AO MINUTO Isabel II enterrada na capela do Castelo de Windsor
O que está a acontecer
-
Palácio de Buckingham divulga novo retrato da rainha Isabel II
-
Príncipe George e princesa Charlotte, os filhos mais velhos de William, vão estar presentes no funeral da rainha
-
Carlos III agradece "todas as mensagens de condolências e apoio" que tem recebido nos últimos dias
-
Três dias de luto pela morte de Isabel II? Marcelo lembra que "parte da nossa independência deve-se ao Reino Unido"
-
"Vergonha para o Brasil": Bolsonaro acusado de aproveitamento político no velório da rainha Isabel II
-
Do “sorriso inesquecível” à “mulher solitária”, rainha consorte relembra Isabel II em entrevista à BBC
"Que os anjos a levem ao seu eterno descanso"
"Que os anjos a levem ao seu eterno descanso” - é com esta frase, retirada de "Hamlet", de Shakespere, e que já tinha sido usada por Carlos III no seu primeiro discurso ao reino, que a Casa Real se despede da Rainha Isabel II, pondo assim um ponto final no intenso dia de cerimónias fúnebres.
‘May flights of Angels sing thee to thy rest.’
— The Royal Family (@RoyalFamily) September 19, 2022
In loving memory of Her Majesty The Queen.
1926 - 2022 pic.twitter.com/byh5uVNDLq
Funeral de Isabel II: tradição, emoção e nem uma quebra ao protocolo no último adeus à Rainha
Esta segunda-feira fica marcada pelas homenagens na despedida da Rainha Isabel II. Ainda assim, nem no funeral foi possível quebrar o protocolo pelo qual se rege a Família Real.
Funeral de Isabel II: os símbolos escondidos nas indumentárias da Família Real
Dos grandes aos mais pequenos gestos, esta segunda-feira fica marcada pelas homenagens na despedida da Rainha Isabel II. No guarda-roupa dos presentes, houve alguns símbolos que à primeira vista podem ter passado despercebidos.
Funeral de Isabel II: maior encontro de líderes mundiais dos últimos tempos exigiu operação de segurança sem precedentes
Para o funeral de Isabel II, foi montada a maior operação de segurança de sempre, em Londres. Tudo foi organizado em grande secretismo e contou com a mobilização de mais de dez mil polícias.
Presidentes, primeiros-ministros, reis e Marcelo ao lado de Biden. Líderes mundiais reúnem-se no funeral de Isabel II
Quase 500 dignatários de todo o mundo marcaram presença na cerimónia fúnebre da Rainha Isabel II, entre chefes de estado e de governo e vários membros de famílias reais. Marcelo Rebelo de Sousa foi um dos presentes e acabou sentado próximo de Joe Biden.
Ecrãs gigantes a negro, lojas e restaurante encerrados e milhares de homenagens. Londres parou no último adeus a Isabel II
A capital britânica prestou uma última homenagem à Rainha Isabel II. Foram muitas as lojas e restaurantes que fecharam portas, para além de terem sido cancelados todos os espetáculos. A reportagem é dos enviados especiais da TVI/CNN Portugal Filipe Caetano e João Paulo Delgado.
Funeral de Isabel II: rainha foi sepultado ao lado do marido
O corpo da rainha Isabel II foi transportado de carro até ao castelo de Windsor, sempre com grandes multidões a acompanhar o percurso. As cerimónias terminaram com um serviço fúnebre público e o sepultamento, ao qual apenas a família assistiu. Isabel II ficará ao lado do seu marido, Filipe, da sua irmã, Margarida, e dos seus pais.
Presidentes, primeiras-ministros, reis e Marcelo ao lado de Biden. Líderes mundiais reúnem-se no funeral de Isabel II
Quase 500 dignatários de todo o mundo marcaram presença na cerimónia fúnebre da Rainha Isabel II, entre chefes de estado e de governo e vários membros de famílias reais. Marcelo Rebelo de Sousa foi um dos presentes e acabou sentado próximo de Joe Biden.
Felipe VI e Juan Carlos juntos em público pela primeira vez em dois anos
O funeral de Isabel II contou com a presença de mais de dois mil convidados dos quatro cantos do mundo. Para além de presidentes e chefes de Estado, na cerimónia estiveram também várias famílias reais, como as de Espanha, Mónaco e Bélgica.
Dois anos depois, Juan Carlos e o filho, o rei Felipe VI, reuniram-se pela primeira vez em público para se despedirem de Isabel II. Um encontro em Londre, onde também estiveram Letizia e a rainha emérita Sofia.
Charlotte e George participaram no funeral da avó ao lado de toda a família
Com apenas 7 e 9 anos, Charlotte e George participaram num dos momentos mais marcantes da história do país. Os filhos mais velhos dos príncipes de Gales, despediram-se da bisavó Isabel II, ao lado dos pais. Depois de terem refletido sobre o assunto, William e Kate optaram por integrar George e Charlotte neste que foi um dia chave para a família Windsor. De fora, ficou apenas o príncipe Louis, de quatro anos.
Isabel II uniu o povo britânico pela última vez
Flores e aplausos. Milhares de pessoas juntaram-se nas ruas de Londres para assisitir ao funeral de Isabel II. Um adeus emotivos, com significados diferentes para cada uma.
“Chegámos às 6:00”. Milhares de britânicos esperaram longas horas pelo cortejo fúnebre “histórico” de Isabel II
A espera pelo cortejo fúnebre começou já durante a noite. Milhares alinharam-se ao longo do percurso, sobretudo junto ao Castelo de Windsor, que será o último local de repouso da Rainha Isabel II.
Cortejo monumental, 96 badalada e a cerimónia na Abadia de Westminster. A manhã do dia do funeral de Isabel II
Ao fim de quatro dias de velório no Salão de Westminster, o corpo da Rainha Isabel II seguiu para a vizinha Abadia de Westminster, onde ocorreu a cerimónia principal das exéquias fúnebres. No cortejo e atrás da urna, o Rei Carlos III e a família real, incluindo os restantes três filhos de Isabel II, e os netos, William e Harry.
Isabel II é a 11.ª monarca enterrada na capela do Castelo de Windsor
A rainha Isabel II é a 11.ª monarca a ser enterrada na Capela de São Jorge, a capela do Castelo de Windsor. Será sepultada ao lado do pai, o rei George VI, a rainha mãe e a sua irmã, Margaret, além do seu marido, o duque de Edimburgo, que morreu no ano passado.
Isabel II, bem como os seus familiares mais próximos, não ficarão no jazigo real da capela, mas num anexo da capela principal, a Capela Memorial do rei George VI.
Esta capela foi encomendada por Isabel II para sepultar o pai, que morreu subitamente aos 56 anos em 1952. Até o Memorial ser concluído, o corpo de George VI ficou no jazigo real da Capela de São Jorge, que abriga os túmulos de Henrique VIII, Carlos I e de vários outros monarcas e familiares.
Cerimónia pública em Windsor com muitos funcionários das residências da rainha
Em comparação com a cerimónia realizada de manhã na Abadia de Westminster, a cerimónia da tarde, em Windsor, juntou menos pessoas, ainda que fossem cerca de 800 convidados.
Excetuando alguns chefes de Estado - nomeadamente o primeiro-ministro canadiano, a primeira-ministra da Nova Zelândia ou mesmo a própria primeira-ministra da Inglaterra, bem como antigos governantes britânicos - a maioria dos convidados eram funcionários das residências da rainha, indica o The Guardian.
A cerimónia terminou pelas 17:00, com os membros da família real a saírem da Capela de São Jorge de carro, onde regressarão às 19:30 para a última cerimónia privada.
Terminou última cerimónia pública. O que acontece a seguir?
No final do serviço de compromisso, a última cerimónia pública do dia, a família real abandonou a Capela de São Jorge, dirigindo-se ao edifício do Palácio de Windsor.
Às 19:30, a família real regressará à capela para uma cerimónia privada, longe das câmaras, altura em que a rainha Isabel II será sepultada ao lado do marido, o duque de Edimburgo.
A imprensa britânica assinala que não foram divulgados pormenores desta derradeira cerimónia. O Palácio de Buckingham disse apenas que será uma "ocasião de família profundamente pessoal".
Cães da rainha assistiram à chegada da urna a Windsor
Os dois corgis da rainha, Sandy e Muick, foram trazidos para a rua por um funcionário da Casa Real para assistirem à chegada da urna de Isabel II ao Castelo de Windsor.
Já foi tornado público que o príncipe André será o próximo cuidador dos cães da rainha, que tinha uma predileção por corgis.
The Queen's corgis, Muick and Sandy are walked inside Windsor Castle ahead of the Committal Service
— Elliot Wagland (@elliotwagland) September 19, 2022
Pic AFP pic.twitter.com/TXLz1pcpfi
Urna levada para a cripta real
Ao som da gaita-de-foles, a urna da rainha é levada para cripta real na Capela de São Jorge, antes de Isabel II ser sepultada numa cerimónia privada em família.
A urna de Isabel II na Capela de São Jorge, rodeada pelos membros da família real
Joias da coroa retiradas da urna de Isabel II
Seguindo o protocolo, durante o serviço de compromisso da rainha, a coroa, a orbe e o ceptro régio são retirados de cima da urna de Isabel II pelo joalheiro da coroa.
As joias da coroa ficarão agora no altar da Capela de São Carlos e serão eventualmente devolvidas à Torre de Londres.
Esta foi a coroa com que a rainha saiu da Abadia de Westminster quando foi coroada, após a morte do pai.