Em atualização

GUERRA NO IRÃO • AO MINUTO | Irão anuncia encerramento do Estreito de Ormuz "até nova ordem" e diz que cessar-fogo "não faz sentido" após ataques dos EUA

2026-06-11
2026-05-13
14:45

UE fala em crise "pior que outras" quando já pagou 35 mil milhões de euros a mais por energia

A Comissão Europeia considerou esta quarta-feira que a atual crise energética é “pior do que outras” anteriores pela dependência de combustíveis fósseis, quando a União Europeia já pagou 35 mil milhões de euros a mais com importações.

“Desde o início do conflito no Médio Oriente, pagámos mais 35 mil milhões de euros pela nossa energia do que o habitual. Não recebemos mais energia - zero -, mas pagámos mais 35 mil milhões e, portanto, isto não é realmente uma crise energética, é uma crise dos combustíveis fósseis, que nos mostra o que acontece quando se depende de combustíveis fósseis”, disse o comissário europeu da Energia, Dan Jørgensen.

Falando em conferência de imprensa em Nicósia, no final da reunião informal dos ministros da Energia da União Europeia (UE) organizada pela presidência cipriota do Conselho, o responsável comparou: “Já estivemos em crise antes, nos anos 1970 e em 2022, mas, de muitas formas, esta crise é pior”.

“Sim, estamos melhor preparados do que em 2022 - temos mais energias renováveis no nosso sistema, diversificámos os nossos fornecedores e somos mais eficientes do ponto de vista energético -, mas continuamos vulneráveis e, por isso, quando os preços no mercado global sobem, como aconteceu agora, somos fortemente afetados”, elencou Dan Jørgensen.

De acordo com o comissário europeu, isto revela “uma única conclusão lógica”.

“Precisamos acelerar e reforçar os nossos esforços para fazer a transição para longe dos combustíveis fósseis, precisamos acelerar e reforçar a nossa eficiência energética e precisamos de trabalhar em conjunto para garantir que tudo o que fazemos agora para apoiar as indústrias em dificuldade ou os cidadãos afetados seja direcionado e temporário, de modo a não prejudicar a nossa estratégia de longo prazo”, referiu.

Já questionado sobre eventuais problemas no fornecimento de combustível para a aviação, Dan Jørgensen adiantou: “Não esperamos um problema muito sério de segurança de abastecimento a curto prazo, mas não podemos excluir que possam surgir problemas de segurança de abastecimento a mais longo prazo”.

“Tudo isto depende, claro, da situação no Médio Oriente e depende também da forma como os mercados reagem e de como as companhias aéreas reagem”, referiu ainda.

Siga ao minuto:

2026-06-12
06:51

Trump afirma que os EUA "terminaram a guerra com o Irão", mas Teerão ainda não confirmado o acordo

Isto é o que está a acontecer no Médio Oriente esta manhã:

  • Trump destaca progressos: O presidente Donald Trump afirmou que os EUA "terminaram a guerra com o Irão", depois de ter anunciado na quinta-feira um "grande acordo" que, segundo ele, resolverá o conflito e reabrirá o Estreito de Ormuz. Trump disse que o vice-presidente JD Vance poderá participar numa cerimónia de assinatura na Europa nos próximos dias.
     
  • Sem confirmação de Teerão: Apesar da declaração de Trump, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão afirmou que o país ainda não chegou a uma decisão final sobre qualquer acordo, de acordo com os meios de comunicação estatais. O porta-voz disse que as notícias sobre um acordo eram "mera especulação".
     
  • Escalada recente: Trump prometeu na quinta-feira tomar a Ilha de Kharg, responsável por cerca de 90% das exportações de crude do Irão. Teerão afirmou ter atacado bases norte-americanas na região durante a noite, pelo segundo dia consecutivo, após ataques dos EUA em todo o Irão. 
2026-06-12
06:45

"A probabilidade de Trump estar a ser enganado é elevada", diz deputado iraniano

Um deputado de linha dura do Irão alertou que o presidente Donald Trump pode estar a agir de forma enganadora ao anunciar um "grande acordo" para pôr fim à guerra, incitando, pelo contrário, o Irão a continuar os seus ataques.

"A probabilidade de Trump estar a ser enganado é elevada", disse o deputado Ebrahim Rezaei, porta-voz da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa do Parlamento iraniano, numa publicação no X. Acrescentou que o presidente norte-americano, ao contrário disso, "quer manter a situação calma por enquanto".

Rezaei afirmou que o Irão deveria, em vez disso, "atacar com mais força, destruir e aniquilar as infraestruturas, os centros económicos e a inteligência artificial do inimigo na região para que sintam mais dor".

Na quinta-feira à noite, Trump afirmou ter "terminado a guerra" com o Irão e anunciou um "grande acordo", numa mudança repentina de posição poucas horas depois de ter alertado para um ataque "MUITO FORTE" ao Irão e de ter prometido tomar a Ilha de Kharg – o principal centro de exportação de petróleo do Irão. Trump disse mais tarde que tinha cancelado estes ataques planeados.

Noutra publicação, Rezaei alertou os EUA contra um ataque à ilha de Kharg, dizendo: "Se vierem, não voltarão vivos".

A pequena ilha do Golfo Pérsico é vital para a economia iraniana e representa cerca de 90% das exportações de crude do país.

Rezaei não é o único iraniano de linha dura a expressar suspeitas sobre os EUA e Trump. Ao longo das negociações em curso, uma pequena, mas influente, fação de linha dura conhecida como "Jebhe-ye Paydari", ou Frente de Resistência, tem trabalhado para sabotar um possível acordo com os EUA, considerando tal acordo como uma capitulação.

Por Por Jessie Yeung

2026-06-12
06:42

"Terminámos a guerra com o Irão", diz Trump

O presidente Donald Trump afirmou que os Estados Unidos "terminaram hoje a guerra" com o Irão, depois de ter declarado anteriormente que os dois lados tinham acordado um "memorando de entendimento muito forte" para cessar as hostilidades.

"Não sei se ouviram, mas nós terminámos hoje a guerra com o Irão", disse o presidente Donald Trump num comício virtual de apoio ao vice-governador da Geórgia, Burt Jones, que se candidata ao cargo de governador. "Concordaram em nunca ter uma arma nuclear, algo em que insistimos; esse era o objetivo principal. Isso representava 95% do acordo."

A declaração de Trump surgiu depois de ter cancelado novos ataques ao Irão hoje, sugerindo na sua rede social que tinha sido alcançado um acordo, sem detalhar os seus termos.

O Irão não confirmou qualquer acordo, e Trump disse na publicação que o bloqueio americano aos navios que entram ou saem de portos iranianos vai continuar até que "esta transação seja finalizada".

Por Kit Maher

2026-06-12
06:07

Da invasão ao entendimento: EUA dão volta de 180 graus em horas mas deixam duas grandes dúvidas no ar

Israel anunciou rapidamente que está fora deste barco e o Irão já disse de diferentes formas que também ainda não entrou lá. Alheio a isso, Donald Trump até já vai anunciando que tudo se pode resolver na Europa
Leia mais aqui
2026-06-12
06:05

Israel libertou um dos fundadores do Hamas

 Israel libertou um dos fundadores do grupo islamista palestiniano Hamas, detido sem julgamento desde outubro de 2023, anunciou hoje um dos seus filhos.  

Hassan Youssef, 71 anos, foi "libertado perto da cidade de Hebron, no sul da Cisjordânia", afirmou o seu filho, Owais Youssef, esclarecendo que o pai foi depois transferido para um hospital em Ramallah, onde se encontra.  

Youssef é um dos líderes do Hamas na Cisjordânia e cofundou o grupo islamista nos anos de 1980 ao lado do xeque Ahmed Yassine e de outros membros palestinianos do movimento dos Irmãos Muçulmanos.  

A polícia israelita ainda não respondeu ao pedido de confirmação da agência de notícias francesa AFP.  

Um vídeo da AFP mostra familiares a visitarem Hassan Youssef deitado numa cama de hospital, com o braço atado com uma ligadura.  

"Não consigo dormir por causa da dor", diz ele ao telemóvel com um interlocutor, antes de ser levado numa cadeira de rodas para exames médicos.  

Youssef foi detido em outubro de 2023 e levado para uma prisão israelita sob o regime de detenção administrativa, pouco depois do ataque sem precedentes do Hamas contra Israel, que desencadeou a guerra em Gaza.

2026-06-11
22:26

Ouvidas explosões em zona costeira do Irão

Foram registadas há momentos explosões na costa do Irão, perto da cidade de Sirik.

De acordo com a agência Reuters, que cita a imprensa iraniana, ainda não é claro qual a causa ou a origem das explosões.

2026-06-11
22:09

Porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão afirma à imprensa estatal que ainda não foi concluído qualquer acordo

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão, Esmail Baghaei, afirmou à agência noticiosa estatal iraniana IRNA que as notícias sobre um acordo finalizado com os Estados Unidos eram "meras especulações" e referiu que Teerão ainda não tinha tomado uma decisão definitiva sobre qualquer acordo.

Baghaei afirmou que o Catar e o Paquistão estavam "ativos como mediadores", mas acrescentou que "as ações dos EUA estão a afetar o processo diplomático".

"Desde o início, o estado das negociações era claro para nós, e grande parte do texto já tinha sido finalizada. No entanto, os americanos continuaram a mudar as suas posições", disse Baghaei, segundo a IRNA.

Acrescentou que o Irão tinha "provado que não cede no que definiu como as suas linhas vermelhas".

"Até ao momento, o Irão não chegou a uma decisão final relativamente a qualquer acordo", afirmou.

Afirmou ainda que a situação no Estreito de Ormuz se tinha tornado "menos segura devido às ações dos EUA".

2026-06-11
22:05

Cancelamento do ataque dos EUA? "Trump pode ter sido pressionado até pela FIFA"

Tiago André Lopes, comentador da CNN Portugal, analisa o cancelamento de Donald Trump aos ataques norte-americanos contra o Irão que estavam agendados para a noite desta quinta-feira.

2026-06-11
21:29

Netanyahu avisa que Israel não faz parte do acordo entre EUA e Irão

O primeiro-ministro de Israel afirmou que o país não faz parte do memorando de entendimento entre Estados Unidos e Irão, o que pode colocar a situação num impasse.

Benjamin Netanyahu elogiou Donald Trump pelos esforços nas negociações, mas deixou claro que Israel não está incluído, o que levanta dúvidas sobre o que pode acontecer no Líbano, até porque o Irão exige a saída total das forças israelitas.

O primeiro-ministro de Israel elogiou ainda o comprometimento de Donald Trump em limitar a produção de mísseis do Irão, bem como em desmantelar a infraestrutura de enriquecimento de urânio daquele país.

2026-06-11
21:19

Trump acredita que líder supremo do Irão também aprovou acordo e vai ordenar a reabertura do Estreito de Ormuz

O presidente dos Estados Unidos continua a falar sobre o acordo com o Irão, que Teerão ainda não confirmou totalmente.

Donald Trump referiu que acredita que o líder supremo do Irão também aprovou o acordo e que vai ordenar a reabertura do Estreito de Ormuz.

Questionado na Casa Branca sobre se Mojtaba Khamenei tinha aprovado o acordo, Donald Trump disse que “percebi que a resposta é sim”.

2026-06-11
20:42

Estreito de Ormuz vai reabrir assim que o acordo for assinado, diz Trump

Ainda sobre as mais recentes declarações de Donald Trump, o presidente americano afirmou que o Estreito de Ormuz vai ser reaberto após a assinatura do acordo entre EUA e Irão.

2026-06-11
20:41

Trump elogia "grande acordo" com o Irão e antecipa cerimónia de assinatura em breve na Europa

O presidente Donald Trump anunciou um "grande acordo" que poderia resolver o conflito com o Irão, sugerindo que este seria finalizado nos próximos dias.

Afirmou que previa uma cerimónia de assinatura do documento em breve, possivelmente na Europa, com a presença do vice-presidente JD Vance.

"Os documentos estão praticamente finalizados, por isso vamos ver", disse Trump durante um evento na Sala Oval esta quinta-feira. "Vamos ver. Deve ser concluído muito rapidamente", continuou.

Trump disse que acabara de falar com vários líderes, incluindo o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e chefes de Estado dos países do Golfo.

2026-06-11
20:23

Irão ainda não deu resposta final aos EUA, diz agência local

A agência de notícias iraniana Fars avança que Teerão ainda não deu uma resposta final aos EUA relativamente a um acordo.

Ainda assim, a mesma fonte diz que, dado que os EUA aprovaram o texto escrito pelo Irão, há uma grande probabilidade de o acordo ser aprovado pelo país asiático.

2026-06-11
20:16

"Se houvesse um conjunto de requisitos técnicos ou políticos, Pete Hegseth não chegaria à primeira ronda de entrevistas"

Rodrigo Vaz, analista em política internacional, analisa o potencial do ataque dos EUA contra o Irão, prenunciado por Donald Trump para a noite desta quinta-feira.

2026-06-11
20:16

Ataque contra Kharg é "um anúncio que os EUA não vão concretizar de modo algum"

O tenente-general Rafael Martins, especialista militar da CNN Portugal, analisa o potencial do ataque dos EUA contra o Irão, prenunciado por Donald Trump para a noite desta quinta-feira.

2026-06-11
20:16

"O Irão ficou com a sensação, se calhar verdadeira, que os EUA estão muito interessados em fazer um acordo"

Orlando Samões, especialista em relações internacionais, analisa o potencial do ataque dos EUA contra o Irão, prenunciado por Donald Trump para a noite desta quinta-feira.

2026-06-11
20:16

“Estamos num ciclo entre promessas de paz e de guerra e, entretanto, o Estreito de Ormuz continua fechado”

Ricardo Silvestre, investigador em ciência política, analisa o potencial do ataque dos EUA contra o Irão, prenunciado por Donald Trump para a noite desta quinta-feira.

2026-06-11
20:15

O paradoxo da "diplomacia esquizofrénica": "é muito difícil analisar" a estratégia de "decisões em cima da hora”" de Trump

Manuel Serrano, comentador da CNN Portugal, analisa o cancelamento de Donald Trump aos ataques norte-americanos contra o Irão que estavam agendados para a noite desta quinta-feira.

2026-06-11
20:15

"Enquanto não virmos um papel assinado, nada está resolvido" (independentemente do que Trump diga)

Diana Soller, comentadora da CNN Portugal, analisa o cancelamento de Donald Trump aos ataques norte-americanos contra o Irão que estavam agendados para a noite desta quinta-feira.

2026-06-11
20:15

Como um cessar-fogo se transforma numa "hipérbole ou eufemismo"

Marcos Farias Ferreira, especialista em política internacional, analisa o cancelamento de Donald Trump aos ataques norte-americanos contra o Irão que estavam agendados para a noite desta quinta-feira.