UCRÂNIA • AO MINUTO | Bruxelas propõe novo pacote de sanções à Rússia centrado em setores de maior impacto
Eslováquia fecha as fronteiras com a Ucrânia
A Eslováquia fechou as passagens fronteiriças com a Ucrânia esta tarde por motivos de segurança, até novas ordens, informou a Administração Financeira Eslovaca.
As autoridades referem a expectativa de um ataque em grande escala à cidade de Uzhhorod e à região vizinha de Zakarpattia, com relatos de ataques a apenas 50 km da fronteira eslovaca.
Siga ao minuto:
"Objetivo é salvar a vida das crianças": Donetsk alarga evacuações obrigatórias perto da frente de combate
As autoridades da região ucraniana de Donetsk alargaram a zona de evacuação obrigatória para famílias com crianças em várias localidades próximas da linha da frente. A medida abrange áreas de Sloviansk, Kramatorsk, Bilenke, Pryvillia e Malotaranivka, lê-se no Le Monde.
"É uma decisão difícil, mas necessária. O nosso principal objetivo é salvar a vida das crianças", afirmou chefe da administração militar da região, Vadym Filachkin, apelando aos pais para que não atrasem a saída das zonas em risco.
Rússia condena cinco ucranianos por assassinato de responsável pró-russo
Um tribunal russo condenou cinco ucranianos a penas que vão até à prisão perpétua pelo assassinato de um responsável da administração civil e militar pró-russa na região de Zaporíjia, território ucraniano ocupado pela Rússia.
Segundo a agência estatal russa TASS, os condenados foram considerados culpados pela morte do chefe da administração de uma localidade da região e pela tentativa de homicídio da sua filha.
De acordo com um representante do tribunal citado pela agência, os arguidos terão atuado sob ordens dos serviços de informações ucranianos.
Bruxelas propõe novo pacote de sanções à Rússia centrado em setores de maior impacto
A Comissão Europeia propôs hoje um novo pacote de sanções à Rússia centrado “nos setores de maior impacto” como energia, serviços financeiros e criptomoedas, querendo ainda proibir combatentes das forças armadas russas de entrar na União Europeia (UE).
“A nossa consistência na aplicação dos pacotes de sanções está a dar resultados e hoje apresentamos o 21.º pacote de sanções [contra a Rússia]. Estamos concentrados nos setores de maior impacto: energia, serviços financeiros e comércio de criptomoedas. Desta vez, inclui também, pela primeira vez, o setor das pescas e, além disso, estamos a planear restringir a entrada na UE de antigos combatentes russos”, anunciou a líder do executivo comunitário, Ursula von der Leyen.
"Estão isolados e sozinhos": Zelensky diz que Rússia está a perder influência internacional
"A Rússia está a perder a iniciativa dia após dia". A convicção é do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que considera que a situação militar é atualmente a mais favorável para Kiev dos últimos dois anos e meio.
Numa entrevista ao The Guardian, Zelensky disse que Moscovo está também a perder influência internacional: "Estão isolados dentro da Europa e também dos Estados Unidos. Estão sozinhos".
O líder ucraniano voltou ainda a acusar Vladimir Putin de mentir sobre a guerra e garantiu que não aceitará ceder territórios ocupados à Rússia.
"Isso significa que não estão a ganhar a guerra", apontou, referindo-se às elevadas perdas sofridas pelas forças russas no terreno.
Rússia receia espionagem com IA e suspende sistema de vigilância que protege Putin
Ucrânia já tem "uma batalha ganha", mas há "outra" pela frente
Hugo Capela, editor de Internacional da CNN Portugal, analisa a entrevista de Volodymyr Zelensky e reflete sobre se a Rússia estará mesmo a "perder iniciativa".
"Esta guerra tem de acabar agora", diz chanceler alemão
O chanceler alemão, Friedrich Merz, diz que está alinhado com o primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, quanto ao apoio à Ucrânia e defende o fim da guerra desencadeada pela invasão russa.
"Estamos de acordo quanto ao nosso apoio à Ucrânia", escreveu o chanceler alemão na rede social X, acrescentando que a Alemanha e a Polónia continuarão a coordenar os seus esforços de forma próxima.
"Esta guerra tem de acabar agora", remata Merz.
Ausführliches und gutes Gespräch mit dem polnischen Premierminister. @donaldtusk und ich sind uns einig über unseren Kurs an der Seite der Ukraine. Wir werden weiter eng koordinieren – dieser Krieg muss jetzt ein Ende finden.
— Bundeskanzler Friedrich Merz (@bundeskanzler) June 9, 2026
Zelensky procura reforçar defesa da Ucrânia em encontro com líder finlandês
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, revelou que se encontra na Estónia, onde se reuniu com o primeiro-ministro da Finlândia, Petteri Orpo, para discutir o reforço da defesa europeia e o apoio à Ucrânia.
Numa publicação na rede social X, Zelensky adiantou que os dois líderes abordaram os esforços em curso na Europa "para desenvolver capacidades de defesa" contra mísseis balísticos e "a preparação de um acordo no âmbito do Drone Deal".
"As equipas estão a trabalhar e o mais importante é que a Europa beneficie de uma proteção reforçada", escreveu o chefe de Estado ucraniano.
Segundo Zelensky, uma parte significativa da conversa foi dedicada às necessidades da Ucrânia em matéria de defesa antiaérea, aos desafios de segurança na região e aos esforços diplomáticos para alcançar uma "paz digna".
O presidente ucraniano acrescentou ainda que informou Petteri Orpo sobre os contactos que tem mantido com parceiros europeus e norte-americanos.
In Tallinn today. Ahead of the Ukraine – Nordic-Baltic Summit, I met with the Prime Minister of Finland, @PetteriOrpo.
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) June 9, 2026
We discussed the work in Europe to develop anti-ballistic defense capabilities, as well as the preparation of an agreement in the Drone Deal format. The teams… pic.twitter.com/jZrvtmYD0Z
Ucrânia diz ter abatido 146 drones russos durante a noite
A Ucrânia diz ter abatido ou neutralizado 146 drones russos lançados na noite de segunda para terça-feira, numa nova vaga de ataques contra o país.
Segundo a Força Aérea ucraniana, a Rússia lançou 166 drones. "De acordo com dados preliminares, às 08:00 (locais), a defesa antiaérea tinha abatido ou neutralizado 146 drones inimigos", apontou a força militar através do Telegram.
A mesma fonte acrescentou que a Rússia disparou também dois mísseis guiados a partir da região russa de Voronezh, escreve o Le Monde.
Do lado russo, o Ministério da Defesa diz ter "intercetado e destruído 140 drones ucranianos" durante a noite.
Mulher grávida de 22 anos entre os três mortos em ataque russo a Kharkiv
Os ataques russos contra a região de Kharkiv, no leste da Ucrânia, provocaram três mortos e mais de duas dezenas de feridos, segundo as autoridades ucranianas.
Em Tchouhouïv, um ataque com mísseis matou três pessoas, entre as quais uma mulher grávida de 22 anos, informa o Ministério Público regional. O bombardeamento causou ainda seis feridos e danificou edifícios residenciais, garagens e lojas.
Na cidade de Kharkiv, um ataque com drones levou 16 pessoas a receber assistência médica, de acordo com o governador regional, Oleh Synehoubov.
Crimeia alvo de ataques ucranianos
A Crimeia foi alvo de ataques ucranianos. Uma pessoa morreu depois de uma ofensiva com drones, que atingiu um comboio.
A viatura fazia a viagem entre Moscovo e Simferopol.
O governador da península, indicado pela Rússia, confirmou a morte do auxiliar do maquinista.
O condutor sofreu ferimentos.
Os ataques seguem-se a grandes ofensivas mútuas entre a Rússia e a Ucrânia, nas últimas semanas.
As mais recentes investidas com drones ucranianos forçaram a Crimeia a intensificar o racionamento de combustível.
Rússia e Bielorrússia prontas para usar todos os meios disponíveis, incluindo armas nucleares
A Rússia e a Bielorrússia estão prontas para usar todos os meios disponíveis, incluindo armas nucleares, para garantir a segurança, afirmou o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Mikhail Galuzin ao jornal Izvestia.
Em declarações publicadas esta terça-feira, Galuzin disse que a Rússia mantém uma presença militar na Bielorrússia e que os países realizam regularmente verificações conjuntas de prontidão.
"Permanecemos em constante estado de prontidão para empregar todos os meios, incluindo os nucleares, para garantir a segurança do Estado da União", afirmou, referindo-se à aliança política, de segurança e económica entre a Rússia e a Bielorrússia.
Três mortos em ataque russo a Kharkiv
Ataque da Rússia contra a cidade de Chuhuiv, na região de Kharkiv, faz, pelo menos, três mortos, de acordo com o governador regional, Oleh Syniehubov.
Os serviços de emergência continuam a trabalhar para extinguir um incêndio.
ONU alerta que conflito está a intensificar-se e avizinha-se escalada
A ONU alertou hoje que a guerra entre a Rússia e a Ucrânia está a intensificar-se e que se avizinha uma escalada ainda maior, apelando às partes para que retomem o caminho da diplomacia.
De acordo com a subsecretária-geral da ONU para Assuntos Políticos e de Consolidação da Paz, Rosemary DiCarlo, a "Ucrânia continua a melhorar a sua capacidade de prejudicar os esforços logísticos da Rússia, enquanto as forças russas exploram a sua considerável capacidade de lançar ataques com mísseis e drones de longo alcance em todo o território ucraniano".
"Não há sinais de que [o conflito] vá diminuir", frisou DiCarlo numa reunião do Conselho de Segurança da ONU convocada a pedido da Ucrânia.
A representante das Nações Unidas sublinhou que a guerra na Ucrânia está atualmente mais mortífera do que em qualquer outro momento desde o início da invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia, em 2022.
"Cada ano subsequente da guerra registou mais civis mortos do que o anterior. Entretanto, em toda a região, crescem as preocupações com o risco de uma escalada ainda maior. De forma alarmante, os últimos meses testemunharam alguns dos ataques aéreos mais extensos da guerra", recordou, fazendo referência ao ataque lançado por Moscovo no início do mês e que foi um dos maiores bombardeamentos com mísseis e drones registados na Ucrânia, destruindo casas, instalações médicas, infraestruturas energéticas e outros bens civis essenciais.
Zelensky voltou a falar com os EUA sobre a guerra
O presidente da Ucrânia falou ao telefone com o enviado-especial dos Estados Unidos, Steve Witkoff, e com o genro de Donald Trump, Jared Kushner.
A informação foi avançada por um conselheiro presidencial ucraniano, de acordo com a agência Reuters.
Rússia admite que estratégia da Ucrânia está a resultar. Há problemas de abastecimento em várias regiões
O Ministério da Energia da Rússia confirmou que os repetidos ataques da Ucrânia estão a causar uma disrupção no abastecimento de combustível.
Numa nota em que Moscovo admite claramente que os ataques da Ucrânia estão a resultar, o governo russo refere que os mais recentes ataques aéreos de Kiev estão a causar problemas em várias regiões, sobretudo no sul do país.
De referir que a Ucrânia tem intensificado os seus ataques às infraestruturas energéticas da Rússia, nomeadamente a locais de produção, armazenamento e exportação de petróleo.
Ucrânia diz que ataque russo em Zaporizhzhia fez dois mortos e 15 feridos
Um ataque russo com drones contra a cidade de Zaporizhzhia, no sudeste da Ucrânia, provocou a morte de duas pessoas e feriu pelo menos 15, segundo o governador regional, Ivan Fedorov, escreve a Reuters.
Ucrânia diz ter recuperado 100 quilómetros quadrados de território em maio
O comandante das Forças Armadas ucranianas, Oleksandr Syrsky, garante que a Ucrânia recuperou cerca de 100 quilómetros quadrados de território durante o mês de maio.
Numa publicação no Telegram, Syrsky aponta que, "na sequência das operações realizadas em maio", o saldo entre território recuperado e perdido foi favorável à Ucrânia em cerca de 100 quilómetros quadrados. Segundo o militar, "mais de 600 quilómetros quadrados de território ucraniano foram libertados desde o início do ano".
Oleksandr Syrsky faz ainda um balanço das operações militares do último mês, afirmando que as unidades de drones "atingiram mais de 88 mil alvos" e "neutralizaram mais de 30.500 soldados russos".
UE liberta mais 2,8 mil milhões de euros para apoiar a Ucrânia
A União Europeia (UE) libertou esta segunda-feira quase 2,8 mil milhões de euros para a Ucrânia, a sétima parcela ao abrigo do Mecanismo para a Ucrânia que soma já 29,5 mil milhões de euros.
De acordo com um comunicado da Comissão Europeia, a verba disponibilizada destina-se a apoiar as necessidades de financiamento de Kiev e manter a administração pública, enquanto o país continua a defender-se da guerra da Rússia.
Este é o sétimo desembolso ao abrigo do mecanismo, o principal instrumento da UE para apoiar a recuperação, a agenda de reformas e o progresso da Ucrânia na adesão à UE.
Com este último pagamento, o apoio total da UE à Ucrânia atinge os 29,5 mil milhões de euros, o equivalente a quase 77% da verba disponível para apoio direto ao orçamento do Estado.
O desembolso surge na sequência da aplicação bem-sucedida, por parte da Ucrânia, de reformas em vários setores estratégicos, incluindo a gestão das finanças públicas, o sistema judicial, os mercados financeiros, o capital humano, o ambiente de negócios, a energia, a agricultura, as matérias-primas críticas, a digitalização e a transição ecológica.
UE propõe adicionar mais de 80 pessoas e entidades às sanções contra a Rússia
A União Europeia propôs incluir mais de 80 novas pessoas e entidades no seu regime de sanções contra a Rússia, incluindo elementos associados ao setor militar, anunciou esta segunda-feira a chefe da diplomacia europeia, Kaja Kallasm, escreve a Reuters.
A chefe da política externa europeia considera que ainda não existem condições para o início de negociações com a Rússia.
"Sentimos que ainda não chegou esse momento", afirmou durante uma conferência de imprensa em Nicósia, no Chipre.
Kallas defende que os aliados da Ucrânia devem manter "paciência estratégica" para colocar a Rússia numa posição em que esteja verdadeiramente disposta a negociar.