MUNDIAL 2026

Saiba tudo aqui
Mais sobre o Mundial 2026
Em atualização

UCRÂNIA • AO MINUTO | Ataque de drones ucranianos em centro logístico russo causa sete mortos

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2026-07-17

O QUE ESTÁ A ACONTECER

2025-09-11
08:48

Polónia restringe tráfego aéreo na sua fronteira leste

A Polónia, membro da União Europeia e da NATO, anunciou esta quinta-feira que restringiu o tráfego aéreo na sua fronteira leste, depois da invasão de cerca de 20 drones russos suspeitos no seu território. 

Esta restrição, que permanecerá em vigor até ao início de dezembro, "foi implementada para garantir a segurança nacional", afirmou a Agência de Navegação Aérea da Polónia (PAZP) num comunicado. 

De acordo com a agência, a pedido dos militares polacos, o tráfego aéreo será encerrado, salvo raras exceções, aos voos civis ao longo da fronteira com a Bielorrússia e com a Ucrânia a partir desta quinta-feira até dia 9 de dezembro. 

Siga ao minuto:

2026-07-18
15:21

Exército ucraniano reivindica ataques contra alvos russos

O exército ucraniano reivindicou um ataque contra um depósito de petróleo russo na região de Moscovo, noticiou o Le Monde. Além disso, segundo as forças armadas, foram atingidos navios no Mar Azov e no Mar Negro, uma lancha de patrulha em Kerch e uma ponte ferroviária em Luhansk. 

2026-07-18
14:06

Ataque russo atinge comboio em Zaporizhzhia

Dois ataques russos atingiram a locomotiva e as carruagens de passageiros de um comboio na região de Zaporizhzhia, noticiou o portal de notícias ucraniano Pravda. As primeiras informações indicam que não houve feridos. 

2026-07-18
14:03

Zelensky considera demitir comandante-chefe das Forças Armadas, avança o Financial Times

Segundo o Financial Times, citado pelo jornal Le Monde, Zelensky está a considerar a demissão de Oleksandr Syrsky, comandante-chefe das Forças Armadas. Isso ocorre após manifestações contrários à saída de Mykhailo Fedorov do Ministério da Defesa por divergências com Syrsky.

 

2026-07-18
11:24

Brigadas ucranianas recebem ordens para apoiar publicamente o comandante-chefe do exército

Comandantes das brigadas ucranianas receberam ordens para gravar mensagens em apoio de Oleksandr Syrskyi, comandante-chefe das Forças Armadas, denunciou Serhii Sternenko, voluntário e antigo conselheiro do ministro da Defesa, citado pelo portal de notícias ucraniano Pravda. 

Isso ocorreu após protestos em apoio ao antigo ministro da Defesa Mykhailo Fedorov, que foi demitido devido a divergências internas. Segundo o presidente do país Volodymyr Zelensky, Syrskyi e Fedorov não conseguiram trabalhar juntos. 

2026-07-18
11:24

Ministra dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte está em Moscovo

Choe Son-hui, ministra dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte, está em Moscovo após receber um convite de Sergey Lavrov, seu homólogo russo, noticiou o Le Monte. 

A Coreia do Norte e a Rússia são aliadas próximas e possuem um acordo para a defesa. Os norte-coreanos já chegaram a enviar tropas para apoiar os esforços de guerra russos na Ucrânia. 

2026-07-18
09:58

Zelensky anuncia ataques contra "importantes instalações logísticas" em Moscovo e Tambov

"Em resposta aos ataques russos às nossas infraestruturas civis e às nossas cidades e comunidades, foram atingidas duas importantes instalações logísticas – nas regiões de Moscovo e Tambov, a mais de 500 e quase 700 quilómetros da linha da frente", disse o presidente ucraniano. "Uma instalação petrolífera foi também atingida. Além disso, ataques ucranianos de médio alcance atingiram alvos nas águas do Mar de Azov e do Mar Negro, bem como na nossa Crimeia temporariamente ocupada".

2026-07-18
09:40

Ataque da Ucrânia destrói bases logísticas russas em Moscovo

A Ucrânia atingiu duas importantes instalações logísticas nas regiões russas de Moscovo e Tambov, bem como uma infraestrutura petrolífera, afirmou este sábado o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Zelensky disse, através da aplicação Telegram, que as instalações logísticas eram utilizadas pela Rússia para fornecer componentes sujeitos a sanções destinados à produção de drones e a equipamentos de navegação.

O Presidente ucraniano acrescentou ainda que ataques de médio alcance atingiram alvos no mar de Azov e no mar Negro.

2026-07-18
09:16

Odessa: ataque russo a infraestruturas portuárias faz uma vítima mortal

A Rússia lançou este sábado um ataque contra as infraestruturas portuárias de Odesa, na Ucrânia, atingindo um navio com bandeira de Antígua e Barbuda e matando uma pessoa, informou o governador regional de Odessa, Oleh Kiper.

Kiper afirmou, através da aplicação Telegram, que três pessoas ficaram feridas e que várias infraestruturas — incluindo edifícios, depósitos e armazéns — ficaram danificadas.

2026-07-18
08:26

Ataque de drones ucranianos em centro logístico russo causa sete mortos

Um ataque de drones ucranianos contra um centro logístico na cidade russa de Kotovsk provocou hoje pelo menos sete mortos e 24 feridos, anunciou o governador regional Evguéni Pervyshov.

Segundo o responsável, os aparelhos atingiram esta madrugada um armazém da empresa Wildberries, causando a morte de sete trabalhadores e ferindo outras 24 pessoas. Um incêndio deflagrou no local, mas foi entretanto controlado, embora os bombeiros se mantenham em operação.

A Ucrânia tem intensificado nos últimos meses os ataques em território russo, visando sobretudo infraestruturas logísticas e ligadas aos hidrocarbonetos, numa tentativa de reduzir a capacidade de Moscovo para financiar a guerra.

Entretanto, o presidente da Câmara de Moscovo, Serguei Sobianine, informou que a região da capital foi alvo de mais de 370 drones durante a noite.

“A maioria foi abatida pelas defesas antiaéreas ainda longe da cidade. Sessenta e quatro drones inimigos foram destruídos já na aproximação a Moscovo”, escreveu o autarca na rede Telegram.

Pelo menos 10 pessoas morreram e cerca de 20 ficaram feridas em ataques lançados na sexta-feira na Ucrânia, na Federação Russa e em territórios ocupados pelas forças armadas russas, segundo as respetivas autoridades.

A Ucrânia tem intensificado as ações contra infraestruturas russas ligadas à logística e à energia, procurando reduzir a capacidade de Moscovo para sustentar o esforço de guerra.

2026-07-18
00:17

Zelensky promete divulgar ficheiros sobre massacre de polacos na Volínia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, prometeu divulgar ficheiros relacionados com o massacre de dezenas de milhares de polacos pelos nacionalistas ucranianos durante a Segunda Guerra Mundial na região da Volínia.

"As prioridades são claras: todos na Europa precisam de boas relações de vizinhança, igualitárias e mutuamente benéficas, baseadas no respeito", destacou o chefe de Estado ucraniano numa mensagem nas redes sociais na sexta-feira após uma reunião sobre a política de Kiev em relação à Polónia.

Zelensky, que realçou que "a Polónia apoiou de forma visível a Ucrânia após o início da invasão russa em grande escala", garantiu que Kiev chegou a acordo com Varsóvia sobre várias questões, incluindo a Volínia.

"Todos os ficheiros do Serviço de Segurança da Ucrânia e do Serviço de Informações Estrangeiras da Ucrânia referentes aos trágicos acontecimentos do século XX na Volínia serão libertados", garantiu Zelensky, acrescentando que o acordo inclui também a concessão de "um número substancial de autorizações adicionais para trabalhos de busca e exumação" de vítimas.

2026-07-17
23:40

"Devolvam Fedorov!": milhares de manifestantes protestam em Kiev contra saída do ministro da Defesa

Milhares de pessoas protestaram hoje à noite em Kiev contra a demissão do ministro da Defesa, Mykhailo Fedorov, decisão tomada pelo presidente Volodymyr Zelensky no âmbito de uma remodelação governamental controversa.

Concentrados pelo segundo dia consecutivo na capital ucraniana, os manifestantes agitaram bandeiras da Ucrânia e exibiram cartazes, noticiou a agência France-Presse (AFP).

"Devolvam Fedorov!", podia ler-se num cartaz, enquanto outro pedia "respeito e consideração pelo povo". Um terceiro denunciava a medida como "autossabotagem".

2026-07-17
23:17

Ataques russos e ucranianos somam dez mortos e 20 feridos

Pelo menos dez pessoas morreram e cerca de 20 ficaram feridas em ataques lançados esta sexta-feira contra a Ucrânia, contra a Federação Russa e contra territórios ocupados pelas forças armadas russas, segundo as respetivas autoridades.

Na Ucrânia, a cidade de Odessa, banhada pelo mar Negro, foi atingida por um míssil russo, resultando na morte de duas pessoas e no ferimento de oito, incluindo duas crianças, informou o vice-presidente da câmara municipal, Oleksandr Filatov, no Telegram.

Na região vizinha de Mykolaiv, drones atingiram a infraestrutura portuária, matando duas pessoas e causando danos em três navios, informou uma autoridade regional.

Na Rússia, os serviços de emergência da cidade relataram que um drone ucraniano matou um homem na região de Belgorod, próxima da fronteira com o nordeste da Ucrânia.

Outra pessoa morreu após um ataque ucraniano a Horlivka, cidade no leste da Ucrânia ocupada pela Federação Russa, adiantou o presidente da câmara, Ivan Prikhodko.

Outras duas pessoas faleceram num ataque de drone ucraniano a uma estrada nas áreas da região de Kherson ocupadas pela Rússia, segundo o governador nomeado por Moscovo, Vladimir Vasilenko.

2026-07-17
14:47

Exército ucraniano anuncia ataque a refinaria Yarolavl e diz que atingiu dois navios russos no Mar Negro

O exército ucraniano anunciou que atacou uma refinaria em Yarolavl e atingiu dois navios russos no Mar Negro, noticia a Reuters.

Kiev detalha que as embarcações atingidas são um petroleiro e um navio-tanque de gás.

2026-07-17
13:35

MiG-29, Su-27, F-16, Mirage, Rafale e Gripen: Ucrânia prepara revolução na força aérea com aposta que muitos evitam

Em condições normais, quase nenhuma força aérea optaria por uma frota tão diversificada. Mas há uma razão para a Ucrânia tomar a decisão
Leia mais aqui
2026-07-17
12:34

Ucrânia destrói bombardeiro estratégico TU-95 em base aérea russa a 800 km de distância

A Ucrânia destruiu um bombardeiro estratégico Tu-95 na base aérea de Engels, na Rússia, a cerca de 800 km da fronteira ucraniana, anunciou esta sexta-feira Volodymyr Zelensky.

Segundo o presidente ucraniano, o avião militar era utilizado pelas tropas russas para ataques com mísseis contra a Ucrânia.

"Estamos a defender-nos de forma justa e proativa", afirmou Zelensky.

2026-07-17
11:56

Ucrânia nomeia novo presidente da Naftogaz para reforçar preparação para o inverno

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou esta sexta-feira a nomeação de Sergiy Fedorenko como novo presidente executivo da Naftogaz, a empresa estatal de petróleo e gás da Ucrânia.

Segundo Zelensky, Fedorenko assumirá a liderança da companhia por um mandato com duração definida, após conversações com o novo primeiro-ministro, Sergii Koretskyi, que anteriormente ocupava o cargo de presidente executivo da Naftogaz.

O chefe de Estado sublinhou que a prioridade passa por garantir a preparação do país para o inverno, apesar dos contínuos ataques russos. "É importante que, apesar da agressão em curso, consigamos concretizar tudo o que foi acordado para preparar o inverno", afirmou.

2026-07-17
11:56

"É uma vantagem para nós". Zelensky acaba de dar um "presente" à Rússia ao ficar do lado "errado"

Mudança de ministro da Defesa na Ucrânia foi recebida com grande otimismo em Moscovo
Leia mais aqui
2026-07-17
11:45

"Isto não foi um aviso. Foi uma tentativa de matar não só a mim, mas também a minha família": oligarca ucraniano acusa serviços secretos da Ucrânia de tentativa de assassínio no Mónaco

As autoridades identificaram como principal suspeita Anastasiia Berezovska, cidadã ucraniana acusada de colocar o engenho explosivo que detonou quando a família saía de um edifício. Yermolaiev rejeita essa versão
Leia mais aqui
2026-07-17
11:19

Rússia procura importar gasolina da Índia após ataques ucranianos às refinarias

A Rússia estará a recorrer à Índia para reforçar o abastecimento de gasolina, numa altura em que os ataques de longo alcance da Ucrânia continuam a afetar a capacidade de refinação de petróleo do país. A informação é avançada pela Reuters.

Segundo a agência, que cita duas fontes familiarizadas com o processo, grandes empresas energéticas russas, incluindo as estatais Rosneft e Gazprom Neft, bem como a Lukoil, contactaram refinarias indianas para garantir novas remessas de combustível.

Uma das fontes indicou à Reuters que já partiu para a Rússia pelo menos um carregamento de gasolina proveniente da Índia e que estão previstas novas entregas nos próximos meses.

2026-07-17
11:11

Elites russas estão a transferir fortunas para o estrangeiro por receios

As elites russas estão alegadamente a deslocar parte do seu património para o estrangeiro para proteger os seus ativos dos riscos da economia russa e da crescente política de nacionalização promovida pelo Kremlin. A informação é destacada pelo Instituto para o Estudo da Guerra (ISW), com base numa investigação da Bloomberg.

Segundo a Bloomberg, vários dos cidadãos mais ricos da Rússia, incluindo alguns próximos de Vladimir Putin, estão a reforçar investimentos em criptomoedas, ouro, propriedades no estrangeiro e outros ativos privados fora do país. O relatório refere ainda um aumento das transferências informais de capitais através de criptomoedas, incluindo da stablecoin A7A5.