Em atualização

MÉDIO ORIENTE AO MINUTO | Trump envia carta ao presidente de Israel a pedir que conceda perdão a Netanyahu

2025-11-12

GUIA RÁPIDO DE LEITURA

  • Rubio teme que a violência na Cisjordânia possa prejudicar os esforços de paz em Gaza

  • Netanyahu agradece a Trump "incrível" apoio a perdão pelo presidente israelita

  • Casa Branca nega intenção de construir base militar perto da Faixa de Gaza

  • "Não nos representa e prejudica o esforço de guerra e o moral": governo israelita quer acabar com a Rádio do Exército

2025-10-18
12:27

Defesa Civil em Gaza recupera nove cadáveres de ataque israelita

A Defesa Civil em Gaza recuperou hoje nove cadáveres na cidade de Zeitun, na sequência de um ataque do exército israelita contra um miniautocarro, no qual viajava uma família de 11 pessoas.

Apesar de inicialmente a Defesa Civil ter indicado que os 11 ocupantes do veículo tinham morrido no ataque, hoje um dos seus porta-vozes disse à agência de notícias espanhola Efe que um deles, que ficou ferido, foi atendido no hospital na sexta-feira.

Quanto ao outro corpo, a Defesa Civil disse que “não foi encontrado nenhum vestígio”, acreditando que “tenha sido volatilizado pelos foguetes”.

Os socorristas só chegaram ao local quase um dia depois do ataque devido ao perigo que representa a presença do exército israelita na zona, pelo que não acederam à área até se coordenarem com o Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).

No local do ataque, os socorristas encontraram o cadáver de uma criança.

Segundo a Defesa Civil, as vítimas do ataque são 11 membros da família Shaban, entre as quais sete crianças e duas mulheres. A família dirigia-se para Zeitun, ao sul da capital de Gaza, para ver a sua casa, que foi forçada a abandonar devido à ofensiva israelita.

Fontes militares disseram à EFE que “as tropas abriram fogo para eliminar a ameaça", garantindo que o fizeram "em conformidade com as disposições do acordo de cessar-fogo" entre Israel e o Hamas, que entrou em vigor a 10 de outubro.

Segundo o exército, depois de dispararem "tiros de aviso" contra este "veículo suspeito" os seus soldados alvejaram-no, continuando este a aproximar-se "de uma forma que representava uma ameaça iminente".

O veículo cruzou a chamada "linha amarela", que marca o ponto de retirada das tropas dentro de Gaza na primeira fase do acordo de cessar-fogo, acrescentaram as forças armadas israelitas.

Siga ao minuto:

2025-11-13
10:45

Forças israelitas detêm 40 membros da rede do Hamas por suspeitas de planeamento de ataques com armas de fogo

A agência de segurança israelita, Shin Bet, anunciou que foram detidos cerca de 40 membros de uma rede do Hamas em Belém, na Cisjordânia, que alegadamente planeavam realizar ataques com armas de fogo, avançou o The Times of Israel.

De acordo com a agência, os interrogatórios feitos aos suspeitos revelaram que os líderes do grupo islamita palestiniano criaram células terroristas, adquiriram armas e planeavam realizar tiroteios contra as forças de segurança israelitas.

“Uma das células terroristas estava numa fase avançada de preparação para realizar ataques a curto prazo”, afirmou o Shin Bet, que diz ter impedido “grandes ataques que podiam ter resultado num número significativo [de vítimas]”.

A detenção foi realizada em conjunto com as Forças de Defesa de Israel (IDF) e a política israelita.

2025-11-13
09:17

Turquia afirma que força de estabilização em Gaza deve garantir cessar-fogo duradouro

A principal expectativa da Turquia em relação à força internacional de estabilização planeada para Gaza é que garanta a duração do frágil cessar-fogo, afirmou o Ministério da Defesa do país esta quinta-feira.
 
A Turquia, membro da NATO, tem sido uma das maiores críticas em relação ao ataque de dois anos de Israel a Gaza, classificando-o como um genocídio. O país tem cumprido o papel de mediador nos esforços de cessar-fogo, manifestando o desejo de se juntar à força de estabilização apesar das repetidas objeções de Israel.
 
Numa conferência de imprensa em Ancara, o ministério afirmou também que aTurquia acredita que o Centro de Coordenação Civil-Militar (CMCC) liderado pelos EUA deve garantir a entrega sem entraves de ajuda humanitária em Gaza, em conformidade com o direito internacional.

2025-11-13
09:11

Forças armadas israelitas afirmam estar a demolir infraestruturas do Hamas no sul da Faixa de Gaza

Ouviram-se explosões de grande magnitude esta manhã a leste de Khan Younis, no lado israelita da Linha Amarela que limita a área onde as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) estão estacionadas em Gaza, escreveu o Al Jazeera.

A notícia foi avançada pela comunicação social palestiniana e confirmada pelas forças armadas israelitas, que alegam estar a demolir túneis e instalações do Hamas como parte de operações de rotina na zona.

2025-11-13
08:43

Rubio teme que a violência na Cisjordânia possa prejudicar os esforços de paz em Gaza

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, mostrou-se preocupado com a recente onda de violência provocada pelos colonos israelitas na Cisjordânia ocupada por Israel, expressando o receio de que possa prejudicar os esforços de paz apoiados pelos EUA em Gaza.
 
"Espero que não", disse Rubio aos jornalistas após uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 no Canadá, quando questionado sobre se os eventos na Cisjordânia poderiam colocar em risco o cessar-fogo em Gaza.

"Não esperamos que isso aconteça. Faremos tudo o que pudermos para garantir que isso não aconteça", sublinhou.

2025-11-13
08:31

Netanyahu agradece a Trump "incrível" apoio a perdão pelo presidente israelita

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, agradeceu a Donald Trump o "incrível" apoio após o Presidente norte-americano  interceder junto do homólogo israelita, Isaac Herzog, a favor do seu perdão nas acusações de corrupção que enfrenta. 

"Obrigado, Trump, pelo teu incrível apoio. Como sempre, vais direto ao assunto e dizes as coisas como elas são. Espero continuar a nossa colaboração para reforçar a segurança e consolidar a paz", afirmou Netanyahu nas redes sociais. 

Trump já tinha defendido o perdão para Netanyahu na sua visita a Israel em outubro, quando classificou as acusações ao líder israelita, por ter aceite presentes de multimilionários, como “injustas destinadas a causar-lhe grandes danos", e o processo judicial como "politicamente motivado".  

O Presidente israelita, Isaac Herzog, divulgou na passada quarta-feira uma carta de Trump a pedir-lhe oficialmente o perdão de Netanyahu. 

"Venho por este meio solicitar que conceda um perdão total a Benjamin Netanyahu, que tem sido um primeiro-ministro formidável e decisivo durante a guerra e que agora está a conduzir Israel para uma era de paz", refere a carta, divulgada pelo gabinete de Herzog.

2025-11-12
22:04

G7 saúda cessar-fogo em Gaza e apoia plano de paz de Trump para o Médio Oriente

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7, reunidos na região do Niágara, expressaram o seu “firme apoio” ao Plano Abrangente do Presidente Trump para o fim do conflito em Gaza, destacando o cessar-fogo e a libertação de reféns como passos positivos.

Em declaração conjunta, os ministros apelam à repatriação dos restos mortais dos reféns falecidos e pedem que todas as partes “permitam a assistência humanitária em larga escala, sem interferências”, através das Nações Unidas, do Crescente Vermelho e de outras organizações internacionais.

O grupo sublinhou ainda a importância de um compromisso contínuo com as próximas etapas do plano, com vista a “uma coexistência pacífica e próspera entre israelitas e palestinianos” e a promoção da estabilidade duradoura no Médio Oriente.

2025-11-12
19:31

Casa Branca nega intenção de construir base militar perto da Faixa de Gaza

A Casa Branca negou esta quarta-feira a intenção de construir uma base militar perto da Faixa de Gaza.

A notícia foi avançada pelo jornal israelita Ynet.

"Esse artigo foi baseado num único documento — uma consulta feita por alguém do Departamento da Marinha sobre uma ideia que poderia vir a concretizar-se no futuro, e este repórter considerou isso como um plano oficial", disse a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, citada pelo Times of Israel.

“Verifiquei com os mais altos escalões do governo federal dos Estados Unidos. Isso não é algo em que os Estados Unidos estejam interessados em se envolver. Às vezes, vemos repórteres pegarem num pedaço de papel como este e simplesmente considerá-lo como política oficial, e isso às vezes induz as pessoas ao erro", concluiu a porta-voz.

2025-11-12
15:37

Israel diz ter matado quatro combatentes palestinianos no sul da Faixa de Gaza

Numa nota publicada no X, as Forças de Defesa de Israel (IDF) afirmaram ter identificado e matado quatro combatentes palestinianos no sul da Faixa de Gaza.

"Não houve baixas entre as nossas forças", acrescentaram as IDF.

2025-11-12
10:54

"Não haverá presença da força internacional de estabilização enquanto o Hamas não for desarmado"

Está a decorrer uma reunião em Ramat Gan, no centro de Israel, que reúne representantes dos exércitos de vários países para falar sobre medicina no campo de batalha. A reportagem é do correspondente da CNN Portugal em Israel.

2025-11-12
10:48

Trump envia carta ao presidente de Israel a pedir que conceda perdão a Netanyahu

O presidente israelita, Isaac Herzog, recebeu uma carta assinada por Donald Trump a pedir que considere conceder um perdão ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

A informação foi avançada pelo gabinete do presidente de Israel. "Embora eu respeite absolutamente a independência do sistema judicial israelita, acredito que este 'caso' contra Bibi [Benjamin Netanyahu] que lutou ao meu lado durante muito tempo, incluindo contra o adversário muito difícil de Israel, o Irão, é uma ação judicial política e injustificada", pode ler-se na carta.

2025-11-12
08:39

"Não nos representa e prejudica o esforço de guerra e o moral": governo israelita quer acabar com a Rádio do Exército

O ministro israelita da Defesa, Israel Katz, anunciou o desmantelamento da Rádio do Exército e ordenou o fim das transmissões até 1 de março de 2026, alegando queixas de que a estação de rádio “prejudica o esforço de guerra e o moral”.

Segundo o Times of Israel, a proposta do ministro ainda terá de ser aprovada pelo governo israelita.

“A Rádio do Exército foi criada pelo governo israelita como uma estação militar para servir como voz e ouvidos para os soldados das IDF e respectivas famílias — não como uma plataforma para opiniões, muitas das quais atacam as IDF e os seus soldados”, começou por dizer Israel Katz.

“Nos últimos anos, particularmente durante a guerra, muitos soldados e civis — incluindo famílias em luto — reclamaram repetidamente que a estação não os representa e até prejudica o esforço de guerra e o moral” acrescentou Katz. “Pior ainda, os nossos inimigos interpretam essas mensagens como se fossem transmitidas pelas próprias IDF”, denuncia.

2025-11-12
08:07

Israel reabre passagem de Zikim para permitir entrada de ajuda humanitária em Gaza

As Forças da Defesa de Israel (IDF) anunciaram hoje a reabertura da passagem de Zikim, no norte de Gaza, para permitir a entrada na Faixa de Gaza de camiões com ajuda humanitária. A informação é avançada pelo Ministério da Defesa israelita, em comunicado.

2025-11-12
00:00

Presidente israelita pede reação firme de autoridades a violência de colonos

O presidente israelita, Yitzhak Herzog, condenou esta terça-feira os atos de violência cometidos por colonos na Cisjordânia, descrevendo-os como "chocantes e graves" e apelando a uma reação firme das autoridades.

"Os deploráveis acontecimentos perpetrados na última noite por um punhado de indivíduos violentos e perigosos são chocantes e graves", afirmou Herzog na rede social X.

"Esta violência contra civis e soldados ultrapassa uma linha vermelha, e condeno-a veementemente. Todas as autoridades estatais devem agir com firmeza para erradicar este fenómeno", acrescentou o presidente.

2025-11-11
10:14

Israel intensifica ataques contra alvos do Hezbollah no sul do Líbano

Henry Galsky, correspondente da CNN Portugal em Israel, faz o ponto da situação no Médio Oriente, numa altura em que o exército israelita está a intensificar os ataques contra alvos do Hezbollah no sul do Líbano.

2025-11-11
10:14

World Press Photo. Retrato de Mahmoud Ajjour, menino de nove anos que perdeu um braço na guerra em Gaza, eleito fotografia do ano

Mariana Rettore Baptista, curadora da World Press Photo, explica a escolha do retrato de Mahmoud Ajjour, um rapaz de nove anos que perdeu um braço e ficou gravemente ferido no outro após um ataque israelita em Gaza, como fotografia do ano.

2025-11-11
08:30

IDF destroem vários edifícios em operação noturna no sul do Líbano

As tropas das Forças de Defesa de Israel (IDF) realizaram uma operação noturna no sul do Líbano e destruíram vários edifícios que, garante, estavam a ser usados pelo Hezbollah.

De acordo com o Exército israelita, soldados da 769ª Brigada Regional "Hiram" operaram na cidade fronteiriça de Houla, no sul do Líbano, na madrugada última madrugada, para destruir os edifícios.

Numa operação terrestre no mês passado, as IDF afirmam ter localizado e neutralizado vários dispositivos explosivos que estavam armazenados nos mesmos edifícios.

 

2025-11-11
08:30

IDF pedem medidas urgentes para combater escalada de violência na Faixa de Gaza

Oficiais de alto escalão das Forças de Defesa de Israel (IDF) estão a pedir medidas urgentes para combater a escalada da violência dos colonos contra os palestinianos na Cisjordânia, de acordo com uma reportagem do Ynet, citada pelo The Times of Israel.

Numa reunião recente, os comandantes de brigada da região instaram o chefe do Estado-Maior, tenente-general Eyal Zamir, a tomar medidas imediatas para conter a crescente onda de ataques violentos, com uma fonte a dizer ao jornal que "todas as linhas vermelhas foram ultrapassadas".

O jornal israelita afirma que os oficiais militares acreditam que a violência e o extremismo estão a receber apoio de alguns ministros do Governo, que parecem apoiar pessoalmente atividades ilegais, como a construção de postos avançados não autorizados.

Oficiais do exército descrevem a polícia, sob o comando do ministro da Segurança Nacional de extrema direita Itamar Ben Gvir, como relutante em fazer cumprir a lei, falhando em se mobilizar adequadamente para conter a violência e raramente prendendo suspeitos em incidentes violentos.

“A polícia não está realmente conosco nesta luta”, diz um oficial sênior. “É por isso que estamos vendo um aumento tanto na frequência quanto na gravidade desses incidentes violentos.”

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - DeepL.com

2025-11-11
08:22

Rebeldes houthis do Iémen interromperam ataques contra israel

Os rebeldes houthis do Iémen garantem que cessaram os ataques contra Israel e o transporte marítimo no Mar Vermelho, avança o jornal Times of Israel. 

Numa carta sem data, dirigida às Brigadas Qassam do Hamas, publicada online pelo grupo, os houthis deram o sinal mais claro de que os ataques foram interrompidos.

"Estamos a acompanhar de perto os desenvolvimentos e declaramos que, se o inimigo retomar a sua agressão contra Gaza, retomaremos as nossas operações militares no interior da entidade sionista e restabeleceremos a proibição da navegação israelita no Mar Vermelho e no Mar Arábico", Pode ler-se na carta assinada pelo major-general Yusuf Hassan al-Madani, chefe do Estado-Maior militar houthi. 

2025-11-11
06:09

ONU relata progressos na ajuda humanitária em Gaza mas alerta para obstáculos

O responsável da ONU para os Assuntos Humanitários, Tom Fletcher, relatou hoje progressos na assistência alimentar e hospitalar em Gaza, mas alertou que "permanecem muitos obstáculos", um mês após o início do cessar-fogo no enclave. 

Numa publicação nas redes sociais, Fletcher afirmou que a ONU está a "aproveitar todas as oportunidades" e já alimentou mais de um milhão de pessoas, mas poderá "fazer muito mais para salvar muito mais vidas" se forem "flexibilizadas as limitações" existentes. 

No último mês de cessar-fogo entre Israel e o movimento palestiniano Hamas, os centros de distribuição de alimentos foram reabertos, os hospitais estão a atender mais doentes, as estradas foram desimpedidas e as vacinações essenciais estão a ser retomadas, referiu. 

As canalizações de água potável foram reparadas, foi iniciada a distribuição de roupas de inverno e estão a ser oferecidos serviços de apoio psicossocial e de saúde mental, adiantou Fletcher. 

"Muitos obstáculos ainda permanecem. Estamos a trabalhar para ultrapassar a burocracia, facilitar o trabalho dos nossos parceiros humanitários essenciais, abrir mais passagens fronteiriças e rotas, e lidar com a insegurança persistente", afirmou. 

2025-11-10
23:53

Projeto de lei da 'pena de morte para terroristas' em Israel aprovado na primeira leitura no Parlamento

O Parlamento israelita aprovou esta segunda-feira, em primeira leitura, a proposta de lei sobre a instauração "da pena de morte para os terroristas", texto à medida para aplicar aos palestinianos reconhecidos culpados dos ataques mortíferos contra Israel.

O texto foi aprovado por uma maioria de 39 votos contra 16.

O ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben Gvir, figura da extrema-direita israelita, ameaçou deixar de votar com a maioria que apoia o Primeiro-Ministro Benjamin Netanyahu (direita) se esta proposta, apresentada por uma deputada do seu partido, não fosse sujeita a votação na Knesset.

Agora, o projeto de lei ainda precisa dos votos em segunda e terceira leituras para que possa tornar-se lei.