GUERRA AO MINUTO | Ucrânia ataca refinaria russa de Saratov
GUIA RÁPIDO DE LEITURA
-
Ucrânia investiga o ministro da Justiça e um empresário próximo de Zelensky por envolvimento em corrupção e branqueamento de capitais
-
Zelensky diz que Putin vai abrir uma segunda frente de guerra na Europa: "Pode fazer as duas coisas ao mesmo tempo"
-
Lukoil suspende produção petrolífera no Iraque devido às sanções ocidentais
-
Ucrânia nega, mais uma vez, que a Rússia tenha conseguido cercar Pokrovsk
-
Forças russas intensificam ataques e bombardeamentos na frente sul
-
Zelensky diz que não tem medo de Trump: "Não somos inimigos dos Estados Unidos. Somos amigos. Então, porque é que havemos de ter medo?"
-
Rússia destrói quatro barcos não tripulados perto no Mar Negro
Rússia está a lançar quase 10 vezes mais drones Shahed do que no ano passado, diz Zelensky
As forças russas estão a lançar contra a Ucrânia cerca de dez vezes mais drones do tipo Shahed do que no outono passado, afirmou o presidente Volodymyr Zelensky, citado pelo Kiev Independent.
De acordo com Zelensky, Moscovo intensificou os ataques com drones contra Kiev e o resto do país, ao mesmo tempo que diminuiu a utilização de mísseis de cruzeiro e balísticos mais potentes e difíceis de intercetar. A Rússia lançou mais de 2.000 drones de ataque contra a Ucrânia em outubro, batendo o recorde anterior estabelecido em setembro em cerca de 700, de acordo com o Estado-Maior da Ucrânia.
“Temos de os contrariar completamente esta tendência”, afirmou Zelensky após a reunião com altos funcionários ucranianos.
Siga ao minuto:
Rússia pronta para ceder controlo da petrolífera sérvia NIS após sanções dos EUA
Os líderes russos estão prontos para ceder o controlo da petrolífera sérvia NIS, alvo de sanções dos Estados Unidos, afirmou o ministro da Energia da Sérvia, Dedovic Handanovic, numa publicação no Instagram na terça-feira.
A NIS, que opera a única refinaria da Sérvia, é detida em 44,9% pela russa Gazprom Neft SIBN.MM e em 11,3% pela Gazprom GAZP.MM, enquanto o Governo sérvio detém 29,9%.
Os proprietários russos da NIS enviaram um pedido ao Gabinete de Controlo de Ativos Estrangeiros do Tesouro dos EUA, afirmando que estavam dispostos a ceder o controlo e a influência sobre a NIS a um terceiro, disse Handanovic.
Rússia afirma que suas forças assumiram o controle total da parte leste da cidade de Kupiansk
As forças russas assumiram o controle total da parte leste da cidade de Kupiansk, na
região de Kharkiv, na Ucrânia, e estão a avançar ativamente dentro da cidade de Pokrovsk, na região de Donetsk, informou o Ministério da Defesa da Rússia na terça-feira.
O ministério também informou que as suas tropas assumiram o controlo da cidade de Novouspenivske, na região sudeste de Zaporizhzhia.
A Reuters, que avança a informação, ressalva que não conseguiu confirmar de forma independente as notícias do campo de batalha
"Estamos numa guerra altamente tecnológica, com drones sofisticadíssimos" mas o "nevoeiro cerrado dos últimos dias está a ser a pior ameaça à defesa ucraniana"
José Tomaz Castello Branco sublinha como o estado do tempo tem influência no campo de batalha na Ucrânia, onde “o nevoeiro cerrado dos últimos dias está a ser a pior ameaça à defesa ucraniana”
"Uma das condições para enviarmos dinheiro para a Ucrânia é que esse dinheiro seja utilizado de forma correta e não desviado para interesses privados"
Francisco Pereira Coutinho comenta o escândalo de corrupção na Ucrânia, que envolve o ministro da Justiça, Herman Halushchenko, e o empresário Timur Mindic, muito próximo de Zelensky.
Corrupção na Ucrânia. "Putin pode usar este caso para dizer: 'estão a perceber porque temos de substituir Zelensky?'"
João Ferreira Dias comenta o escândalo de corrupção na Ucrânia, que envolve o ministro da Justiça, Herman Halushchenko, e o empresário Timur Mindic, muito próximo de Zelensky.
"Trapalhada diplomática" na origem dos rumores de mal-estar entre Lavrov e Putin
Ataque russo danifica infraestruturas em Odessa
Um novo ataque militar da Rússia, com drones (aeronaves telepilotadas), danificou hoje infraestruturas de fornecimento de energia e da empresa de caminhos de ferro ucraniana Ukrzaliznytsia, na região de Odessa (sul), informou o governador local, Oleg Kiper.
“Na sequência do ataque, houve vários incêndios nas infraestruturas energéticas”, escreveu o responsável político na sua conta da rede social Telegram, adiantando que também foram atingidos escritórios e um depósito daquela companhia de transportes.
Desde o início do outono, a Rússia tem atacado, praticamente todas as noites instalações daquele género, o mesmo se passando com as forças armadas ucranianas, mais especificamente refinarias e instalações similares.
O objetivo da Ucrânia, invadida pela Rússia em 24 de fevereiro de 2022, é dificultar os reabastecimentos do exército inimigo e ‘minar’ a capacidade de o país vizinho exportar crude e produtos derivados, uma importante fonte de financiamento.
O chefe do Centro de Combate à Desinformação do Conselho de Segurança Nacional ucraniano, Andri Kovalenko, também declarou na Telegram que uma refinaría russa na região de Saratov foi atingida por drones durante a noite de segunda-feira.
Forças armadas ucranianas dizem que há 300 soldados russos em Pokrovsk
As forças armadas da Ucrânia afirmaram esta terça-feira que cerca de 300 soldados russos estavam dentro da cidade sitiada de Pokrovsk e que Moscovo intensificou os esforços para enviar mais tropas nos últimos dias, usando a densa neblina como
cobertura.
"O objetivo deles permanece inalterado: chegar às fronteiras do norte
de Pokrovsk e, em seguida, tentar cercar a aglomeração", afirmou o 7.º corpo de paraquedistas da Ucrânia no Facebook.
Batalhas ferozes em torno de Pokrovsk, que já foi importante centro rodoviário
e ferroviário ucraniano, mas agora é uma cidade em ruínas, têm sido travadas há meses, enquanto Moscovo avança lentamente no leste da Ucrânia.
Ucrânia ataca refinaria russa
Uma série de explosões abalou, na madrugada desta terça-feira, as cidades russas de Saratov e Engels, com as redes sociais a noticiarem um incêndio na refinaria de petróleo de Saratov.
De acordo com canais russos do Telegram, as defesas aéreas estavam em alerta máximo em ambas as cidades devido à ameaça de ataques com drones. Moradores locais relataram ter ouvido entre cinco e sete explosões fortes após a 01:00.
Ataque russo danifica infraestruturas em Odessa
Um novo ataque militar da Rússia, com drones (aeronaves telepilotadas), danificou hoje infraestruturas de fornecimento de energia e da empresa de caminhos de ferro ucraniana Ukrzaliznytsia, na região de Odessa (sul), informou o governador local, Oleg Kiper.
“Na sequência do ataque, houve vários incêndios nas infraestruturas energéticas”, escreveu o responsável político na sua conta da rede social Telegram, adiantando que também foram atingidos escritórios e um depósito daquela companhia de transportes.
Desde o início do outono, a Rússia tem atacado, praticamente todas as noites instalações daquele género, o mesmo se passando com as forças armadas ucranianas, mais especificamente refinarias e instalações similares.
O objetivo da Ucrânia, invadida pela Rússia em 24 de fevereiro de 2022, é dificultar os reabastecimentos do exército inimigo e ‘minar’ a capacidade de o país vizinho exportar crude e produtos derivados, uma importante fonte de financiamento.
O chefe do Centro de Combate à Desinformação do Conselho de Segurança Nacional ucraniano, Andri Kovalenko, também declarou na Telegram que uma refinaría russa na região de Saratov foi atingida por drones durante a noite de segunda-feira.
Kiev reivindica sucesso na defesa de Pokrovsk de ofensiva russa
As forças ucranianas estão a resistir à ofensiva russa sobre a cidade estratégica de Pokrovsk (leste), para a qual Moscovo mobilizou 150 mil soldados, afirmou o chefe de Estado Maior ucraniano, Oleksandr Syrskyi.
"Moscovo enviou cerca de 150 mil soldados - dos cerca de 700 mil em território ucraniano - na direção de Pokrovsk, com poderosos grupos mecanizados e quatro brigadas de fuzileiros navais empenhados no avanço", publicou Syrskyi nas redes sociais.
O objetivo da Rússia é cercar Pokrovsk e as cidades vizinhas pelo norte, sul e leste, estrangulando as linhas de abastecimento e expulsando os restantes civis, na sua mais recente manobra para capturar toda a região de Donetsk, adiantou.
Mas o comandante-chefe ucraniano rejeitou as alegações da TV estatal russa e de propagandistas nas redes sociais de que Pokrovsk caiu e que os ucranianos estão encurralados, afirmando que um contra-ataque ucraniano em setembro custou aos invasores "cerca de 13.000" baixas e permitiu às forças ucranianas recuperar mais de 427 quilómetros quadrados.
"Esta perceção — de que o inimigo tem praticamente tudo e está prestes a acabar com tudo — não é verdadeira", disse Syrskyi, citado pela agência ucraniana Ukrinform.
"A situação na linha da frente é realmente tensa, com o inimigo a realizar uma operação ofensiva estratégica", adiantou.
Zelensky promete responsabilização de pessoas envolvidas em corrupção
No seu discurso desta segunda-feira à noite, Volodymyr Zelensky teceu algumas palavras sobre corrupção, a propósito da "Operação Midas", que está a investigar o antigo ministro da Energia e atual ministro da Justiça, Herman Halushchenko, e Timur Mindich, empresário próximo do presidente ucraniano.
"A corrupção tem de ser punida. Quem estiver envolvido num esquema de corrupção será responsabilizado", disse o líder ucraniano. "A Energoatom fornece a maior parte da energia na Ucrânia e deve estar livre de corrupção", acrescentou.
"A Rússia quer ter a certeza de que, se for necessário, a sua população não tem acesso a nenhuma informação"
O Kremlin quer assumir o controlo total da internet na Rússia. Jorge Silva Carvalho, especialista em assuntos de informação e defesa, considera que se trata de uma "mensagem política na prática", uma vez que o Serviço Federal de Informações "já tem um pleno controlo na Rússia" através da sua divisão de sinais"
Ministra de Energia da Ucrânia garante comprometimento com a transparência após investigação sobre corrupção
A ministra da Energia da Ucrânia, Svitlana Hrynchuk, garantiu esta segunda-feira o comprometimento do governo de Kiev com a transparência, isto após terem sido feitas buscas na casa do antigo titular da pasta e atual ministro da Justiça, Herman Halushchenko, relacionadas com corrupção e branqueamento de capitais.
"Espero que a transparência da investigação tranquilize os nossos parceiros internacionais", disse a ministra, citada pela Reuters.
Império da Lukoil fora da Rússia começa a cair após sanções dos EUA
"É sempre perigoso e preocupante" detetar drones sobre centrais nucleares (como aconteceu na Bélgica)
O major-general Jorge Saramago analisa o avistamento de três drones junto à central nuclear de Doel, na Bélgica, que se junta a uma série de outros avistamentos de drones noutros países europeus, obrigando ao encerramento de espaços aéreos.
"O mais moderado de todos, por muito estranho que pareça, é Putin"
O major-general Agostinho Costa comenta a entrevista do presidente ucraniano ao jornal britânico The Guardian, na qual Volodymyr Zelensky garante que, ao contrário do resto do mundo, não tem medo do presidente dos EUA.
Ucrânia investiga o ministro da Justiça e um empresário próximo de Zelensky por envolvimento em corrupção e branqueamento de capitais
Ucrânia diz ter atingido depósito de petróleo na Crimeia
As forças especiais da Ucrânia afirmam ter atingido durante a noite um depósito de petróleo russo na Crimeia ocupada, informa a agência Reuters.
"O depósito de petróleo de Hvardiyska é um elemento importante do sistema de logística de combustível das autoridades de ocupação da Crimeia", disseram as forças especiais numa declaração no Telegram. "É importante para abastecer as instalações militares e o transporte do exército inimigo".