Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Trump ameaça Putin com "tarifas muito duras" e dá prazo final de 50 dias à Rússia para acabar com a guerra

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2025-07-14

O que está a acontecer

2024-08-09
19:39

Órgãos de comunicação ucranianos mostram vídeo de soldados a dizer que controlam as instalações da Gazprom em Sudzha

Os meios de comunicação social ucranianos divulgaram um vídeo que mostra soldados a dizer que controlam as instalações da Gazprom em Sudzha, na região de Kursk, na Rússia, avança a agência Reuters.

Siga ao minuto:

2025-07-14
23:17

Embaixador dos EUA na NATO: "Se quiserem guerra há um preço a pagar"

Em entrevista à Fox News, o embaixador dos EUA na NATO, Matthew Whitaker, lançou um aviso ao presidente russo, Vladimir Putin.

"O presidente Trump deixou bem claro a Vladimir Putin: 'estamos a dar-vos uma oportunidade de paz, mas se quiserem guerra, há um preço a pagar'", disse o embaixador. "Iremos armar a Ucrânia".

Whitaker elogiou Trump, um "mestre dos negócios" que viu na guerra da Ucrânia uma "excelente oportunidade para criar empregos no coração da América".

2025-07-14
20:53

Alemanha vai comprar duas baterias Patriot aos EUA e cedê-las à Ucrânia

Boris Pistorius, ministro da Defesa da Alemanha, disse que falou com Pete Hegseth sobre a intenção de Berlim de comprar duas baterias Patriot destinadas à Ucrânia.

Pistorius diz que as compra dos dois sistemas deverá acontecer nos próximos dias ou semanas, mas vai demorar meses até que a primeira bateria seja entregue a Kiev, avança a Reuters.

2025-07-14
20:21

UE critica prazo "demasiado longo" para EUA sancionarem a Rússia

A alta-representante da UE para os Negócios Estrangeiros considerou hoje que o prazo de 50 dias que Washington deu à Rússia para acabar com o conflito na Ucrânia antes de eventuais sanções "é demasiado longo".

"É muito positivo [que Washington considere aplicar sanções], o Presidente [Donald] Trump mostrou firmeza perante a Rússia. No entanto, 50 dias é um prazo demasiado longo", disse Kaja Kallas, em conferência de imprensa depois de uma reunião ministerial, em Bruxelas, advertindo que "morrem inocentes todos os dias".

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou Moscovo com possíveis tarifas de 100% se a Rússia continuasse com a invasão ao território ucraniano.

Durante uma reunião, em Washington, com o secretário-geral da NATO, Mark Rutte, Trump disse que o Kremlin tinha um mês e três semanas para chegar a um acordo com Kiev: "É muito simples, [as taxas] serão de 100%."

No entanto, a possibilidade de aplicar estas tarifas só seria pensada daqui a 50 dias.

2025-07-14
19:20

Zelesnky agradece prontidão de Trump para ajudar a Ucrânia

De acordo com a Reuters, Volodymyr Zelensky agradeceu, esta tarde, a prontidão dos EUA para ajudarem a Ucrânia.

“Estou grato ao presidente Trump pela sua disponibilidade para apoiar a proteção da vida do nosso povo”, disse Zelensky no seu discurso noturno em vídeo, depois de Trump ter anunciado que iria enviar armas para Kiev e de ter dado a Moscovo 50 dias para chegar a um cessar-fogo ou enfrentar sanções.
 
Zelensky revelou ainda ter tido uma discussão “produtiva” em Kiev com Keith Kellogg, o representante especial de Trump para a Ucrânia.

2025-07-14
19:08

Zelensky propõe nome do atual primeiro-ministro da Ucrânia para a Defesa

Volodymyr Zelensky propôs o nome do atual primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, para o cargo de ministro da Defesa.

"A vasta experiência de Denys Shmyhal será certamente valiosa para o cargo de ministro da Defesa da Ucrânia. É precisamente neste domínio que se concentram atualmente os recursos máximos, as tarefas máximas e as grandes responsabilidades do país", disse Zelensky no seu discurso vídeo noturno.

2025-07-14
16:50

Trump esclarece envio de armas

Há agora mais informações sobre o envio de armas para a Ucrânia. O presidente dos Estados Unidos referiu que são sistemas de mísseis e baterias Patriot o que vai ser enviado.

E enviado através da NATO, com um complemento total de todas as armas.

“Vamos ter algumas a chegar muito em breve, dentro de dias… um conjunto de países que têm Patriots vão trocar e substituir pelos Patriots que têm”, acrescentou.

2025-07-14
16:47

Trump fez um "grande anúncio" para Putin ouvir: são "milhares de milhões" em armas para Kiev

O presidente dos EUA elogiou a coragem dos ucranianos ao longo da guerra e lembrou que “não teriam hipótese” se não tivessem equipamento militar americano
Leia mais aqui
2025-07-14
16:40

Trump está farto e ameaça Rússia com tarifas de 100%

Donald Trump olha para este momento como uma “chance para a paz”.

O presidente dos Estados Unidos está claramente farto de tentar negociar o fim da guerra, pelo que avisa o lado russo: caso as tarifas de 50% não cheguem, tarifas secundárias, “provavelmente de 100%”, podem estar a ser planeadas.

“Senti que tivemos um acordo sobre a Ucrânia umas quatro vezes. Temos de conseguir um acordo”, acrescentou.

2025-07-14
16:37

Portugueses (entre outros) e não os americanos. Trump revela quem paga as novas armas para a Ucrânia

Sobre as armas a enviar para a Ucrânia, o presidente dos Estados Unidos prometeu o envio de “armas de topo” para a NATO, que depois as reenviará para a Ucrânia.

“Vamos enviar as armas de topo e vão ser enviadas para a NATO”, afirmou, prometendo que a chegada das baterias Patriot vai acontecer dentro de dias.

Como se esperava, Donald Trump garantiu que este será um custo que não vai passar pelos contribuintes norte-americanos, mas sim pelos Estados-membros da NATO.

Traduzindo de outra forma, serão os portugueses, os espanhóis, os alemães e todos os outros contribuintes dos países da Aliança Atlântica a pagar este pacote.

2025-07-14
16:33

"Isto tem de acabar". Trump promete milhares de milhões para a Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos vê nas negociações uma grande forma de resolver a guerra.

Donald Trump acredita que a Ucrânia “quer fazer alguma coisa” para acabar com o conflito, virando agora o foco para a Rússia.

“As tarifas secundárias serão mordazes”, garantiu, avisando a Rússia do que pode vir aí caso não seja alcançado um acordo.

“Isto tem de acabar”, reiterou, antes de prometer uma distribuição rápida de milhares de milhões de em equipamento militar.

2025-07-14
16:30

NATO garante transferência rápida de equipamento

O secretário-geral da NATO garantiu que este novo anúncio é um sinal claro de que os europeus estão a “acelerar” o passo em termos de Defesa.

Ao lado do presidente dos Estados Unidos, Mark Rutte reiterou que “os países europeus querem fazer parte disto”.

“Esta é a primeira onda e vão existir mais”, acrescentou, prometendo uma transferência rápida de equipamento para a Ucrânia.

2025-07-14
16:27

Trump confirma envio de armas para a Ucrânia. Será coordenado com a NATO

O presidente dos Estados Unidos confirmou o envio de armas para a Ucrânia, referindo que isso vai realizar-se através da NATO.

Donald Trump garantiu que a Aliança Atlântica vai coordenar esse mesmo envio.

2025-07-14
16:24

Trump ameaça Putin com "tarifas muito duras" e dá prazo final de 50 dias à Rússia

O presidente dos Estados Unidos anunciou “tarifas muito duras” a aplicar à Rússia se não houver um acordo para acabar a guerra nos próximos 50 dias.

Ao lado do secretário-geral da NATO, Donald Trump reafirmou estar desapontado com Vladimir Putin.

2025-07-14
16:01

Como os EUA aceitaram um plano que pode ser decisivo para a Ucrânia combater a Rússia

São várias armas que podem estar a caminho da Ucrânia para ajudar na resistência, mas até para atacar
Leia mais aqui
2025-07-14
13:46

Zelensky pediu à vice-primeira-ministra Yulia Svyrydenko para ser primeira-ministra

O Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky revelou esta segunda-feira que pediu à primeira vice-primeira-ministra Yulia Svyrydenko, numa reunião em Kiev, para ser primeira-ministra.
 
"Discutimos medidas concretas para aumentar o potencial económico da Ucrânia, expandir os programas de apoio aos ucranianos e aumentar a produção interna de armas", escreveu Zelensky no X.
 
"Na procura deste objetivo, estamos a iniciar uma transformação do poder executivo na Ucrânia", afirmou, acrescentando que tinha proposto que Svyrydenko liderasse o governo e "renovasse significativamente o seu trabalho".

2025-07-14
12:46

Alerta de ataque aéreo em Kiev depois da reunião entre Kellogg e Zelensky

Um alerta de ataque aéreo em Kiev foi emitido pouco depois da reunião que juntou o enviado especial dos EUA, Keith Kellogg, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. 

2025-07-14
12:38

"O covil do inimigo foi descoberto". Ucrânia diz que matou casal de espiões russos que assassinaram agente secreto em Kiev

Em cima: Imagens de CCTV mostram o agente do SBU a descer as escadas momentos antes de ser baleado em Kiev, Ucrânia, a 10 de julho
Leia mais aqui
2025-07-14
12:38

Zelensky já se reuniu com enviado especial dos EUA

Volodymyr Zelensky anunciou na rede social X que já esteve reunido com o enviado especial dos EUA, Keith Kellogg, em Kiev. 

Entre os temas que marcaram o encontro entre o presidente da Ucrânia e Kellogg, Volodymyr Zelensky destaca o "fortalecimento da defesa do espaço aéreo ucraniano", a "aquisição de armas de defesa em cooperação com a Europa" e as "sanções à Rússia e a quem os ajuda". 

2025-07-14
12:04

Trump anuncia envio de mísseis para a Ucrânia "de que precisam desesperadamente"

O presidente norte-americano anunciou que vai enviar mísseis Patriot para a Ucrânia e que os aliados vão pagá-los "a 100%"

"Eles vão pagar-nos a 100%, e é assim que queremos", revelou ainda o presidente dos Estados Unidos, referindo-se nomeadamente aos países da União Europeia.

2025-07-14
12:04

"Donald Trump está a aplicar a sua fórmula da paz pela força na Ucrânia"

Diana Soller, comentadora da CNN Portugal, analisa o papel da mediação norte-americana na Ucrânia e perspetiva o anúncio que Donald Trump vai fazer relativamente ao conflito.

IOL Footer MIN