UCRÂNIA • AO MINUTO | Vladimir Putin já está em Pequim para cimeira com Xi Jinping
Serviços militares ucranianos afirmam ter atingido dois navios de desembarque russos na Crimeia
Os serviços secretos militares ucranianos (GUR) afirmaram esta segunda-feira ter atingido dois "grandes navios" de desembarque russos na Crimeia, ocupada pela Rússia.
No momento do ataque, que ocorreu durante a madrugada de domingo, os navios, que fazem parte da Frota Russa do Mar Negro, encontravam-se na baía de Sebastopol, informou o GUR, citado pela Reuters.
Siga ao minuto:
"A Rússia é interessante para a China enquanto for interessante. Depois deixa de o ser"
Jorge Rodrigues, especialista em risco geopolítico, analisa a relação entre China e Rússia, que define como "conjuntural.
Ações ofensivas ucranianas "superam, pela primeira vez em número, os ataques russos", diz comandante-chefe das Forças Armadas da Ucrânia
O número de ações ofensivas ucranianas ultrapassou, pela primeira vez, o número de ataques lançados pelas forças russas, com base nos últimos dias no campo de batalha.
A informação foi avançada pelo próprio comandante-chefe das Forças Armadas da Ucrânia, Oleksandr Syrskyi, de acordo com a Ukrinform.
“Por exemplo, ontem foi um dia marcante porque o número das nossas ações ofensivas excedeu, pela primeira vez, o número das ações ofensivas do inimigo”, disse.
Ainda assim, o responsável ucraniano avisa que não é momento de “relaxar”, porque “o inimigo é forte”: “No setor de Pokrovsk, eles concentraram quase 99 mil militares, e este é o maior agrupamento que possuem em qualquer setor da frente.”
"Quem estava à espera de Putin à porta do avião era o ministro dos Negócios Estrangeiros da China. Para Trump, foi uma quinta secretária da terceira linha do Partido Comunista"
O major-general Agostinho Costa analisa as diferenças entre as visitas de Donald Trump e Vladimir Putin à China.
"Falsificação de GPS e interferência de sinal": NATO abate drone ucraniano redirecionado pela Rússia para a Estónia
China treinou secretamente 200 militares russos para combater drones ucranianos
Caça da NATO abate drone ucraniano que invadiu o espaço aéreo da Estónia
Um drone ucraniano foi abatido esta terça-feira por um caça da NATO no espaço aéreo da Estónia.
A Ucrânia alegou que o objeto não tripulado foi direcionado pela Rússia.
A Letónia emitiu um primeiro alerta de ameaça aérea devido à possível entrada de um drone no seu espaço aéreo na terça-feira, dizendo aos residentes perto da fronteira russa para permanecerem em casa, tendo caças da Polícia Aérea Báltica da NATO sido enviados para a zona
O duplo ato de Xi: dias depois de receber Trump, a China prepara-se para Putin
A chegada de Vladimir Putin a Pequim
O presidente russo foi recebido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, e vai reunir-se com o homólogo, Xi Jinping, esta quarta-feira.
EUA afirmam que "não há lugar para ameaças" contra membros do Conselho de Segurança da ONU
A embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Tammy Bruce, condenou as ameaças russas contra a Letónia, sublinhando que "não há lugar para ameaças contra um membro do conselho".
"Os Estados Unidos mantêm todos os seus compromissos com a NATO”, afirmou.
Rússia avisa Letónia de que não deve permitir lançamento de drones ucranianos e ameaça com retaliação
O embaixador da Rússia nas Nações Unidas, Vasily Nebenzya, afirmou esta terça-feira que Moscovo tinha informações de que a Ucrânia planeava lançar drones militares a partir da Letónia e de outros Estados bálticos, avisando que a adesão à NATO não ia proteger esses países de retaliação.
Nebenzya alegou mesmo que Kiev já tinha enviado forças ucranianas de drones para a Letónia.
A enviada da Letónia ao Conselho de Segurança, Sanita Pavluta-Deslandes, rejeitou imediatamente as declarações como “pura ficção”. Tammy Bruce, vice-embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, alertou que a ONU “não é lugar para ameaças contra um membro do conselho” e afirmou que os EUA vão manter todos os seus compromissos com a NATO.
Vladimir Putin já chegou a Pequim
O presidente russo, Vladimir Putin, acaba de chegar a Pequim para a cimeira com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, segundo a Reuters, que cita meios de comunicação estatais chineses.
Caças da NATO destacados para abater drone na fronteira com a Rússia
A NATO confirmou que caças F-16 da Roménia realizaram uma missão para abater um drone no espaço aéreo da Estónia, também pertencente à Aliança Atlântica.
A NATO tem uma investigação em curso, garantindo que está “pronta e capaz para reagir a quaisquer ameaças aéreas”.
Ataques russos na Ucrânia fazem pelo menos seis mortos em 24 horas
Pelo menos seis mortos e 34 feridos é o balanço feito de 24 horas de ataques russos realizados por toda a Ucrânia, informa o Le Monde, citando autoridades ucranianas.
Na zona de Kherson, duas pessoas perderam a vida e 14 ficaram feridas. Em Kharkiv, registaram-se mais duas mortes e 12 feridos, incluindo uma criança.
Há ainda a informação de que um civil foi morto e três pessoas ficaram feridas na região de Donetsk.
Ataque russo com míssil balístico faz dois mortos e 17 feridos no norte da Ucrânia
Pelo menos duas pessoas morreram e 17 ficaram feridas esta terça-feira na sequência de um ataque russo com um míssil balístico contra a cidade de Prylouky, no norte da Ucrânia, segundo as autoridades locais.
"Os russos atingiram o centro de Prylouky com um míssil balístico", escreveu o governador da região de Tchernihiv, Viatcheslav Tchaous, no Telegram.
Segundo o responsável ucraniano, o ataque fez pelo menos 17 feridos, entre os quais uma criança de 14 anos, escreve o Le Monde.
"As coordenadas dos centros de decisão são bem conhecidas": Rússia acusa Ucrânia de preparar "ataques terroristas" a partir de país da NATO e deixa um aviso
Ucrânia garante ter atingido localizações de petróleo da Rússia
A Ucrânia garante ter atingido uma refinaria da Lukoil em Nizhny Novgorod, além de uma estação de bombeamento de petróleo na região de Yaroslavl.
A extensão dos danos está ainda a ser apurada, referiram as forças ucranianas.
As imagens em direto de um intenso combate entre forças ucranianas e drones russos
A CNN acompanhou no local combates entre as forças ucranianas e uma unidade de drones da Rússia. O truque é dispersar as pessoas, dando maior possibilidade de sobrevivência.
Rússia acusa Ucrânia de estar a preparar grande ataque a partir de território da NATO
A Rússia afirma que a Ucrânia está a preparar-se para lançar uma operação de drones a partir da Letónia, país da União Europeia e da NATO.
De acordo com a agência TASS, o serviço de informações estrangeiras da Rússia recolheu a informação de que foi aprovada uma operação de drones que pode ser lançada a partir da Letónia.
Rússia avisa que riscos de um confronto militar com a NATO estão a aumentar
O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia afirmou que os riscos de um confronto militar com a NATO estão a aumentar.
Em entrevista à agência TASS, Sergei Ryabkov avisou que isso teria consequências catastróficas, mas a narrativa europeia não está a ajudar.
Entende o responsável russo que os países europeus estão a “aproximar a ameaça de uma guerra de alta intensidade”.
"Como resultado desta escalada de tensões, incluindo ações flagrantemente provocatórias na esfera nuclear, os riscos estratégicos estão a aumentar, assim como o perigo de um confronto direto entre a NATO e o nosso país, com todas as consequências potencialmente catastróficas que isso acarretaria”, reiterou.
Rússia anuncia conquista enquanto continua a lidar com drones
As forças russas anunciaram a conquista da localidade de Volokhivka, na região de Kharkiv.
De acordo com a agência RIA Novosti, que cita o Ministério da Defesa da Rússia, mais de 650 drones ucranianos foram abatidos apenas nas últimas 24 horas.