Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Pelo menos 177 prisioneiros ucranianos morreram desde o início da invasão russa

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-10-04

O que está a acontecer

2024-09-12
17:59

Ucrânia abre diligências junto da Mongólia pelo não cumprimento do mandado de detenção de Putin

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia anunciou esta quinta-feira que abriu diligências junto da Mongólia pelo não cumprimento do mandado de detenção do TPI para Vladimir Putin.

O presidente russo visitou a Mongólia, Estado-parte do TPI, no dia 3 de setembro.

O ministério ucraniano, citado pela Reuters, referiu que transmitiu a um diplomata mongol a "grande desilusão" de Kiev pelo não cumprimento do mandado, e referiu que a decisão vai afetar a relação entre os dois países.

Siga ao minuto:

2024-10-04
16:21

Zelensky visitou soldados ucranianos em Sumy, na fronteira com a região russa de Kursk

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, diz ter visitado a região de Sumy, na fronteira com a região russa de Kursk, e a partir de onde as forças ucranianas iniciaram a incursão naquela região.

"Hoje dei início à minha viagem à região de Sumy com um encontro com os nossos soldados que estão a combater na região de Kursk e a defender as nossas fronteiras", declarou, numa mensagem divulgada no Telegram.

2024-10-04
15:31

Combates em Kursk fizeram mais 20 mil baixas no exército ucraniano

Durante os combates na região de Kursk, as Forças Armadas Ucranianas terão perdido mais 20 mil elementos, informou o Ministério da Defesa da Rússia.

"O inimigo perdeu mais de 20.200 militares, 135 tanques, 66 veículos de combate de infantaria, 98 veículos blindados de transporte de pessoal, 870 veículos blindados de combate, 580 veículos, 165 peças de artilharia e 33 lançadores de sistemas de foguetes de lançamento múltiplo", diz o relatório do departamento, citado pela agência de notícias Ria.

2024-10-04
14:14

Forças russas estão a menos de 7 Km de Pokrovsk

As forças russas estão a menos de 7 quilómetros dos arredores da cidade de Pokrovsk, na região de Donetsk, disse Serhii Dobriak, chefe da administração militar de Pokrovsk.

A frente oriental perto de Pokrovsk tem sido palco de combates intensos nos últimos meses e um ponto central da ofensiva da Rússia em Donetsk. A cidade é um importante centro logístico para as forças ucranianas.

2024-10-04
14:11

Boris Johnson: Putin não teria invadido a Ucrânia se Trump fosse presidente

Se for eleito em novembro, Donald Trump não permitirá que a Ucrânia seja derrotada, disse Boris Johnson, ex-primeiro-ministro britânico, em entrevista ao The Telegraph.

"É muito, muito importante que entendamos que a luta da Ucrânia é absolutamente existencial para liberdade e democracia na Europa, e se a Ucrânia cair, será uma catástrofe absoluta. E ele [Trump] entende isso. Não acho que queira entrar para a história como o presiente que tornou a União Soviética grande novamente", afirmou Johnson.

Boris Johnson também acredita que Putin não teria invadido a Ucrânia se Donald Trump fosse presidente. O ex-primeiro-ministro britânico acha que a imprevisibilidade de Trump teria sido suficiente para persuadir Putin a não correr o risco de entrar em guerra com um país soberano.

2024-10-04
14:01

'Hackers'-espiões da Ucrânia entram nos sites de logística das forças russas

A unidade de ciberataque do Departamento de Informação da Ucrânia (HUR) atacou vários sites online vinculados às linhas de abastecimento do exército russo, disse uma fonte do HUR ao Kyiv Post esta manhã.

Como resultado do ataque, os hackers conseguiram infiltrar-se em sites que dão suporte à rede de logística militar da Rússia e reunir informações sobre a movimentação de militares. Um dos alvos mais significativos foi o site “okrug.ru”, que fornece ao exército russo vários tipos de equipamentos e uniformes.

Outro ataque bem-sucedido foi ao “vashhotel.ru”, que deu à Ucrânia acesso a dados relacionados com reserva de acomodações para militares russos em todo o país. 

2024-10-04
09:35

Funcionário da central nuclear de Zaporizhzhia morto em atentado

Um funcionário da central nuclear de Zaporizhzhia, controlada pela Rússia, no sul da Ucrânia, morreu esta manhã num ataque com um veículo armadilhado, disseram investigadores russos, citados pela Reuters.

Em comunicado, a central acusou as autoridades ucranianas de orquestrar o assassínio.

2024-10-04
08:37

Pelo menos 177 prisioneiros ucranianos morreram desde o início da invasão russa

Pelo menos 177 prisioneiros ucranianos morreram em cativeiro russo desde o início da invasão russa, disse Victoria Tsymbaliuk, representante do Centro de Coordenação Ucraniano para o Tratamento de Prisioneiros de Guerra (POWs).

De acordo com Tsymbaliuk, devido à falta de supervisão internacional, o número real de mortes em prisões russas pode ser muito maior. A maioria dos soldados ucranianos que foram libertados nunca foram visitados pelos representantes da Cruz Vermelha enquanto estavam em cativeiro russo, disse o Ombudsman Dmytro Lubinets em julho.

A Rússia recusa-se a confirmar o cativeiro ou o paradeiro de milhares de prisioneiros de guerra ucranianos, acrescentou o representante. "É claro que nem todos os corpos são devolvidos e muitos nem mesmo são confirmados pela Rússia como estando em cativeiro", disse Tsymbaliuk.

2024-10-04
08:30

Exército ucraniano diz que atingiu depósitos de combustível em Voronezh

O exército ucraniano disse que atingiu depósitos de combustível na região de Voronezh e no Krai de Perm, na Rússia, durante um ataque noturno.

"Sistemas de defesa aérea russos foram observados a operar na área. Foi confirmado que pelo menos um dos tanques verticais foi atingido", de acordo com a declaração na rede socialTelegram.

Aleksandr Gusev, governador do Oblast de Voronezh, confirmou que um tanque vazio num depósito de petróleo foi atingido durante o ataque do drones, foi incenciado e apagado mais tarde.

Um incêndio em larga escala também irrompeu num depósito de petróleo na vila de Osentsy, no Krai de Perm. 

2024-10-04
08:11

Ucrânia abateu nove drones durante a noite

A força aérea ucraniana disse que a Rússia atacou infraestruturas críticas do país com 19 drones durante a noite.

As defesas aéreas abateram nove drones, com mais sete provavelmente a serem afetadps dos por interferências eletrónicas, de acordo com uma declaração na rede social Telegram. Nessa publicação não se diz o que aconteceu com os três drones restantes.

2024-10-03
22:52

“A linha de frente deve ser fortalecida”, Zelensky pede implementação de “acordos” com aliados

Depois de se ter reunido, em Kiev, com o novo secretário-geral da NATO, Mark Rutte, o presidente ucraniano voltou a pedir um reforço da capacidade militar da Ucrânia. Num vídeo divulgado esta noite nas redes sociais, Volodymyr Zelensky destaca o “quão importante é implementar completamente todos os acordos que fizemos com nossos parceiros em suporte de defesa”, pois “a linha de frente [de combate da Ucrânia] deve ser fortalecida, e as capacidades de longo alcance devem finalmente ser fornecidas da maneira necessária para acabar com esta guerra”.

2024-10-03
21:38

Rangel desvaloriza "bullying" da Rússia sobre entrega de helicópteros a Kiev

O Governo português desvalorizou hoje ameaças do Governo russo de que haverá “retaliações” contra Portugal pela entrega de helicópteros ‘Kamov’ à Ucrânia, acusando o Kremlin de fazer “algum 'bullying'” a países europeus.

2024-10-03
18:41

EUA travam esforços russos para cometer fraudes online

Os Estados Unidos apreenderam 41 domínios da Internet usados por agentes da informação russos e pelos seus representantes para cometer fraudes online, informou o Departamento de Justiça num comunicado esta quinta-feira. Segundo a Reuters, o departamento afirmou que agiu simultaneamente com uma ação civil da Microsoft para restringir 66 domínios da Internet usados pelos mesmos agentes. Tais domínios apreendidos foram usados por hackers ligados a uma unidade do Serviço Federal de Segurança da Rússia. 

2024-10-03
18:14

Ucrânia diz que qualquer plano de paz deve ser baseado na integridade territorial

A delegação da Ucrânia na Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) defende que qualquer plano de paz deve ser baseado na integridade territorial. Esta é, diz o Ukrinform, a mensagem presente no documento lido pelo conselheiro da missão, Dmytro Hryniv, durante a reunião desta quinta-feira do Conselho Permanente, em Viena. “Quaisquer ideias e planos sobre a restauração da paz para a Ucrânia devem ser baseados na restauração da integridade territorial da Ucrânia. Caso contrário, a Rússia e os seus aliados, como a Coreia do Norte e o Irão, serão inspirados a desafiar ainda mais a credibilidade das formas de segurança existentes. E isso significará um mundo menos seguro para todos”, leu Hryniv.

2024-10-03
17:34

Cimeira do G20: Biden não descarta conversa com Putin, mas duvida que líder russo apareça

Em resposta à agência de notícias TASS, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não descartou uma possível conversa com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, durante a próxima cimeira do G20 ou até do próximo encontro do Fórum Económico da Ásia e do Pacífico, ambas em novembro. No entanto, Biden duvida que Putin esteja presente. “Duvido que Putin apareça [lá]”, disse.

2024-10-03
17:02

Bodganov reuniu-se com representante israelita para discutir situação no Médio Oriente

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Mikhail Bogdanov, reuniu-se hoje com a enviada israelita a Moscovo, Simona Halperin, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo. 

Segundo o ministério, Bogdanov e Halperin discutiram a situação no Médio Oriente, incluindo em Gaza e no Líbano, sem adiantar mais pormenores.

2024-10-03
16:11

Central nuclear russa de Kursk é segura, garante o operador

A central nuclear russa de Kursk está a trabalhar normalmente e os níveis de radiação permanecem dentro dos limites normais, garantiu o operador Rosenergoatom, esta quinta-feira, após relatos não confirmados da imprensa russa sobre uma tentativa de ataque ucraniano.

2024-10-03
15:20

Ministério da Defesa da Rússia confirma o controlo total sobre Vuhledar

As forças russas controlam Vuhledar, anunciou o Ministério da Defesa da Rússia.

"Como resultado de ações decisivas de unidades do grupo militar "Leste", o assentamento de Vuhledar, na República Popular de Donetsk foi libertado", disse o Ministério em comunicado.

2024-10-03
14:09

Roménia forneceu sistema de defesa aérea Patriot à Ucrânia

A Ucrânia recebeu um sistema de defesa aérea Patriot de Bucareste, confirmou o porta-voz do Ministério da Defesa romeno, Constantin Spinu, à Radio Free Europe/Radio Liberty.

"Agradeço a todos os países que nos ajudam com a defesa aérea. Estou especialmente grato à Romênia pelos sistemas Patriot. Juntos, podemos alcançar uma eficácia ainda maior - podemos acabar com o terror russo destruindo em conjunto os drones e mísseis Shahed", disse o presidente Volodymyr Zelensky.

2024-10-03
14:07

Zelensky: a prioridade da Ucrânia é pertencer à NATO

Mark Rutte, secretário-geral da Nato, e Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, encontraram-se em Kiev (EPA)

A Ucrânia está focada em receber um convite para se juntar à NATO, disse o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, numa reunião com o secretário-geral da NATO,Mark Rutte, que está a fazer a sua primeira visita a Kiev esta quinta-feira

"A Ucrânia está focada em certos aspetos. Em relação à NATO, agora estamos, em primeiro lugar, focados em fazer com que a Ucrânia seja convidada para a NATO. Esse é um passo muito importante. É difícil de alcançar. Estamos focados neste resultado. Faremos de tudo para consegui-lo", disse Zelensky.

O presidente ucraniano acrescentou que a segunda prioridade nas relações com a aliança militar são as armas. "A segunda coisa é o armamento, antes de tudo, as defesas aéreas, bem como acelerar a implementação da decisão que foi tomada [durante a cimeira da NATO em 9 a 11 de julho] em Washington sobre o fornecimento de sistemas de defesa aérea Patriot e SAMP-T. Estamos a fazer tudo o que podemos para obter tudo o que foi acordado durante a cimeira", disse Zelensky.