Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Putin reconhece que russos nas zonas fronteiriças passam dificuldades

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-09-18

O que está a acontecer

2024-08-12
13:26

Mais de 11 mil pessoas retiradas de Belgorod

A Reuters está a noticiar que 11.000 pessoas foram retiradas do distrito de Krasnaya Yaruga na região russa de Belgorod.

Siga ao minuto:

2024-09-18
21:38

"Explosão teve a intensidade de várias bombas nucleares táticas". Como a Ucrânia destruiu um dos maiores depósitos de munições russos que era suposto resistir a tudo

O impacto da explosão inicial foi tão forte que causou um abalo sísmico. A base russa guardava mais de 22 mil toneladas de armamento pronto a ser utilizado contra a Ucrânia
Leia mais aqui
2024-09-18
20:52

Rússia vai apoiar pedido do Paquistão para se juntar a BRICS

O vice-primeiro-ministro russo afirmou hoje, durante uma visita a Islamabad, que Moscovo apoiará a candidatura do Paquistão ao bloco de economias emergentes BRICS (acrónimo dos cinco primeiros membros: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

O Paquistão apresentou no ano passado o seu pedido de adesão à aliança, cujo objetivo declarado é amplificar a voz das principais economias emergentes para contrabalançar a ordem global liderada pelo Ocidente.

Fundado em 2006, o bloco incluiu inicialmente o Brasil, a Rússia, a Índia e a China, tendo a África do Sul aderido em 2010. Recentemente, realizou um alargamento e passou a incluir também o Irão, o Egito, a Etiópia e os Emirados Árabes Unidos.

“É claro que apoiaremos” o pedido do Paquistão para aderir à aliança dos BRICS, afirmou o vice-primeiro-ministro russo, Alexei Overchuk, numa conferência de imprensa transmitida pela televisão, ao lado do homólogo paquistanês, Ishaq Dar, que é também ministro dos Negócios Estrangeiros do país.

Dar e Overchuk afirmaram ter também discutido formas de melhorar as relações económicas e o comércio bilateral, que atingiu o marco dos mil milhões de dólares no ano passado.

Nos últimos anos, o Paquistão tem adotado medidas para reforçar as relações comerciais com a Rússia.

O governante russo reuniu-se hoje também com o poderoso chefe do Estado-Maior do Exército paquistanês, o general Asim Munir.

O ex-primeiro-ministro do Paquistão Imran Khan, que atualmente se encontra na prisão, visitou Moscovo em fevereiro de 2022, para um encontro com o Presidente russo, Vladimir Putin, quando a invasão russa da Ucrânia parecia iminente.

Desde então, o Paquistão tem evitado condenar a invasão russa, limitando-se a desejar a resolução do conflito através de conversações de paz.

2024-09-18
19:48

Países da NATO pedem resposta coletiva a violações de espaço aéreo pela Rússia

Os ministros da Defesa do flanco leste da NATO apelaram hoje a uma “resposta coletiva” às repetidas violações do seu espaço aéreo, particularmente na Roménia, por ‘drones’ e mísseis russos que têm como alvo a Ucrânia.

Desde o início da invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022, Moscovo tem realizado ataques quase diários com ‘drones’ e mísseis contra o país vizinho, especialmente áreas próximas das fronteiras ocidentais com membros da União Europeia (UE) e da NATO.

A Roménia e a Letónia afirmaram no início deste mês que ‘drones’ e mísseis russos atravessaram o seu espaço aéreo num ataque noturno à Ucrânia.

Reunidos em Bucareste, os ministros de nove países do flanco leste da NATO declararam-se “profundamente preocupados com as repetidas incursões” de “’drones’ e mísseis russos” no espaço aéreo dos países aliados e apelaram a “uma resposta coletiva”.

Os países pediram ainda que a Aliança reforce “capacidades para detetar, identificar e, se necessário, atacar objetos que voam a baixa altitude e velocidade”.

“É necessária uma resposta sólida e coordenada por parte dos aliados, bem como uma implementação rápida do modelo integrado de rotação da defesa aérea e antimíssil da NATO”, disse o ministro da Defesa romeno, Angel Tilvar.

O grupo Bucareste Nove é composto pela Bulgária, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, República Checa, Roménia e Eslováquia.

Na quarta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Andriy Sybiga, pediu aos vizinhos de Kiev que estudassem a possibilidade de abater mísseis e ‘drones’ russos.

No início de uma viagem regional à Roménia, Sybiga classificou os ataques aéreos da Rússia como uma “ameaça global”.

A Roménia mobilizou dois caças F-16 para monitorizar um ‘drone’ russo que atravessou o seu espaço aéreo em direção à Ucrânia no início deste mês, um incidente que reacendeu o debate sobre se o país deveria intercetar os ‘drones’ enviados e perdidos pelos russos.

O atual quadro jurídico impede tais intervenções em tempo de paz.

As autoridades romenas, no entanto, garantiram que qualquer ‘drone’ que visasse intencionalmente o território romeno seria abatido.

A NATO disse que não há indicação de que os incidentes constituam um “ataque intencional” da Rússia contra os países membros da Aliança.

2024-09-18
19:06

Zelensky diz que o seu “plano para a vitória” está “totalmente” pronto

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou hoje que o “plano para a vitória” da Ucrânia, que apresentará ao homólogo norte-americano, Joe Biden, até ao final deste mês, está “totalmente preparado”.

No seu discurso diário à nação, Zelensky defendeu que “o mais importante agora é a determinação de implementar” esse plano.

“Não há e não pode haver qualquer solução alternativa à paz, nenhum congelamento da guerra ou outras manipulações que apenas deslocariam a agressão russa”, sublinhou, referindo-se à guerra que a Rússia trava em território ucraniano desde que invadiu o país vizinho, a 24 de fevereiro de 2022.

2024-09-18
18:50

Putin reconhece que russos nas zonas fronteiriças passam dificuldades

O Presidente russo, Vladimir Putin, reconheceu hoje que os residentes das zonas fronteiriças estão a passar por dificuldades devido aos ataques do Exército ucraniano, que controla parcialmente a região de Kursk.

"As pessoas que vivem nas regiões fronteiriças enfrentaram um teste difícil. E as autoridades - sejam federais, regionais ou locais - são obrigadas a prestar especial atenção às suas necessidades e exigências", disse Putin no início da reunião com os governadores eleitos nas recentes eleições autárquicas, que foi transmitida pelas cadeias televisivas.

A partir do Palácio Constantino, em São Petersburgo, Putin denunciou os ataques terroristas e as tentativas de desestabilizar a situação nas zonas fronteiriças, sobretudo em Kursk e Belgorod, as mais atingidas pela guerra.

O líder russo - que desde o início da campanha militar ucraniana raramente abordou publicamente a situação insegura dos russos que residem perto da fronteira com a Ucrânia - garantiu que “todos os problemas serão resolvidos sem demora e sem formalidades”.

A incursão ucraniana na fronteira russa revelou que o Serviço Federal de Segurança, responsável pela vigilância das fronteiras, não está a ser eficaz.

Há uma semana, as autoridades de Kursk ordenaram a evacuação obrigatória das cidades fronteiriças ao longo de uma faixa de 25 quilómetros em dois outros distritos, no meio da contraofensiva russa para expulsar as tropas inimigas da região.

O Ministério da Defesa russo informou recentemente que abortou várias tentativas ucranianas de atravessar a fronteira, algo que Kiev conseguiu realizar em Kursk, em 06 de agosto.

O Exército russo lançou uma contraofensiva há duas semanas para expulsar as tropas ucranianas de Kursk, que partilha várias centenas de quilómetros de fronteira com o país vizinho.

Segundo o Governo russo, as tropas comandadas por Moscovo recuperaram 12 cidades, embora Kiev continue a lançar novos ataques para evitar que Moscovo crie uma faixa de segurança no norte do país, especialmente nas regiões de Kharkiv e Sumy.

2024-09-18
18:37

Zelensky saúda os resultados “muito importantes” da atividade militar na Rússia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, saudou esta quarta-feira o resultado “muito importante” da atividade militar durante a noite em território russo, sem se referir especificamente a um ataque a um grande arsenal a noroeste de Moscovo. “Um resultado muito importante foi alcançado ontem à noite em território russo e estas ações enfraquecem o inimigo”, disse Zelensky. “Agradeço a todos os envolvidos. Esta precisão é verdadeiramente inspiradora”. 

2024-09-18
15:13

Lula e Putin discutem paz na Ucrânia

Lula da Silva e Vladimir Putin discutiram, esta quarta-feira, a proposta de paz entre Brasil e China para a Ucrânia, noticia a Reuters, que dá ainda conta de que os dois presidentes falaram ainda das relações bilaterais e dos temas para a próxima cimeira do BRICS.

2024-09-18
14:25

Kiev afeta mais 10,8 mil milhões de euros para o exército até ao final do ano

O parlamento ucraniano aprovou hoje a afetação de mais 500 mil milhões de grivnas (cerca de 10,8 mil milhões de euros) para cobrir as necessidades de financiamento do exército até ao final do ano, indicaram fontes governamentais e parlamentares.

2024-09-18
12:29

Kremlin considera “perigosos” os comentários de Stoltenberg sobre ataques com mísseis contra a Rússia

O Kremlin qualificou de “perigosos” os comentários de Jens Stoltenberg, o chefe cessante da NATO, que sugeriu que uma decisão ocidental de permitir que a Ucrânia utilize armas ocidentais de longo alcance para atacar a Rússia não constituiria uma linha vermelha.

O Presidente ucraniano, Zelenski, tem vindo a apelar aos seus aliados, desde há meses, para que autorizem a Ucrânia a disparar mísseis ocidentais, incluindo mísseis americanos de longo alcance e os Storm Shadows britânicos, contra a Rússia, com o intuito de limitar a capacidade de Moscovo para lançar ataques.

2024-09-18
09:51

Drones ucranianos destroem arsenal na região russa de Tver

Um ataque de um drone ucraniano destruiu, na última noite, um armazém de mísseis, bombas guiadas e munições de artilharia na região russa de Tver, avança a Reuters citando uma fonte do serviço de segurança estatal ucraniano SBU.

2024-09-18
08:49

Escolas suspensas em partes da região russa de Tver


As aulas nas escolas e jardins-de-infância da cidade de Tver, a 460 quilómetros da fronteira com a Ucrânia, foram suspensas esta quarta-feira, na sequência de relatos de um ataque de um drone ucraniano na região, informou a administração local num comunicado.

“Caros residentes! Os jardins-de-infância e as escolas estão suspensos por hoje!!!”, declarou a administração do distrito de Zapadnodvinsky de Tver na rede social Vkontatke, citada pelo jornal El Mundo.

A administração não indicou o motivo da suspensão das aulas, mas Tver faz fronteira com o distrito de Toropetsky, onde, segundo as autoridades, um ataque de um drone ucraniano provocou um incêndio e forçou a evacuação parcial da cidade de Toropets.

 

2024-09-18
08:41

Ordenada evacuação parcial de cidade russa a 460 quilómetros da fronteira

As autoridades da região de Tver, no oeste da Rússia, ordenaram na quarta-feira a evacuação parcial da cidade de Toropets, a 460 quilómetros da fronteira com a Ucrânia. Em causa, um ataque de drones ucranianos.

“Para garantir a segurança dos habitantes, o governador da região de Tver, Igor Rudenia, decidiu retirar parcialmente a população do território onde estão a funcionar as defesas antiaéreas e onde deflagrou um incêndio”, declarou o governo local na sua conta do Telegram.

2024-09-18
08:40

Ucrânia reclama ter abatido 46 dos 52 drones russos lançados durante a noite

A força aérea ucraniana afirma, esta quarta-feira, ter abatido 46 dos 52 drones lançados contra a Ucrânia pela Rússia durante a noite. Kiev diz ainda que a Rússia utilizou três mísseis guiados durante o ataque.

2024-09-17
23:10

EUA informados sobre elementos do plano de paz de Zelensky

O Departamento de Estado dos EUA confirmou que Antony Blinken está a par de alguns elementos do plano de paz de Volodymyr Zelensky. A informação terá sido passada durante uma visita a Kiev, avança a agência ucraniana Ukrinform.

Ao que tudo indica, segundo a mesma fonte, o documento final detalhado será depois enviado ao Presidente Joe Biden.

A informação foi avançada por Matt Miller, porta-voz da diplomacia norte-americana.

2024-09-17
19:45

Blinken já conhece plano da Ucrânia para pressionar a Rússia a pôr fim à guerra

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, foi informado na semana passada, em Kiev, sobre o plano da Ucrânia para pressionar a Rússia a pôr fim à guerra, avança a Reuters.

2024-09-17
17:52

Parlamento aprova regularização do recrutamento de estrangeiros para o exército

As Forças Armadas ucranianas vão poder recrutar cidadãos estrangeiros, segundo um projeto de lei hoje aprovado pelo parlamento para fazer face a problemas de mobilização de militares, mais de dois anos e meio após o início da invasão russa.

Segundo o porta-voz parlamentar do partido Voz, Yaroslav Zhelezniak, numa publicação na rede social Telegram, a medida recebeu o apoio de 278 deputados da Verkhovna Rada, o órgão unicameral ucraniano.

Entre outras medidas, a lei prevê a possibilidade de os cidadãos estrangeiros e apátridas assinarem contratos com as Forças Armadas e com a Guarda Nacional da Ucrânia, bem como com o Serviço Especial de Transportes do Estado, uma unidade militar responsável pelo funcionamento das redes de comunicação.

A proposta inclui igualmente a criação de um centro oficial de recrutamento de pessoas de outros países na Ucrânia, afirmou Zhelezniak.

A escassez de efetivos à medida que a guerra avança tem sido um dos principais problemas para a Ucrânia e para o seu exército, que lançou uma campanha para impedir que os cidadãos em idade militar deixem o país, chegando mesmo a instar os parceiros a implementar medidas para forçar o regresso dos que saíram.

Se a presença de efetivos estrangeiros tem sido uma constante desde o início da invasão russa, o Governo de Kiev também recorreu ao recrutamento forçado e ao recrutamento da população prisional em troca de penas reduzidas.

2024-09-17
16:47

Dinamarca avança com novo pacote de 44 milhões para Mykolaiv

A Dinamarca avançou, esta terça-feira, com um novo outro pacote de ajuda de 44 milhões de euros destinado à região de Mykolaiv, disse o chefe da administração militar regional, Vitalii Kim, no Facebook.

2024-09-17
16:32

Tropas russas tomam o controlo de Ukrainsk, no leste da Ucrânia

A agência de notícias RIA está a avançar que as forças russas tomaram a cidade ucraniana de Ukrainsk, na região oriental de Donetsk. Segundo a Reuters, as tropas russas hastearam a sua bandeira num poço de ventilação de uma mina nos arredores da cidade.

2024-09-17
15:00

Baixas russas já ultrapassam as 610 mil

Segundo o Ministério da Defesa do Reino Unido, o número de baixas russas já ultrapassa as 610.000. A contagem inclui mortos e feridos e diz respeito a todo o período de guerra na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022.