Técnica Independente que estudou a localização para o novo aeroporto de Lisboa
Avião despenhou-se menos de um minuto após a descolagem
O Boeing Dreamliner AI-171 da Air India entre Ahmedabad e Londres Gatwick, que se despenhou sete minutos depois de ter recebido autorização para voar e menos de um minuto depois de ter efetivamente descolado da pista 23 do Aeroporto Internacional Sardar Vallabhbhai Patel (SVPIA), tinha partido às 13h38, contra a hora de partida prevista de 13h10.
O avião só atingiu uma altitude de 625 metros antes de perder as comunicações de voo, escreve o Indian Express.
Maioria dos passageiros estava com o cinto de segurança
Os primeiros socorristas a chegar ao local onde o avião da Air India se despenhou começam a contar as imagens horríveis que viram.
“Quase 70% dos passageiros foram encontrados nos seus lugares, a maior parte deles com o cinto de segurança posto”, contou um ao Indian Express.
Investigadores vão começar a procurar pelas caixas negras do avião
Os investigadores que estão a investigar as causas do acidente em Ahmedabad vão começar agora a procurar as caixas negras do avião.
Os dispositivos contêm dados sobre o voo, incluindo o que os pilotos estão a dizer uns aos outros no cockpit. Incluem também informações como a altitude e a velocidade.
Ele está “bem”: família britânica fala com o único sobrevivente do acidente de avião
A família britânica do único sobrevivente do acidente da Air India falou com ele a partir da sua cama de hospital, onde disse estar “bem”, escreve a CNN Internacional.
A Air India confirmou que o britânico de origem indiana, identificado pelo Hindustan Times como Vishwash Kumar Ramesh, foi o único sobrevivente do avião que transportava 242 pessoas.
Ramesh estava sentado ao lado do irmão no voo, disse o primo Ajay Valgi aos jornalistas na quinta-feira, à porta da casa da família em Leicester, nas Midlands de Inglaterra.
O acidente do avião da Air India visto por uma câmara de vigilância
Todo o incidente foi captado por uma câmara colocada no aeroporto.
MNE agradece colaboração a homólogo indiano
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, agradeceu hoje ao homólogo indiano a "total e pronta colaboração” das autoridades de Nova Deli após o desastre aéreo na cidade indiana de Ahmedabad que vitimou sete cidadãos portugueses.
Na conversa com o homólogo indiano Subrahmanyam Jaishankar a respeito do “trágico” acidente aéreo de Ahmedabad, os chefes de diplomacia dos dois países “apresentaram condolências” e Paulo Rangel agradeceu o apoio de Nova Deli, segundo nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros na rede social X.
“Os povos indiano, britânico e português estão de luto. Sentidos pêsames às famílias”, adianta a nota.
O voo AI171 da Air India, que partiu de Ahmedabad para Londres Gatwick com mais de 200 passageiros a bordo, sofreu um acidente após a descolagem.
Entre os passageiros que seguiam no avião, 169 são cidadãos indianos, 53 britânicos, um canadiano e sete portugueses, de acordo com informações da companhia aérea.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros esclareceu hoje, em comunicado, que nenhum dos sete cidadãos portugueses que morreram no acidente aéreo de hoje na Índia “possui família a viver em Portugal”.
Em comunicado enviado à agência Lusa, o Ministério “lamenta o trágico acidente e reitera sentidas condolências às famílias afetadas, em particular às dos sete nacionais portugueses que faleceram na sequência da queda do avião”.
“Até ao momento foi possível apurar que nenhum dos nacionais portugueses possui família a viver em Portugal”, salienta-se na nota, em que se acrescenta que, dos sete cidadãos com passaporte português, “cinco estão registados no consulado de Londres e dois em Manchester”.
“Neste momento, os familiares estão a caminho das morgues para identificar os corpos”, adianta-se na nota, na qual se refere que não chegou ainda qualquer pedido de ajuda às autoridades portuguesas.
Os consulados de Portugal contactaram os familiares residentes no Reino Unido e disponibilizaram-se para qualquer apoio necessário e a Embaixada de Portugal na Índia “já manifestou disponibilidade para toda a assistência que venha a ser requerida”.
“A Embaixada de Portugal na Índia continua a acompanhar tudo em total coordenação com as autoridades indianas, a Air Índia e a Embaixada britânica na Índia”, conclui-se na nota.
Pelo menos cinco estudantes morreram após queda do avião numa faculdade de Medicina
Pelo menos cinco estudantes de Medicina, um médico residente de pós-graduação e a mulher de um médico especialistas foram mortos na sequência da queda do avião da Air Indian, que se despenhou contra o BJ Medical College, uma faculdade de Medicina de Ahmedabad.
A informação é avançada pela Federação de Todas as Associações Médicas da Índia.
Ministro do Interior visitou feridos no hospital e promete "todo o apoio" aos familiares
O ministro indiano do Interior visitou o hospital onde vários feridos estão a receber cuidados médicos após a queda de um avião
"Falei com familiares afetados e garanti-lhes todo o apoio necessário para a rápida recuperação dos feridos. Também falei com os médicos sobre o estado de saúde" dos feridos, escreveu o ministro Amit Shah, na rede social X.
Visited the hospital and met with the people injured in the tragic plane crash in Ahmedabad. Spoke with the affected family members and assured them of every possible support required for the swift recovery of the injured. Also discussed with the doctors about their present… pic.twitter.com/9et40tlRZy
— Amit Shah (@AmitShah) June 12, 2025
Air India diz que só há um sobrevivente entre os passageiros do avião que caiu. Sete portugueses morreram
A Air India anunciou há instantes que, dos 242 passageiros que seguiam a bordo do avião que se despenhou esta manhã após a descolagem do aeroporto de Ahmedabad, apenas um sobreviveu.
"Lamentamos informar que, dos 242 passageiros a bordo, foram confirmadas 241 mortes. O único sobrevivente está a receber cuidados no hospital", refere a companhia aérea.
Dos 242 passageiros a bordo, sete tinham nacionalidade portuguesa.
UPDATE: Air India confirms that flight AI171, operating from Ahmedabad to London Gatwick on 12 June 2025, was involved in an accident.
— Air India (@airindia) June 12, 2025
The 12-year-old Boeing 787-8 aircraft departed from Ahmedabad at 1338 hrs, carrying 230 passengers and 12 crew.
The aircraft crashed shortly…
O acidente do avião da Air India visto por uma câmara de vigilância
Todo o incidente foi captado por uma câmara colocada no aeroporto.
Terminaram as operações de resgate no local da queda do avião
As autoridades deram como concluídas as operações de resgate no local onde o avião da Air Indian se despenhou esta quinta-feira, logo após a descolagem do aeroporto de Ahmedabad, avança o ministro indiano da Aviação Civil.
Polícia revê número de mortos de 294 para mais de 240
A polícia local reviu o número de mortos do acidente de avião da Air Indian de 294 para mais de 240, avança a Reuters.
Vidhi Chaudhary, polícia de Ahmedabad, adiantou à Reuters que o número de mortos inicialmente divulgado tinha erros de cálculo dos restos mortais.
Ainda não é certo o número total de vítimas mortais.
"Nenhum dos portugueses" a bordo do avião tem família residente em Portugal
O Ministério dos Negócios Estrangeiros esclareceu, em comunicado, que "nenhum" dos sete cidadãos portugueses que morreram no acidente aéreo “possui família a viver em Portugal”.
“Até ao momento foi possível apurar que nenhum dos nacionais portugueses possui família a viver em Portugal”, salienta-se na nota, em que se acrescenta que, dos sete cidadãos com passaporte português, “cinco estão registados no consulado de Londres e dois em Manchester”.
“Neste momento os familiares estão a caminho das morgues para identificar os corpos”, adianta-se na nota, na qual se refere que não chegou ainda qualquer pedido de ajuda às autoridades portuguesas.
Modi visita amanhã local da queda do avião
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, deverá visitar amanhã o local da queda do avião da Air India, avançam os media indianos.
Estado português já enviou dados biométricos dos sete passageiros que seguiam a bordo do avião que caiu
O Estado português já enviou os dados biométricos dos sete portugueses que seguiam a bordo do avião da Air India que se despenhou em Ahmedabad.
Ao que a CNN Portugal apurou, os sete cidadãos têm cartãos de cidadão e passaportes portugueses.