Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Espanha rejeita aumentar despesas com a defesa para os 5%. É "irrazoável", acusa Pedro Sánchez

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2025-06-19

O que está a acontecer

 

2024-06-22
13:50

Dois civis mortos em ataque a Kharkiv

Um ataque russo matou dois civis e feriu pelo menos 18 pessoas em Kharkiv, este sábado.
 
Segundo o presidente da Câmara de Kharkiv, Ihor Terekhov, foram ouvidas pelo menos quatro explosões numa zona residencial durante a tarde. As equipas de salvamento estão a trabalhar no local dos ataques.
 
Kharkiv tem sido frequentemente alvo de ataques russos durante os quase 28 meses de guerra.

Siga ao minuto:

2025-06-19
18:51

Homem-forte da Ucrânia na Nato sobe a comandante das forças terrestres

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky nomeou Hennadiy Shapovalov comandante das forças terrestres da Ucrânia, substituindo um comandante que se demitiu devido a um ataque russo numa área de treino. Shapovalov, cuja nomeação foi anunciada num decreto presidencial, tinha anteriormente desempenhado funções de ligação num centro de coordenação da NATO na Alemanha.

2025-06-19
16:19

Espanha rejeita aumentar despesas com a defesa para os 5%. É "irrazoável", acusa Pedro Sánchez

A Espanha rejeitou uma proposta apoiada pelos Estados Unidos para que os membros da NATO aumentem as despesas com a defesa para 5% do PIB, tornando-se o primeiro país da aliança a opor-se ao plano, avança a Reuters.

A rejeição acontece num momento fulcral para a aliança transatlântica que se vai reunir em Haia, numa cimeira nos dias  24 e 25 de junho. Numa carta dirigida ao Secretário-Geral da NATO, Mark Rutte, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, considerou o objetivo proposto “irrazoável” e avisou que prejudicaria os esforços europeus no sentido de criar um ecossistema de defesa integrado.

“Comprometer-se com um objetivo de 5% não só não seria razoável, como também seria contraproducente”, escreveu Sanchez, argumentando que isso “afastaria a Espanha de uma política ideal de despesas”.

Recorde-se que o Executivo português já admitiu que Portugal poderá vir a alcançar o objetivo dos 5%, conjugando despesa em Defesa com investimento infraestruturas críticas, segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros Paulo Rangel.

2025-06-19
13:11

Ucrânia traz de volta prisioneiros de guerra na última troca com a Rússia

A Ucrânia garantiu a libertação de um grupo de prisioneiros de guerra na sua última ronda de trocas com a Rússia, afirmou o Presidente Volodymyr Zelensky.
 
O grupo trocado nesta quinta-feira incluía prisioneiros feridos ou doentes, muitos dos quais tinham sido mantidos em cativeiro desde os primeiros meses da invasão total da Rússia em fevereiro de 2022, de acordo com o conselho de coordenação de prisioneiros de guerra de Kiev.
 
Nem Zelensky nem o conselho disseram quantos foram trocados.

2025-06-19
12:50

Rússia e Ucrânia trocam prisioneiros de guerra

A Rússia e a Ucrânia realizaram outra troca de prisioneiros de guerra, informaram as agências de notícias russas na quinta-feira, citando uma declaração do Ministério da Defesa da Rússia .

2025-06-19
11:11

Putin vai à China em agosto

O presidente russo Vladimir Putin vai à China no final de agosto para se reunir com Xi Jinping, avança a Reuters.

2025-06-19
11:08

Putin e Xi discutiram iniciativas para criar uma nova plataforma de investimento para o Sul Global

O Kremlin revelou esta quinta-feira que Vladimir Putin e Xi Jinping estiveram à conversa e que discutiram iniciativas para criar uma nova plataforma de investimento para o Sul Global. Segundo a Reuters, os dois presidentes falaram à margem da reunião do G7, no Canadá.

2025-06-19
10:43

Governo russo nega qualquer abordagem para compra de gasoduto Nord Stream 2

O vice-primeiro-ministro da Rússia garante que ninguém abordou o governo russo sobre uma eventual compra do gasoduto Nord Stream 2, avança a Reuters.

2025-06-19
10:42

Rússia garante ter capturado mais uma aldeia em Donetsk

As tropas russas assumiram o controlo da aldeia de Novomykolaivka, na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, anunciou esta quinta-feira o ministério da Defesa russo, citado pela Reuters, que não conseguiu verificar de forma independente estas informações do campo de batalha.

2025-06-19
10:37

Putin critica "ameaça imaginária" do Ocidente sobre "absurdo" ataque russo à NATO

Vladimir Putin considera um absurdo a ideia de que a Rússia queira atacar algum país membro da NATO. O presidente russo fala mesmo numa ameaça imaginária usada pelas elites ocidentais para extorquir dinheiro aos contribuintes europeus.

2025-06-19
10:37

"Só oficiais alemães podem operar os Taurus. E o que é isso se não envolver a Alemanha num conflito direto com a Rússia?"

Vladimir Putin diz que está disponível para dialogar com a Alemanha, embora defenda que o eventual envio de mísseis Taurus para a Ucrânia confirme que Berlim já não é parte neutra no conflito e que poderá entrar em “conflito direto” com a Rússia.

2025-06-19
09:56

Serviço de Inteligência da Argentina expõe espiões russos membros de organização associada a Prigozhin

O Serviço Nacional de Inteligência da Argentina (SIDE) descobriu um grupo de espionagem que incluía russos a residir no país e que estaria a montar uma rede de influência para promover os interesses da Rússia. A informação consta num inquérito que teve como alvo uma organização chamada "La Compañía", associada ao falecido líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, e ao chamado "Projeto Lakhta", conhecido por suas campanhas globais de desinformação, noticia o Ukrinform. Segundo o documento, este grupo de espionagem estava envolvido em campanhas de desinformação e manipulação da opinião pública.

2025-06-19
08:11

Defesa aérea da Ucrânia interceta 88 de 104 drones russos durante a noite

As forças de defesa da Ucrânia neutralizaram 88 drones russos de 104 lançados na Ucrânia na noite passada, avança o Ukrinform.

2025-06-18
23:44

O envio de mísseis Taurus para a Ucrânia significa o envolvimento direto da Alemanha na guerra, diz Putin

Vladimir Putin considera que o eventual envio de mísseis Taurus para a Ucrânia é um envolvimento direto da Alemanha na guerra, cita a Reuters.

O presidente russo garante ainda que o uso dos Taurus no campo de batalha não vai parar o avanço das tropas do Kremlin.

2025-06-18
23:28

Putin diz que vê Trump como um homem de negócios

Vladimir Putin diz que é um ponto muito positivo que Trump seja um homem de negócios e calcule bem cada passo, noticia a Reuters.

Putin acrescenta que tem visto que várias empresas norte-americanas estão a tentar restabelecer as relações com a Rússia e espera que a relações entre Moscovo e Washington sejam restabelecidas em breve.

2025-06-18
22:48

Putin diz-se disponível para se encontrar com Zelensky

Reuters está a noticiar que Putin acaba de dizer que está pronto para se encontrar com qualquer pessoa sobre a Ucrânia, incluindo Zelensky.

Putin destaca, no entanto, que é importante perceber-se quem vai assinar os documentos do lado da Ucrânia para um eventual acordo de paz. Isto, porque o Kremlin entende Zelensky já não é o presidente legítimo.

"Estou pronto para me encontrar com o líder da Ucrânia na fase final das negociações", diz, lembrando que é importante que o próximo presidente da Ucrânia não decida disputar o futuro acordo.

Putin acrescenta ainda que as equipas de negociação russas têm estado em contacto com o lado ucraniano com vista um possível encontro no dia 22 de junho. A Rússia está pronta para negociar com a Ucrânia os princípios para um acordo de paz, avança o líder do Kremlin.

Moscovo destaca ainda que têm estado num percurso humanitário de sucesso com as recentes trocas de prisioneiros de guerra e de corpos de soldados mortos.

2025-06-18
22:44

Putin diz que Trump tem razão: a guerra na Ucrânia nunca teria acontecido se fosse presidente dos EUA

Vladimir Putin considera que Donald Trump tem razão quando diz que a guerra na Ucrânia nunca teria acontecido se fosse ele presidente dos EUA e não Joe Biden, cita a Reuters.

2025-06-18
22:39

Todos os rumores sobre a intenção da Rússia atacar a NATO são um disparate, diz Putin

Vladimir Putin assegura que a decisão de usar força militar na Ucrânia não significa que a Rússia vá atacar a Europa de leste, noticia a Reuters.

O presidente russo diz ainda que todos os rumores de que a Rússia tem a intenção de atacar a NATO são um disparate sem sentido.

2025-06-18
22:33

Putin diz que não considera o rearmamento da NATO uma ameaça à Rússia

Vladimir Putin diz que o rearmamento da NATO não é considerado pelo Kremlin como uma ameaça à Rússia, noticia a Reuters.

O presidente russo considera que o aumento do gasto em Defesa da NATO não faz sentido nenhum.

“Não consideramos qualquer rearmamento da NATO como uma ameaça à Federação da Rússia, porque somos autossuficientes em matéria de segurança”, declarou Putin, durante uma mesa-redonda com representantes de agências de notícias internacionais, à margem do Fórum Económico Internacional de São Petersburgo.

O chefe de Estado russo acrescentou que o país está “constantemente a melhorar as suas Forças Armadas e capacidades de defesa”.

Num momento em que a NATO prepara uma nova cimeira, na próxima semana, em Haia (Países Baixos), e incentiva os membros a aumentarem o investimento em defesa, Putin considerou que um eventual reforço orçamental até 5% do PIB, por parte dos aliados, representaria “desafios específicos” para Moscovo, mas disse que esse esforço financeiro “não faz sentido” para os próprios países da aliança.

“Responderemos a todas as ameaças que surjam. Disso não há dúvidas”, assegurou.

Putin referiu-se à ofensiva lançada contra a Ucrânia em 2022 como parte de um confronto mais amplo com a NATO, que considera representar uma ameaça “existencial” junto às fronteiras russas.

No quadro de futuras negociações de paz, o líder russo manifestou interesse em discutir a arquitetura de segurança europeia, nomeadamente com o Presidente norte-americano, Donald Trump.

Kiev procura, no entanto, garantias de segurança por parte da NATO como condição para um eventual acordo para pôr fim à guerra.

As conversações de paz entre Rússia e Ucrânia estão atualmente bloqueadas, com ambos os lados a manterem posições inconciliáveis.

Moscovo rejeitou a proposta de cessar-fogo “incondicional” defendida por Kiev, enquanto o Governo ucraniano considerou como “ultimatos” as exigências russas.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, voltou a apelar a um encontro direto com Putin para discutir o fim do conflito, mas o Kremlin tem rejeitado tanto essa possibilidade como a proposta de cessar-fogo imediato.

Putin indicou hoje estar aberto a uma reunião com Zelensky, mas apenas “na etapa final” das negociações.

“Estou disposto a encontrá-lo, mas apenas se for a última etapa das conversações”, afirmou o líder russo, voltando a pôr em causa a legitimidade de Zelensky, cujo mandato, segundo Moscovo, terminou em maio de 2024.

Devido à imposição da lei marcial e à continuação do conflito, a Ucrânia não realizou eleições presidenciais.

“Estou disposto a reunir-me com qualquer pessoa, mesmo com Zelensky. Se o Estado ucraniano confia nele para negociar, que assim seja”, afirmou Putin, relativizando a importância de quem representa Kiev nas conversações.

Para o Presidente russo, é essencial “encontrar uma solução que não só ponha fim ao conflito atual, mas que também crie as condições para evitar que situações semelhantes se repitam a longo prazo”.

Dois ciclos de negociações entre russos e ucranianos tiveram lugar em Istambul, mas não resultaram em avanços concretos.

A Rússia continua a exigir a retirada das forças ucranianas de quatro regiões que afirma ter anexado — Donetsk, Lugansk, Zaporijia e Kherson —, o abandono da intenção da Ucrânia de aderir à NATO e restrições ao tamanho das suas Forças Armadas.

Putin afirmou ainda que as forças russas continuam a avançar “todos os dias” na frente de combate, enfrentando um exército ucraniano em inferioridade numérica e em dificuldades operacionais.

No terreno, as forças russas mantêm os ataques diários contra cidades e aldeias ucranianas. Na quarta-feira, uma série de bombardeamentos atingiu Kiev, provocando pelo menos 28 mortos, segundo as autoridades ucranianas, naquele que foi um dos ataques mais mortíferos contra a capital desde 2022.

2025-06-18
22:10

Putin tem estado em contacto com Trump e com Israel sobre conflito Israel-Irão

Vladimir Putin revelou que tem estado em contacto com o presidente dos EUA e com Israel sobre o conflito no Irão, noticia a Reuters.

O líder do Kremlin anunciou ainda que a Rússia e a China vão realizar exercícios militares conjuntos em 2025.

2025-06-18
22:00

Putin diz que está preparado para falar com o chanceler alemão

O presidente da Rússia anunciou que está preparado para falar com o chanceler alemão, Friedrich Merz, avança a Reuters.

Vladimir Putin diz que o Kremlin está aberto a diálogos com toda a Europa, mas acrescenta que duvida que Berlim possa ser um intermediário viável nas negociações com a Ucrânia.

"Consideramos a Alemanha e outros Estados europeus não como neutros, mas como aqueles que apoiam a Ucrânia e como participantes nas atividades militares", diz.

IOL Footer MIN