Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Chefes da diplomacia de EUA e Rússia falaram durante 50 minutos

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2025-07-10

O que está a acontecer

2024-09-05
18:40

Chanceler austríaco convida Ucrânia e Rússia a negociar a paz em Viena

Viena está pronta para acolher as negociações de paz entre a Ucrânia e a Rússia. Quem o diz é o chanceler austríaco Karl Nehammer, esta quinta-feira.

“Quaisquer negociações devem ter lugar sem condições prévias e ao nível dos olhos. A Áustria estará pronta para apoiar uma paz justa e duradoura baseada no direito internacional e para servir de local de negociações como sede da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa)”, garantiu no X (antigo Twitter).

A proposta surge depois de Vladimir Putin ter afirmado que Moscovo “nunca se recusou a negociar” e que as conversações com Kiev deviam ter base nos documentos de Istambul.

Siga ao minuto:

2025-07-10
12:42

Reino Unido assina acordo com a Ucrânia para fornecimento de mísseis de defesa aérea

O Reino Unido assegurou esta quinta-feira que vai assinar um acordo de defesa com a Ucrânia, com o fornecimento de mais de 5 mil mísseis de defesa aérea da Thales. 

O governo britânico confirmou ainda que irá fornecer até 283 milhões de libras - cerca de 328 nilhões de euros, ao câmbio atual - em assistência bilateral à Ucrânia durante o próximo ano. 

2025-07-10
12:34

Terminou a reunião entre Lavrov e Rubio

Terminou a reunião entre o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia e o secretário de Estado norte-americano.

De acordo com a agência RIA Novosti, o encontro entre Sergei Lavrov e Marco Rubio durou 50 minutos.

Uma conversa que decorreu em Kuala Lumpur, capital da Malásia, à margem da ASEAN.

Do lado russo estiveram ainda presentes o diretor do Departamento Atlântico Norte, Kirill Mikhailov, e ainda Alexander Posylkin, que também trata de assuntos relacionados com o tema.

Do lado norte-americano estiveram presentes ainda a subsecretária de Estado para os Assuntos Políticos, Alison Hooker, e o diretor para Planeamento Político, Michael Anton.

2025-07-10
12:08

Zelenska adianta plano para 200 escolas subterrâneas

Durante as suas declarações numa Conferência de Segurança em Roma, Olena Zelenska, mulher de Volodymyr Zelensky, revelou que a Ucrânia já construiu 15 de 200 escolas subterrâneas planeadas. 

Zelenska deixou ainda um agradecimento: "Quero agradecer especialmente a todos os parceiros parceiros internacionais que nos ajudam a providenciar educação às crianças". 

2025-07-10
11:55

Zelenska revela que "milhões de ucranianos saem para o trabalho depois de passar a noite em caves"

Olena Zelenska, mulher de Volodymyr Zelensky, saiu da conferência de recuperação da Ucrânia, depois de dizer que muitos ucranianos "vivem com medo e ansiedade", por uma guerra que, nas palavras de Olena Zelenska, não trará de volta todas as vidas perdidas, até ao momento. 

Olena Zelenska disse ainda que a economia ucraniana "continua a funcionar graças a millhões de pessoas que saem para o trabalho, depois de passar a noite em caves". 

2025-07-10
11:35

Rússia diz que processo de paz com a Ucrânia não parou

O Kremlin disse, esta quinta-feira, que a Rússia acredita que as negociações de paz com a Ucrânia não pararam e que Moscovo continua à espera de alcançar os seus objetivos através de meios dilplomáticos e politcamente pacíficos.

Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, disse que a Rússia estava à espera que a Ucrânia desse sinal sobre quando estiver preparada para iniciar a terceira ronda de negociações que se iniciaram em maio, em Istambul.

2025-07-10
11:27

Lavrov e Rubio começam reunião de alto nível

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia e o secretário de Estado norte-americano já estão reunidos em Kuala Lumpur, capital da Malásia.

De acordo com a agência RIA Novosti, Sergei Lavrov e Marco Rubio estão a falar.

O encontro acontece à margem da cimeira da ASEAN, sendo que este é o segundo encontro do género entre os dois chefes da diplomacia de Estados Unidos e Rússia.

2025-07-10
11:06

Zelensky diz que aliados se preparam para dar 10 mil milhões

O presidente da Ucrânia refere que os aliados conseguiram uma junção de 10 mil milhões de euros para ajudar o país a lidar com a guerra.

De acordo com Volodymyr Zelensky, são “cerca de 200 acordos que estão prontos para serem assinados”.

Uma das prioridades é o setor energético da Ucrânia, tão afetado nos últimos meses de guerra.

2025-07-10
10:59

Zelensky pede um Plano Marshall para ajudar a Ucrânia

O presidente da Ucrânia continua a falar em Roma, onde sugere a necessidade de um Plano Marshall para a Ucrânia.

Volodymyr Zelensky vê uma oportunidade clara para “energizar uma nova onda de progresso”.

“Precisamos de uma espécie de Plano Marhsall e devemos desenvolvê-lo juntos”, reiterou, referindo que só quer trabalhar com “verdadeiros parceiros”, que são “aqueles que não estão a ajudar a Rússia a continuar a guerra”.

2025-07-10
10:47

Rússia afirma ter atingido instalações industriais militares em Kiev

O Ministério da Defesa da Rússia disse, esta quinta-feira, que as suas forças militares atingiram com sucesso intalações industriais militares em Kiev e o espaço aéreo militar da Ucrânia. 

"As forças armadas da Federação Russa lançaram um ataque de alta precisão em grupo, com armas de longo alcance e drones, contra empresas do domínio industrial militar da Ucrânia, em Kiev, e nas infraestruturas do espaço aéreo militar", disse o ministério. 

2025-07-10
10:46

"É exatamente isto que Putin quer": Zelensky lamenta novo ataque da Rússia

O presidente da Ucrânia começa agora a falar na conferência de segurança em Roma.

Falando sobre um novo ataque de drones, Volodymyr Zelensky referiu que estiveram envolvidos drones Shahed, que são difíceis de abater.

“A Ucrânia enfrenta ataques de centenas destes drones todas as noites e isto é puro terrorismo”, acrescentou.

“É exatamente isto que Putin quer, que o nosso povo sofra e deixe a Ucrânia”, reiterou.

2025-07-10
10:42

Ucrânia lança investigação à morte de espião do SBU

O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) já anunciou a abertura de uma investigação criminal à morte de um dos seus agentes.

De acordo com a agência RIA Novosti (ver post anterior), o agente foi morto a tiro em Kiev.

Num comunicado enviado agora, as secretas ucranianas confirmam que a morte ocorreu na capital e que a vítima é um coronel.

2025-07-10
10:39

Espião ucraniano morto a tiro em Kiev. Rússia diz que preparava ato de sabotagem

A Rússia anunciou a morte de um coronel do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), a principal agência das secretas ucranianas.

De acordo com a RIA Novosti, que cita o blogger militar Anatoly Shariy, o coronel Ivan Voronich foi morto em Kiev com um tiro.

Ainda segundo a RIA Novosti, o coronel morto estava a preparar um ato de sabotagem em território russo.

2025-07-10
08:42

Zelensky insiste em sanções internacionais contra a Rússia após noite de ataques

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, voltou a apelar aos países aliados para que imponham novas sanções contra a Rússia o mais rapidamente possível, após intensos ataques noturnos.

A declaração do chefe de Estado ucraniano ocorreu após mais uma madrugada marcada por fortes ataques russos contra o território da Ucrânia, que fizeram pelos menos dois mortos em Kiev.

De acordo com Kiev, a Rússia lançou nas últimas horas 400 aparelhos aéreos não tripulados e 18 mísseis contra a Ucrânia.

Na sequência do ataque noturno, Volodimir Zelensky disse, através das redes sociais que se trata do agravamento do terror por parte da Rússia.

"As sanções devem ser impostas rapidamente e a pressão sobre a Rússia deve ser suficientemente forte para que sinta realmente as consequências do terror [que provoca]", acrescentou o chefe de Estado da Ucrânia.

2025-07-10
08:30

10 horas de terror: Rússia prolonga assaltos aéreos à Ucrânia pela segunda noite

Centenas de drones e mísseis voltaram a cair nas cidades ucranianas durante a madrugada
Leia mais aqui
2025-07-09
23:53

Forças russas lançaram 48 ataques aéreos contra território ucraniano

As forças russas realizaram esta quarta-feira cinco ataques com mísseis e 48 ataques aéreos contra a Ucrânia, de acordo com Kiev, que reivindicou ainda a morte de 74 soldados russos.

Segundo dados relatados pelo Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia na rede social Facebook e citados pela agência de notícias ucraniana Ukrinform, as forças ucranianas envolveram-se esta quarta-feira em 150 confrontos com as tropas russas.

"O eixo de Pokrovsk (Donetsk) continua a ser o mais intenso, onde o inimigo tentou 42 ataques", frisou.

"Os invasores russos realizaram cinco ataques com mísseis, utilizando 15 mísseis, e 48 ataques aéreos, com 65 bombas guiadas. Além disso, o inimigo utilizou 1.161 drones kamikaze e lançou 3.562 ataques contra posições ucranianas e áreas civis", pode ler-se no relatório.

No setor de Pokrovsk, as forças russas tentaram 42 ataques em várias zonas, estando ainda a decorrer quatro confrontos.

"De acordo com dados preliminares, os defensores ucranianos neutralizaram esta quarta-feira 105 soldados russos nesta zona, 74 deles de forma irreversível. As forças ucranianas destruíram ainda um veículo inimigo, oito drones, dois terminais de comunicação por satélite e um morteiro inimigo", destacou ainda a mesma fonte.

2025-07-09
21:24

Ameaça de Trump a Putin "não faz absolutamente sentido nenhum"

Miguel Baumgartner duvida mesmo que o presidente dos EUA tenha dito ao homólogo russo que atacaria Moscovo caso a Rússia invadisse a Ucrânia.

2025-07-09
21:24

"Já estamos a viver a ofensiva de verão da Rússia"

O major-general Jorge Saramago afirma que esta ofensiva já era esperada há meses, após uma ofensiva de primavera que não trouxe grandes resultados para Moscovo.

2025-07-09
20:03

Zelensky afirma ter tido uma conversa "substantiva" com o enviado especial dos EUA Kellogg

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou esta quarta-feira que teve uma conversa “substantiva” com o enviado especial dos EUA, Keith Kellogg.
 
"Discutimos o fornecimento de armas e o reforço da defesa aérea. Dado o aumento dos ataques russos, esta continua a ser uma das nossas principais prioridades", escreveu Zelensky na rede social X, após o encontro em Roma.
 
“Também abordámos a compra de armas americanas, a produção conjunta de defesa e os esforços de localização na Ucrânia.”

2025-07-09
18:54

Trump quer enviar mísseis Patriot para a Ucrânia

Donald Trump afirmou esta quarta-feira que está a considerar enviar mísseis Patriot à Ucrânia, face à intensificação dos ataques russos.

“A Ucrânia precisa de se defender, e estamos a avaliar opções realistas para isso", declarou.

2025-07-09
18:41

"A 'Teoria do Louco' só funciona se os russos acreditarem que aquilo pode ser feito"

O comentador da CNN Portugal Francisco Pereira Coutinho considera que a paciência da Casa Branca para com Vladimir Putin está a desaparecer, e afirma que o presidente dos EUA está em risco de "perder a face".

IOL Footer MIN