Em atualização

AO MINUTO | Exército preparou "morgue com capacidade para 400 corpos" em Valência

2024-11-04

As inundações devastadoras em Valência e nas províncias vizinhas causaram pelo menos 213 vítimas mortais.

Quase uma semana depois do fenómeno meteorológico DANA (depressão isolada de grande altitude) ter atingido o leste do país, continuam os esforços para procurar pessoas desaparecidas e fornecer mantimentos e prestar assistência às vítimas.

Esta segunda-feira, a Catalunha, principalmente a zona litoral de Barcelona, está sob aviso vermelho por causa da forte precipitação.

2024-11-04
23:53

Governo de Valência pede mais quatro mil agentes para garantir ordem pública

A Generalitat Valenciana pediu ao Ministério do Interior quatro mil agentes para conseguir garantir a ordem pública na região das zonas afetadas pelo mau tempo.

Esta segunda-feira, os comandos da Guarda Civil já tinham anunciado que vão formar mais 10 unidades de cerca de 50 agentes, numa altura em que o número de militares destacados nas regiões afetadas já ultrapassa os 5.200.

2024-11-04
23:28

Tempestade em Valência é a "mais relevante ocorrência de natureza catastrófica deste século na União Europeia"

Duarte Caldeira, presidente do Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil, esta segunda-feira, no Jornal da CNN Portugal, refere que a tempestade e as consequentes cheias em Valência são a catástrofe "mais relevante" do presente século, na União Europeia.

2024-11-04
23:27

Cheias em Espanha já fizeram 215 mortos. Número de desaparecidos continua por divulgar

Operações de busca concentram-se nos parques de estacionamento na região de Valência
Leia mais aqui
2024-11-04
23:11

Valência: "Há uma sensação de abandono, ultraje e raiva" por culpa de "um empurrar de responsabilidades entre dois governos de cores distintas"

Diogo Noivo, especialista em política espanhola, considera que o mundo está a assistir a “um empurrar de responsabilidades entre dois governos de cores políticas distintas” em Valência.

“As pessoas foram verdadeiramente abandonadas durante cinco dias, diz em análise no Jornal da CNN.

2024-11-04
22:52

Número de mortos sobe para 215

O Centro de Coordenação de Emergências da Generalitat de Valência reviu em alta o número de mortos para 211, a que se somam mais três da região de Castilla-La Mancha e um em Málaga. Este novo balanço aumenta o número de vítimas para 215. 

2024-11-04
22:21

"Haverá mais mortos por causa das infeções que vamos apanhar". Máscaras e luvas obrigatórias em Valência

A saúde está a preocupar as autoridades espanholas, numa altura em que ainda há muito para fazer no socorro a vítimas, recuperação de cadáveres e limpeza das casas e ruas. Em Valência há ruas com lixo acumulado, esgotos que vieram à superfície e água suja, como testemunharam os enviados especiais da CNN Portugal a Espanha.

2024-11-04
21:43

Água, pás, fraldas e carregadores: Iñigo Hurtado está a recolher produtos em Lisboa para enviar para Valência

Iñigo Hurtado é um cidadão espanhol que reside em Portugal e está a organizar uma recolha de bens para enviar para as regiões mais afetadas pelo mau tempo em Espanha. Há seis pontos de recolha em Lisboa.

2024-11-04
21:43

Valencianos justificam indignação contra o governo espanhol: "Estivemos aqui sozinhos, não tínhamos comida e passámos fome"

Em Valência, o exército espanhol preparou uma morgue com capacidade para 400 corpos. As buscas por desaparecidos incidem agora nas garagens onde permanecem centenas de carros submersos.

2024-11-04
21:42

Governo espanhol culpa extrema-direita e Casa Real pela tensão em Paiporta

O governo socialista de Pedro Sánchez culpa a extrema-direita pelos confrontos e descarta responsabilidades pelo fracasso da visita a Paiporta, que terá acontecido por insistência da Casa Real.

2024-11-04
21:42

Chuvas torrenciais deixam Barcelona sob alerta vermelho. Aeroporto ficou alagado

Nas últimas horas, o aeroporto catalão de El Prat, que é o segundo maior de Espanha, ficou completamente inundado, o que obrigou ao cancelamento de cerca de 70 voos.

2024-11-04
21:34

Tragédia em Espanha: populares cantam a chorar o hino de Valência

Os enviados especiais da CNN Portugal a Valência registaram um momento emocionante que retrata a união em Catarroja. No afetado e pobre bairro de Barracas, alguns habitantes colocaram numa coluna de som o hino da Comunidade Valenciana e cantaram com toda a alma e lágrimas.

2024-11-04
20:47

Já foram identificadas 111 pessoas mortas pela Dana

O número de pessoas mortas na dana da província de Valência que já foram totalmente identificadas por peritos forenses e especialistas da Guardia Civil e da Polícia Nacional subiu para 111, de acordo com a última atualização do Centro de Integração de Dados (CID) criado para lidar com esta emergência.

Desde a passada quarta-feira, o Instituto de Medicina Legal de Valência efectuou 190 autópsias a cadáveres, todos eles entrados na Cidade da Justiça de Valência e posteriormente transferidos para a morgue instalada na Feria Valencia.

2024-11-04
20:27

Generalitat Valenciana pede ao Governo um pacote de 136 medidas no valor de 31,402 milhões de euros

A Generalitat Valenciana vai pedir ao governo espanhol um primeiro pacote de 136 medidas no valor de 31,402 milhões de euros, anunciou o seu presidente, Carlos Mazón. 

Estas medidas, disse ele, servirão para “reconstruir, relançar e mitigar os efeitos da Dana”. Entre outras, o governo valenciano pede ao governo central que aprove uma ajuda adicional de 15.000 euros aos 6.000 euros já acordados pela Generalitat para a reabilitação ou reconstrução de casas, ou uma ajuda adicional para a compra de carros num montante de 1,464 milhões para complementar os benefícios do Consórcio de Seguros, ou um bónus duplo para os afetados.

2024-11-04
20:24

Mazón anuncia ajudas aos cidadãos e municípios afetados pela tempestade

O presidente da Generalitat Valenciana, Carlos Mazón, anunciou a concessão de uma ajuda aos habitantes e aos municípios afectados pela DANA. A sessão plenária extraordinária do conselho aprovou uma linha de ajuda direta de 6.000 euros para todas as famílias cujas casas foram afetadas pelas inundações.

Além disso, anunciou ajudas diretas para as despesas urgentes que os municípios tiveram de enfrentar, que serão de 200.000 euros por município.

Mazón assegurou que ajudará as autarquias locais com “todos os meios” para facilitar o processamento destes subsídios. O presidente da Generalitat recordou que não será cobrada a segunda prestação da Renta e anunciou 136 medidas que serão solicitadas ao Governo espanhol, como a ajuda para automóveis, no valor de 31,402 milhões de euros.

2024-11-04
20:23

Governo declarará amanhã como zona de catástrofe todas as localidades afetadas pela Dana

O ministro da Presidência e da Justiça, Félix Bolaños, anunciou, como já tinha sido notiviado, que o Governo irá declarar amanhã como zonas de catástrofe todas as áreas afetadas pela Dana na Comunidade Valenciana, Andaluzia, Castela-La Mancha e Catalunha.

A declaração permite a ativação dos mecanismos de ajuda previstos num decreto de 2005 destinado a fazer face a catástrofes naturais.

Além disso, o Conselho de Ministros aprovará um decreto-lei real sobre medidas de emergência para canalizar a ajuda às pessoas afectadas. Bolaños não especificou o conteúdo do texto.

2024-11-04
20:01

A "estranha" operação de resgate em Valência: "Nos primeiros dias, foram os voluntários que apareceram, mais ninguém apareceu"

O comandante Paulo Santos encontra várias falhas na operação de resgate que está a decorrer em Valência, no seguimento da tempestade. Nos primeiros dias, foram os voluntários que apareceram, mais ninguém apareceu”, mas lembra que, apesar de tudo isto, “nenhum sistema no mundo está preparado para uma catástrofe desta dimensão”.

2024-11-04
20:01

"Cálculo político" e "partidarismo atroz" potenciaram o resultado da catástrofe em Valência

Tiago André Lopes e Ricardo Monteiro criticam a atuação dos intervenientes políticos espanhóis na catástrofe que assolou Valência.

2024-11-04
19:50

Alertas de chuva na região Valenciana terminam seis dias depois

O Centro de Coordenação de Emergências da Generalitat decretou o fim do alerta amarelo para chuvas e tempestades no norte da província de Castellón, pelo que não há mais alertas em vigor em toda a Comunidade Valenciana.

No entanto, de momento, a situação 1 do Plano de Inundações continua em vigor em Castellón, tal como a situação 2 do Plano de Inundações em toda a província de Valência.

Esta situação foi estabelecida pelo Centro de Coordenação Operacional Integrado (Cecopi) na sua última reunião, esta tarde, seis dias após a catástrofe desencadeada na passada terça-feira com a chegada da DANA à província de Valência.

Para lidar com os efeitos das inundações, mais de 1.700 bombeiros de 42 agências e 6.700 soldados estão no terreno, um número que aumentará para 7.800 nas próximas horas.

2024-11-04
18:59

Aemet levantou todos os avisos na comunidade Valenciana

Neste momento, existe apenas um aviso laranja ou risco importante em Tarragona, informa a Aemet - Autoridade Estatal de Meteorologia. Outro aviso amarelo, o mínimo, está ativado no resto da Catalunha, em Aragão e na Extremadura.

2024-11-04
18:57

"Ultrapassámos o pior": Catalunha já não está em alerta

O presidente do governo catalão, Salvador Illa, anunciou que “os episódios mais intensos sobre a Catalunha terminaram”. “Ultrapassámos o pior e temos uma situação de pré-alerta durante toda a semana, como em qualquer outono chuvoso”, concluiu. Illa agradeceu aos cidadãos, aos funcionários dos serviços básicos e às outras administrações pelo seu comportamento durante a tempestade.

O presidente anunciou ainda que a reunião semanal do governo catalão, na terça-feira, aprovará quatro diplomas relacionados com os incicdentes da semana passada: apoio técnico aos municípios para a elaboração de planos de proteção civil, atualização do modelo de proteção civil, avaliação das atividades nas zonas sujeitas a inundações e continuação da ajuda às zonas afetadas pelas tempestades em Valência.