Em atualização

AO MINUTO | Montenegro e Sousa Real de olhos no passado

Presidente do PSD e porta-voz do PAN abrem noite de debates
2024-02-11
Pulsómetro - saiba mais
2024-02-11
21:22

AD aguarda postura do TC para decidir sobre eutanásia

Termina o debate com a questão da eutanásia. O presidente do PSD diz que é necessário aguardar a pronúncia do Tribunal Constitucional.

2024-02-11
21:19

Montenegro quer PAN a assumir legado do PS

O presidente do PSD diz que a agenda do PAN é legítima, mas que o partido se assume como parceiro do PS, o que implica ter de assumir todo o legado da governação.

Pergunta Luís Montenegro porque é que o PAN não utilizou o peso que diz ter para tentar resolver problemas como os existentes na Saúde ou na Educação.

2024-02-11
21:17

Votar PS ou PSD é igual, diz PAN

Inês de Sousa Real diz que um voto útil é PAN: votar PS ou PSD é a mesma coisa. Já votar AD é uma "aproximação a uma agenda extremista de forças anti-democráticas".

A porta-voz do PAN diz que o voto na AD será um "voto contra a proteção das mulheres", contra o bem-estar animal ou medidas para a sustentabilidade ambiental.

2024-02-11
21:15

PAN defende compromisso sobre os serviços essenciais

O PAN pede um compromisso transversal em relação aos serviços essenciais, falando das forças de segurança, mas também dos professores.

Inês de Sousa Real volta a dizer algo que tem repetido: que o PAN foi o partido da oposição que mais propostas fez aprovar.

A deputada diz que é preciso ir mais longe: olhar para o futuro do país e para os jovens, que têm de "poder sonhar" em ter casa própria.

2024-02-11
21:07

Montenegro volta a olhar para o passado para falar de ambiente

Responde Luís Montenegro. O presidente do PSD diz que Inês de Sousa Real tem uma "ladainha" que não corresponde à verdade.

Diz o social-democrata que a história de ambos os partidos, seja em ecologia, seja em bem-estar animal, não são comparáveis.

Montenegro diz que desde 1974 que o PSD tem preocupação ambientalista, passando para os 10 anos de governo de Cavaco Silva, onde diz que foi aprovada a Lei de Bases do Ambiente.

"Temos muito trabalho do ponto de vista da garantia de preservação da biodiversidade", acrescenta.

2024-02-11
21:05

PAN acusa AD de apoiar "chacinas" como a da Torre Bela

Inês de Sousa Real quer baixar o IVA da alimentação animal e dos serviços de veterinária. A porta-voz do PAN diz que se continuam a torturar animais numa arena, lembrando que há partidos da AD que são a favor das corridas de touros.

Diz o PAN que a AD defende "chacinas" como a que aconteceu na Torre Bela, onde uma caçada resultou na morte de centenas de animais.

Inês de Sousa Real afirma que os portugueses contam com PAN para isto.

2024-02-11
21:02

Montenegro acusa PAN de "usurpação de legado"

Inês de Sousa Real diz que "há um antes e um depois" em relação à proteção animal e à presença do PAN no Parlamento.

É aqui que Luís Montenegro se exalta, falando em "usurpação de legado" após a porta-voz do PAN falar da legislação de António Maria Pereira.

O presidente do PSD acusa o PAN de querer "enxertar" a medida.

2024-02-11
20:59

Montenegro defende mulheres e destaca medidas na saúde

Luís Montenegro fala numa descontextualização, dizendo que Inês de Sousa Real "está a falar de coisas que não existem".

Diz o presidente do PSD que o plano de emergência para a saúde tem um especial enfoque na reformulação das urgências, nomeadamente nas especialidades de Pediatria e Obstetrícia.

"Não posso aceitar que diga uma coisa dessas", reitera.

2024-02-11
20:58

PAN diz que não faz parte da agenda da AD

Inês de Sousa Real continua a falar em ameaças aos direitos das mulheres, dizendo que a AD tem partidos que são contra o aborto.

A porta-voz do PAN diz que há mulheres a viajar quilómetros para poderem ter filhos, dizendo-se "preocupada" com os parceiros que Luís Montenegro escolheu.

Uma preocupação que também se estender à tauromaquia, que CDS e PPM defendem.

"Há aqui uma agenda da qual o PAN não faz parte", afirma.

2024-02-11
20:56

"Temos de ser implacáveis" com a violência doméstica, diz Montenegro

Luís Montenegro diz que há uma desigualdade entre mulheres e homens. O presidente do PSD lembra dados que indicam um prejuízo da igualdade entre os dois sexos, defendendo propostas da AD que garantem essa igualdade.

Continua o social-democrata, cujo objetivo diz ser um acesso gratuito à creche e ao pré-escolar, o que acha ser importante para a igualdade profissional.

Nota também o flagelo da violência doméstica, lembrando as 17 vítimas do ano passado.

"Temos de ser implacáveis e seremos implacáveis", afirma.

2024-02-11
20:54

"Não me revejo, lamento profundamente" as declarações de Gonçalo da Câmara Pereira

Luís Montenegro distancia-se da questão da violência sobre mulheres, dizendo que desconhecia as declarações de Gonçalo da Câmara Pereira, presidente do PPM.

O presidente do PSD lembra o espírito antigo da coligação, recusando responder se teria agido de outra forma caso soubesse de antemão das declarações do líder monárquico.

2024-02-11
20:53

Há líderes políticos que consideram "legítimo" bater em mulheres, diz Inês de Sousa Real

Inês de Sousa Real diz que o voto no PAN garante direitos às mulheres, direitos que a porta-voz do partido diz que a AD quer silenciar.

A deputada fala em descredibilização do projeto, afirmando que há líderes políticos que consideram legítimo bater em mulheres, ainda que não se referindo a ninguém em concreto, mas deixando no ar que a questão era dirigida ao líder do PPM.

É por isso que a responsável diz que se distancia desses valores.

2024-02-11
20:39

Um café com: Luís Montenegro recandidata-se a líder do PSD se perder as eleições legislativas (e vai pedir na campanha "uma maioria que o deixe governar"; sobre a Madeira: ficou em silêncio "por lealdade")

Luís Montenegro garante que nem a derrota nas eleições legislativas de 10 de março o vai afastar da liderança do PSD, assumindo mesmo que se recandidata novamente à liderança do partido.

Depois de dizer que não governará com o Chega, Luís Montenegro assegura que “não é comigo” que André Ventura irá governar. “Isto é um assunto muito sério, não é para estar aqui com brincadeiras. O PSD tem uma liderança, a liderança é assumida por mim e a nossa liderança já balizou as condições com que vamos exercer a governação, o doutor André Ventura depois tomará as decisões que entender”, vinca.

Sobre a sua continuidade no PSD caso não consiga vencer as eleições legislativas, Luís Montenegro rejeita sair. “Eu tenho um mandato que vou cumprir. O PSD é muito maior do que eu, eu não tenho nenhuma tentação de me fazer maior que o PSD”, mas rejeita sair mesmo em cenário de derrota legislativa.

Quanto à dificuldade em conseguir uma maioria de direita sem o Chega, Montenegro diz que  “o PSD vai lutar para conseguir essa maioria sozinho, no âmbito da Aliança Democrática”. Luís Montenegro diz ainda que pedirá “uma maioria que nos deixe governar”, deixando o aviso que um “voto no Chega ajuda a manter um governo do PS”.

Numa altura em que a crise política na Madeira domina o espaço político, Luís Montenegro quebrou finalmente o silêncio, mas apenas em parte, sem se adiantar muitos nos comentários. O líder social-democrata defende que Miguel Albuquerque fez bem em demitir-se, tendo tomado a “decisão correta” num “momento inesperado”. “Quem decidiu demitir-se foi o próprio”, diz, descartando qualquer pressão do PSD nacional nesta matéria e dizendo mesmo que não está para “tutelar o PSD Madeira”.

Sobre o seu silêncio sobre a crise política na Madeira, Luís Montenegro diz que foi por uma questão de “lealdade”. “Nunca falei dessa possibilidade [da demissão de Miguel Albuquerque] sem que fosse veiculada por quem devia de ser, que era pelo próprio Miguel Albuquerque, por uma razão de lealdade, para com a pessoa e para com a autonomia regional”, vinca, deixando claro que o objetivo não é “tutelar o PSD Madeira”.

No entanto, o líder social-democrata critica Ireneu Barreto, representante da República, mas diz-se preparado para ir a eleições no arquipélago. “O PSD Madeira está preparado para ir a votos”, assegura.

Outro ponto: vai aos Açores para a noite eleitoral, "sou de dar o corpo às balas".

2024-02-11
20:39

Um café com…: duas natas vegan e PAN, que acredita que não passou de moda

Café e natas. Foi assim que abriu a conversa com Inês de Sousa Real, deputada única e líder do PAN, que quer voltar a ver o partido com um grupo parlamentar, como aconteceu após as eleições de 2019. Num café vegan escolhido pela parlamentar, a conversa com Anselmo Crespo começou precisamente pelas opções alimentares. Inês de Sousa Real afirma que “ser do PAN não é ser de outro partido qualquer”. O partido, diz, defende causas diferentes, nomeadamente a proteção animal e a questão ambiental. A deputada garante que o partido não está a passar de moda, atribuindo os últimos resultados a um “contexto muito particular”.

2024-02-11
20:38

Tem talentos culinários, arrepende-se "do que fez algures em janeiro de 2019" e quer agradecer à senhora do café que lhe arranjou as calças: 120 segundos para conhecer Luís Montenegro

A TVI/CNN Portugal traz-lhe 120 segundos de factos e curiosidades sobre os candidatos de todos os partidos. Às vezes é quanto basta para os ficarmos a conhecer melhor. Desta vez é Luís Montenegro, presidente do Partido Social Democrata

2024-02-11
20:38

Quis ser bailarina, tem pontaria para jogar à bola e fez rapel numa torre militar. Só precisa de 120 segundos para conhecer Inês Sousa Real

A TVI/CNN Portugal traz-lhe 120 segundos de factos e curiosidades sobre os candidatos de todos os partidos. Às vezes é quanto basta para os ficarmos a conhecer melhor. Hoje, com Inês Sousa Real, do PAN.

2024-02-11
20:38

Sousa Real volta a ser cabeça de lista do PAN por Lisboa e muda número 1 no Porto

A antiga deputada Bebiana Cunha passa, segundo o anúncio de Sousa Real, a mandatária da campanha pelo distrito do Porto
Leia mais aqui
2024-02-11
20:38

Montenegro quer "virar a página" como Costa em 2015 - e é assim que quer lá chegar

Foram 11 os objetivos definidos pelo presidente do PSD, que se mostra confiante em começar a trabalhar para mudar o país a 10 de março
Leia mais aqui
2024-02-07
01:32

Montenegro e Sousa Real num frente a frente em que se falou muito de passado e pouco de futuro

Montenegro disse que PAN está próximo do PS. Inês de Sousa Real diz que votar nos socialistas ou no PSD é igual
Leia mais aqui