UCRÂNIA • AO MINUTO | Ataques deste sábado na Ucrânia, Rússia e territórios ocupados fazem pelo menos dez mortos. A guerra já terá causado mais de 540 mil
O QUE ESTÁ A ACONTECER
-
Ucrânia escolhe Sergii Koretskyi como novo primeiro-ministro
-
Ucrânia reivindica novos ataques contra 11 navios da "frota fantasma" russa
-
Reino Unido quer fornecer novo míssil balístico à Ucrânia até ao final de 2027
-
Demissão forçada do ministro da Defesa gera onda de indignação na Ucrânia
-
Kiev em alerta: vaga de mísseis balísticos russos atinge capital ucraniana
-
Enviados da UE não chegam a acordo sobre 21.º pacote de sanções contra a Rússia
Reino Unido planeia fornecer milhares de drones kamikaze à Ucrânia
Como parte da assistência militar à Ucrânia, o Reino Unido planeia produzir e entregar milhares de drones kamikaze à Ucrânia nos próximos 12 meses.
O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Defesa do Reino Unido, John Healey, durante a abertura da próxima reunião do Grupo de Contacto de Defesa da Ucrânia no formato Ramstein, em Londres, segundo um correspondente da Ukrinform.
“E, finalmente, nos próximos 12 meses, o Reino Unido financiará os milhares de drones de ataque de longo alcance e de uso único que fabricaremos na Grã-Bretanha e entregaremos à Ucrânia”, disse Healey.
Siga ao minuto:
Rússia assume o controlo de Vilne, anuncia Ministério da Defesa
Segundo o Ministério da Defesa russo, citado pela Reuters, o exército do país assumiu o controlo da região de Vilne, localizada no leste da Ucrânia. "Unidades do grupo de forças Vostok continuaram avançando em direção às defesas inimigas e, como resultado de ações decisivas, libertaram a vila de Vilne, na região de Dnipropetrovsk", disse o governo russo citado pela agência de notícias RIA Novosti.
Ucrânia atacou depósitos de petróleo na Rússia
Zelensky anunciou que a Ucrânia atacou três depósitos de petróleo e uma instalação de combustível na região de Stacropol, na Rússia, noticiou a Reuters.
Ucrânia atacou infraestruturas elétricas na Crimeia anexada
A Ucrânia reivindicou ataques a 13 projetos de infraestrutura elétrica e quatro navios da Frota Fantasma na Crimeia anexada e em outros territórios ucranianos ocupados, noticiou o Le Monde. O anúncio foi feito por Robert Brovdi, comandante das forças ucranianas de sistemas não tripulados. No total, foram atacados 59 alvos durante a noite.
Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia pede "pressão avassaladora" sobre a Rússia para "acabar com este terror"
Após um dos maiores ataques da Rússia contra Kiev desde o início da guerra, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia pediu para o mundo pressionar Moscovo pelo fim do conflito.
"Apelamos a respostas adequadas e firmes. É necessária uma pressão avassaladora sobre Moscovo para pôr fim a este terror. Não pode haver pausas no reforço das sanções e no isolamento da Rússia. O 21.º pacote da UE tem de ser desbloqueado agora. Não pode haver pausas na proteção da vida. Os acordos relativos a interceptores adicionais têm de ser implementados sem demora", disse Andrii Sybiha no C (antigo Twitter).
Ucrânia ataca dois petroleiros russos
A Ucrânia anunciou ataques a dois petroleiros russos no Mar Negro na última noite, noticiou a Reuters. Kiev também afirmou ter atacado um guindaste flutuante no mar de Azov.
Pelo menos um morto e 16 feridos após "um dos maiores ataques" da Rússia a Kiev
Pelo menos uma pessoa morreu e 16 ficaram ferias após ataques russos a Kiev, anunciou Zelensky no X (antigo Twitter). "Durante a noite, a Rússia levou a cabo um dos seus maiores ataques com mísseis balísticos contra Kiev. O inimigo lançou mais de 40 mísseis de vários tipos — a maioria deles contra a capital — e 120 drones de ataque", disse o presidente do país.
Ataques deste sábado na Ucrânia, Rússia e territórios ocupados fazem pelo menos dez mortos. A guerra já terá causado mais de 540 mil
Pelo menos dez pessoas morreram e 21 ficaram feridas este sábado em ataques na Ucrânia, na Rússia e em territórios ucranianos ocupados por Moscovo. Desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022, a guerra já terá provocado entre 541 mil e 616 mil mortes entre militares dos dois países e civis, segundo estimativas independentes e dados confirmados pelas Nações Unidas.
Hoje, na cidade portuária de Odessa, no sul da Ucrânia, um míssil russo matou duas pessoas e feriu outras oito, incluindo duas crianças. Uma das vítimas mortais era uma mulher que caminhava num parque acompanhada por crianças no momento do ataque. As crianças sobreviveram e estão a receber assistência médica, segundo os serviços de emergência. O bombardeamento atingiu também edifícios residenciais, veículos e outras infraestruturas civis.
Na região vizinha de Mykolaiv, um ataque com drones contra instalações portuárias matou duas pessoas e provocou danos em três navios. Outra pessoa morreu e cinco ficaram feridas na região de Kherson, no sul do país. Em Kharkiv, a segunda maior cidade ucraniana, disparos de artilharia russa fizeram um morto e oito feridos, entre os quais duas crianças.
Na Rússia, um homem morreu na região fronteiriça de Belgorod num ataque com um drone que as autoridades locais atribuíram à Ucrânia.
Em Horlivka, cidade ucraniana ocupada pelas forças russas, um ataque ucraniano matou uma pessoa. Duas outras morreram depois de um drone atingir uma estrada numa zona ocupada da região de Kherson, de acordo com as autoridades instaladas por Moscovo.
Não existe um balanço oficial e consensual das mortes provocadas pela guerra. Um estudo do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais estima que tenham morrido entre 400 mil e 450 mil militares russos e entre 125 mil e 150 mil militares ucranianos até junho de 2026.
As Nações Unidas confirmaram ainda a morte de pelo menos 16.431 civis na Ucrânia desde 24 de fevereiro de 2022, incluindo 803 crianças, mas não dividem esse total por nacionalidade. A organização admite que o número real seja consideravelmente mais elevado, sobretudo devido à dificuldade de confirmar casos ocorridos em zonas ocupadas ou de combate intenso.
Exército ucraniano reivindica ataques contra alvos russos
O exército ucraniano reivindicou um ataque contra um depósito de petróleo russo na região de Moscovo, noticiou o Le Monde. Além disso, segundo as forças armadas, foram atingidos navios no Mar Azov e no Mar Negro, uma lancha de patrulha em Kerch e uma ponte ferroviária em Luhansk.
Ataque russo atinge comboio em Zaporizhzhia
Dois ataques russos atingiram a locomotiva e as carruagens de passageiros de um comboio na região de Zaporizhzhia, noticiou o portal de notícias ucraniano Pravda. As primeiras informações indicam que não houve feridos.
Zelensky considera demitir comandante-chefe das Forças Armadas, avança o Financial Times
Segundo o Financial Times, citado pelo jornal Le Monde, Zelensky está a considerar a demissão de Oleksandr Syrsky, comandante-chefe das Forças Armadas. Isso ocorre após manifestações contrários à saída de Mykhailo Fedorov do Ministério da Defesa por divergências com Syrsky.
Brigadas ucranianas recebem ordens para apoiar publicamente o comandante-chefe do exército
Comandantes das brigadas ucranianas receberam ordens para gravar mensagens em apoio de Oleksandr Syrskyi, comandante-chefe das Forças Armadas, denunciou Serhii Sternenko, voluntário e antigo conselheiro do ministro da Defesa, citado pelo portal de notícias ucraniano Pravda.
Isso ocorreu após protestos em apoio ao antigo ministro da Defesa Mykhailo Fedorov, que foi demitido devido a divergências internas. Segundo o presidente do país Volodymyr Zelensky, Syrskyi e Fedorov não conseguiram trabalhar juntos.
Ministra dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte está em Moscovo
Choe Son-hui, ministra dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte, está em Moscovo após receber um convite de Sergey Lavrov, seu homólogo russo, noticiou o Le Monte.
A Coreia do Norte e a Rússia são aliadas próximas e possuem um acordo para a defesa. Os norte-coreanos já chegaram a enviar tropas para apoiar os esforços de guerra russos na Ucrânia.
Zelensky anuncia ataques contra "importantes instalações logísticas" em Moscovo e Tambov
"Em resposta aos ataques russos às nossas infraestruturas civis e às nossas cidades e comunidades, foram atingidas duas importantes instalações logísticas – nas regiões de Moscovo e Tambov, a mais de 500 e quase 700 quilómetros da linha da frente", disse o presidente ucraniano. "Uma instalação petrolífera foi também atingida. Além disso, ataques ucranianos de médio alcance atingiram alvos nas águas do Mar de Azov e do Mar Negro, bem como na nossa Crimeia temporariamente ocupada".
Ataque da Ucrânia destrói bases logísticas russas em Moscovo
A Ucrânia atingiu duas importantes instalações logísticas nas regiões russas de Moscovo e Tambov, bem como uma infraestrutura petrolífera, afirmou este sábado o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Zelensky disse, através da aplicação Telegram, que as instalações logísticas eram utilizadas pela Rússia para fornecer componentes sujeitos a sanções destinados à produção de drones e a equipamentos de navegação.
O Presidente ucraniano acrescentou ainda que ataques de médio alcance atingiram alvos no mar de Azov e no mar Negro.
Odessa: ataque russo a infraestruturas portuárias faz uma vítima mortal
A Rússia lançou este sábado um ataque contra as infraestruturas portuárias de Odesa, na Ucrânia, atingindo um navio com bandeira de Antígua e Barbuda e matando uma pessoa, informou o governador regional de Odessa, Oleh Kiper.
Kiper afirmou, através da aplicação Telegram, que três pessoas ficaram feridas e que várias infraestruturas — incluindo edifícios, depósitos e armazéns — ficaram danificadas.
Ataque de drones ucranianos em centro logístico russo causa sete mortos
Um ataque de drones ucranianos contra um centro logístico na cidade russa de Kotovsk provocou hoje pelo menos sete mortos e 24 feridos, anunciou o governador regional Evguéni Pervyshov.
Segundo o responsável, os aparelhos atingiram esta madrugada um armazém da empresa Wildberries, causando a morte de sete trabalhadores e ferindo outras 24 pessoas. Um incêndio deflagrou no local, mas foi entretanto controlado, embora os bombeiros se mantenham em operação.
A Ucrânia tem intensificado nos últimos meses os ataques em território russo, visando sobretudo infraestruturas logísticas e ligadas aos hidrocarbonetos, numa tentativa de reduzir a capacidade de Moscovo para financiar a guerra.
Entretanto, o presidente da Câmara de Moscovo, Serguei Sobianine, informou que a região da capital foi alvo de mais de 370 drones durante a noite.
“A maioria foi abatida pelas defesas antiaéreas ainda longe da cidade. Sessenta e quatro drones inimigos foram destruídos já na aproximação a Moscovo”, escreveu o autarca na rede Telegram.
Pelo menos 10 pessoas morreram e cerca de 20 ficaram feridas em ataques lançados na sexta-feira na Ucrânia, na Federação Russa e em territórios ocupados pelas forças armadas russas, segundo as respetivas autoridades.
A Ucrânia tem intensificado as ações contra infraestruturas russas ligadas à logística e à energia, procurando reduzir a capacidade de Moscovo para sustentar o esforço de guerra.
Zelensky promete divulgar ficheiros sobre massacre de polacos na Volínia
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, prometeu divulgar ficheiros relacionados com o massacre de dezenas de milhares de polacos pelos nacionalistas ucranianos durante a Segunda Guerra Mundial na região da Volínia.
"As prioridades são claras: todos na Europa precisam de boas relações de vizinhança, igualitárias e mutuamente benéficas, baseadas no respeito", destacou o chefe de Estado ucraniano numa mensagem nas redes sociais na sexta-feira após uma reunião sobre a política de Kiev em relação à Polónia.
Zelensky, que realçou que "a Polónia apoiou de forma visível a Ucrânia após o início da invasão russa em grande escala", garantiu que Kiev chegou a acordo com Varsóvia sobre várias questões, incluindo a Volínia.
"Todos os ficheiros do Serviço de Segurança da Ucrânia e do Serviço de Informações Estrangeiras da Ucrânia referentes aos trágicos acontecimentos do século XX na Volínia serão libertados", garantiu Zelensky, acrescentando que o acordo inclui também a concessão de "um número substancial de autorizações adicionais para trabalhos de busca e exumação" de vítimas.
"Devolvam Fedorov!": milhares de manifestantes protestam em Kiev contra saída do ministro da Defesa
Milhares de pessoas protestaram hoje à noite em Kiev contra a demissão do ministro da Defesa, Mykhailo Fedorov, decisão tomada pelo presidente Volodymyr Zelensky no âmbito de uma remodelação governamental controversa.
Concentrados pelo segundo dia consecutivo na capital ucraniana, os manifestantes agitaram bandeiras da Ucrânia e exibiram cartazes, noticiou a agência France-Presse (AFP).
"Devolvam Fedorov!", podia ler-se num cartaz, enquanto outro pedia "respeito e consideração pelo povo". Um terceiro denunciava a medida como "autossabotagem".
Ataques russos e ucranianos somam dez mortos e 20 feridos
Pelo menos dez pessoas morreram e cerca de 20 ficaram feridas em ataques lançados esta sexta-feira contra a Ucrânia, contra a Federação Russa e contra territórios ocupados pelas forças armadas russas, segundo as respetivas autoridades.
Na Ucrânia, a cidade de Odessa, banhada pelo mar Negro, foi atingida por um míssil russo, resultando na morte de duas pessoas e no ferimento de oito, incluindo duas crianças, informou o vice-presidente da câmara municipal, Oleksandr Filatov, no Telegram.
Na região vizinha de Mykolaiv, drones atingiram a infraestrutura portuária, matando duas pessoas e causando danos em três navios, informou uma autoridade regional.
Na Rússia, os serviços de emergência da cidade relataram que um drone ucraniano matou um homem na região de Belgorod, próxima da fronteira com o nordeste da Ucrânia.
Outra pessoa morreu após um ataque ucraniano a Horlivka, cidade no leste da Ucrânia ocupada pela Federação Russa, adiantou o presidente da câmara, Ivan Prikhodko.
Outras duas pessoas faleceram num ataque de drone ucraniano a uma estrada nas áreas da região de Kherson ocupadas pela Rússia, segundo o governador nomeado por Moscovo, Vladimir Vasilenko.
Exército ucraniano anuncia ataque a refinaria Yarolavl e diz que atingiu dois navios russos no Mar Negro
O exército ucraniano anunciou que atacou uma refinaria em Yarolavl e atingiu dois navios russos no Mar Negro, noticia a Reuters.
Kiev detalha que as embarcações atingidas são um petroleiro e um navio-tanque de gás.