Em atualização

Benfica: Rui Costa faz balanço do mercado de inverno

Presidente das águias fala aos adeptos em entrevista à BTV
2023-02-02
2023-02-02
21:23

Benfica revela receitas e gastos do mercado de inverno

Águias fizeram 128,3 milhões de euros em vendas, e gastaram 16 milhões em compras
Leia mais aqui
2023-02-02
19:59

«André Almeida será sempre um dos nossos»

«Deixo o André Almeida para o fim porque o André é um dos nossos. Esteve presente nos últimos 15 títulos do clube e merece todo o respeito de todos nós. Nem sempre foi compreendido, mas será sempre um dos nossos.

Depois da lesão teve pouca utilização, este ano não teve nenhum minuto.

Dando-lhe a rescisão no último dia de mercado, pode escolher um novo clube. Aconteceu para lhe dar a possibilidade e prosseguir a carreira.»

2023-02-02
19:57

Rui Costa fala sobre as renovações

«Temos praticamente fechadas as renovações de Vlachodimos e de André Gomes»

2023-02-02
19:57

Sobre os empréstimos

«Não queremos que nenhum jovem interrompa o seu crescimento. Todos os benfiquistas esperávamos mais utilização do Henrique Araújo. Mas a partir de um certo momento, voltar à equipa B já não é crescimento, é apenas rodagem.

Tal como fizemos antes com o Florentino, às vezes preferimos que vão rodar parar conhecer outras realidades para voltar depois. Até o Rui Costa teve de passar por isso.

O Florentino voltou como voltou e hoje é essencial na equipa. Foi isso que tentámos fazer com o Paulo Bernardo e o Henrique Araújo.

O Henrique é capaz de ser o empréstimo que mais preocupa os sócios, mas escolhemos um campeonato em que ele vai crescer muito, se conseguir manter a regularidade.

O Paulo Bernardo vai estar a jogar no campeonato português, o João Victor vai para França porque ia ter poucas oportunidades para jogar e vai adaptar-se ao futebol francês.

Seferovic é diferente, não estava a ter a utilização que queria na Turquia e agora vai para Espanha, onde esperamos que tenha mais utilização.»

2023-02-02
19:47

A explicação para a não substituição de Enzo

«Possibilidade de venda surgiu ainda em dezembro, antes de abrir o mercado. Mas não queríamos perder nenhum jogador fundamental. Quando fizemos a análise do que precisávamos, não estava contemplado qualquer médio centro. A 10 horas de fechar o mercado havia a possibilidade de Enzo ficar.

E todos os alvos que tínhamos, nos últimos dois dias de mercado, seriam muito difíceis de trazer. Tínnhamos um par de alvos bem definido, mas não íamos conseguir chegar lá. E só queríamos mais-valias. Mas não só os clubes não os libertariam, como qualquer jogador que quiséssemos nesse momento valeria muito mais por estarmos “desesperados”.

Não havendo os alvos que queríamos, não ia trazer nenhum jogador só para mostrar que tínhamos contratado alguém para o lugar do Enzo.

Completar por completar, temos os jogadores da equipa B. Como o João Neves que começou a época na equipa B e está a jogar na equipa principal. Temos jovens jogadores que estão a corresponder na equipa principal.

O apelo que faço é que não seja só eu a acreditar nos jogadores que nos querem representar.»

2023-02-02
19:40

Rui Costa explica o pagamento da comissão de intermediação da venda de Enzo

«Não se consegue trazer um jogador que tem o mercado que tinha o Enzo sem dar ao agente um mandato de venda. Porque é aí que vão buscar o lucro. Esse mandato costuma ser de 10 por cento da venda. Isto não é o Benfica, são todos os clubes. Isso fica definido no momento da compra. Seja feita a venda pelo valor que for. O que fizemos foi reduzir essa percentagem, mas não há como fugir a uma coisa destas. Os jogadores não assinam pelo clube sem que a posição do agente esteja assegurada.»

2023-02-02
19:32

«Não vou ficar a chorar por alguém que não queria jogar no Benfica»

«O que estamos a tentar construir é compromisso com o clube e os adeptos. Compromisso foi o que os jogadores fizeram em Arouca, sabendo tudo o que estava a acontecer. É esse compromisso que eu quero.

Perdemos um grande jogador, mas não vou ficar a chorar por alguém que não quer estar no Benfica. É isso que peço aos adeptos.

Fui educado a respeitar a camisola do Benfica. E a partir de dado momento, a escolha do Enzo foi não ficar no Benfica.

No Benfica só estarão jogadores que tenham orgulho nesta camisola. E falo também para a formação.

O que se passou nos últimos dias entre o Benfica, o Chelsea e o jogador vai ficar entre nós.

Não vendemos o Enzo, perdemos o Enzo. A ideia sempre foi a de ficar com ele.

Não foi por acaso que este negócio fosse até ao limite do tempo. Porque fizemos de tudo para manter o Enzo.»

2023-02-02
19:29

Rui Costa: «Enzo? Estar comprometido não é bater no peito»

Presidente do Benfica explica venda do jogador ao Chelsea
Leia mais aqui
2023-02-02
19:26

«Estar comprometido com o projeto não é bater no peito quando marca»

«Demos-lhe a possibilidade de não perder um euro até ao final da época.

A meio da tarde do último dia, propus ele ficar até ao final da época, assinando logo, e reduziríamos o valor da transferência. Mas o jogador mostrou-se contra ficar no Benfica. E é aqui que as coisas mudam. Porque ele não iria perder um euro, e mesmo assim não quis ficar.

É aqui que eu mudo. Porque ele não estava a mostrar qualquer compromisso com o Benfica. Aí achei que ele não podia jogar mais no Benfica. Misturou-se o benfiquista que sou, o presidente que tem de gerir, e o homem de balneário que sempre fui.

Mostrou-se completamente descomprometido com o projeto. Estar comprometido com o projeto não é bater no peito quando marca. Isso qualquer um faz.»

2023-02-02
19:24

Rui Costa fala da intrasigência de Enzo em ficar no Benfica

«Enzo não era uma transferência que queríamos fazer.  Tudo foi feito para que essa venda não se efetuasse. Estou de consciência tranquila, mas tão triste como qualquer benfiquista. Desde o primeiro dia que tentámos não o perder a meio do ano. Eu assumi que não iria vender nenhum dos principais jogadores abaixo da cláusula de rescisão.

Mas desde o início o Enzo mostrou a vontade de não ficar no Benfica.

Nós tememos sempre o valor da cláusula de Enzo. O Chelsea começou por trazer, depois desistiu dela e voltou a dois dias do final do mercado.

Propusemos o aumento salarial. A proposta que o Chelsea lhe fez, metade dela era inviável para nós. É normal que consigam aliciar um jogador em Portugal. Ainda assim, tudo fizemos para mitigar essa perda do Enzo até ao fim da época.

Ele é um jogador extraordinário, não ia perder valor até ao fim da época. Mostrámos que no final da época, iria aparecer o Chelsea e mais um sem número de clubes. Percebo que o jogador entenda que não podia desaproveitar a proposta, até para deixar a família tranquila financeiramente para o resto da vida.»

2023-02-02
19:14

Sobre a abordagem que estava pensada para este mercado

«Precisávamos de mais um extremo e mais um homem de área. Daí surgirem os nomes de Casper e do Schjelderup. Dois jogadores de grande futuro, mas já de presente, escolhidos entre a equipa técnica e a direção.

Ainda não foram utilizados porque estavam em pausas de inverno nos campeonatos em que jogavam. Isso estava previsto. Estão a fazer uma mini pré-época. Estamos cada vez mais certos da nossa opção.

Cada vez vamos olhar mais para o mercado nórdico, porque está com muito potencial.»

2023-02-02
19:12

«Guedes não entrava na equação»

«O Guedes não estava na equação inicial. Não esperávamos poder voltar a ter em casa o nosso Gonçalo Guedes.

Surgiu a possibilidade de ele sair do Wolverhampton e percebemos que podíamos lutar por ele. Negócio foi feito em dois dias, mérito para ele, que tinha propostas de outros campeonatos, mas não hesitou e quis voltar a casa.

Foi uma carta fora do baralho, pode jogar em várias posições, é da casa, tem imensa vontade de jogar no Benfica e não pensámos duas vezes também.»

2023-02-02
19:08

Rui Costa deixa palavra para Brooks

«O Brooks chegou no último dia de mercado, quando o António não era o António, Morato, João Víctor e Lucas estavam lesionados.

Na altura fomos buscá-lo porque só tínhamos o Otamendi e o António Silva para jogar a Liga dos Campeões. Precisávamos de precaver esta posição. Estou muito grato à disponibilidade que mostrou, não teve a utilização que esperava porque o António agarrou o lugar e não o largou mais.

Dois meses depois, tínhamos seis centrais a trabalhar, o que não dava para continuar. Daí a chegada e saída pouco depois de entrar. O João Victor também foi emprestado, mas com ideia de voltar.»

2023-02-02
19:04

Rui Costa sublinha a redução de ativos sob contrato

«Ideia foi continuar o projeto de reduzir o número de ativos dos últimos anos, entre jogadores do plantel e emprestados. Começámos a época com 65 ativos, u número exagerado, e temos agora 37 ativos. Quisemos menos quantidade e mais qualidade.

Em duas janelas de mercado fizemos o que achávamos que só conseguiríamos em três janelas de mercado.»

2023-02-02
19:02

Começou a entrevista de Rui Costa

2023-02-02
18:35

Entrevista tem início previsto para as 19h

2023-02-02
18:35

Transferência de Enzo para o Chelsea em destaque

A mudança do médio argentino para Inglaterra será, certamente, um dos temas alvo de maior foco.

2023-02-02
18:34

Rui Costa explica o mercado do Benfica

Rui Costa vai explicar nesta quinta-feira, em entrevista à BTV, as transferências do mercado de inverno do Benfica.

2023-02-02
18:26