Em atualização

UCRÂNIA • AO MINUTO | Rússia atinge portos ucranianos de Chornomorsk e Izmail

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2026-09-07

O QUE ESTÁ A ACONTECER

2025-08-05
18:51

Trump prepara novas sanções contra frota sombra da Rússia, avança Financial Times

A administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está a ponderar impor novas sanções contra a chamada "frota sombra" de petroleiros da Rússia, caso o presidente Vladimir Putin não aceite um cessar-fogo na Ucrânia até sexta-feira, revelou esta terça-feira o Financial Times.

Siga ao minuto:

2026-09-07
07:51

Trump fala esta segunda-feira com Putin e Zelensky após reuniões dos enviados norte-americanos em Moscovo e Kiev

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deverá falar esta segunda-feira por telefone com o homólogo russo, Vladimir Putin, e posteriormente com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, depois do regresso dos enviados norte-americanos que estiveram em Moscovo e Kiev.

Steve Witkoff e Jared Kushner reuniram-se no domingo, em Kiev, com Zelensky, um dia depois de terem mantido mais de três horas de conversações com Putin em Moscovo. Os dois lados classificaram o encontro com o líder russo como “substancial”, embora não tenha resultado, aparentemente, num avanço significativo.

Após a reunião com os representantes norte-americanos, Zelensky afirmou esperar que “a guerra se prossiga” durante o inverno. Entre os temas discutidos estiveram as garantias de segurança para a Ucrânia, questões económicas, a ajuda ao país durante o inverno e o fornecimento de sistemas de defesa antiaérea Patriot.

2026-09-07
07:26

Ataque de drone ucraniano mata uma pessoa e faz quatro feridos na região russa de Perm

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas na região russa de Perm na sequência de um ataque de drone ucraniano que provocou danos num edifício residencial, informou esta segunda-feira o governador regional, Dmitry Makhonin.

Segundo o responsável, as unidades locais de defesa antiaérea abateram 27 drones durante o ataque.

2026-09-07
06:18

Rússia atinge portos ucranianos de Chornomorsk e Izmail

As forças russas atingiram na noite de domingo um navio no porto ucraniano de Chornomorsk que, segundo o Ministério da Defesa da Rússia, transportava carga militar, noticiou esta segunda-feira a agência Interfax.

No porto de Izmail, também na Ucrânia, as forças russas atingiram esta segunda-feira de manhã instalações de carregamento, acrescentou a Interfax, citando igualmente o Ministério da Defesa russo.

2026-09-06
23:48

Tiago André Lopes não poupa Kaja Kallas: "É uma figura que não sabe o que está a fazer"

O comentador Tiago André Lopes analisa as eventuais consequências da viagem dos enviados especiais de Donald Trump a Kiev

2026-09-06
23:45

"A União Europeia, que paga tudo, continua a não ter lugar à mesa das negociações"

José Azeredo Lopes critica Zelensky por convidar os representantes de alguns países europeus para o encontro com os enviados de Trump, mas "a instituição enquanto tal, nicles, zero, nada".

2026-09-06
22:17

Paulo Portas pergunta: “Será que a reunificação da Alemanha falhou?” E também avisa: “Putin está a testar a moleza da Europa”

No “Global”, Paulo Portas acusou ainda JD Vance de tentar “fazer de conta” que a guerra com o Irão não existe e considerou que Donald Trump procura uma “surpresa de outubro” antes das eleições intercalares nos Estados Unidos
Leia mais aqui
2026-09-06
18:53

"A atribuição de um ataque à Rússia não é uma declaração de guerra mas é um ato de hostilidade"

Tiago Vasconcelos, analista de estratégia e política internacional, comenta as relações tensas entre a Rússia e a Alemanha e os seus efeitos no conflito da Ucrânia.

2026-09-06
18:45

Enviados de Trump deixam Kiev sem acordo após reunião com Putin, Zelensky admite que guerra continuará e ataques russos matam nove pessoas

Os enviados de Donald Trump Steve Witkoff e Jared Kushner terminaram este domingo, em Kiev, uma nova ronda de negociações sobre a guerra na Ucrânia sem qualquer avanço decisivo, um dia depois de terem passado mais de três horas com Vladimir Putin em Moscovo.

Witkoff classificou as conversações com Volodymyr Zelensky como “substanciais e importantes” e disse que a delegação estava “muito encorajada”, mas o Presidente ucraniano admitiu que não espera um fim rápido do conflito. “Se a guerra continuar — e esperamos que a guerra continue — contamos muito com o pacote de ajuda para o inverno”, afirmou, referindo-se sobretudo a defesa aérea e apoio ao setor energético.

Washington quer agora recuperar um formato de negociações entre Estados Unidos, Ucrânia e Rússia. Kushner disse esperar progressos “muito em breve” e Zelensky anunciou também uma próxima reunião entre representantes ucranianos, norte-americanos e europeus. Conselheiros de segurança do Reino Unido, França e Alemanha participaram nas conversações em Kiev.

O território continua entre os principais bloqueios: Moscovo exige que a Ucrânia abandone áreas do Donbass que ainda controla e desista da ambição de aderir à NATO, condições rejeitadas por Kiev. Zelensky insiste em “garantias de segurança” capazes de impedir uma nova invasão.

A visita decorreu durante uma pausa limitada nos ataques contra Kiev e Moscovo acordada para proteger os negociadores, mas sem cessar-fogo no resto do país.

Ataques russos mataram pelo menos nove pessoas e feriram 68 nas últimas 24 horas, segundo autoridades ucranianas. Quatro mortos foram registados na região de Kharkiv, três em Kherson, um em Zaporizhzhia e outro em Mykolaiv. Entre as vítimas estão um rapaz de 11 anos e uma jovem de 19.

A Rússia lançou durante a noite 108 drones e seis mísseis S8000 Banderol, segundo a Força Aérea ucraniana, que afirma ter neutralizado 82 drones e todos os mísseis. Foram registados impactos em 11 locais.

A Ucrânia respondeu com ataques de longo alcance. O Estado-Maior afirmou ter atingido a refinaria de petróleo de Ryazan, a cerca de 500 quilómetros da fronteira, o aeródromo de Rostov-on-Don e três sistemas de defesa aérea russos. Moscovo disse ter abatido 258 drones ucranianos durante a noite em várias regiões e sobre os mares Negro e de Azov.

A tensão estendeu-se ainda à Alemanha. O ministro russo dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, classificou as acusações de que Moscovo esteve por trás da tentativa de ataque com drones ao aeroporto de Leipzig/Halle como o início de uma “guerra real” e acusou o chanceler Friedrich Merz de, “na prática, declarar-nos guerra”. Berlim atribuiu o incidente à Rússia, que nega qualquer responsabilidade.

2026-09-06
18:45

Guerra na Ucrânia: "Quem tem de fazer a força maior agora é a Europa"

José Tomaz Castello-Branco analisa o encontro entre Volodymyr Zelensky e os enviados de Donald Trump.

2026-09-06
18:22

Zelensky: "Acho que vamos conseguir retomar as negociações"

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky manifestou algum otimismo após a reunião com os enviados de Donald Trump.

2026-09-06
18:14

"Pacote de inverno": enquanto não há acordo de paz, EUA e Ucrânia discutem apoio energético e à defesa aérea e importação de gás natural liquefeito

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky anunciou que a Ucrânia e os EUA definiram prioridades-chave para a futura cooperação após três rondas de negociações de alto nível em Kiev, com foco num “pacote de inverno” abrangente, no retomar das negociações de paz e em garantias robustas de segurança e económicas.

Numa conferência de imprensa após as discussões com os enviados especiais dos EUA, Steve Witkoff e Jared Kushner, Zelensky caracterizou as três rondas de negociação do dia como “muito substanciais”, referindo que os desafios energéticos do inverno e as estruturas de defesa a longo prazo foram temas de destaque.

“Dedicamos hoje atenção suficiente ao período de inverno, a todos os desafios que podem realmente surgir”, disse Zelensky, citado pelo KIev Post. “Se a guerra continuar no inverno, contamos fortemente com o “pacote de inverno”, que discuti em absoluto detalhe hoje com o Steve, o Jared e com os nossos parceiros europeus. Contamos fortemente com o apoio à defesa aérea, o apoio energético e com um volume significativo e possibilidades de utilização do GNL [Gás Natural Liquefeito] americano.”

Zelensky sublinhou que os parceiros ocidentais manifestaram apoio a estas iniciativas, que visam proteger a rede eléctrica da Ucrânia contra os persistentes ataques russos através de assistência energética de emergência, munições de defesa aérea e importações de gás natural liquefeito (GNL) dos EUA.

Deu ainda conta que existem atualmente 67 empresas a operar na Ucrânia capazes de abater drones em larga escala. “Até hoje, temos cerca de 60 empresas na Ucrânia que já estão a trabalhar no abate de drones – abatendo-os em grande escala. Para ser preciso, 67”, disse. 

Zelensky acrescentou que existem atualmente três a cinco empresas que já demonstraram resultados. Espera-se que a produção em massa de drones seja possível em breve. “É claro que toda esta defesa é o ‘Plano B’, embora seja muito relevante neste momento. O ‘Plano A’ é acelerar ao máximo os esforços diplomáticos para reduzir a tensão com a Rússia”, disse.

2026-09-06
17:48

Von der Leyen chega à Gronelândia com "pacote de medidas substancial"

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, chegou hoje à Gronelândia levando “um pacote de medidas substancial”, numa visita em que pretende reafirmar o compromisso da UE com o território autónomo dinamarquês ameaçado pela administração Trump.

"A última vez que estive aqui foi há dois anos e, nessa ocasião, prometi que voltaria com um pacote de medidas substancial. E hoje posso dizer que vou cumprir essa promessa", disse a líder europeia, em declarações à chegada a Nuuk, capital da Gronelândia.

A chefe do executivo da UE foi recebida no aeroporto pela primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, e o presidente da Gronelândia, Jens-Frederik Nielsen. O primeiro-ministro das ilhas Faroé, Beinir Johannesen, também está previsto juntar-se aos três ainda hoje.

"Somos uma família", disse Von der Leyen.

"O que acontece no Ártico afeta diretamente o resto da Europa, e uma forte parceria com a Gronelândia é crucial para a nossa posição na região", sublinhou o comissário europeu para as Parcerias Internacionais, Jozef Síkela, que também participa na visita.

2026-09-06
17:46

"Não há uma ilusão das várias partes de que a guerra vá terminar em breve"

Em Kiev, na Ucrânia, Francisco Cordeiro de Araújo, analista de assuntos internacionais, comenta a visita dos enviados de Donald Trump, que se encontraram este domingo com o presidente Zelensky.

2026-09-06
17:42

"Esta visita a Moscovo e a Kiev não tem nada de substancial, não há um documento de partida para as negociações"

O comentador Tiago André Lopes, especialista em assuntos internacionais, analisa o encontro dos enviados de Donald Trump com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky,

2026-09-06
16:42

Enviados de Trump consideram "muito significativas" conversas com Zelensky: "Esperamos que esta viagem tenha aberto novas vias para avançar"

Os enviados do presidente norte-americano, Donald Trump, para procurar acabar com a guerra na Ucrânia afirmaram hoje que as primeiras conversações em Kiev com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, foram "muito significativas" e permitiram “aprender muito”.

O enviado Stefe Witkoff disse esperar “continuar isto pelo tempo que for necessário”, segundo a agência France-Presse (AFP). "Esperamos que esta viagem tenha aberto novas vias para avançar. Acho que aprendemos muito com esta viagem", disse, por seu lado, Jared Kushner, genro de Trump.

Os dois representantes da Casa Branca reuniram-se hoje com o Presidente Zelensky – pela primeira vez em Kiev -, depois de, na véspera, terem sido recebidos no Kremlin pelo líder russo, Vladimir Putin. A reunião demorou cerca de três horas.

"Não queremos sofrimento nem morte. Queremos que esta guerra termine de forma justa e de uma maneira que impeça a Rússia de continuar a agredir a Ucrânia", afirmou Zelensky perante Witkoff e Kushner, segundo a agência UNIAN, citada pela EFE.

Kushner afirmou, por seu lado, que o presidente norte-americano, Donald Trump, pretende não só pôr fim à guerra, mas também criar as condições para uma paz duradoura na Ucrânia. O genro de Trump acrescentou que os futuros acordos deveriam tornar impossível uma nova guerra e dar à Ucrânia a oportunidade de colocar ao serviço do desenvolvimento do país a força e o engenho demonstrados durante os anos de guerra. Kushner reiterou que o presidente"está muito determinado a pôr fim a esta guerra e a acabar com as mortes para facilitar a vida das famílias".

Witkoff, enviado especial de Trump, mostrou-se "encorajado" para continuar a trabalhar em Kiev durante o tempo que for necessário, a fim de verificar se é possível reativar o diálogo de paz, que se encontra estagnado há mais de seis meses devido à guerra dos EUA com o Irão e à impossibilidade de aproximar as posições entre a Rússia e a Ucrânia.

Após o encontro com Zelensky em Kiev, teve início uma sessão de conversações envolvendo os dois enviados dos EUA, a delegação ucraniana e responsáveis pela segurança nacional da União Europeia. 

2026-09-06
14:57

"Este país está a perder tudo o que o Serhii poderia trazer". Esta família ucraniana fugiu para os EUA mas agora vai ter de abandonar o país

Administração Trump deixou de renovar as autorizações humanitárias para famílias que buscaram refúgio nos EUA após o início da guerra na Ucrânia. A reportagem é da CNN Internacional

2026-09-06
14:30

Rússia já lançou mais de 2 mil mísseis contra a Ucrânia. "Há um aspeto económico mas também de oportunidade"

O tenente-general Rafael Martins, comentador da CNN Portugal, analisa os números da guerra na Ucrânia

2026-09-06
14:26

"Com Trump é muita conversa e há poucos resultados. O que é importante perceber é se estão a procurar negociar a paz ou a guerra"

José Tomaz Castello Branco, comentador da CNN Portugal, analisa as visitas dos enviados especiais de Trump a Moscovo e Kiev

2026-09-06
14:23

"Há um ótimo sinal de Kushner e Witkoff terem ido à Ucrânia pessoalmente"

A comentadora da CNN Portugal Diana Soller analisa a visita dos enviados especiais de Trump a Moscovo e Kiev

2026-09-06
14:18

Imagens: Zelensky recebe Witkoff e Kushner

(EPA/SERGEY DOLZHENKO)

 

(EPA/SERGEY DOLZHENKO)

 

(EPA/SERGEY DOLZHENKO)