Em atualização

AO MINUTO "Não há Governo no mundo que os consiga eliminar". Medina promete "mitigar efeitos" da guerra, mas deixa avisos

O Parlamento debate a proposta do Governo na generalidade. Votação será à tarde
2022-04-28
2022-05-09
10:45

E você, esperava "revelações bombásticas" de Putin? "Ele ia fazer um discurso, fê-lo e a guerra continua"

A análise do major-general Agostinho Costa ao discurso de Vladimir Putin neste 9 de maio, dia em que a Rússia celebra a vitória na Segunda Grande Guerra

2022-04-29
18:40

Parlamento aprova Orçamento do Estado para 2022

O Parlamento, constituído por uma maioria de deputados socialista, aprovou, como esperado, o Orçamento do Estado para 2022, na generalidade.

Só o PS votou a favor. O PAN e o Livre abstiveram-se. PSD, Chega, IL, PCP e BE votaram contra.

Durante a votação, ouviram-se gritos das galerias, que tiveram de ser evacuadas pela polícia.

 

2022-04-29
18:19

Ana Catarina Mendes encerra o debate

A ministra dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, encaerra agora as intervenções.

 

2022-04-29
17:51

Rio: "Se houvesse agora uma segunda volta, esses votos já não seriam para os mesmos"

Rio sugere que se houvesse agora "uma segunda volta", ou seja, novas eleições, "esses votos já não seriam para os mesmos".

O presidente do PSD diz que as promessas do PS foram atiradas para "o caixote do lixo da política".

 

2022-04-29
17:48

Rio diz que inflação é "a galinha dos ovos de ouro do Governo"

Rui Rio diz que a inflação é "o imposto escondido" e a "galinha dos ovos de ouro do Governo". "É através dela que o Governo se propõe a enganar as pessoas, não cumprindo as promessas feitas, escassos três meses depois de ganhar as eleições", acusa Rio.

O líder social-democrata diz que o Governo, não subindo os salários, se propõe a cortar o equivalente a "mais de metade do subsídio de Natal dos trabalhadores".

"Prometeram subir o salário médio, prometeram um forte aumento do salário mínimo, prometeram aumentar o peso dos salários no rendimento nacional, prometaram que com eles jamais havia asuteridade... Passaram escassos três meses e as promessas foram levadas pelo vento, ao soprar da primeira brisa", sublinhou Rio.

2022-04-29
17:31

Ventura: "Este é o OE de regresso à austeridade"

"Este é o OE de regresso à austeridade. Não há outra palavra", começa por dizer André Ventura, do Chega.

O deputado diz que a cara de António Costa "ficará associada ao episódio de austeridade que vamos viver nos próximos anos".

2022-04-29
17:21

IL: OE é marcado pelo "imposto escondido" 

É a vez de Carla Castro, da IL. A deputada diz que o OE é "pouco ambicioso" e marcado pelo "imposto escondido". 

Diz que o OE não apoia nem as famílias nem as empresas. E volta ao ataque, criticando o dinheiro que o Estado vai arrecadar com o IRS e apontando o dinheiro que será injetado na TAP.

 

2022-04-29
17:16

PCP: "O tempo de defesa e reconquista de direitos acabou mesmo"

Agora, Jerónimo de Sousa, do PCP. O líder comunista diz que "a questão verdadeiramente essencial" para o Governo é o défice.

"O tempo de defesa e reconquista de direitos acabou mesmo. Quem tinha expectativas que o percurso tivesse continuidade percebe agora que só por cima da maioria do PS isso poderá acontecer", sublinha o líder do PCP. 

O secretário-geral comunista afirma que o Governo "devia e podia" tomar medidas para "aumentar salários e pensões", mas não o fazendo isso se traduz num "corte salarial" em nome dos grandes grupos económicos, da energia aos bens alimentares, à banca e às telecomunicações.

Jerónimo de Sousa acrescenta que o executivo devia reforçar também os serviços públicos, como o SNS.

"Este Governo está a determinar a perda generalizada do poder de compra", vinca.

2022-04-29
17:13

BE diz que OE é uma "condenação"

Catarina Martins justifica o voto contra o OE: "Se em outubro de 2021 ele já era muito mau, em 2022 é a condenação da vida das pessoas a uma vida muito pior".

2022-04-29
17:09

BE diz que "corrida acelerada ao défice precipitou crise política"

Catarina Martins, do BE, afirma que a o Governo decidiu não usar o aumento da receita fiscal causada pela inflação para "rever as metas do défice".

A bloquista diz que foi "esta corrida acelerada ao défice" que "precipitou a crise política".

A líder do BE diz que Eurico Brilhante Dias "é o líder certo para esta bancada socialista", porque "quando o povo gritava na rua", o deputado "estava do outro lado a querer mais cortes".

"António Costa fez campanha contra essa visão", acrescenta Catarina Martins. 

2022-04-29
16:39

Parlamento encerra o debate sobre o OE

Começam as considerações finais neste debate sobre o OE para 2022.

Rui Tavares, do Livre, é o primeiro a discursar. Lembra que o Governo prometeu nao governar com maioria absoluta, pedindo que o executivo esteja disponível para negociar com o Parlamento.

2022-04-29
16:36

PSD sobre Saúde: "Este OE não apresnta uma proposta viável para reter profissionais. É um Orçamento do soundbite"

Rui Cristina, do PSD, diz que os profissionais de saúde "foram verdadeiros heróis" durante a pandemia, mas que o OE oferece medidas insuficientes para os problemas conjecturais da saúde. 

O deputado acusa o Governo de se reger "pelo cumprimento da sua agenda". "Diz querer resolver o problema das listas de espera no país mas não diz como", acrescenta,

"Este OE não apresnta uma proposta viável para reter profissionais. É um Orçamento do soundbite", vinca o social-democrata.

2022-04-29
16:15

IL pede taxa única de IRS para todos os "trabalhadores desenrascados"

Agora Carlos Guimarães Pinto, da IL: "Uma pessoa que lá fora ganhe metade do nosso salário base como deputados não se classifica como rica, nem classe média, é uma pessoa desenrascada".

"O desafio que lanço aqui, a todas as bancadas, é a proposta de uma única taxa [de IRS] a quem ganhe metade do nosso rendimento base como deputados", continua.   

"Se o vosso problema é o alívio de quem ganha mais, vamos aliviar quem ganha metade do que nós ganhamos aqui. Estamos a falar de funcionários públicos, recibos verdes, trabalhadores desenrascados. (...) Aceitam ou não uma única taxa para todos os trabalhadores desenrascados deste país?", questiona. 

2022-04-29
16:07

Temido sobre obras nos hospitais: "Só mesmo na poesia o homem sonha e a obra nasce"

Marta Temido fala agora sobre as obras anunciadas para os hospitais, sublinhando que "só mesmo na poesia o homem sonha e a obra nasce", porque na realidade isso demora algum tempo.

A ministra faz um ponto da situação sobre as diferentes obras que foram objeto da intervenção do PSD.

2022-04-29
15:59

Livre desafia ministra a resolver problema dos enfermeiros

Rui Tavares, do Livre, diz que há um problema que não está resolvido na saúde: "os enfermeiros que desempenham as funções de chefia quando cessam funções de chefia são posicionados abaixo de enfermeiros especialistas". O deputado desafia a ministra da Saúde a resolver este problema. 

2022-04-29
15:56

PCP: "Este OE não responde ao grave problema de saída de profissionais para o privado"

Agora é a vez de João Dias, do  PCP. "Este OE não responde ao grave problema de saída de profissionais para o privado e com isso deixa milhares de portugueses sem médico de família, sem consutlas, sem cirurgias", afirma o deputado.

"Não se vê um mecanismo que garanta médico de família para todos", aponta João Dias.

O comunista considera que o Governo recusa medidas de "combate à precariedade" e de "valorização das carreiras dos profissionais de saúde".

2022-04-29
15:55

Chega: "O SNS é um cadáver" que a ministra "está a tentar ventilar"

Pedro Frazão, do Chega, diz que "o SNS é um cadáver" que a ministra "está a tentar ventilar". O deputado questiona o Governo sobre as prometidas construções de hospitais.

E depois critica a criação de mais direções executivas: "Vai criar mais direções? Mais lugares? Só se for para os boys do PS".

2022-04-29
15:44

Temido: "Temos o mesmo número de utentes com médico de família que em 2015, mas temos mais 439 mil inscritos no SNS"

Marta Temido começa a responder aos pedidos de esclarecimento. Diz que este OE "é um Orçamento de esquerda" e que o Governo continua apostado em conseguir uma "equipa de saúde familiar" a todos os portugueses.

"Não é só um médico de família, é uma equipa de saúde familiar. Não é uma mudança oportunística de discurso, é uma mudança de estratégia real", sublinhou.

"Temos hoje o mesmo número de utentes com médico de família que em 2015, mas temos mais 439 mil inscritos no SNS", contrapôs a ministra às críticas sobre a falta de médicos de família.

2022-04-29
15:40

PSD diz que Governo não consegue resolver falta de médicos de família: "Navegamos em modo Titanic"

Cláudia Bento, do PSD, fala sobre a falta de médicos de famílias nos cuidados de saúde portugueses. DIz que o Governo não consegue resolver o problema nem atingir as metas a que se propôs.

"A situação de défice continua a agudizar-se e navegamos em modo Titanic", sublinha.

Diz que neste OE o Governo "já nem se dá ao trabalho" de incluir estratégia para este problema.

2022-04-29
15:35

IL: não renovação das PPP "exclui os mais eficientes" e "exclui do acesso à saúde os mais desfavorecidos"

Agora toma a palavra Joana Cordeiro, da IL. "O acesso à saúde tem as dificuldades que todos conhecemos", começa por dizer, referindo "demissões em bloco", "diagnósticos que ficaram por realizar", "intermináveis listas de espera".

"Quem não tem alternativa conhece bem estas dificuldades, que resultam de uma gestão Estadista. Portugal é dos países que mais gasta em saúde além do que já gasta em impostos", vinca a deputada.

A liberal diz que a não renovação das PPP "exclui os mais eficientes" e "exclui do acesso à saúde os mais desfavorecidos".