Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Trump falou com Zelensky e mostrou-se confiante num acordo de paz entre Ucrânia e Rússia

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-07-19

O que está a acontecer

2024-06-16
09:41

Fotojornalista russo morre em ataque com drones ucranianos

Nikita Tsitsagi

O fotojornalista Nikita Tsitsagi, que trabalhava para o site de notícias russo News.ru, morreu na sequência de um ataque com drones ucranianos no Donbass, informou o site de notícias.

“O nosso correspondente Nikita Tsitsagi foi morto num ataque de drones pelas forças armadas ucranianas. (…) Oferecemos as nossas mais profundas condolências à família e amigos de Nikita”, escreveu o site.

O ataque teve lugar na zona do mosteiro de São Nicolau, perto de Vugledar, uma cidade que há já vários meses tem sido palco de intensos combates.

A morte deste jornalista russo acontece depois de, na quinta-feira, um jornalista da televisão estatal russa ter sido morto e um outro ter ficado ferido num ataque com um drone ucraniano em Golmivsky, uma aldeia controlada pela Rússia perto das linhas da frente no leste da região de Donetsk.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo acusou a Ucrânia de visar deliberadamente os jornalistas.

Siga ao minuto:

2024-07-19
23:45

Zelensky concordou encontrar-se pessoalmente com Trump para discutir a paz

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky concordou encontrar-se pessoalmente com Donald Trump para discutir a paz com a Rússia.

Zelensky diz que na conversa telefónica desta noite felicitou Trump pela nomeação republicana e condenou a tentativa de assassinato. 

Além disso, discutiram a “importância vital do apoio de ambos os partidos e de ambas as câmaras” dos EUA à Ucrânia. “A Ucrânia será sempre grata aos Estados Unidos pela sua ajuda no fortalecimento da nossa capacidade de resistir ao terror russo”, disse Zelensky. "Os ataques russos às nossas cidades e aldeias continuam todos os dias. Concordámos com o Presidente Trump em discutir numa reunião pessoal quais os passos que podem tornar a paz justa e verdadeiramente duradoura."

 

2024-07-19
23:31

Donald Trump falou com Zelensky e mostrou-se confiante num acordo de paz entre Ucrânia e Rússia

O ex-presidente americano Donald Trump falou com Volodymyr Zelensky ao telefone: foi "uma boa conversa", disse o candidato republicano numa publicação na rede social Truth Social, citada pela Reuters.

Trump mostrou a sua confiança em conseguir num acordo de paz entre a Ucrânia e a Rússia, antes mesmo da sua tomada posse, se ganhar as eleições a 5 de novembro: "Ambos os lados serão capazes de se unir e negociar um acordo que acabe com a violência e abra um caminho para prosperidade", disse.

2024-07-19
23:07

Ex-deputada ucraniana morta a tiro em Lviv

Iryna Farion, ex-deputada nacionalista do parlamento ucraniano, conhecida pelas suas campanhas em defesa da língua ucraniana, morreu no hospital após ser baleada em Lviv.

A polícia lançou uma operação de busca pelo atirador que alvejou Iryna Farion, de 60, anos, numa rua da cidade.

2024-07-19
21:34

Pelo menos 14 feridos em ataque a zona residencial de Mykolaiv

Prédio destruído em ataque a Mykolaiv, Ucrânia (Foto: Volodymyr Zelensky/Telegram)

Além dos três mortos, o ataque a Mykolaiv fez pelo menos 14 feridos, de acordo com as autoridades ucranianas.

O ataque russo teve como como alvo uma zona residencial da cidade.

As vítimas mortais foram menino de 12 anos, uma mulher idosa e um homem, informou a Procuradoria-Geral da República. Quatro crianças estão entre os feridos.

2024-07-19
20:50

Biden promete manter esforços para libertar jornalista dos EUA condenado na Rússia

O Presidente dos EUA, Joe Biden, prometeu hoje continuar a trabalhar para a libertação de Evan Gershkovich, jornalista norte-americano condenado a 16 anos de prisão na Rússia, também pedida pelas Nações Unidas.

“Estamos a trabalhar intensamente para a libertação de Evan Gershkovich", o jornalista norte-americano condenado a 16 anos de prisão na Rússia, adiantou.

“Evan suportou uma terrível experiência com uma força notável. Não cessaremos os nossos esforços para o trazer de regresso a casa”, acrescentou.

2024-07-19
20:36

ONU insta comunidade internacional a reforçar apoio antes do inverno

O alto comissário da ONU para os Refugiados, Filippo Grandi, instou hoje, em Kiev, a comunidade internacional a aumentar o apoio à população refugiada e deslocada na Ucrânia antes do terceiro inverno desde a invasão russa, em 2022.

A Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR) vai aplicar 100 milhões de dólares para apoiar com dinheiro cerca de 600 mil pessoas mais vulneráveis naquele país, mas o aumento das necessidades humanitárias faz com que seja necessário ainda mais apoio, destacou a organização, em comunicado.

“Cada vez que estou na Ucrânia, fico impressionado com a resiliência e determinação das pessoas. Mas o nosso apoio é fundamental para ajudar a sustentar a sua força, incluindo garantir que estão seguros e aquecidos no inverno rigoroso que se avizinha, para manter as suas esperanças num futuro melhor”, afirmou Grandi, citado pela ACNUR, em visita ao país.

2024-07-19
18:26

Zelensky confirma a morte de três pessoas, entre as quais uma criança

Pelo menos três pessoas, incluindo uma criança, foram mortas e cinco feridas num ataque russo que atingiu um parque infantil na cidade de Mykolaiv (sul), anunciou o Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

O ataque russo “atingiu um parque perto de um edifício de habitação. Atualmente, registam-se cinco feridos. Três pessoas foram mortas (…) incluindo uma criança”, referiu no Telegram.

O Presidente ucraniano, que voltou a denunciar o “terror russo”, acompanhou o comunicado com diversas fotos que mostram um edifício com os vidros estilhaçados em diversos andares. “São necessárias novas soluções para apoiar a nossa defesa”, reafirmou Zelensky, que se encontra atualmente no Reino Unido.

2024-07-19
18:04

Número de mortos em Mykolaiv sobe para três

O número de vítimas mortais do ataque a Mykolaiv, no sul da Ucrânia, subiu para três. 

“Já sabemos de três mortos, incluindo uma criança. Não há desculpa para o ataque”, escreveu a autarca Oleksandr Sienkevych no Telegram, de acordo com o Ukrinform.

2024-07-19
16:05

Rússia considera pianista Evgeny Kissin como “agente estrangeiro”

A Rússia considerou o pianista Evgeny Kissin como “agente estrangeiro” devido ao seu apoio à Ucrânia e oposição à guerra, escreve a agência noticiosa TASS.

Nascido em Moscovo, Kissin, de 52 anos, ganhou várias distinções e é considerado um dos melhores pianistas do mundo. Vive há vários anos fora da Rússia, tendo também nacionalidade britânica e israelita.

2024-07-19
16:02

Míssil russo atinge área residencial em Mykolaiv: um morto

Um míssil russo atingiu uma área residencial na cidade de Mykolaiv, no sul da Ucrânia, esta sexta-feira. Segundo o autarca, matou pelo menos uma pessoa e fez vários feridos.

2024-07-19
15:59

Biden: pressão dos EUA para libertar Gershkovich vai continuar após sentença russa

Os Estados Unidos da América estão a fazer uma forte pressão para que o repórter Evan Gershkovich seja libertado, afirmou o presidente Joe Biden. O jornalista foi considerado culpado de espionagem e condenado a 16 anos de prisão num estabelecimento de alta segurança na Rússia.

“Não há dúvida de que a Rússia está a prender injustamente Evan. O jornalismo não é crime”, disse em comunicado.

2024-07-19
14:16

Justiça russa condena jornalista norte-americano Evan Gershkovich a 16 anos de prisão

A justiça russa condenou hoje a 16 anos de prisão o jornalista norte-americano Evan Gershkovich, acusado de espionagem por alegadamente ter acedido a informação secreta sobre a indústria militar do país.

Nascido nos Estados Unidos e filho de imigrantes da antiga União Soviética, o jornalista de 32 anos do The Wall Street Journal, detido em março de 2023 em Ecaterimburgo, a capital dos Urais, é o primeiro jornalista ocidental detido e condenado sob a acusação de espionagem na Rússia pós-soviética.

O Ministério Público russo tinha pedido uma pena de 18 anos de prisão “numa colónia penal de segurança máxima”.

No julgamento, que decorreu à porta fechada, as autoridades russas alegaram, sem apresentar quaisquer provas, que Gershkovich estava a “recolher informações secretas” para a agência de espionagem norte-americana CIA.

Em concreto, foi acusado de obter informações sobre a Uralvagonzavod, uma fábrica situada 150 quilómetros a norte de Ecaterimburgo que produz e repara tanques e outro equipamento militar.

2024-07-19
13:46

Repórter norte-americano Evan Gershkovich condenado a 16 anos de prisão

Um tribunal russo considerou o repórter norte-americano Evan Gershkovich culpado de acusações de espionagem e condenou-o a 16 anos de prisão, avança a Reuters.

O Wall Street Journal considerou o processo uma farsa.
 
Os procuradores russos alegam que Gershkovich - detido a 29 de março de 2023 - tinha recolhido informações secretas, a mando da Agência Central de Inteligência dos EUA, sobre uma empresa que fabrica tanques para a guerra de Moscovo na Ucrânia.

2024-07-19
09:54

Reino Unido não vai ajudar Ucrânia a atacar a Rússia

O Reino Unido não vai ajudar a Ucrânia a atingir alvos em território russo, disse esta sexta-feira o chefe da diplomacia britânica, antes de Volodymyr Zelensky discursar perante os ministros do novo governo de Keir Starmer em Londres.

O ministro John Healey não exclui a possibilidade de aceitar o pedido do presidente da Ucrânia para usar mísseis fabricados pelo Reino Unido contra a Rússia, mas garante que Londres nunca se envolverá diretamente nesse tipo de ataques.

A garantia foi deixada por Healey em entrevista ao programa Today da Rádio 4 da BBC horas antes de Zelensky falar ao gabinete de Starmer, um feito inédito em quase 30 anos (ver entrada das 8h11).

"Estamos a fornecer armas à Ucrânia para defender o seu país soberano. E isso não envolve atacar alvos na Rússia, isso tem de ser feito pelos ucranianos. Tem de ser feito sob os parâmetros e limites do direito humanitário internacional."

Keir Starmer tinha indicado anteriormente que ia autorizar a Ucrânia a usar os mísseis britânicos Storm Shadow contra alvos na Rússia mas apenas em operações "de defesa". Na semana passada, o primeiro-ministro disse: "É para propósitos defensivos, mas cabe à Ucrânia decidir como os usa para esses propósitos de defesa."

2024-07-19
08:16

Drones ucranianos atingem alvos militares russos na Crimeia

Drones das forças russas atingiram na quinta-feira alvos militares da Rússia na península ocupada da Crimeia, adianta uma fonte da Defesa de Kiev.

A mesma fonte adianta à AFP que a operação, que envolveu a Marinha e a agência de serviços secretos ucraniana (SBU), danificou ou incapacitou um centro de comando e um depósito de munições, entre outras infraestruturas, no Lago Donuzlav, no oeste da Crimeia.

As forças russas dizem, por sua vez, que abateram 33 drones aéreos ucranianos que sobrevoavam a Crimeia e 10 drones navais que se dirigiam para a península. Os números ainda não foram verificados de forma independente.

2024-07-19
08:11

Zelensky participa em reunião do governo britânico de olho na venda de petróleo russo

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, vai participar esta sexta-feira numa reunião do governo de Keir Starmer, no Reino Unido, para debater os esforços para impedir que a Rússia contorne as sanções ocidentais às suas exportações de petróleo.

Zelensky será o primeiro líder estrangeiro recebido por Keir Starmer em Downing Street desde que o trabalhista venceu as eleições gerais britânicas há duas semanas e o primeiro líder estrangeiro a participar numa reunião de ministros do Reino Unido desde 1997, com o então presidente dos EUA, Bill Clinton.

A visita acontece um dia depois de os líderes europeus terem estado reunidos ontem na cimeira da Comunidade Política, em Oxfordshire, com o foco na frota de petroleiros "fantasma" que tem transportado petróleo da Rússia por todo o mundo, apesar das sanções impostas pelo Ocidente na sequência da invasão em larga escala da Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Ontem, Starmer disse que os líderes europeus enviaram uma mensagem clara aos que estão a agir como facilitadores de Putin e do Kremlin. "Não vamos permitir que a frota-sombra da Rússia, e o dinheiro sujo que ela gera, circulem livremente pelas águas europeias e ponham a nossa segurança em risco".

Esta é a segunda visita oficial de Zelensky ao Reino Unido desde o início da guerra há dois anos e meio. A última tinha acontecido em fevereiro de 2023, quando discursou em Westminster para pedir aos britânicos mais apoio militar.

O Guardian refere que o número de petroleiros que tem mascarado a sua identidade e origem e navegado sem seguros apropriados em nome de Moscovo aumentou desde fevereiro de 2022, o que tem permitido a Moscovo montar uma "frota negra" e manter a receita das exportações petrolíferas que alimentam a sua máquina de guerra.

2024-07-19
07:34

Coreia do Norte e Rússia debatem reforço da cooperação militar em nova reunião

O reforço da cooperação militar entre a Coreia do Norte e a Rússia dominou o encontro, em Pyongyang, entre o líder norte-coreano e o vice-ministro da Defesa russo, informaram hoje os meios de comunicação estatais.

Kim Jong-un e Alexsey Krivoruchko concordaram, na quinta-feira, “na importância e necessidade da cooperação militar entre os dois países para defender os interesses de segurança mútuos” e “desempenhar um papel importante na defesa da paz global e da justiça internacional”, disse a agência de notícias estatal norte-coreana KCNA.

A visita de Krivoruchko, que não foi anunciada antecipadamente nem por Pyongyang nem por Moscovo, acontece apenas um mês depois de Kim e o Presidente russo, Vladimir Putin, terem assinado um tratado de cooperação estratégica que inclui uma cláusula em que ambos os países se comprometem a prestar assistência militar se algum deles for atacado.

2024-07-18
23:42

Zelensky: Trump será “trabalho árduo, mas somos [os ucranianos] trabalhadores árduos”

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, diz que trabalhar com Donald Trump se ele for eleito como presidente dos EUA em novembro, será  um “trabalho árduo, mas somos [os ucranianos] trabalhadores árduos”.

Numa entrevista exclusiva à BBC em Londres, Zelensky disse estar disposto a trabalhar com qualquer pessoa que esteja no poder nos EUA. Há poucos dias, Trump anunciou o senador JD Vance por Ohio como seu vice-presidente - alguém que no passado disse que não se importa com o que acontece com a Ucrânia. “Talvez ele realmente não se importe, mas temos que trabalhar com os Estados Unidos”, disse Zelensky à BBC.

2024-07-18
22:20

Kim Jong-un recebe vice russo da Defesa

O líder norte-coreano Kim Jong-un, recebeu o vice-ministro russo da Defesa, Aleksey Krivoruchko, e os dois discutiram a importância de as forças armadas dos dois países  trabalharem juntas para defender a paz e a justiça mundial, segundo a agência estatatal coreana KCNA.

2024-07-18
22:14

Putin teme os cada vez mais eficazes ataques de drone da Ucrânia e manda instalar defesas aéreas na sua casa de férias

Os sistemas Pantsir-S1 foram concebidos para combater mísseis de cruzeiro de curto alcance e drones, o que sugere que a sua instalação perto da residência pode ser uma resposta aos ataques de drones cada vez mais audaciosos da Ucrânia
Leia mais aqui