Em atualização

AO MINUTO Massacre em escola primária do Texas

O governador do estado do Texas garantiu que o agressor, um jovem de 18 anos, perdeu a vida. O tiroteio ocorreu numa escola primária da localidade de Uvalde, com cerca de 16.000 habitantes
2022-05-24

O que está a acontecer

  • Pelo menos 19 crianças e dois professores morreram após um tiroteio na Robb Elementary School em Uvalde, no estado do Texas

  • Joe Biden reagiu ao tiroteio: "Quando é que vamos fazer frente ao lobby das armas?"

  • Kamala Harris pede "coragem para agir" sobre a regulamentação de armas

  • Barack Obama acusou o lóbi das armas e o Partido Republicano pela paralisia do país

  • Atirador tinha um revólver, uma arma de assalto AR-15 e carregadores de alta capacidade.

  • Atirador tem 18 anos e foi morto pela polícia, de acordo com uma declaração do Governador do Texas

  • Antes do tiroteio, suspeito terá disparado sobre a avó. Idosa está hospitalizada em estado grave.

2022-05-25
04:14

Avó de Salvador Ramos hospitalizada em estado crítico

A avó do atirador da escola primária de Uvalde, no Texas, está hospitalizada em estado crítico, adianta a CNN Internacional. A confirmação foi avançada pelo Departamento de Segurança Pública do Texas.

Salvador Ramos terá disparado sobre a sua avó antes de se dirigir para a escola, onde matou pelo menos 21 pessoas.

A idosa chegou a ser dada como morta, informação que não se confirma. A avó de Ramos foi levada de avião para o hospital, onde está em estado crítico.

Siga ao minuto:

2022-05-26
22:57

Moscovo poderá ajudar a “superar a crise alimentar” se as sanções forem levantadas

A Rússia "está pronta para dar uma contribuição significativa para superar a crise alimentar através da exportação de grãos e fertilizantes, sujeita ao levantamento de restrições politicamente motivadas pelo Ocidente", disse Putin, de acordo com um comunicado do Kremlin, durante um telefonema com o primeiro-ministro de Itália, Mario Draghi.

A conversa ocorreu por iniciativa de Mario Draghi.

O chefe de Estado russo assegurou que as acusações ocidentais de que Moscovo, desde a sua ofensiva na Ucrânia, bloqueou as exportações de cereais ucranianos são "infundadas".

"As dificuldades que surgiram estão ligadas, entre outras coisas, a interrupções no funcionamento das cadeias produtivas e logísticas, bem como à política financeira dos países ocidentais durante a pandemia do novo coronavírus", indicou.

"A situação agravou-se devido às restrições antirrussas impostas pelos Estados Unidos e pela União Europeia", frisou, referindo-se aos pacotes de sanções sem precedentes que atingiram a Rússia.

2022-05-25
16:51

O medo, a paranoia e as ligações à Rússia. NRA, o lóbi das armas a que ninguém faz frente

Apesar das polémicas e dos debates, este lóbi vai-se mantendo no tempo e continua a ser apoiado por milhares de norte-americanos, muito à custa de uma cultura do medo
Leia mais aqui
2022-05-25
16:22

Raiva, raiva, raiva, raiva e um treinador a esmurrar a mesa: "Não vou falar de basquetebol. Perguntas de basquetebol não interessam. Temos crianças a serem mortas na escola"

A América está indignada. E está a manifestar-se. Motivo: o ataque no Texas em que um rapaz de 18 anos assassinou 19 crianças e dois adultos
Leia mais aqui
2022-05-25
16:22

Psicose delirante crónica: a perturbação que pode estar na base do ataque a escola primária do Texas

O que é que leva um jovem de 18 anos a matar dezenas de pessoas? A psicóloga Melanie Tavares explica que, no caso do tiroteio no Texas, o jovem aparentava sofrer de psicose delirante crónica. Ao contrário da esquizofrenia, as pessoas que sofrem desta perturbação sentem-se perseguidas por entidades concretas

2022-05-25
15:34

"As leis de armas de bom senso não previnem todas as tragédias, mas têm um impacto positivo", diz Biden

O presidente norte-americano, Joe Biden, defendeu esta quarta-feira que, embora as "leis de armas de bom senso" não consigam "prevenir todas as tragédias", está provado que têm "um impacto positivo" na sociedade.

"Sabemos que as leis de armas de bom senso não conseguem nem vão prevenir todas as tragédias. Mas sabemos que elas resultam e têm um impacto positivo", escreveu Biden numa publicação no Twitter, apontando como exemplo a proibição de armas de assalto.

"Quando aprovámos a proibição de armas de assalto, os tiroteios em massa diminuíram. Quando a lei expirou, os tiroteios em massa triplicaram", acrescentou.

2022-05-25
14:33

Atirador estava barricado na sala de aulas onde estavam todas as vítimas do tiroteio

Um oficial das Forças Armadas adiantou ao The Wallstreet Journal que Salvador Ramos, autor do tiroteio na escola primária no Texas, barricou-se numa sala de aulas, onde estavam todas as vítimas, e começou a disparar.

De acordo com Christopher Olivarez, do Departamento de Segurança Pública do Texas, Salvador Ramos permaneceu barricado naquela sala de aulas do quarto ano de escolaridade até ser encontrado pela polícia no local, onde acabou por ser morto após uma troca de tiros com os agentes policiais.

"Sabemos que várias crianças conseguiram sobreviver, com ferimentos. Não tenho o número exato, para já", disse o tenente Olivarez, numa entrevista à Fox News.

2022-05-25
13:06

Pais esperaram horas para saber se os filhos estavam vivos. “Estão aterrorizados. Estão a chorar. Estão a ser informados de que o seu filho morreu”

Faltavam dois dias para as férias de verão e as crianças tinham ido vestidas para celebrar o fim de ano. 19 miúdos e dois adultos seriam mortos. Mas quais, quem? As famílias passaram horas de angústia, até que todos os pais soubessem se os filhos tinham morrido ou sobrevivido ao massacre da escola primária de Uvalde, no Texas, EUA. Muitos tiveram de fazer exames de DNA antes de saberem a notícia. Joe Biden, falando até de si próprio, diria: “Perder um filho é como ter um pedaço da alma arrancado”
Leia mais aqui