Em atualização

DEBATE QUINZENAL AO MINUTO | Montenegro promete combate a "abuso e fraude" no acesso de imigrantes ao SNS

Governo anuncia ainda 2,3 mil milhões de euros para a aquisição de medicamentos e serviços do SNS. Alexandra Leitão exige ao PSD que retire acusação de que há conluio entre PS e Chega. Hugo Soares (PSD) agradece ao Governo anterior o trabalho feito para haver Mundial de Futebol em Portugal. É dia de debate quinzenal, siga tudo aqui ao minuto
2024-12-11
2024-12-11
17:32

Termina o debate quinzenal

2024-12-11
17:29

Montenegro diz que negociações com sapadores estão "muito avançadas"

O primeiro-ministro mostra-se "interessado em completar" a negociação com os bombeiros sapadores, que "já estão muito avançadas".

"É minha obrigação informar o país que as propostas do Governo já são suficientes para garantir uma valorização salarial equivalente aquelas que promovemos nas forças de segurança", garante.

Montenegro diz que os valores em cima da mesa podem atingir "um valor anual nos pontos mais baixos da carreira na casa dos 4.000 euros".

"Mas não aceitamos intimidações, coações", avisa.

2024-12-11
17:25

"Muitos ficaram espantados por ter falado a uma hora nobre. O assunto é nobre"

"Portugal nos últimos anos, por ação ou omissão, não foi capaz de conduzir a sua política migratória de modo a cumprir o objetivo de integrar bem, reforçar os recursos humanos do país e em alguns casos deixou, por ação ou omissão, que algumas redes criminosas pudessem tirar partido da força de trabalho de muitos imigrantes", diz Montenegro, questionado pelo CDS sobre as redes criminosas.

O primeiro-ministro referiu ainda a conferência de imprensa sobre a segurança que fez ao país. "Muitos ficaram espantados por ter falado a uma hora nobre. O assunto é nobre, é a garantia da segurança do país", disse.

2024-12-11
17:19

Montenegro denuncia "a maior das injustiças"

“Um português que paga impostos para ter serviços de saúde não pode estar de madrugada à espera para ser atendido num centro de saúde e ver que quem se gabe de vir a Portugal só para beneficiar destes serviços de saúde”, diz João Almeida, do CDS.

Montenegro denuncia "a maior das injustiças", com a qual é precisa "terminar". "É a maior injustiças que haja redes a aproveitar o nosso sentido humanista, que queremos preservar", diz. E acrescenta: "Não aqueles que vêm propositadamente para serem atendidos e servidos no nosso SNS".

2024-12-11
17:12

"Queremos mais consultas, mais cirurgias, melhor gestão no SNS"

Montenegro admite que, "mesmo fazendo um esforços", o Governo não vai "conseguir responder a tudo".

"Temos de assumir que não temos essa capacidade não podemos deixar as pessoas a sua sorte. Estamos disponíveis para utilizar a capacidade instalada noutros setores para responder a pessoa - não é favorecer esses setores", defende o primeiro-ministro, sublinhando que o SNS é "a trave-mestra do serviço de saúde".

"Queremos mais consultas, mais cirurgias, melhor gestão no SNS", garante ainda, colocando como "prioridade" a valorização do SNS.

2024-12-11
17:10

"Nesta bancada fazemos justiça a todos - sem sectarismo": Hugo Soares (PSD) elogia Governo PS por "lançar bases" para haver Mundial de Futebol em Portugal

Mundial de 2030 vai decorrer em Portugal (e não só). Oficialização da notícia ocorreu durante o debate quinzenal desta quarta-feira e houve reação política em direto

2024-12-11
17:02

Portugal vai fornecer 52 milhões à Ucrânia

O primeiro-ministro afirmou no Parlamento que Portugal se comprometeu a fornecer 52 milhões de euros à Ucrânia no próximo ano, no âmbito de uma iniciativa do Governo britânico.

O valor destina-se à aquisição de materiais militares para ajudar a Ucrânia.

2024-12-11
17:01

Montenegro garante não cortar nos serviços públicos para investir na defesa

Questionado por Paulo Raimundo, que acusou o Governo de "submissão à NATO e UE", o primeiro-ministro garante: "Não vamos cortar em nenhum dos serviços públicos essenciais para aumentar o nosso esforço na área da defesa".

Em vez disso, Montenegro diz que o Governo vai "tentar fazer gestão mais eficiente de todos os setores da administração pública".

"A área da defesa é importante para assegurar a nossa integralidade territorial, a nossa segurança e os nossos interesses espalhados por todo o mundo", diz, ainda assim.

2024-12-11
16:55

Montenegro: "Não estamos a pensar em nada, não estamos a proteger ninguém"

Mariana Mortágua questiona Montenegro sobre "que grupos" vão beneficiar com as novas regras para concessões. 

“O interesse público está acautelado de forma coerente no nosso edifício legislativo. Nós não estamos a pensar em nada, não estamos a proteger ninguém. Estamos a olhar para o interesse publico de ter infraestruturas”, garante Montenegro.

Mortágua apresenta lista de concessões do Porto de Lisboa.

2024-12-11
16:52

"Ou tem provas ou...": o momento em que Alexandra Leitão exige ao PSD que retire acusação de que há conluio entre PS e Chega

No debate quinzenal desta quarta-feira, no Parlamento, a deputada socialista Alexandra Leitão exigiu um pedido de desculpas de Hugo Soares

2024-12-11
16:46

“Estamos a chegar ao final de um ano em que o Governo parece um bocadinho desmoralizado”: Pedro Santos Guerreiro

Pedro Santos Guerreiro, diretor-executivo da CNN Portugal, afirma que "o governo tem várias frentes abertas e tem vindo a perder alguma energia política" ao longo do mandato

2024-12-11
16:46

Montenegro apresenta números da educação

Montenegro apresenta números da educação.

"Tivemos 469 docentes que se iam aposentar e que entretanto manifestaram a sua intenção de não o fazer. Depois tivemos um retorno à carreira docente de professores que tinham saído da carreira no quantitativo de 698 docentes. E 4.351 tivemos docentes novos contratos para este ano letivo", diz.

Já no balanço das medidas do Governo - o concurso extraordinário e o incentivo financeiro à deslocação - Montenegro afirma: "No concurso extraordinário foram abertas 2.309 vagas e preenchidas 1.731. Relativamente aos pedidos de ajuda financeira para a deslocação, recebemos 4.919 candidaturas e foram atribuídos 1.931 incentivos financeiros".

"Chega? Não chega, de todo. Mas é um caminho que estamos a percorrer para ter maior retenção de recursos humanos no nosso sistema", garante.

2024-12-11
16:40

Montenegro reconhece incapacidade de dar médico de família a todos os portugueses

"Sempre disse que não temos no SNS capacidade de dar um medico de família a um milhão e meio de portugueses que ainda carecem dele e que há uns meses eram um milhão e 700 mil", diz Montenegro, em resposta a Rui Rocha, da IL.

2024-12-11
16:36

Chega acusa Governo de não querer negociar com bombeiros

“É pela sua arrogância que bombeiros estão no clima que estão”, disse Ventura ao Governo. O líder do Chega acusa o Governo de não querer negociar com os bombeiros.

Em resposta, o primeiro-ministro garantiu que não vai negociar "sob coação ou instrumentalização.

2024-12-11
16:30

Montenegro promete combate a "abuso e fraude" no acesso de imigrantes ao SNS

O primeiro-ministro garante que nunca será negado “um cuidado de saúde", mas avisa que é preciso ter "mecanismos de combate ao abuso e à fraude"
Leia mais aqui
2024-12-11
16:29

Montenegro: "Somos um país seguro mas não podemos dormir à sombra da bananeira"

Numa troca de palavras com o Chega, o primeiro-ministro avisa que é preciso trabalhar para manter o país seguro.

"Somos um país seguro mas não podemos dormir à sombra da bananeira", disse.

O Chega trouxe ao debate quinzenal o tema da segurança, incluindo as forças de segurança. “Agora reconhece que há um problema. Temos um país assolado pela insegurança, por uma verdadeira epidemia de droga”, disse Ventura.

2024-12-11
16:24

Governo aprova 2,3 mil milhões de euros para a aquisição de medicamentos e serviços do SNS

“Na quinta-feira, no Conselho de Ministros, vamos autorizar despesa no valor de 2,3 mil milhões de euros para a aquisição de medicamentos e de serviços para o SNS”, declarou o primeiro-ministro
Leia mais aqui
2024-12-11
16:15

Montenegro responde a Ventura: "Até aqui não se pode queixar, não tinha representação"

Montenegro reage às críticas e acusações de Ventura.

"O senhor deputado deturpa a realidade", começa por dizer. "O senhor deputado até aqui não se pode queixar, não tinha representação. Não era o seu voto sozinho ou quando tinha 12 deputados que fazia a diferença", continua.

"O deputado juntou-se a esquerda p tomar uma medida que nem foi sequer tomada, é o cúmulo", disse ainda.

2024-12-11
16:13

Ventura devolve acusações de conluio

O líder do Chega responde às acusações de conluio com o PS por parte da bancada parlamentar do PSD.

"Nós sabemos quem foi o partido que mais votou ao lado do PS durante a Geringonça. Foi o PSD e foi a bancada que aqui está ao lado", atira Ventura. E acrescenta: "É o único conluio que conhecemos".

Ventura critica ainda gestão do SNS: "Não é gerir bem a saúde, é um fraude política que as pessoas estão a pagar coim o direito de ter acesso à saúde".

2024-12-11
16:10

Chega diz que vai governar Portugal durante Campeonato do Mundo de 2030

André Ventura diz, rindo, que vai governar o país na altura do Campeonato do Mundo de 2030.