Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Kim Jong-un reafirma "apoio incondicional" à Rússia

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2025-07-12

O que está a acontecer

2024-05-22
09:06

Lituânia acusa Rússia de ter iniciado “operação híbrida” no Mar Báltico para escalar conflito com UE e NATO

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Lituânia acusou a Rússia de estar a delinear uma “operação híbrida” nas águas do Mar Báltico que visa escalar o conflito contra a União Europeia e a NATO.

“Está em curso mais uma operação híbrida russa, desta vez estão a tentar espalhar o medo, a incerteza e a dúvida sobre as suas intenções no Mar Báltico. Trata-se de uma escalada óbvia contra a NATO e a UE, que deve ser enfrentada com uma resposta adequadamente firme”, escreveu Gabrielius Landsbergis no X.

Siga ao minuto:

2025-07-12
23:06

"É quase tabu": "Quando se fala em [mísseis] Taurus, a Alemanha quase que para"

O tenente-general Marco Serronha analisou no CNN em Foco o novo fornecimento de ajuda à Ucrânia por parte da Alemanha.

2025-07-12
23:03

"A Ucrânia precisa de ter alguma capacidade de resposta para forçar os russos a sentarem-se à mesa"

Miguel Baumgartner, comentador da CNN Portugal, analisou os contornos da ajuda que a Alemanha prometeu recentemente à Ucrânia.

2025-07-12
22:36

Kim Jong-un reafirma "apoio incondicional" à Rússia durante visita de Lavrov

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reafirmou o “apoio incondicional” de Pyongyang a Moscovo, segundo a imprensa estatal da Coreia do Norte.

Kim Jong-un fez estas declarações durante a reunião com o ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, este sábado.

De acordo com a KCNA, Lavrov afirmou ao líder da Coreia do Norte que Moscovo quer reforçar a parceria estratégica com Pyongyang.

2025-07-12
18:48

"Orbán é o idiota útil do Kremlin e Fico começa a ser o segundo idiota útil"

Manuel Serrano, especialista em Relações Internacionais, analisa a ameaça da Eslováquia, que não pretende aprovar o próximo pacote de sanções da União Europeia contra a Rússia.

2025-07-12
17:51

"A China não quer, de maneira nenhuma, ser identificada como aliado militar aberto e pleno da Rússia"

Rolando Santos, jornalista da CNN Portugal, considera que a relação entre China e Europa pode vir a ser gravemente afetada caso Pequim forneça, de forma declarada, armamento a Moscovo.

2025-07-12
17:33

"A União Europeia está num combate contra muitas mais potências além da Rússia"

João Annes, do Observatório de Segurança e Defesa da SEDES, afirma que os avanços da Rússia na Ucrânia são apenas possíveis porque a União Europeia e os EUA fazem "vista grossa" ao crescente apoio chinês a Moscovo.

2025-07-12
15:26

Putin pede ao Irão que aceite um acordo nuclear de “enriquecimento zero” com os EUA

O presidente russo, Vladimir Putin, informou o presidente norte-americano, Donald Trump, e responsáveis iranianos que apoia a ideia de um acordo nuclear em que o Irão não possa enriquecer urânio, noticia a Axios este sábado, citando fontes.

2025-07-12
14:27

Chefe da diplomacia russa recebido hoje pelo líder da Coreia do Norte

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, foi hoje recebido pelo líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, durante a sua visita ao país, segundo a diplomacia russa.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo informou que ocorreu o encontro e divulgou um vídeo dos dois homens a cumprimentarem-se.

Lavrov afirmou que o Presidente russo, Vladimir Putin, espera "continuar os contactos diretos" com Kim Jong Un "o mais rapidamente possível", informou a agência de notícias estatal russa Tass.

O Kremlin foi questionado esta semana sobre a possibilidade de uma visita do líder norte-coreano à Rússia, mas afirmou que não estava planeada para já.

Na visita ao país aliado, Sergei Lavrov reuniu-se com a sua congénere norte-coreana, Choe Son-hui, na cidade de Wonsan (na costa do Mar do Japão).

Os dois lados "destacaram a determinação em combater conjuntamente as aspirações hegemónicas dos atores externos da região, que estão a conduzir a uma escalada de tensões no Nordeste da Ásia e em toda a região Ásia-Pacífico", segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

Moscovo e Pyongyang reforçaram a sua cooperação militar nos últimos anos, com a Coreia do Norte a fornecer armas e tropas para apoiar o ataque russo à Ucrânia.

2025-07-12
12:57

"Tem havido nas últimas semanas uma intensificação dos ataques da Rússia contra a Ucrânia". E isso poderá significar duas coisas

Tiago André Lopes, comentador da CNN Portugal, afirma que "há um aumento da intensidade dos ataques da Rússia contra a Ucrânia", algo que poderá ser analisado de duas formas: ou Moscovo está a "tentar forçar a aceleração da dinâmica militar" ou está "a rejeitar a dinâmica diplomática

2025-07-12
12:57

"Donald Trump errou na avaliação que fez do conflito na Ucrânia". E agora "está a ser enrolado"

Francisco Pereira Coutinho, comentador da CNN Portugal, acredita que Trump "achava que o conflito na Ucrânia se resolvia dando à Rússia aquele grandes territoriais que o país tinha até este momento", mas "errou na avaliação que fez".

2025-07-12
12:57

"Esta noite a Ucrânia foi visada pelo pior ataque de sempre desde o início da guerra"

Helena Ferro de Gouveia, comentadora da CNN Portugal, realça que é importante que a Ucrânia "consiga defender os seus céus" com o apoio dos europeus, sobretudo depois da última noite ter sido "visado pelo pior ataque de sempre desde o início da guerra".

 

2025-07-12
12:17

Rússia afirma que Lavrov encontrou-se com Kim Jong Un durante visita à Coreia do Norte

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, encontrou-se com o líder norte-coreano Kim Jong Un durante uma visita à Coreia do Norte este sábado, segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia.
 
A Rússia e a Coreia do Norte têm aprofundado relações no contexto do conflito na Ucrânia. Milhares de soldados norte-coreanos foram destacados durante a campanha de meses para expulsar as forças ucranianas da região russa de Kursk.

2025-07-12
09:58

Eslováquia pretende chegar a acordo com a UE até terça-feira sobre o fim do fornecimento de gás russo e sobre o novo pacote sanções a Moscovo

A Eslováquia pretende chegar a um acordo com a Comissão Europeia e os parceiros da UE até terça-feira sobre as garantias de que não sofrerá com o fim do fornecimento de gás russo e sobre um novo pacote de sanções contra a Rússia, afirmou o primeiro-ministro, Robert Fico, este sábado, citado pela Reuters.
 
A Eslováquia tem estado a bloquear o 18º pacote de sanções devido ao seu desacordo com uma proposta separada da Comissão para acabar com todas as importações de gás russo a partir de 2028, que o país argumenta poder causar escassez, um aumento dos preços e das taxas de trânsito e pedidos de indemnização por parte do fornecedor russo Gazprom.

2025-07-12
09:47

Ataque da Rússia com centenas de drones e mísseis fez 2 mortos e 20 feridos

A Ucrânia afirmou hoje que a Rússia lançou quase 600 drones e disparou 26 mísseis de cruzeiro contra o país, fazendo dois mortos e 20 feridos, apesar de ter conseguido abater mais de metade dos drones e mísseis.

"O inimigo atacou com 623 armas aéreas", informou o exército ucraniano, precisando que o ataque usou 597 aeronaves não tripuladas, conhecidas como drones, e 26 mísseis; cerca de 344 desses aparelhos foram abatidos, ou seja, mais da metade, incluindo 25 mísseis e 319 drones, anunciaram as Forças Armadas da Ucrânia, citadas pela agência notícias Europa Press.

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, criticou a nova onda de ataques russos ao país, a partir de Kharkiv e Sumy, no leste do país, até às regiões ocidentais de Leópolis e Bucovina, esta já no sudoeste ucraniano, dividida com a Roménia.

Zelensky indicou na sua conta no X, citada pela agência francesa de notícias, a France-Presse (AFP), que a defesa aérea conseguiu abater mais de 20 mísseis e "a grande maioria" dos drones, mas alguns projéteis acabaram por atingir "infraestruturas civis e edifícios residenciais".

Um desses impactos matou dois civis em Chernivtsi, na região de Bucovina, de acordo com o Presidente, que insistiu mais uma vez na importância de impor sanções adicionais à Rússia e de receber mais defesas aéreas para se proteger dos ataques.

Por seu lado, o Ministério da Defesa russo limitou-se a informar da interceção de mais de 30 aviões ucranianos não tripulados contra várias regiões do país.

"Durante a noite, os sistemas de defesa aérea em serviço destruíram e intercetaram 33 veículos aéreos não tripulados de tipo aeronáutico ucranianos", informou o ministério num comunicado.

De acordo com o comunicado ministerial, 16 drones foram destruídos sobre a região de Briansk, cinco sobre o Mar Negro, quatro sobre a Crimeia, três sobre a região de Rostov, dois sobre a região de Kursk e um sobre cada uma das regiões de Voronezh, Krasnodar e o Mar de Azov.

2025-07-12
08:18

Rússia lança 597 drones e 26 mísseis contra a Ucrânia

A Rússia lançou 597 drones e 26 mísseis num ataque noturno contra a Ucrânia este sábado, segundo o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, citado pela Reuters.

2025-07-12
08:02

Rússia reconhece apoio da Coreia do Norte na "libertação de Kursk"

O chefe da diplomacia da Rússia, Sergei Lavrov, reconheceu hoje o envolvimento de soldados norte-coreanos na "libertação da região de Kursk" e descreveu-o como prova da "irmandade inquebrável" entre os dois países.

"Os soldados do Exército Popular da Coreia, juntamente com os soldados russos, à custa de sangue e até de vidas, trouxeram mais perto a libertação da região de Kursk dos nazis ucranianos", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros russo.

O exército ucraniano conseguiu tomar centenas de quilómetros quadrados na região de Kursk, após uma ofensiva surpresa, lançada em agosto de 2024. Moscovo anunciou a recaptura do território em abril, após meses de combates.

De acordo com a agência de notícias estatal russa Tass, Lavrov falava na cidade de Wonsan, no sudeste da Coreia do Norte, durante um encontro com a homóloga norte-coreana, Choi Son-hee.

De acordo com a agência de notícias russa Interfax, Choi afirmou que as autoridades norte-coreanas "apoiarão incondicional e inabalavelmente a política russa de proteção da soberania estatal e da integridade territorial".

Algo que faz parte da "escolha estratégica" e da vontade da Coreia do Norte em defender a "justiça internacional em oposição às maquinações hegemónicas dos imperialistas", acrescentou a ministra.

2025-07-11
23:59

Trump prepara-se para "sancionar os clientes da Rússia" e arrisca uma "guerra civil" na União Europeia

Azeredo Lopes, comentador da CNN Portugal, analisa o anúncio de Donald Trump de que segunda-feira fará uma declaração sobre a Rússia.

2025-07-11
23:59

Sanções de 500% para os clientes da Rússia seria "o colapso da economia global"

Diana Soller, comentadora da CNN Portugal, analisa o anúncio de Donald Trump de que segunda-feira fará uma declaração sobre a Rússia.

2025-07-11
23:00

"Há janelas a mais em Moscovo": a nova frase que expressa o terror dos russos

A ativista russa Ksenia Ashrafullina explica como Putin criou um medo entre todos os cidadãos, que já não se sentem a salvo na Rússia nem no resto do mundo.

IOL Footer MIN