AO MINUTO | FC Porto e Benfica com mais convocados que o campeão nacional Sporting: estão escolhidos os 26 para o Euro 2024 (e um 27º teve direito a um telefonema)
O que precisa de saber
-
Selecionador revela que só ligou a um jogador antes da convocatória: Ricardo Horta, que ficou de fora da lista
-
Portugal estreia-se no Euro 2024 a 18 de junho, pelas 20:00, frente à Chéquia
-
Euro 2024: quando joga Portugal, a que horas, que canal transmite, quem se pode cruzar connosco
-
"Estou, daqui Roberto Martínez. Tu não vais ao Euro": hoje é dia de angústia (mas também de "alegria tremenda")
-
Estes são 26 jogadores mais votados para o Euro: Trincão tem lugar, Pote fica de fora
O Sporting é ótimo, é campeão, "parabéns ao Sporting", mas quem custou deixar de fora não foi nem Trincão nem Pote: "Liguei a Ricardo Horta"
Fechamos este Ao Minuto por aqui, depois de uma convocatória em que FC Porto, Benfica, Al Nassr ou Wolverhampton colocaram mais jogadores que o campeão nacional Sporting.
Abaixo pode ver um resumo das escolhas de Roberto Martínez.
Ligas secundárias? "Não fazemos escolhas em relação onde o jogador joga"
"Não fazemos escolhas em relação onde o jogador joga", respondeu Martínez ao ser questionado sobre a presença de três jogadores da liga saudita na convocatória nacional, garantindo que chamou "os 26 jogadores que fazem a melhor equipa".
"Há jogadores que têm papéis importantes em balneários secundários e outros que não o têm em balneários principais", explicou.
"Cristiano é o nosso capitão" mas não é filho ou enteado de Martínez
Questionado sobre a relação de Cristiano Ronaldo e Fernando Santos, que o selecionador dizia que era como "pai e filho", Martínez desmarcou-se: "Cristiano é o nosso capitão, a minha relação é de muita exigência, mas também de muito orgulho. Uma relação como com os outros jogadores".
"Não precisamos de mais ninguém na lista": Martínez explica porque só leva 26 jogadores para estágio
Ao contrário do que aconteceu no Mundial 2018, Martínez só vai levar os convocados para o estágio. O selecionador explica que “todas as convocatórias são diferentes, todos os torneios são diferentes”.
"A melhor decisão é ter um grupo de 26 jogadores", diz Martínez, assegurando: “Não precisamos de mais ninguém na lista”.
Martínez quer 26 jogadores fortes
Roberto Martínez diz que a lista de jogadores é um primeiro passo. Depois cria-se a competitividade e a escolha vem da meritocracia, não importando as idades, mas o que podem os jogadores fazer durante os jogos.
"No futebol moderno cinco substituições, o jogo termina com 10 jogadores diferentes. Precisamos de ser uma equipa forte os 26 jogadores", acrescenta.
"A convocatória representa o trabalho dos últimos 18 meses". A justificação de Martínez para só levar um jogador do campeão Sporting
Roberto Martínez lembra que falou sobre Trincão e Pote, o primeiro "teve azar", que estava lesionado, o segundo "não entrou".
"A lista não é jogadores fora, é jogadores que estão dentro", diz, falando em 10 jogos de apuramento com muita competitividade.
"A Seleção somos todos, não é rivalidade de camisolas", acrescenta, lembrando a presença de jogadores da formação do Sporting, como Palhinha.
"A convocatória representa o trabalho dos últimos 18 meses, então a mensagem é que depois há outro processo, recomeçamos um período novo e os jogadores têm a porta de ficar na Seleção", reitera.
Martínez aprova alargamento do número de convocados para 26 jogadores
Roberto Martínez garante que "é importante ter 26 jogadores”, lembrando que "o jogo moderno tem cinco substituições" e que o novo método "permite que os jogadores tenham experiências para o futuro".
O selecionador nacional desvaloriza o número de minutos que cada atleta venha a ter e realça a importância de "criar experiências para os jogadores poderem ganhar jogos em torneios no futuro".
Martínez e Conceição: "O Chico é um espalha-brasas excecional, um jogador diferente"
Francisco Conceição foi convocado apenas uma vez, mas ficou à frente de Ricardo Horta ou Bruma.
Roberto Martínez explica que ainda não falou com o "Chico", mas entende que é um jogador que teve uma "época, de janeiro até ao fim, que é um jogador diferente".
"Pé esquerdo, gosta de ser vertical, tem personalidade para mudar o jogo. É um espalha-brasas excecional, um jogador diferente", diz, falando num estágio "impactante na altura em que foi chamado em março.
Matheus Nunes de fora e Rúben Neves convocado? “O importante é o que um jogador individualmente pode trazer à equipa”
Questionado sobre convocar jogadores que atuam na liga saudita em detrimento de outros, como acontece no caso de Rúben Neves e Matheus Nunes, Roberto Martínez justifica que “o importante é o que um jogador individualmente pode trazer à equipa”, assegurando que “não é importante o nível da competição [nas ligas dos clubes]”.
Martínez lembra Toti Gomes, Matheus Nunes, Ricardo Horta, Bruma e Jota Silva (mas esquece Pote ou Trincão)
Toti Gomes é fisicamente muito forte e tem um bom pé esquerdo, mas teve azar. "É o central número seis", confessa Roberto Martínez, dizendo que "não é fácil deixar jogadores de fora", e elencando os nomes de Matheus Nunes, Ricardo Horta, Bruma ou Jota Silva.
São, e na sequência da pergunta, jogadores que fazem parte do futuro da seleção, e que estarão no radar caso seja preciso trocar algum jogador entretanto.
"Para o equilíbrio da lista precisamos de cinco centrais"
Roberto Martínez quer "flexibilidade tática", lembrando que ter cinco centrais dá para diferentes abordagens, incluindo cinco defesas.
O selecionador reconhece que os jogos amigáveis vão ser boas oportunidades para perceber o que é possível fazer, admitindo táticas diferentes.
"Para o equilíbrio da lista precisamos de cinco centrais", justifica, pedindo que todos os adeptos "comecem a trabalhar" já no jogo contra a Finlândia, amigável.
Sonhadores? Martínez quer mais
Roberto Martínez diz que faz parte de uma seleção ter um "sonho", e é isso que representa trabalhar em Portugal.
O selecionador afirma que todos querem alcançar o troféu, através da partilha da "paixão".
Quer o treinador que a Seleção seja "tudo o que pode ser" e é isso mesmo que promete, condições para os jogadores mostrarem o seu melhor.
Sobre a escolha de um nome para a equipa, Roberto Martínez atira para depois, recusando a possibilidade de "Sonhadores" atirada por um jornalista.
Ricardo Horta não está entre os escolhidos
“Não gosto de falar em nomes, mas preciso de falar de um jogador que foi muito muito difícil deixar de fora: o Ricardo Horta. É um exemplo e tecnicamente e taticamente um sonho para um treinador, mas há outros jogadores especialista no que nós precisamos”, explica Martínez.
Selecionador elogia forma de Francisco Conceição
“O momento de forma do Chico Conceição é importante. A mistura de termos opções de jogar numa linha de cinco, três ou quatro. A mistura deste grupo de pessoas é perfeita”, explica.
Martínez elogia Cristiano Ronaldo
“Quanto ao Cristiano Ronaldo é melhor falar-se dos dados. Um jogador que marca 42 golos em 41 jogos pelo seu clube mostra uma continuidade, uma capacidade física de estar sempre apto e uma capacidade em frente à baliza que gostamos muito e precisamos”, explica o selecionador.
Martínez diz que Portugal tem tudo para "chegar ao máximo nível"
Roberto Martínez diz que nunca olha para si, mas antes para lançar o trabalho dos jogadores.
O selecionador nacional recusou responder se este é o momento em que está mais próximo de conquistar uma competição internacional, mas considera que tem tudo para "chegar ao máximo nível".
"Quando me reformar podemos olhar para trás", terminou.
Martínez justifica escolha de Pepe
Roberto Martínez: “Cristiano Ronaldo e Pepe são de uma geração diferente. É importante o papel do Pepe no balneário”. "O Pepe quando está apto é muito importante para nós", acrescenta.
FC Porto e Benfica têm mais convocados que o campeão nacional
O FC Porto tem três jogadores entre os selecionados - Diogo Costa, Pepe e Francisco Conceição - , enquanto o Benfica coloca dois jogadores - António Silva e João Neves.
Já o Sporting, campeão nacional, tem apenas Gonçalo Inácio entre os chamados por Roberto Martínez.
Ficam, assim, de fora jogadores como Paulinho, Pote ou Nuno Santos.
Pepe está em condições
"Pepe está apto para o começa da preparação a 2 de junho", garante Martínez, assegurando que "não há risco".
Raphael Guerreiro "não está apto"
"Só há um jogador que é o Raphael Guerreiro que foi muito importante para nós. Um perfil e uma pessoa muito especial, mas não está apto para o começo da preparação", justifica selecionador.