Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Rússia e China discutiram a guerra da Ucrânia numa reunião em Pequim

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2025-07-13

O que está a acontecer

2025-06-20
19:04

"As declarações cínicas de Putin demonstram total desdém pelos esforços de paz dos EUA"

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Andrii Sybiha, afirmou que as declarações do líder do Kremlin, Vladimir Putin, de que toda a Ucrânia era essencialmente russa e que a Rússia poderia ainda apoderar-se da cidade de Sumy 
demonstram o desdém pelos esforços dos EUA para pôr fim à guerra.
 
"As declarações cínicas de Putin demonstram total desdém pelos esforços de paz dos EUA", escreveu Sybiha em inglês na plataforma da rede social X.

 
"Enquanto os Estados Unidos e o resto do mundo apelaram ao fim imediato da matança, o principal criminoso de guerra da Rússia discute planos para se apoderar de mais território ucraniano e matar mais ucranianos."

 

Siga ao minuto:

2025-07-13
16:44

Rússia e China discutiram a guerra da Ucrânia numa reunião em Pequim

Os ministros dos Negócios Estrangeiros de Rússia e China reuniram-se este domingo, à margem de uma cimeira da Organização para a Cooperação de Shanghai (SCO).

Em cima da mesa no encontro entre Sergei Lavrov e Wang Yi esteve a guerra da Ucrânia, bem como as relações de ambos com os EUA.

"Foi sublinhada a importância de reforçar a estreita coordenação entre os dois países na cena internacional, nomeadamente nas Nações Unidas e no seu Conselho de Segurança, na SCO, nos BRICS, no G20 e na APEC (Cooperação Económica Ásia-Pacífico)", adiantou o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia num comunicado citado pela Reuters.

2025-07-13
15:38

Agência Internacional da Energia Atómica relata ter ouvido disparos de armas ligeiras na central nuclear ucraniana ocupada pela Rússia

A Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA), organismo das Nações Unidas responsável pela vigilância nuclear, declarou este domingo ter ouvido centenas de disparos de armas ligeiras na central nuclear ucraniana de Zaporizhzhia, ocupada pelas forças russas.
 
A Agência afirmou num comunicado, a que a Reuters teve acesso, que o elevado número de tiros, disparados repetidamente durante cerca de uma hora a partir das 22 horas locais, era invulgar e que estava a procurar obter mais informações sobre o incidente.

2025-07-13
12:02

Bomba guiada russa atinge casa na região de Dnipropetrovsk. Uma mulher morreu

Uma mulher foi morta na aldeia de Velykomykhailivka, na região de Dnipropetrovsk, depois de uma bomba aérea guiada russa ter atingido um edifício residencial, segundo o Serviço Nacional de Emergência da Ucrânia.

2025-07-13
11:44

Zelensky afirma que a Rússia lançou mais de 1.800 drones contra a Ucrânia numa semana

A Rússia lançou mais de 1.800 drones de longo alcance, mais de 1.200 bombas planadoras e 83 mísseis de vários tipos contra a Ucrânia na semana passada, afirmou Volodymyr Zelensky, este domingo.

“Os russos estão a intensificar o terror contra cidades e comunidades para intimidar ainda mais o nosso povo”, afirmou Zelensky numa declaração publicada nas redes sociais, citado pelo The Kyiv Independent.

A escalada na utilização em massa dos drones tem como objetivo sobrecarregar a defesa aérea ucraniana em torno das principais cidades, especialmente Kiev.

2025-07-13
10:25

Rússia captura duas aldeias no leste da Ucrânia

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou este domingo que as suas forças capturaram as aldeias de Mykolaivka e Myrne na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, segundo a Reuters.

2025-07-13
10:24

Ucrânia afirma ter matado os responsáveis pela morte de um coronel da SBU na semana passada

Agentes dos serviços secretos russos foram mortos este domingo na região de Kiev durante uma operação da agência de inteligência ucraniana SBU para prendê-los por suspeita de terem matado a tiros um coronel da SBU na semana passada, segundo a Reuters.
 
Numa declaração publicada na aplicação de mensagens Telegram, o SBU disse acreditar que agentes do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) tinham estado por detrás do assassinato do coronel Ivan Voronych em Kiev, na quinta-feira..

2025-07-13
10:18

Tropas russas atacam aldeia na região de Chernihiv. Existe pelo menos um ferido

As tropas russas atacaram uma aldeia na comunidade de Semenivka, na região de Chernihiv, com um drone FPV, segundo o chefe da Administração Militar Regional de Chernihiv, Vyacheslav Chaus, no Telegram.

"Um trator ficou danificado. O motorista do trator ficou gravemente ferido e foi hospitalizado. O homem de 47 anos está atualmente sob supervisão médica num centro médico em Semenivka. Devido ao estado grave do paciente, está previsto o seu transporte para o Hospital Regional de Chernihiv", refere.

2025-07-13
10:15

Serviços sul-coreanos estimam que a Coreia do Norte forneceu à Rússia 12 milhões de cartuchos de artilharia de 152 mm

A Coreia do Norte terá enviado à Rússia mais de 12 milhões de cartuchos de artilharia de 152 mm para serem utilizados na Ucrânia, informaram os serviços secretos militares sul-coreanos este domingo.

O número foi publicado pela agência noticiosa sul-coreana Yonhap, citando um relatório da Agência dos Serviços Secretos da Defesa da Coreia do Sul (DIA) apresentado a um deputado do principal partido da oposição.

O relatório estimava ainda que a Coreia do Norte poderia ter fornecido cerca de 28.000 contentores com armas e projéteis de artilharia até à data.

2025-07-13
09:58

Defesa aérea ucraniana destrói 40 dos 60 drones russos lançados nas últimas horas

A partir das 14 horas locais de sábado e durante todo a manhã deste domingo, os russos atacaram a Ucrânia com 60 drones Shahed e de outros tipos a partir das direções de Kursk e Millerovo, na Federação Russa, segundo informa o Ukriform.

Dos 60 drones, a Kiev garante ter destruído 40.

2025-07-13
08:45

Ucrânia afirma que a Rússia perdeu 1.033.930 militares desde o início da guerra

A Rússia perdeu cerca de 1 033 930 soldados na Ucrânia desde o início da sua invasão em grande escala em 24 de fevereiro de 2022, informou o Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia este domingo, segundo o The Kyiv Independent.

O número inclui 1.240 baixas que as forças russas sofreram apenas no último dia.

2025-07-12
23:06

"É quase tabu": "Quando se fala em [mísseis] Taurus, a Alemanha quase que para"

O tenente-general Marco Serronha analisou no CNN em Foco o novo fornecimento de ajuda à Ucrânia por parte da Alemanha.

2025-07-12
23:03

"A Ucrânia precisa de ter alguma capacidade de resposta para forçar os russos a sentarem-se à mesa"

Miguel Baumgartner, comentador da CNN Portugal, analisou os contornos da ajuda que a Alemanha prometeu recentemente à Ucrânia.

2025-07-12
22:36

Kim Jong-un reafirma "apoio incondicional" à Rússia durante visita de Lavrov

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reafirmou o “apoio incondicional” de Pyongyang a Moscovo, segundo a imprensa estatal da Coreia do Norte.

Kim Jong-un fez estas declarações durante a reunião com o ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, este sábado.

De acordo com a KCNA, Lavrov afirmou ao líder da Coreia do Norte que Moscovo quer reforçar a parceria estratégica com Pyongyang.

2025-07-12
18:48

"Orbán é o idiota útil do Kremlin e Fico começa a ser o segundo idiota útil"

Manuel Serrano, especialista em Relações Internacionais, analisa a ameaça da Eslováquia, que não pretende aprovar o próximo pacote de sanções da União Europeia contra a Rússia.

2025-07-12
17:51

"A China não quer, de maneira nenhuma, ser identificada como aliado militar aberto e pleno da Rússia"

Rolando Santos, jornalista da CNN Portugal, considera que a relação entre China e Europa pode vir a ser gravemente afetada caso Pequim forneça, de forma declarada, armamento a Moscovo.

2025-07-12
17:33

"A União Europeia está num combate contra muitas mais potências além da Rússia"

João Annes, do Observatório de Segurança e Defesa da SEDES, afirma que os avanços da Rússia na Ucrânia são apenas possíveis porque a União Europeia e os EUA fazem "vista grossa" ao crescente apoio chinês a Moscovo.

2025-07-12
15:26

Putin pede ao Irão que aceite um acordo nuclear de “enriquecimento zero” com os EUA

O presidente russo, Vladimir Putin, informou o presidente norte-americano, Donald Trump, e responsáveis iranianos que apoia a ideia de um acordo nuclear em que o Irão não possa enriquecer urânio, noticia a Axios este sábado, citando fontes.

2025-07-12
14:27

Chefe da diplomacia russa recebido hoje pelo líder da Coreia do Norte

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, foi hoje recebido pelo líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, durante a sua visita ao país, segundo a diplomacia russa.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo informou que ocorreu o encontro e divulgou um vídeo dos dois homens a cumprimentarem-se.

Lavrov afirmou que o Presidente russo, Vladimir Putin, espera "continuar os contactos diretos" com Kim Jong Un "o mais rapidamente possível", informou a agência de notícias estatal russa Tass.

O Kremlin foi questionado esta semana sobre a possibilidade de uma visita do líder norte-coreano à Rússia, mas afirmou que não estava planeada para já.

Na visita ao país aliado, Sergei Lavrov reuniu-se com a sua congénere norte-coreana, Choe Son-hui, na cidade de Wonsan (na costa do Mar do Japão).

Os dois lados "destacaram a determinação em combater conjuntamente as aspirações hegemónicas dos atores externos da região, que estão a conduzir a uma escalada de tensões no Nordeste da Ásia e em toda a região Ásia-Pacífico", segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

Moscovo e Pyongyang reforçaram a sua cooperação militar nos últimos anos, com a Coreia do Norte a fornecer armas e tropas para apoiar o ataque russo à Ucrânia.

2025-07-12
12:57

"Tem havido nas últimas semanas uma intensificação dos ataques da Rússia contra a Ucrânia". E isso poderá significar duas coisas

Tiago André Lopes, comentador da CNN Portugal, afirma que "há um aumento da intensidade dos ataques da Rússia contra a Ucrânia", algo que poderá ser analisado de duas formas: ou Moscovo está a "tentar forçar a aceleração da dinâmica militar" ou está "a rejeitar a dinâmica diplomática

IOL Footer MIN