Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Grande parte dos 10 mil norte-coreanos na Rússia estão na frente de batalha

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-11-05

O que está a acontecer

2024-10-31
19:09

Zelensky critica a reação "nula" do Ocidente à presença norte-coreana na Rússia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, criticou a reação “nula” do Ocidente à chegada de tropas norte-coreanas à Rússia para combater a Ucrânia, segundo a Reuters.

Siga ao minuto:

2024-11-05
09:23

Ataque russo contra a cidade de Zaporizhzhia matou pelo menos seis pessoas e feriu nove 

Um ataque russo contra a cidade de Zaporizhzhia esta terça-feira matou pelo menos seis pessoas e feriu até ao momento nove, informou o governador Ivan Fedorov.

As forças russas terão visado uma instalação de infraestruturas, provocando um incêndio.

2024-11-05
08:41

"Zelensky quer arrastar a Polónia para uma guerra com a Rússia”, afirma o vice-primeiro-ministro polaco

O vice-primeiro-ministro polaco, Krzysztof Gawkowski, afirmou numa entrevista à Radio ZETA que Zelensky ao pedir à Polónia que abata os mísseis russos sobre a Ucrânia está a tentar envolver Varsóvia na guerra.

“Zelensky quer que a Polónia dispare mísseis sobre a Ucrânia, o que significa que quer que a Polónia entre na guerra com a Rússia”, disse Gawkowski, que também é ministro dos assuntos digitais da coligação de esquerda.

2024-11-05
08:15

Militares ucranianos abatem 48 drones e dois mísseis durante a noite

O exército ucraniano afirmou esta terça-feira que foram abatidos 48 dos 79 drones e dois mísseis lançados pela Rússia durante a noite.

A Reuters informa ainda que a força aérea ucraniana perdeu a localização de 30 drones, ainda que um deles tenha regressado à Rússia.

2024-11-05
05:53

Grande parte dos 10 mil norte-coreanos na Rússia estão na frente

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul disse que "um número considerável” dos cerca de 10 mil soldados norte-coreanos enviados para a Rússia já se encontram em zonas da frente de batalha.

“Mais de 10 mil soldados norte-coreanos estão atualmente na Rússia e sabemos que um número considerável foi destacado para as zonas da frente de batalha, incluindo Kursk [oeste]” afirmou o porta-voz do Ministério sul-coreano Jeon Ha-kyou, em declarações divulgadas pela agência de notícias Yonhap.

Jeon disse não ter informações sobre a atividade das tropas norte-coreanas, mas referiu que Seul está a acompanhar de perto a situação na Ucrânia.

A reação de Seul surgiu depois de o Departamento de Estado norte-americano ter afirmado, na segunda-feira, que cerca de 10 mil soldados norte-coreanos já se encontram na região de Kursk e vão poder entrar em combate “nos próximos dias”.

Na sexta-feira, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que a Ucrânia detetou todos os locais onde a Rússia está a concentrar soldados norte-coreanos e poderá realizar ataques preventivos mediante a autorização dos aliados ocidentais.

Zelensky deixou um apelo aos parceiros de Kiev para agirem em vez de "ficarem à espera" que os soldados norte-coreanos comecem a atacar o país.

O Presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, apelou na segunda-feira para a adoção de "medidas abrangentes” para responder à "cooperação militar ilegal" entre a Coreia do Norte e a Rússia.

2024-11-05
00:10

"Se Zelensky pudesse votar nas eleições dos EUA, votaria em Kamala Harris"

A especialista em Relações Internacionais Helena Ferro de Gouveia considera que Volodymyr Zelensky e a Ucrânia preferem uma vitória de Kamala Harris nas eleições dos EUA, dado as promessas que foram sendo feitas ao longo da campanha eleitoral.

2024-11-05
00:10

"Disrupção" ou "continuidade"? O que estas eleições podem significar para Europa e para a Ucrânia

A Europa e a Ucrânia estão de olhos postos nas eleições norte-americanas. O resultado deste ato eleitoral promete ter um impacto profundo no continente e o major-general Arnaut Moreira analisou o que poderá acontecer com cada um dos candidatos. 

2024-11-05
00:01

Como pode a Rússia interferir nas eleições de um Estado soberano?

Jorge Silva Carvalho, ex-diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), explica que a “interferência russa tem aspetos clássicos e aspetos modernos”, sendo que “desinformar” em Estados da União Europeia ou nos Estados Unidos existe uma estratégia específica.

2024-11-04
22:43

Portugal destina 1,7ME a candidatura ao Conselho de Segurança da ONU

O Governo destinou 1,7 milhões de euros à candidatura de Portugal ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, como membro não permanente, em 2027-2028, processo que será lançado esta semana em Nova Iorque, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros.       

"Que seja um bom augúrio do papel que o nosso país pode desempenhar no mundo", referiu Paulo Rangel, durante a audição conjunta na Assembleia da República, pelas comissões de Orçamento, Finanças e Administração Pública, dos Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas e dos Assuntos Europeus, no âmbito do debate na especialidade do Orçamento do Estado 2025 (OE2025).

Na sua intervenção, o governante anunciou a criação, no Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), da Direção-Geral de Direito Europeu e Internacional, que "terá uma função transversal a todo o ministério" e irá interagir com todos os departamentos do Governo, nestas áreas.

Sobre o orçamento do MNE para o próximo ano, Paulo Rangel afirmou que aumenta 10,1%, no total de 472,9 milhões de euros, face a 2024, ressalvando que a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) passou para a tutela do Ministério da Economia, sendo que neste ano o seu orçamento alcançava 244,9 milhões de euros.

Um orçamento que, sublinhou, "aposta na valorização das carreiras", com uma dotação de 218 milhões de euros (mais 8,9%, equivalente a 17,9 milhões de euros) para despesas com pessoal.

Rangel destacou ainda "os principais eixos da política externa portuguesa: o pilar europeu, a CPLP, a NATO, o multilateralismo, a lusofonia e comunidades portuguesas".

"São constantes da política externa que têm de ser integradas e prosseguidas neste novo e complexo contexto", considerou, afirmando que o orçamento deste ministério pretende "justamente adaptar as suas ferramentas e instrumentos a este ambiente mais hostil, quase a fazer parecer que as alterações climáticas contagiaram a geopolítica e a tornaram imprevisível e indomável".

2024-11-04
20:37

Ucrânia e Lituânia vão produzir drones em conjunto

A Ucrânia e a Lituânia assinaram um memorando de entendimento sobre a indústria de defesa, informou o ministro ucraniano da Defesa, Rustem Umerov.

Segundo o Kiev Independent, o documento prevê que Kiev e Vilnius produzirão conjuntamente drones e peças para os mesmos, munições e componentes, e sistemas de guerra eletrónica.

“A Lituânia é o nosso amigo leal que nos ajuda diplomaticamente, economicamente e, mais importante, militarmente”, disse Umerov.

2024-11-04
20:17

Pentágono confirma a presença de pelo menos 10 mil soldados norte-coreanos em Kursk

O Pentágono afirma que há pelo menos 10 mil soldados norte-coreanos em  em Kursk, na Rússia, mas não pôde confirmar as informações de que estavam em combate.
 
O porta-voz do Pentágono, o major-general Patrick Ryder, disse que as tropas norte-coreanas estarão a combater ou com capacidades de apoio ao combate. Acrescentou que, no total,  entre 11.000 e 12.000 soldados norte-coreanos estão a combater pela Rússia.

2024-11-04
20:15

Zelensky diz que há 11 mil soldados norte-coreanos em Kursk

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirma que 11 mil soldados da Coreia do Norte foram colocados no território da região de Kursk, na fronteira com a Ucrânia, sublinhando que, apesar disso, não há aumento da reação dos aliados.

"Estamos a assistir a um aumento do número de norte-coreanos mas, infelizmente, não estamos a assistir a um aumento da resposta dos nossos parceiros”, afirmou Zelensky na mensagem em vídeo esta noite. "As Forças de Defesa têm de garantir uma resposta. Hoje, discutimos a operação de Kursk. Em breve serão três meses de operações ativas na região de Kursk. E isto é importante, uma vez que mantemos esta “zona sanitária” em áreas designadas perto da nossa fronteira estatal", sublinhando a importância desta operação específica.

2024-11-04
19:10

Canadá vai enviar sistema de defesa aérea NASAMS para a Ucrânia

O Canadá vai enviar o primeiro sistema de defesa aérea NASAMS que encomendou para a Ucrânia. "Esperamos recebê-lo até ao final deste ano”, anunciou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, depois de uma conversa com JUstin Trudeau, primeiro-ministro canadiano.

2024-11-04
18:20

Rússia está a lançar quase 10 vezes mais drones Shahed do que no ano passado, diz Zelensky

As forças russas estão a lançar contra a Ucrânia cerca de dez vezes mais drones do tipo Shahed do que no outono passado, afirmou o presidente Volodymyr Zelensky, citado pelo Kiev Independent.

De acordo com Zelensky, Moscovo intensificou os ataques com drones contra Kiev e o resto do país, ao mesmo tempo que diminuiu a utilização de mísseis de cruzeiro e balísticos mais potentes e difíceis de intercetar. A Rússia lançou mais de 2.000 drones de ataque contra a Ucrânia em outubro, batendo o recorde anterior estabelecido em setembro em cerca de 700, de acordo com o Estado-Maior da Ucrânia.

“Temos de os contrariar completamente esta tendência”, afirmou Zelensky após a reunião com altos funcionários ucranianos.

2024-11-04
17:48

Rússia considera eleições na Moldova "as mais antidemocráticas da história"

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Zakharova, afirma que as eleições presidenciais na Moldova foram "as mais antidemocráticas da história" e que expõem "uma profunda fratura" na sociedade moldava. 

2024-11-04
15:47

Ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha promete 200 milhões de euros em ajuda de inverno à Ucrânia

A Alemanha vai dar à Ucrânia mais 200 milhões de euros em ajuda para apoiar o país durante o seu terceiro inverno em guerra com a Rússia, afirmou a ministra alemã, Annalena Baerbock, durante a visita a Kiev esta segunda-feira.
 
Durante a deslocação, a ministra alemã dos Negócios Estrangeiros lembrou ainda o impacto que as eleições desta terça-feira nos Estados Unidos terão no apoio militar ao país.

2024-11-04
15:38

Coreia do Norte recebe 200 milhões de dólares, arroz e tecnologia espacial para se juntar à guerra da Rússia na Ucrânia

A Coreia do Norte enviou milhares de soldados para a Rússia para apoiar a invasão em curso da Ucrânia e com este apoio o país liderado por Kim Jong-un espera receber da Rússia 200 milhões de dólares, arroz e tecnologia espacial.

A informação foi avançada pelo jornal The Korea Herald, que cita uma fonte familiarizada com o assunto.

Segundo a notícia, os soldados norte-coreanos terão um salário de cerca de 2.000 dólares, o que a multiplicar pelo número de combatentes e o tempo de serviço esperado permite chegar aos 200 milhões.

Outra parte importante do acordo é o arroz que a Rússia vai fazer chegar à Coreia do Norte, com perto de 700 mil toneladas de arroz, uma vez que Pyongyang não produz o suficiente para alimentar a população.

De acordo com o The Korea Herald, os serviços secretos sul-coreanos acreditam que a Rússia também está a ajudar a Coreia do Norte com tecnologia espacial avançada, permitindo a Pyongyang lançar outro satélite de reconhecimento militar.

 

2024-11-04
15:19

Rússia já atribuiu cidadania a mais de 3.300 estrangeiros sob decreto militar de Putin

Um total de 3 344 estrangeiros obtiveram a cidadania russa desde o início de 2024 ao abrigo de um dos decretos do presidente russo Vladimir Putin, afirmou Irina Volk, representante do Ministério do Interior russo, esta quarta-feira.

Putin assinou em janeiro um decreto que permite aos estrangeiros que tenham cumprido um ano de serviço sob contrato no exército russo, bem como aos seus familiares próximos, obter a cidadania russa através de um procedimento simplificado.

De acordo com o documento, estão excluídos os conhecimentos obrigatórios da língua russa, da história e da legislação russas.

2024-11-04
15:10

Putin reúne-se com ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano em Moscovo

O presidente russo, Vladimir Putin, reuniu-se em Moscovo com o ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano, Choe Son Hui, segundo informa a agência de notícias estatal TASS.
 
Outra agência, a Interfax, divulgou que a reunião teve lugar esta segunda-feira.
 
Son Hui deslocou-se à Rússia na semana passada para a sua segunda viagem em seis semanas numa altura em que o Ocidente está cada vez mais alarmado com a cooperação militar entre os dois países.

2024-11-04
14:56

Ucrânia está aberta à mediação do Catar em matéria de segurança energética com a Rússia

A Ucrânia não tem realizado conversações diretas com a Rússia sobre um cessar-fogo no setor da energia, mas está aberta à mediação de um país terceiro na mediação das negociações sobre a fórmula de paz, afirmou Andriy Yermak, chefe do gabinete presidencial da Ucrânia, numa entrevista televisiva esta segunda-feira.

As declarações foram dadas em resposta a vários meios de comunicação social que afirmaram que Kiev e Moscovo estão a realizar discussões preliminares sobre a cessação mútua dos ataques a instalações energéticas.

2024-11-04
14:19

Guterres manifesta preocupação com as tropas norte-coreanas na Ucrânia

Depois de apertar a mão ao presidente russo na cimeira dos BRICS, na Rússia, António Guterres alertou para uma “escalada perigosa”, no meio das notícias de que a Rússia enviou tropas norte-coreanas para combater na Ucrânia.

“Isto pode representar uma escalada muito perigosa da guerra na Ucrânia”, disse Guterres este domingo, acrescentando que ‘tudo deve ser feito para evitar a internacionalização do conflito’.