Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Ucrânia pede reunião de urgência no Conselho de Segurança da ONU por causa do "terror" da Rússia

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2025-06-18

O que está a acontecer

  • Rússia devolve corpos de 1.212 soldados ucranianos e Ucrânia devolve 27 soldados russos

  • EUA anunciam cortes no apoio militar à Ucrânia. Motivo: querem uma solução negociada

  • Kremlin ameaça Kiev com perda de territórios caso não ceda às suas exigências

  • Rússia e Ucrânia trocam prisioneiros de guerra

  • Kremlin avisa: plano de defesa aérea da NATO vai custar caro aos contribuintes europeus

  • NATO vai defender aumento de 400% nas capacidades de defesa da Aliança

  • Ataques ucranianos obrigam Moscovo a encerrar os principais aeroportos

  • Rússia diz ter comboios a postos para enviar corpos de soldados ucranianos para a fronteira

2025-05-06
18:42

Sobe para três número de mortos após ataque russo em Sumy. Uma das vítimas mortais tinha apenas seis anos

Subiu para três o número de mortes provocadas por um ataque russo com mísseis, nos arredores da cidade de Sumy, segundo o governador regional.

Uma das vítimas mortais era uma criança de apenas seis anos. Há registo de oito feridos, incluindo quatro crianças, duas das quais com ferimentos graves.

Siga ao minuto:

2025-06-17
23:04

EUA opuseram-se a declaração forte sobre a Ucrânia no G7

A administração norte-americana liderada por Donald Trump opôs-se a uma declaração forte na cimeira do G7 sobre a Ucrânia, que condenasse a Rússia, defendendo que pretendem preservar a sua capacidade de negociação, revelou hoje fonte do Governo canadiano.

Não haverá "nenhuma declaração separada" sobre a Ucrânia, "porque os norte-americanos queriam diluí-la", acrescentou à agência France-Presse (AFP) fonte do Governo anfitrião da cimeira dos líderes do G7, que teve hoje o último dia com a presença do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Os outros seis membros do G7, o grupo dos sete países mais industrializados do mundo, concordaram com uma "linguagem forte", mas uma declaração conjunta exigiria a aprovação dos EUA.

"Considerando que os norte-americanos estão a agir como intermediários neste momento, tentando negociar um acordo com a Rússia em relação à guerra na Ucrânia", não concordaram, explicou a fonte do Governo canadiano.

2025-06-17
22:17

Kim Jong-un e Shoigu encontraram-se esta terça-feira

A agência estatal norte-coreana KCNA está a noticiar que Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, e Sergei Shoigu, antigo ministro da Defesa e atual secretário do Conselho de Segurança da Rússia, estiveram reunidos esta terça-feira, em Pyongyang.

2025-06-17
20:07

EUA condenam ataque a Kiev

Os Estados Unidos condenam o ataque ocorrido durante a noite em Kiev, disse a porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce, confirmando a morte de um cidadão norte-americano na Ucrânia.

"Estamos cientes do ataque de ontem à noite em Kiev, que resultou em inúmeras vítimas, entre as quais a morte trágica de um cidadão americano. Condenamos estes ataques e apresentamos as nossas mais profundas condolências às vítimas e às famílias de todos os afetados", disse Bruce aos jornalistas numa conferência de imprensa.

2025-06-17
17:30

Ucrânia pede reunião de urgência no Conselho de Segurança da ONU por causa do "terror" da Rússia

A Ucrânia pediu uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas, depois de um ataque mortífero da Rússia a Kiev e outras cidades.

De acordo com a agência Ukrinform, o pedido vai dar entrada em breve.

“Acabei de assinar uma carta para o presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas a pedir que marque uma reunião o mais depressa possível por causa da escalada da Rússia com terror contra civis na Ucrânia”, disse Andriy Melnyk, embaixador ucraniano na ONU.

2025-06-17
12:45

Coreia do Norte vai enviar sapadores e trabalhadores militares para reconstruir região russa de Kursk

A Coreia do Norte vai enviar 1.000 sapadores e 5.000 trabalhadores da construção militar para a região russa de Kursk, para ajudar na sua reconstrução após a incursão ucraniana, afirmou esta terça-feira o responsável russo pela segurança, Sergei Shoigu, segundo a agência Interfax. 

2025-06-17
12:40

Reino Unido amplia designações e especificações de navios ao regime de sanções à Rússia

O Reino Unido adicionou esta terça-feira 10 novas designações e 20 novas especificações de navios no âmbito do seu regime de sanções à Rússia, avança a Reuters.

2025-06-17
11:39

Kremlin diz que planos para próximas negociações diretas de paz com a Ucrânia continuam incertos

O Kremlin afirmou, esta terça-feira, quando questionado sobre se a Rússia planeia avaliar propostas ucranianas para um cessar-fogo e realizar novas conversações, que ainda não há entendimento sobre quando ocorrerão as próximas negociações diretas com Kiev, avança a Reuters.

2025-06-17
11:32

Kremlin diz que Trump tem razão: foi um erro expulsar a Rússia do G8

O Kremlin veio esta terça-feira concordar com o presidente dos Estados Unidos, que disse que tinha sido um erro expulsar a Rússia do G8, segundo noticia a Reuters.

2025-06-17
10:55

Rússia confirma ataque contra alvos militares em Kiev e Zaporizhzhia

O Ministério da Defesa da Rússia revela que as tropas de Moscovo realizaram ataques contra alvos militares nas regiões de Kiev e Zaporizhzhia, avança a agência Interfax, citada pela Reuters.

2025-06-17
10:38

Putin vai reunir-se com presidente da Indonésia na quinta-feira

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, revela que Vladimir Putin vai reunir-se com o presidente da Indonésia esta quinta-feira em São Petersburgo.

2025-06-17
09:25

Esta manhã foi um dos “ataques mais horríveis” a Kiev, segundo Zelensky. Que ataca Putin: “Ele faz isto porque pode”

O Presidente ucraniano, que estará no encontro do G7, apelou aos líderes que consigo vão reunir: “É errado que os poderosos deste mundo fechem os olhos ao que se está a passar”
Leia mais aqui
2025-06-17
06:05

Intenso ataque russo faz 14 mortos em Kiev

Pelo menos 14 pessoas morreram esta madrugada em Kiev em mais um ataque maciço da Rússia contra a capital ucraniana, informou o chefe da administração militar da capital, Timur Tkachenko, na rede social Telegram.

O número foi também confirmado pelo ministro do Interior, Igor Klimenko, que calculou em 44 o número de feridos e referiu danos em vários edifícios residenciais, estabelecimentos de ensino e infraestruturas críticas.

De acordo com Klimenko, a Rússia atacou esta noite 27 locais diferentes na capital ucraniana, onde se ouviram explosões e fogo de defesa antiaérea durante grande parte da madrugada.

A Rússia também atacou esta noite a cidade de Odessa, no sul da Ucrânia, onde as autoridades regionais informaram que 13 pessoas ficaram feridas em consequência do ataque.

2025-06-16
23:41

Ataque de larga escala com drones danifica habitação em Kiev. Há pelo menos cinco feridos

Um ataque de larga escala com drones provocou vários danos num prédio de apartamentos em Kiev, na noite desta segunda-feira, e feriu pelo menos cinco pessoas, informaram autoridades municipais ucranianas.
 
O autarca de Kiev, Vitali Klitschko ,1disse que o prédio danificado ficava no zona de Solomianskyi, perto do centro da capital. 
 
"Um grande grupo de drones inimigos ainda se dirige para o centro da cidade", disse Klitschko na aplicação de mensagens Telegram.

2025-06-16
17:00

Trump diz que foi um erro expulsar a Rússia do G8

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que foi um erro expulsar a Rússia do G8 e acrescentou que não se importaria que a China se juntasse ao G7. Trump fez estes comentários durante a cimeira do Grupo dos Sete, no Canadá.

 A Rússia fazia parte do clube exclusivo das grandes economias, mas foi expulsa após a anexação da Crimeia à Ucrânia, em 2014.

"O G7 costumava ser o G8. Barack Obama e uma pessoa chamada Trudeau não queriam que a Rússia fizesse parte", disse Trump, referindo-se ao antigo primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau. “E eu diria que isso foi um erro, porque acho que não teríamos uma guerra agora se tivéssemos a Rússia e não teríamos uma guerra agora se Trump fosse presidente há quatro anos.”

2025-06-16
14:58

Zelensky planeia discutir a compra de armas com Trump

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, dz que planeia discutir novas compras de armas para a Ucrânia com o presidente dos EUA, Donald Trump.
 
Zelensky, que está de visita à Áustria, participará na cimeira do Grupo  dos Sete no Canadá na terça-feira, onde espera encontrar-se com Trump à margem da reunião.
 
"Uma das questões que irei discutir com o presidente Trump durante a reunião é o pacote de defesa que a Ucrânia está  pronta a comprar", disse Zelenskiy numa conferência de imprensa em Viena, citado pela Reuters.

2025-06-16
14:09

EUA cancelaram a próxima ronda de conversações sobre a redução de tensões com a Rússia

A próxima ronda de conversações entre a Rússia e os Estados Unidos sobre a redução de "irritantes" (tensões) nas relações entre os dois países foi cancelada por iniciativa do lado americano, disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.
 
"Esperamos que a pausa que fizeram não dure muito tempo", declarou a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, citada pela Reuters.

2025-06-16
12:52

NATO. Membro da administração Trump sugere "papel específico" para Portugal com Marinha

Devin Nunes afirmou-se “otimista” em relação ao futuro da NATO, numa altura em que o Presidente Trump e o secretário-geral da Aliança Atlântica, Mark Rutte, têm pressionado para um aumento substancial no investimento em Defesa
Leia mais aqui
2025-06-16
12:19

Rússia afirma que entregou os restos mortais de 6.060 soldados ucranianos

A Rússia diz ter entregado os restos mortais de 6.060 soldados ucranianos após o acordo feito em Istambul, no início de junho, de acordo com a Reuters, que cita o líder da delegação russa, Vladimir Medinsky. 

Moscovo diz ainda estar disponível para entregar outros 2.239 cadáveres. No entanto, Medinsky afirma que o processo de negociação de troca de prisioneiros continua a decorrer.

2025-06-16
12:13

Costa diz que 3% ou 5% de gasto em Defesa "não é um número mágico"

O presidente do Conselho Europeu defendeu que a União Europeia não precisa de 27 grandes Forças Armadas, mas de um “robusto sistema de defesa coletivo”, considerando que o objetivo de gasto em Defesa “não é um número mágico”.

“Nós não precisamos de 27 grandes Forças Armadas, o que precisamos é de um robusto sistema de defesa coletivo e para isso nós temos que trabalhar com base nos planos da NATO e nas prioridades definidas pela Agência Europeia de Defesa”, sustentou António Costa, durante uma conversa com o antigo-primeiro-ministro e antigo presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, na conferência “Europa e Relações Transatlânticas”, organizada em Lisboa pelo canal Now.

Para Costa, a discussão sobre o objetivo de investimento em Defesa no âmbito da NATO, “sobre 5%, 3%” do produto interno bruto (PIB) é “uma má forma de tratar o assunto, porque o que interessa não é um número mágico”.

O ex-primeiro-ministro socialista considerou que a Europa tem de “definir quais são as capacidades prioritárias” de investimento.

2025-06-16
11:50

Repatrimento de restos mortais ucranianos terminou

A Ucrânia recebeu, esta segunda-feira, mais 1245 corpos de soldados mortos na guerra com a Rússia, naquela que é a fase final do repatriamento acordado nas conversações em Istambul, revelaram as autoridades ucranianas citadas pela Reuters.
 
"O dia de hoje marca a fase final do repatriamento dos soldados mortos. Desde a semana passada, quando começou a aplicação dos acordos de Istambul, conseguimos trazer mais de 6.000 corpos", afirmou o Ministro da Defesa, Rustem Umerov.

IOL Footer MIN