Apagão AO MINUTO: Governo só ativou rede de emergência de combustíveis quando eletricidade já estava a voltar
Rede elétrica espanhola sofreu uma falha 19 segundos antes do apagão
A rede elétrica espanhola sofreu um primeiro corte na produção de eletricidade 19 segundos antes do apagão de segunda-feira, no sul de Espanha, de acordo com a ministra espanhola da Energia, Sara Aagesen, tendo a rede resistido a esse primeiro corte.
A ministra disse que a Red Electrica continua a investigar a situação.
Culpar energias renováveis "é irresponsável"
"Apagão aproximou a comunidade do primeiro-ministro" - e por isso não será "tema forte na campanha" contra si
"Ninguém estava à espera de ver Luís Montenegro vestir um fato de macaco e restabelecer a energia em telecomunicações", diz Rui Calafate, a propósito do apagão que afetou Portugal, Espanha e partes de França.
O comentador da CNN Portugal esclarece, por outro lado, que em situações de crise semelhantes "há sempre uma ligação maior entre a comunidade e o seu líder", e que, por isso, a ausência do mesmo, "é penalizadora". No caso português, "o apagão aproximou a comunidade do primeiro-ministro", conclui.
AD manifesta pesar e exige explicações sobre morte de mulher ventilada
A AD - coligação PSD/CDS manifestou hoje pesar e exigiu explicações sobre a morte de uma mulher ventilada durante o apagão de segunda-feira, apelando aos adversários políticos que tenham ponderação e evitem “aproveitamentos políticos demagógicos”.
Numa conferência de imprensa na sede nacional do PSD, em Lisboa, o membro da Comissão Política Nacional dos sociais-democratas e ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, manifestou, em nome da AD, as condolências à família da mulher de 77 anos que terá morrido durante o corte geral de energia que afetou o país na segunda-feira.
“Soubemos hoje que o Ministério da Saúde teve conhecimento desta situação ontem, dia 1 de maio, tendo já sido pedido ao IGAS a abertura de uma auditoria para o cabal esclarecimento deste caso. A AD congratula-se com esta decisão, pois esta infeliz morte tem de absolutamente ser explicada”, acrescentou.
Pinto Luz disse também que “os tempos de campanha são pouco propícios à moderação do espaço público” e apelou aos adversários políticos que tenham a “máxima ponderação neste tema” e “evitem os aproveitamentos políticos demagógicos e populistas”, criticando a “narrativa de que o Governo agiu tarde ou não comunicou”.
Marcelo considera que "saldo é positivo", apesar de problemas de comunicação
O Presidente da República considerou hoje que houve "problemas também de comunicação" na gestão do apagão de segunda-feira, mas que o Governo tem razão ao defender que "o saldo é positivo", apesar de tudo.
"Eu admito que é um daqueles casos em que o Governo tem razão quando diz: olhem, apesar de tudo aquilo que aconteceu, e em que houve realidades e fragilidades que ficaram visíveis e que nós não imaginávamos, apesar disso tudo, não há dúvidas que o saldo é positivo. Têm razão as oposições quando dizem: mas para o futuro convém que se fosse melhor", declarou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, no concelho de Odivelas, distrito de Lisboa.
"Agora, que houve problemas também de comunicação houve. O próprio Governo reconheceu que o SIRESP conheceu, uma vez mais, momentos de não funcionamento. Foi patente para muitos portugueses que não receberam os SMS da Proteção Civil tão depressa quanto desejável. Eu até hoje não recebi nenhum", apontou o Presidente da República, que tinha ao seu lado a ministra da Administração Interna, Margarida Blasco.
O chefe de Estado falava aos jornalistas depois de inaugurar a requalificação do Núcleo Museológico do Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas (MFA), na Pontinha, e começou por justificar o seu silêncio desde o corte de energia elétrica que afetou Portugal continental na segunda-feira.
Apagão. Como é que o rádio a pilhas continua a funcionar quando tudo o resto falha?
É melhor instalar painéis solares ou baterias? Para onde foi a energia produzida no apagão? Respostas a estas e outras perguntas aqui
"Perante uma situação nova, encontrou-se a melhor solução para lidar com ela"
Presidente da República comenta apagão que se viveu em Portugal e Espanha na última segunda-feira.
Despachantes denunciam custos acrescidos por atrasos na AT
A Ordem dos Despachantes Oficiais (ODO) lamentou a divulgação tardia das taxas de câmbio para determinação do valor aduaneiro para maio, pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), que se traduz em custos operacionais acrescidos.
“Esta falha na antecipação de uma informação essencial traduz-se, na prática, em atrasos evitáveis nas importações e em custos operacionais acrescidos para os operadores económicos”, denunciou o bastonário da ODO, Mário Jorge, em comunicado enviado à Lusa.
Segundo a ordem profissional, a divulgação tardia daquela informação “está a gerar perturbações nos procedimentos aduaneiros, dificultando o registo atempado de declarações e comprometendo o planeamento operacional de empresas e profissionais do setor”, o que “fragiliza a confiança nos processos e cria incerteza num contexto económico exigente”.
Mário Jorge salientou também que a ODO tem vindo a defender a necessidade de estabilidade e previsibilidade nos mecanismos que sustentam o comércio internacional e, por isso, entende que a divulgação das taxas de câmbio deve respeitar um calendário regular e conhecido.
Um corte generalizado no abastecimento elétrico afetou, na segunda-feira, Portugal e Espanha, continuando sem ter explicação por parte das autoridades.
Aeroportos fechados, congestionamento nos transportes e no trânsito nas grandes cidades e falta de combustíveis foram algumas das consequências do “apagão”.
Na terça-feira, os contribuintes continuaram sem conseguir aceder ao Portal das Finanças, cujos sistemas informáticos foram afetados pela falha energética.
Portugal e Espanha vão continuar a colaborar para perceber origem do apagão
Apagão: TAP cancelou 156 voos e 23 atrasaram mais de duas horas
"Precisamos de muitos dados para perceber o que se passou"
Ministras do Ambiente de Portugal e Espanha reuniram-se por videoconferência para discutir o apagão da última segunda-feira.
Ainda há passageiros sem bagagens depois do apagão de segunda-feira
A reportagem da jornalista Filipa Tojal, a partir do aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
Primeiro relatório sobre apagão vai ser analisado segunda-feira em Espanha. O foco é a Red Eléctrica
Apagão: Governo só ativou rede de emergência de combustíveis quando eletricidade já estava a voltar
Ministra da Saúde pede à IGAS para investigar morte de mulher durante o apagão geral
Apagão: prejuízos no setor do leite e lacticínios chega aos milhões de euros
A indústria dos lacticínios pede que o setor seja considerado prioritário em casos como o da falha de energia. As empresas transformadoras de leite falam em prejuízos na ordem dos milhões de euros por causa do apagão.
Vendas de rádios portáteis sobe quase 5000% desde o apagão
Os portugueses parecem agora mais conscientes daquilo que é necessário ter em casa, para responder a uma emergência. Isso está a traduzir-se numa corrida a vários produtos que há anos não registavam tanta procura, como rádios a pilhas ou os antigos walkie-talkies.
Vai preparar um kit de sobrevivência? Eis aquilo que não pode faltar
Ter um kit de emergência sempre a postos é mesmo uma recomendação das autoridades. Por isso, vale a pena lembrar o que não deve faltar em momentos de crise.
"Há malas de há cinco dias misturadas com as que chegam agora". Vários passageiros aguardam bagagem no aeroporto desde o apagão
No Aeroporto de Lisboa continuam as longas filas para recolher a bagagem, na sequência do apagão de segunda-feira. O Governo vai pedir auditorias nos setores da aviação, transportes e telecomunicações para apurar responsabilidades.