Em atualização

AO MINUTO | Debate entre Trump e Kamala

2024-09-10

O confronto desta noite: Donald Trump e Kamala Harris enfrentaram-se em Filadélfia no primeiro debate presidencial. As sondagens anteriores mostravam que a corrida à Casa Branca continuava renhida.

2024-09-11
11:52

Sondagem dá vitória a Kamala

Os eleitores registados que assistiram ao debate presidencial de terça-feira concordam que Kamala Harris teve um desempenho superior ao de Donald Trump, de acordo com uma sondagem da CNN realizada pela SSRS. A vice-presidente também superou as expectativas dos observadores do debate em relação ao seu desempenho e de Joe Biden no palco contra o antigo presidente no início deste ano, segundo a sondagem.

Os observadores do debate disseram, 63% contra 37%, que Harris teve um melhor desempenho no palco em Filadélfia. Antes do debate, os mesmos eleitores estavam igualmente divididos sobre qual dos candidatos teria um desempenho mais forte, com 50% a dizer que Harris o faria e 50% que Trump o faria. Depois, 96% dos apoiantes de Harris que sintonizaram o frente a frente disseram que o candidato escolhido tinha feito um melhor trabalho, enquanto uma pequena maioria de 69% dos apoiantes de Trump atribuiu-lhe uma noite melhor.

Os eleitores que assistiram ao debate também saíram com opiniões melhores sobre Harris em comparação com as suas impressões antes do debate, enquanto poucos mudaram de opinião sobre Trump em geral. As suas opiniões sobre os pontos fortes de cada candidato nas questões continuaram a refletir a dinâmica observada nas sondagens nacionais, com Trump em vantagem sobre a economia, a imigração e o cargo de chefe das Forças Armadas, e Harris mais confiante sobre o aborto e a proteção da democracia.

A grande maioria dos que viram o debate disse que não teve qualquer efeito na sua decisão presidencial, embora, entre os que assistiram ao debate, os apoiantes de Trump tenham sido mais propensos do que os apoiantes de Harris a dizer que o evento lhes deu razões para reconsiderar.

2024-09-11
11:52

Taylor Swift anuncia apoio a Kamala Harris e Walz

Cantora fez publicação no Instagram - que assinou como "senhora dos gatos e sem filhos" - logo após o debate
Leia mais aqui
2024-09-11
11:10

Biden, Harris e Trump assinalam 23 anos do 11 de Setembro em cerimónias nos locais atingidos pelos ataques

O presidente norte-americano Joe Biden e a vice-presidente Kamala Harris vão assinalar os 23 anos do 11 de Setembro com visitas a cada um dos locais atingidos pelos ataques.

Harris vai acompanhar esta manhã Biden num evento no Ground Zero em Manhattan. Os dois seguem depois viagem para Shanksville, Pensilvânia, para participar numa cerimónia no memorial do Voo 93.

À tarde, viajam para o Pentágono em Arlington, Virgínia, para marcar presença numa outra cerimónia.

O ex-presidente Donald Trump e o seu candidato a 'vice', o senador JD Vance, também vão estar presentes no Ground Zero. Trump também tem agendada uma viagem para Shanksville, revela uma fonte familiarizada com os seus compromissos públicos. Não é claro se os representantes dos dois partidos se poderão cruzar nestes eventos.

O governador do Minnesota, Tim Walz, candidato dos democratas para o cargo de vice-presidente, também vai participar num evento que assinala os 23 anos do 11 de Setembro. Contudo, o seu gabinete não revelou de que evento se trata.

2024-09-11
10:47

Kremlin diz que "não gostou mesmo nada" de ver nome de Putin utilizado no debate entre Kamala e Trump

O porta-voz do Kremlin disse que a Rússia não gostou da forma como o nome de Vladimir Putin foi utilizado durante o debate entre Kamala Harris e Donald Trump.

Dmitry Peskov indicou que o nome do presidente russo foi utilizado numa batalha política interna, algo que a Rússia "não gostou mesmo nada".

O responsável disse ainda que os Estados Unidos continuam a manter uma posição negativa e hostil em relação à Rússia.

2024-09-11
09:45

Kamala em debate "devastador" para Trump

O debate de terça-feira com a vice-presidente Kamala Harris foi “devastador” para o antigo presidente Donald Trump, defende Mike Madrid, cofundador do The Lincoln Project, um grupo republicano anti-Trump.

“Acho que não há qualquer dúvida. Penso que este foi um debate devastador para Donald Trump”, disse Madrid a Anna Coren, da CNN.

Trump raramente cumpre a política, disse Madrid; em vez disso, geralmente marca pontos com seu estilo de retórica.

Mas não esta noite.

“Esta foi uma atuação velha e cansada de um homem velho e fraco que está a sofrer de declínio mental”, disse Madrid, acrescentando que Harris ganhou o debate de forma esmagadora.

Harris, por outro lado, tinha uma tarefa difícil para dominar, e ela conseguiu, disse ele.

“Ela precisava não apenas de ser presidencial, mas também de ser um pouco cativante”, disse.

“Foi um desempenho político notável”.

2024-09-11
08:48

"Se Trump fosse presidente, Putin estaria em Kiev neste momento": Ucrânia foi um dos temas quentes do debate Kamala vs Trump

Economia, aborto, defesa da Ucrânia e conflito no Médio Oriente foram os temas quentes do debate desta terça-feira entre Kamala Harris e Donald Trump, transmitido pela estação televisiva norte-americana ABC.

Créditos das imagens: ABC

2024-09-11
08:10
2024-09-11
08:09

Economia, aborto, Ucrânia e Médio Oriente. Os pontos chave do debate entre Donald Trump e Kamala Harris

Equipa de Harris mostrou-se satisfeita após o debate e surpreendida com a frequência com que Trump mordeu o isco
Leia mais aqui
2024-09-11
08:08

Taylor Swift anuncia apoio a Kamala Harris e Walz

Cantora fez publicação no Instagram - que assinou como "senhora dos gatos e sem filhos" - logo após o debate
Leia mais aqui
2024-09-11
07:30

Eis o que Harris e Trump disseram quando os microfones foram silenciados

De acordo com as regras do debate de terça-feira entre Kamala Harris e Donald Trump, os microfones dos candidatos foram silenciados quando não era a sua vez de falar.

O repórter do debate que se encontrava na sala em Filadélfia conseguiu ouvir parte do que foi dito quando os microfones estavam desligados.

Quando Trump afirmou que os democratas querem acesso ao aborto no nono mês, Harris disse: “Isso não é verdade”.

Quando Trump disse que era um líder em fertilização in vitro, Harris disse: “Não é verdade”.

Quando Trump fez a afirmação desmentida sobre migrantes em Ohio comendo animais de estimação, Harris respondeu: “O quê? Isso é inacreditável”.

Quando Harris disse que Trump “não tem um plano para si”, o antigo presidente respondeu: “Isso é apenas um soundbite. Eles deram-lhe isso para ela dizer”.

Por Michael Williams, da CNN

2024-09-11
05:23

Sondagem Flash da CNN: maioria dos espectadores do debate diz que Harris teve um desempenho melhor do que Trump

Os eleitores registados que assistiram ao debate de terça-feira entre Kamala Harris e Donald Trump dizem, 63% contra 37%, que Harris teve um melhor desempenho, de acordo com uma sondagem da CNN realizada pela SSRS.

Antes do debate, os mesmos eleitores estavam igualmente divididos quanto ao candidato que teria um melhor desempenho, com 50% a dizer que Harris o faria e 50% que Trump o faria.

Os resultados da sondagem reflectem as opiniões sobre o debate apenas entre os eleitores que assistiram ao mesmo e não são representativos das opiniões do público em geral. Os espectadores do debate que participaram na sondagem tinham uma probabilidade 6 pontos percentuais maior de serem republicanos do que democratas, o que representa um público cerca de 4 pontos percentuais mais inclinado para o Partido Republicano do que todos os eleitores registados a nível nacional.

Mas os resultados marcam uma mudança em relação a junho, quando os eleitores que assistiram ao debate entre Trump e Joe Biden disseram, 67% a 33%, que Trump superou o seu rival democrata. Em 2020 e 2016, Biden e Hillary Clinton foram vistos pelos observadores do debate como tendo um desempenho superior ao de Trump nos debates presidenciais.

Metodologia: a sondagem da CNN foi realizada por mensagem de texto junto de 605 eleitores norte-americanos registados que afirmaram ter assistido ao debate de terça-feira e os resultados da sondagem são representativos das opiniões apenas dos observadores do debate. Os inquiridos foram recrutados para participar antes do debate e foram selecionados através de um inquérito aos membros do Painel de Opinião SSRS, um painel representativo a nível nacional recrutado através de técnicas de amostragem baseadas na probabilidade. Os resultados para a amostra completa de observadores do debate têm uma margem de erro de amostragem de mais ou menos 5,3 pontos percentuais.

Por Ariel Edwards-Levy, da CNN

2024-09-11
04:23

Equipa de Harris satisfeita após o debate e surpreendida com a frequência com que Trump mordeu o isco

A equipa de Kamala Harris mostrou-se satisfeita com a forma como decorreu o debate desta noite entre o vice-presidente e Donald Trump.

Os conselheiros da campanha de Harris disseram à CNN, durante e após o debate de terça-feira à noite, que sentiram que o vice-presidente demonstrou um forte domínio das questões; transmitiu as mensagens que esperava em questões fundamentais como os direitos reprodutivos, a economia e a política externa; e, nomeadamente, conseguiu irritar Trump - mais do que uma vez.

Um conselheiro sénior disse que se houve algo que surpreendeu consistentemente a equipa de Harris esta noite, foi a frequência com que Trump mordeu o isco do vice-presidente, incluindo em questões como o tamanho das multidões nos seus comícios.

Um momento de força para a Harris foi “um embaraço de riquezas”, disse um conselheiro sênior.

Enquanto os conselheiros seniores de Harris assistiam ao debate no Constitution Center, aplausos irromperam na sala durante o primeiro intervalo comercial, de acordo com uma pessoa na sala. Agora que o debate terminou, o clima dentro da campanha de Harris é de comemoração.

Por MJ Lee, da CNN

2024-09-11
04:22

Análise: debate desta noite foi devastador para Trump, diz o pivô da CNN

O pivô da CNN Chris Wallace disse que achava que nunca iria “testemunhar um debate tão devastador” como o confronto de junho entre o ex-presidente Joe Biden e o ex-presidente Donald Trump.

“Penso que esta noite foi igualmente devastadora”, disse Wallace a propósito do desempenho de Trump esta noite.

Wallace disse que acreditava que Harris “deu um shutout em quase todos os assuntos que consigo pensar” e que ela “fechou Trump”.

“Donald Trump parecia velho esta noite”.

Por Tori B. Powell, da CNN

 

2024-09-11
04:11

As principais linhas e afirmações do debate Trump-Harris

O ex-presidente Donald Trump e a vice-presidente Kamala Harris trocaram ataques esta noite enquanto tentavam transmitir as suas posições políticas aos eleitores durante o debate presidencial da ABC.

Foi a primeira vez que os dois candidatos se encontraram cara a cara.

Eis algumas das principais linhas do seu encontro no palco:

Economia: Harris enfatizou o seu plano para uma “economia de oportunidades” e apresentou as suas propostas para tornar a habitação mais acessível e expandir o crédito fiscal para crianças. Trump argumentou que o seu plano para implementar tarifas ajudaria os americanos. Trump propôs tarifas de 10% a 20% sobre a maioria dos artigos importados para os Estados Unidos, com exceção dos produtos chineses - que receberiam uma tarifa de 60%. Isso custaria aos americanos 2.600 dólares por ano, de acordo com o Instituto Peterson de Economia Internacional.

Projeto 2025: Trump distanciou-se do guião político conservador Projeto 2025, depois de Harris o ter acusado de estar ligado a este “plano perigoso”. Ele disse: “Não tenho nada a ver com o Projeto 2025”.

Aborto: o ex-presidente defendeu sua decisão de apoiar a proibição do aborto de seis semanas na Flórida e enfatizou sua posição de que o aborto deve ser uma questão de Estado. Também elogiou o facto de o Supremo Tribunal ter anulado o caso Roe v. Wade e o seu papel na nomeação de juízes conservadores para o tribunal. Harris criticou o que chamou de “proibições de aborto de Trump” desde a queda de Roe e disse que o ex-presidente “não deveria estar dizendo a uma mulher o que fazer com seu corpo”.

Política externa: Harris disse concordar com a decisão do presidente Joe Biden de retirar as tropas americanas do Afeganistão em 2021, afirmando que Trump “negociou um dos acordos mais fracos que você pode imaginar” sobre o assunto durante seu tempo como presidente. Sobre a guerra na Ucrânia, Trump afirmou que poderia “resolver” o conflito em 24 horas, mas não disse se queria que a Ucrânia ganhasse. Ele também afirmou falsamente que Harris se reuniu com o presidente russo Vladimir Putin dias antes da invasão. Harris disse que “os líderes mundiais estão a rir-se” de Trump.

Cuidados de saúde: Trump disse que tem “conceitos de um plano” para substituir o Affordable Care Act, algo que prometeu fazer anteriormente. Harris respondeu que Trump tentou dezenas de vezes livrar-se da ACA e elogiou o trabalho da administração Biden para reduzir os custos dos medicamentos prescritos e limitar o custo da insulina. Ela disse que reforçaria a ACA se fosse eleita presidente.

Raça: quando questionado sobre a sua falsa afirmação de que Harris “por acaso se tornou negra” para fins políticos, Trump disse que “não se podia importar menos” com a raça da sua adversária. Harris considerou os comentários de Trump sobre a sua identidade racial uma “tragédia” e atacou o seu historial em matéria de relações raciais na América.

Por Elise Hammond, da CNN

 

2024-09-11
04:09

Trump falou mais do que Harris no debate e terminou 5 minutos à frente

Após as declarações finais, o antigo Presidente Donald Trump falou durante cerca de 42 minutos e 52 segundos, enquanto a Vice-Presidente Kamala Harris falou durante cerca de 37 minutos e 36 segundos.

Embora o debate tenha sido concebido para oferecer a ambos os candidatos uma oportunidade igual de responder às perguntas, estes podiam optar por não utilizar o tempo máximo atribuído. Os moderadores também deram mais tempo para as respostas após algumas trocas de palavras.

2024-09-11
04:06

Taylor Swift apoia Kamala Harris e Walz

Taylor Swift apoiou Kamala Harris para presidente no final do debate de terça-feira.

“Vou votar em Kamala Harris e Tim Walz nas eleições presidenciais de 2024”, disse Swift num post no Instagram. “Estou a votar em @kamalaharris porque ela luta pelos direitos e causas que acredito que precisam de um guerreiro para defendê-los. Acho que ela é uma líder talentosa e de mão firme e acredito que podemos realizar muito mais neste país se formos liderados pela calma e não pelo caos.”

2024-09-11
04:04

Harris e Trump não interagem após fim do debate

A vice-presidente Kamala Harris e o ex-presidente Donald Trump não interagiram no final do debate de terça-feira, de acordo com um repórter presente na sala.

Quando o debate polémico terminou, ambos agradeceram aos moderadores e dirigiram-se para as suas saídas sem olhar um para o outro. Trump saiu diretamente do palco.

2024-09-11
04:03

Campanha de Trump tenta reclamar vitória antes do fim do debate

A campanha de Donald Trump tentou reclamar a vitória antes do final do debate presidencial, com os conselheiros de Trump Chris LaCivita e Susie Wiles a argumentarem que a sua atuação foi “magistral” e que apresentou uma “visão arrojada da América”.

“Vimos o Presidente Trump apresentar a sua visão arrojada da América e como iria continuar a construir sobre os sucessos do seu primeiro mandato, impulsionando a economia, protegendo a fronteira e impedindo o crime de devastar comunidades em todo o país”, disseram Wiles e LaCivita num comunicado de imprensa.

A declaração chamou a visão da vice-presidente Kamala Harris para a América “um lembrete sombrio das políticas opressivas e de grande governo de Joe Biden que ela quer continuar”.

Por Kate Sullivan, da CNN

 

2024-09-11
03:55

Campanha de Harris já está a apelar a um novo debate

Comentários instantâneos da equipa CNN

Kevin Liptak Este debate começou com um aperto de mão, mas, talvez sem surpresa, não terminou com um. O debate foi pessoal e duro, com Harris a provocar Trump de forma eficaz e a provocar a sua ira. Por essa razão, a campanha de Harris está a apelar a uma nova ronda. “A vice-presidente Harris está pronta para um segundo debate”, disse a presidente da campanha de Harris, Jen O'Malley Dillon, minutos depois do fim do debate.

 

“Sob as luzes brilhantes, o povo americano pôde ver a escolha que terá de fazer nas urnas este outono: entre avançar com Kamala Harris ou recuar com Trump. Foi isso que viram esta noite e é isso que devem ver num segundo debate em outubro. A vice-presidente Harris está pronta para um segundo debate. Donald Trump está?”. disse Jen O'Malley Dillon.

2024-09-11
03:53

Kamala bem preparada

Comentários instantâneos da equipa CNN

Jeff Zeleny Tal como Dana, acho que este debate pode ser resumido em poucas palavras: “Você não está a concorrer contra Joe Biden. Está a concorrer contra mim”, disse Harris a Trump. A prática pode não levar à perfeição, mas ajuda a obter um desempenho decisivo no debate. Trump mordeu o isco de Harris uma e outra vez. Os eleitores terão a última palavra sobre este assunto - e se ouviram o suficiente sobre a economia e outras questões preocupantes não se saberá esta noite.

Manu Raju Os dias de preparação de Harris ajudaram claramente. Ela estava pronta para um ataque após o outro, citando vários pontos do histórico de Trump - seja sobre tarifas, raça e aborto, entre muitos outros. Trump estava claramente desprevenido.