Em atualização

MÉDIO ORIENTE AO MINUTO | Israel confirma que os restos mortais entregues pelo Hamas pertecem a Hada Goldin

2025-11-09

GUIA RÁPIDO DE LEITURA

2024-11-06
10:22

Netanyahu felicita "aliado" Trump

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e os seus apoiantes celebraram a perspetiva de Donald Trump regressar à Casa Branca, avança a Reuters.

Felicitando Trump, Netanyahu disse que o antigo presidente estava pronto para “o maior regresso da história” e que apoiará o aliado "incondicionalmente".

"O seu regresso histórico à Casa Branca oferece um novo começo para a América e um poderoso compromisso com a grande aliança entre Israel e a América”, afirmou Netanyahu.

Siga ao minuto:

2025-11-09
18:44

Israel confirma que os restos mortais entregues pelo Hamas pertecem a Hada Goldin

As forças armadas de Israel confirmaram que os restos mortais entregues pelo Hamas à Cruz Vermelha pertencem ao oficial morto em combate em 2014, Hadar Goldin.

“Representantes das FDI [Forças de Defesa de Israel] informaram a família do tenente Hadar Goldin que o seu corpo foi repatriado para ser sepultado”, confirmou o Exército de Israel num comunicado publicado na sua conta na rede social X.

Nas últimas horas, o Hamas confirmou ter encontrado o corpo de Goldin em Rafah, cujos restos mortais estavam retidos desde que ele morreu numa emboscada em agosto de 2014.

O Hamas denunciou em várias ocasiões, desde que o cessar-fogo entrou em vigor, no dia 10 de outubro, que as forças armadas israelitas não lhe permite aceder a Rafah, onde acredita que se encontrava o cadáver do soldado.

2025-11-09
14:59

“Malditos sejam!” No funeral de Itay, o filho militar morto, o pai Ruby apontou ao Governo de Netanyahu, “que é responsável pelo 7 de Outubro”

Entre as coroas e a terra ainda húmida, Ruby Chen pediu respostas e nomes, exigiu uma comissão de inquérito “já” e, olhando o representante do executivo nos olhos, deixou um aviso que não cabe numa sala de governo: “Vocês só têm perseguido honra, poder, dinheiro e artimanhas”. Segunda-feira Benjamin Netanyahu será ouvido na Knesset sobre a criação de uma comissão de inquérito estatal às falhas de segurança do 7 de Outubro
Leia mais aqui
2025-11-09
14:47

Israel recebeu o corpo de mais um refém

Israel recebeu da Cruz Vermelha os restos mortais de um refém em Gaza, anunciou hoje o gabinete do primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu, num comunicado.

2025-11-09
14:29

Porta-voz do governo israelita descarta a presença de forças turcas em Gaza

Um porta-voz do governo israelita afirmou este domingo que soldados turcos não seriam 
enviados para Gaza como parte de uma força multinacional destinada a substituir as forças armadas israelitas, escreve a agência Reuters.
 
"Não haverá tropas turcas no terreno", disse o porta-voz Shosh Bedrosian aos jornalistas em resposta a uma pergunta.

2025-11-09
12:47

Papa Leão XIV apela para cessar-fogo nas regiões em guerra e pede negociações de paz

O Papa Leão XIV apelou este domingo, durante a oração do Angelus, para um cessar-fogo nas regiões afetadas por guerras e pediu que sejam feitos esforços no sentido de alcançar negociações de paz.

A partir da janela do Palácio Apostólico, na praça de São Pedro, no Vaticano, e perante as centenas de fiéis que assistiram à celebração desta manhã, o Papa Leão XIV disse que tem rezado, nos últimos dias, por aqueles que perderam a vida em conflitos armados.

“Entre eles, lamentavelmente, há muitos que foram assassinados em combates e bombardeamentos, mesmo civis, crianças, idosos, doentes”, disse.

“Se realmente queremos honrar a sua memória, deve-se alcançar um cessar-fogo e comprometer-se com negociações”, acrescentou o pontífice, segundo a agência noticiosa EFE.

Ainda sobre os conflitos que existem em várias partes do mundo, o Papa Leão XIV transmitiu o seu agradecimento a todos aqueles “que estão empenhados em construir a paz”.

Na mesma oração, o Papa Leão XIV falou ainda sobre as vítimas da passagem do tufão Kalmaegi, esta semana, pelas Filipinas e que provocou mais de 200 mortos.

“Rezo por todos os mortos e suas famílias, pelos feridos e pelos deslocados”, disse o pontífice.

2025-11-09
11:10

Egito e Qatar pedem definição do mandato da força internacional em Gaza

O Egito e o Qatar, mediadores da guerra na Faixa de Gaza, pediram hoje a definição do mandato e dos poderes da Força Internacional de Estabilização no enclave palestiniano, atualmente em discussão em Nova Iorque.

O pedido dos mediadores, que inclui também os Estados Unidos, foi feito durante uma chamada telefónica entre o chefe da diplomacia egípcia, Badr Abdelaty, e o homólogo qatari, Mohamed bin Abdelrahmán, para abordar a situação do cessar-fogo em Gaza, segundo um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Egito.

"A conversa abordou as consultas em curso em Nova Iorque sobre o envio da Força Internacional de Estabilização. Ambos os ministros destacaram a necessidade de definir o seu mandato e poderes de forma a apoiar os esforços de recuperação e reconstrução precoce", indicou a nota.

No início da semana, o secretário-geral da ONU, António Guterres, confirmou que os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas receberam e estavam a discutir a proposta inicial dos Estados Unido sobre Gaza, que inclui um projeto de resolução para o estabelecimento desta força internacional.

Segundo o portal norte-americano `Axios` e o israelita `Ynet`, o mandato da força internacional de segurança em Gaza será de pelo menos dois anos.

O documento, rotulado como "sensível, mas não confidencial", daria aos Estados Unidos e a outros países um amplo mandato para governar Gaza e garantir a segurança até fins de 2027, com a possibilidade de prorrogações posteriores, de acordo com ambos os meios de comunicação.

Por outro lado, ambos os ministros confirmaram a continuidade da "plena coordenação e consultas" entre o Cairo e Doha para consolidar o cessar-fogo em Gaza, bem como a implementação do chamado "plano de paz" do Presidente norte-americano, Donald Trump, para pôr fim à guerra.

O acordo assinado por Israel e pelo grupo islamista palestiniano Hamas estabelece que a trégua abrange toda a Faixa de Gaza e que o exército israelita deve retirar-se até uma fronteira imaginária e mal sinalizada denominada "linha amarela", mas isso não significa que o cessar-fogo não se aplique para além dela.

Os soldados israelitas mataram mais de 240 pessoas desde o início da trégua em Gaza, de acordo com dados do Ministério da Saúde do enclave, liderado pelo Hamas.

2025-11-09
09:11

Hamas anuncia devolução do corpo de tenente israelita ao meio-dia. Hadar Goldin morreu em 2014

A ala militar do Hamas anunciou que vai entregar este domingo pelas 14h00 (hora local de Israel; meio-dia em Lisboa) o corpo do oficial das IDF Hadar Goldin.

Este tenente foi morto e o corpo capturado durante a "Operação Margem Protetora", uma ofensiva israelita na Faixa de Gaza em 2014.

As listas conhecidas até ao anúncio apontavam para cinco corpos de reféns ainda retidos em Gaza: o tenente Hadar Goldin, mas também o sargento-mor Ran Gvili, além dos civis Meny Godard, Dror Or e Sudthisak Rinthalak.

No sábado, um responsável do Hamas dissera que o corpo de Goldin fora recuperado numa área de Rafah, no sul de Gaza, sob controlo do Exército israelita.

2025-11-09
09:01

Hamas promete que combatentes cercados em Rafah não se renderão

A ala militar do Hamas afirmou este domingo que "a ocupação [Israel] assume inteira responsabilidade pelo confronto com os nossos combatentes em Rafah", uma zona sob controlo israelita, e garantiu que estes "não se entregarão".

No mesmo comunicado, as Brigadas Izz al-Din al-Qassam sublinham que "no nosso léxico não há lugar para o princípio da rendição ou de entrega ao inimigo" e instam os mediadores a encontrarem "uma solução que assegure a continuidade do cessar-fogo".

O movimento acrescenta que a recuperação dos restantes corpos de reféns exige equipas adicionais e meios técnicos.

2025-11-09
08:48

Sete palestinianos feridos em alegado ataque de colonos perto de Jerusalém

Sete palestinianos ficaram feridos num alegado ataque de colonos israelitas na zona da aldeia de Jaba, na Cisjordânia, e num acampamento beduíno nas imediações, a norte de Jerusalém, segundo meios de comunicação palestinianos.

Vídeos divulgados ao início da manhã deste domingo mostram estruturas queimadas e relatos apontam que os edifícios terão sido incendiados por colonos. Mais tarde, imagens do local mostram confrontos, com indivíduos — aparentemente palestinianos e colonos — a atirar pedras mutuamente.

As Forças de Defesa de Israel (IDF) não emitiram, para já, qualquer reação.

2025-11-09
08:23

Número de mortos na Faixa de Gaza ultrapassa 69 mil

Mais de 69 mil habitantes da Faixa de Gaza morreram na guerra entre Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas, disseram as autoridades de saúde do enclave.

O novo balanço, divulgado no sábado, representa um aumento justificado com a recuperação e identificação de mais corpos na Faixa de Gaza desde o início do cessar-fogo, a 10 de outubro.

O Ministério da Saúde de Gaza informou que o número de mortos na região desde o início da guerra subiu para 69.169.

O ministério, parte do Governo controlado pelo Hamas e composto por profissionais médicos, mantém registos detalhados considerados geralmente fiáveis ​​por especialistas independentes.

O ministério disse que 284 pessoas foram adicionadas ao total depois de as identidades terem sido verificadas entre 31 de outubro e sexta-feira passada.

Nos últimos três dias, dez corpos foram levados para hospitais em Gaza — nove recuperados dos escombros e um recém-falecido, disse o ministério.

Desde o início do cessar-fogo, 241 pessoas foram mortas em Gaza, enquanto um grande número de palestinianos continua desaparecido, acrescentou.

O número inclui também palestinianos mortos por ataques, realizados já durante a trégua, que Israel diz terem como alvo os restantes militantes do Hamas.

O exército de Israel admitiu ter matado no sábado dois palestinianos na Faixa de Gaza, depois de estes terem atravessado a “linha amarela” e se terem aproximado das tropas, segundo um comunicado das forças armadas.

Em dois tiroteios distintos no norte e no sul de Gaza, as forças armadas dispararam contra os cidadãos palestinianos que atravessaram esta linha de demarcação imaginária ao identificá-los como "terroristas", alegando que representavam uma "ameaça imediata" para os soldados.

As regras de empenhamento do exército israelita tendem a permitir que os soldados abram fogo no momento em que se sentem ameaçados, o que abre a porta a disparar contra civis.

O acordo assinado pelo Hamas e Israel estipula que a trégua abrange toda a Faixa de Gaza e que o exército israelita deve recuar para a "linha amarela", mas isso não significa que o cessar-fogo não se aplique para além dela.

Também no sábado, Israel devolveu os corpo de mais 15 palestinianos, segundo as autoridades hospitalares da Faixa de Gaza, um dia depois de os militantes do Hamas terem devolvido os restos mortais de um refém.

O corpo foi identificado como Lior Rudaeff, de acordo com o gabinete do primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu. O Fórum de Reféns e Famílias Desaparecidas afirmou que Rudaeff nasceu na Argentina.

Também no sábado, colonos israelitas realizaram dois ataques contra agricultores palestinianos e outras pessoas na Cisjordânia ocupada, numa altura em que a violência dos colonos tem aumentado com a apanha da azeitona.

2025-11-08
14:52

Colonos israelitas ferem civis, jornalistas e paramédicos em ataque na Cisjordânia

Pelo menos 11 pessoas ficaram feridas, incluindo paramédicos e jornalistas, após colonos israelitas terem atacado a aldeia palestiniana de Beita, perto de Nablus, no norte da Cisjordânia, segundo relatos do Crescente Vermelho palestiniano e dos serviços de saúde palestinianos.

2025-11-08
13:59

Hamas diz que número de palestinianos mortos ultrapassa os 69.000

As autoridades de saúde da Faixa de Gaza afirmam hoje que mais de 69.000 palestinianos, na maioria civis, foram mortos na guerra entre Israel e o Hamas, iniciada a 07 de outubro de 2023.

2025-11-08
10:43

Sul do Líbano: Bruxelas fala em violação do cessar-fogo, relatos dão conta de um morto em ataque de drone

A União Europeia condenou este sábado os ataques aéreos israelitas no sul do Líbano, pedindo a Telavive que "respeite o cessar-fogo" firmado com o Hezbollah em novembro. Quase em simultâneo, meios de comunicação libaneses relataram pelo menos um morto num ataque de drone que atingiu um automóvel entre Shebaa e Rashaya al-Wadi, no sudeste do país.

Em comunicado, o porta-voz dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, Anouar El Anouni, instou Israel a “cessar todas as ações que violam a Resolução 1701 e o acordo de cessar-fogo alcançado há um ano”, sublinhando que o foco “de todas as partes” deve ser preservar a trégua e o progresso obtido.

Bruxelas apelou também “a todos os atores libaneses, em especial ao Hezbollah”, para que evitem medidas ou respostas que agravem a situação. Do lado israelita, e embora não tenha havido uma reação imediata das Forças de Defesa de Israel ao ataque mortal mais recente, a justificação oficial mantém-se: as operações aéreas visariam travar esforços de rearmamento do Hezbollah em violação do cessar-fogo.

2025-11-08
10:09

Sem luz nem acusação: Rakefet, a prisão subterrânea onde Israel mantém palestinianos de Gaza

Em Ramla, abaixo do nível do chão, Rakefet voltou a abrir portas depois do 7 de Outubro por ordem de Itamar Ben-Gvir, ministro da Segurança Nacional de Netanyahu e dirigente da extrema-direita israelita. Em Rakefet Israel mantém dezenas de palestinianos de Gaza detidos sem acusação nem julgamento. Concebida para 15 reclusos e hoje com cerca de 100, a prisão subterrânea é descrita por advogados do Comité Público contra a Tortura em Israel como cenário de tortura e violação do direito internacional
Leia mais aqui
2025-11-08
08:58

Alegado plano contra embaixador israelita no México é invenção dos media

A embaixada do Irão no México denunciou como uma "invenção mediática" o alegado plano iraniano contra a embaixadora israelita na capital mexicana, Einat Kranz-Neiger.

"A acusação de uma alegada tentativa iraniana de assassinar a embaixadora do regime israelita no México é uma invenção mediática, uma mentira descarada", afirmou na sexta-feira a embaixada do Irão na Cidade do México.

O objetivo "é prejudicar as relações amistosas e históricas entre os dois países [México e Irão], que rejeitamos categoricamente", acrescentou a embaixada, numa série de mensagens publicadas na rede social X.

Horas antes, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel agradeceu às autoridades mexicanas por frustrarem o que descreveu como um plano apoiado pelo Irão contra Einat Kranz-Neiger.

Um responsável das autoridades norte-americanas indicou à agência de notícias France-Presse (AFP) que o alegado plano envolvia o assassínio da diplomata.

“O plano foi frustrado e não representa, atualmente, uma ameaça”, disse à AFP o dirigente, que pediu para não ser identificado.

Segundo a mesma fonte, o plano foi delineado em 2024 pela Força Quds, o braço de operações estrangeiras da Guarda Revolucionária Islâmica, o exército ideológico do Irão.

De acordo com o portal de notícias norte-americano Axios, a tentativa de assassínio foi frustrada no verão passado.

"O Irão e o México partilham interesses idênticos. A segurança e a reputação do México são também a segurança e a reputação do Irão. Nunca trairemos a confiança que o Governo mexicano depositou em nós", garantiu a embaixada iraniana.

"De forma alguma prejudicaremos a boa imagem dos mexicanos, nossos amigos. Consideramos trair os interesses do México como trair os nossos próprios. Respeitar as leis mexicanas é a nossa maior prioridade", acrescentou a missão diplomática.

A embaixada declarou ainda que "a acusação de antissemitismo contra o Irão é uma grande mentira inventada pelas mentes dos líderes racistas israelitas" e sublinhou que no Irão "existem mais de 100 sinagogas, todas abertas ao público e sem necessidade de seguranças".

Também na sexta-feira, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do México e o Ministério da Segurança e Proteção dos Cidadãos negaram ter recebido qualquer relato ou ter tido qualquer intervenção contra um alegado ataque iraniano.

Segundo Israel, o plano terá tido origem após ataques aéreos, atribuídos a Telavive, em abril de 2024, ao anexo consular da Embaixada do Irão em Damasco, na Síria, que mataram vários membros da Guarda Revolucionária Islâmica.

O Irão prometeu retaliar e lançou um ataque com mísseis e drones contra Israel.

Os serviços de informações de Israel acusaram em várias ocasiões a Força Quds de planear ataques contra alvos israelitas e judeus no estrangeiro.

2025-11-07
22:39

Israel rejeita mandado de prisão turco contra Netanyahu e diz ser "manobra" do "tirano Erdogan"

Israel rejeitou hoje os mandados de prisão por "genocídio" emitidos pela Procuradoria-Geral de Istambul contra o primeiro-ministro israelita e outros ministros, relacionados com a guerra em Gaza, considerando-os "golpe publicitário" do presidente turco Recep Tayyip Erdogan.

"Israel rejeita veementemente, com desprezo, o último golpe publicitário do tirano Erdogan", escreveu o ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Gideon Saar, numa mensagem em inglês na rede social X.

"Na Turquia de Erdogan, o sistema judicial há muito que se tornou uma ferramenta para silenciar rivais políticos e deter jornalistas, juízes e presidentes de câmara", acrescentou Saar, referindo-se em particular ao presidente da câmara de Istambul, Ekrem Imamoglu, opositor do presidente turco, preso desde março e alvo de numerosos processos judiciais.

2025-11-07
20:54

Israel recebe corpo de presumível refém do Hamas

O corpo de um presumível refém do movimento palestiniano Hamas na Faixa de Gaza foi hoje entregue pela Cruz Vermelha às autoridades israelitas, anunciou o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. 

Em comunicado, o gabinete do chefe do governo israelita adianta que o cadáver foi entregue na Faixa de Gaza às forças de defesa israelitas (FDI) e à agência de segurança interna (Shin Bet), e será identificado no Instituto Nacional de Medicina Legal. 

Num outro comunicado, as FDI adiantaram que a urna, escoltado por tropas israelitas, já atravessou a fronteira e encontra-se em território israelita.   

“As FDI pedem ao público que aja com cautela e aguarde a identificação oficial, que será comunicada em primeiro lugar às famílias dos reféns falecidos”, adiantam as FDI. 

2025-11-07
20:00

Turquia emite mandados de captura para Netanyahu e autoridades israelitas

A Justiça turca emitiu hoje mandados de captura por genocídio para o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e vários responsáveis israelitas, incluindo os ministros da Defesa, Israel Katz, e da Segurança Nacional, Itamar Ben-Gvir.

2025-11-07
19:45

ONU denuncia acesso humanitário lento e limitado a Gaza

A ONU denunciou hoje que o acesso humanitário a Gaza permanece "limitado a apenas duas passagens de fronteira", onde a entrada de certos itens e de pessoal de organizações não-governamentais "é proibida".

2025-11-07
16:17

Jihad Islâmica Palestiniana em Gaza vai entregar corpo de refém a Israel

A Jihad Islâmica Palestiniana em Gaza vai entregar ainda hoje a Israel um corpo de um refém.

De acordo com o braço armado do grupo, citado pela Reuters, a entrega está prevista para esta noite.