Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Rússia reconhece apoio da Coreia do Norte na "libertação de Kursk"

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2025-07-12

O que está a acontecer

  • Trump promete fazer "declaração importante" sobre a Rússia na próxima semana

  • Kremlin "espera proposta" da Ucrânia para a retoma das negociações de paz

  • Kremlin aguarda pelo "grande anúncio" de Trump

  • Alemanha e Noruega vão comprar três sistemas Patriot para enviar à Ucrânia, revela Zelensky

  • Forças russas capturaram aldeia na região de Donetsk

2024-05-20
10:33

Rússia diz que Irão não pediu ajuda para investigar morte do presidente Ebrahim Raisi

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, adiantou que as autoridades do Irão não pediram ajuda da Rússia para investigar a morte do presidente iraniano, Ebrahim Raisi,

"Não houve nenhum sinal a esse respeito por parte dos nossos amigos iranianos”, frisou Peskov, quando questionado sobre isso em conferência de imprensa.

De acordo com Dmitry Peskov, a Rússia estava pronta para enviar dois helicópteros para o Irão para procurar o helicóptero que se despenhou com o presidente iraniano a bordo. "Houve uma interação muito próxima entre o Ministério de Situações de Emergência e o Ministério da Defesa, (...) dois helicópteros também estavam a postos para serem enviados para a Arménia assim que as condições climatéricas normalizassem", esclareceu.

Siga ao minuto:

2025-07-12
08:18

Rússia lança 597 drones e 26 mísseis contra a Ucrânia

A Rússia lançou 597 drones e 26 mísseis num ataque noturno contra a Ucrânia este sábado, segundo o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, citado pela Reuters.

2025-07-12
08:02

Rússia reconhece apoio da Coreia do Norte na "libertação de Kursk"

O chefe da diplomacia da Rússia, Sergei Lavrov, reconheceu hoje o envolvimento de soldados norte-coreanos na "libertação da região de Kursk" e descreveu-o como prova da "irmandade inquebrável" entre os dois países.

"Os soldados do Exército Popular da Coreia, juntamente com os soldados russos, à custa de sangue e até de vidas, trouxeram mais perto a libertação da região de Kursk dos nazis ucranianos", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros russo.

O exército ucraniano conseguiu tomar centenas de quilómetros quadrados na região de Kursk, após uma ofensiva surpresa, lançada em agosto de 2024. Moscovo anunciou a recaptura do território em abril, após meses de combates.

De acordo com a agência de notícias estatal russa Tass, Lavrov falava na cidade de Wonsan, no sudeste da Coreia do Norte, durante um encontro com a homóloga norte-coreana, Choi Son-hee.

De acordo com a agência de notícias russa Interfax, Choi afirmou que as autoridades norte-coreanas "apoiarão incondicional e inabalavelmente a política russa de proteção da soberania estatal e da integridade territorial".

Algo que faz parte da "escolha estratégica" e da vontade da Coreia do Norte em defender a "justiça internacional em oposição às maquinações hegemónicas dos imperialistas", acrescentou a ministra.

2025-07-11
23:59

Trump prepara-se para "sancionar os clientes da Rússia" e arrisca uma "guerra civil" na União Europeia

Azeredo Lopes, comentador da CNN Portugal, analisa o anúncio de Donald Trump de que segunda-feira fará uma declaração sobre a Rússia.

2025-07-11
23:59

Sanções de 500% para os clientes da Rússia seria "o colapso da economia global"

Diana Soller, comentadora da CNN Portugal, analisa o anúncio de Donald Trump de que segunda-feira fará uma declaração sobre a Rússia.

2025-07-11
23:00

"Há janelas a mais em Moscovo": a nova frase que expressa o terror dos russos

A ativista russa Ksenia Ashrafullina explica como Putin criou um medo entre todos os cidadãos, que já não se sentem a salvo na Rússia nem no resto do mundo.

2025-07-11
23:00

Com Trump "há sempre a possibilidade de sair uma declaração mediaticamente forte, mas politicamente esvaziada de conteúdo"

Tiago André Lopes, comentador da CNN Portugal e especialista em relações internacionais, analisa o enigmático anúncio de Donald Trump.

2025-07-11
22:28

Ministro russo chega à Coreia do Norte

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, chegou à Coreia do Norte esta sexta-feira, segundo noticiou a agência estatal norte-coreana KCNA, citada pela Reuters.

2025-07-11
19:23

"A Rússia tem tentado transmitir uma narrativa de querer a paz, mas aquilo que demonstra no campo de batalha é exatamente o oposto"

A comentadora da CNN Portugal Helena Ferro de Gouveia analisa o anúncio de Donald Trump de que tem uma importante declaração sobre a Rússia a fazer ao mundo na próxima segunda-feira e o papel do presidente norte-americano na mediação do conflito na Ucrânia.

2025-07-11
19:10

Zelensky afirma que os militares ucranianos vão trabalhar com o enviado especial dos EUA na próxima semana

Os Estados Unidos retomaram o fornecimento de material militar à Ucrânia, afirmou esta sexta-feira Volodymyr Zelensky, acrescentando que os chefes do seu exército iriam trabalhar na próxima semana com o enviado especial dos EUA, Keith Kellogg.
 
Kellogg deverá chegar a Kiev na segunda-feira para uma visita de uma semana, informaram os meios de comunicação ucranianos esta tarde.

2025-07-11
18:20

"O que tivemos até agora foi um teatro de expectativas em que nenhuma das partes está decisivamente comprometida a querer o fim da guerra"

O jornalista Bruno Amaral de Carvalho analisa o anúncio de Donald Trump de que tem uma importante declaração sobre a Rússia a fazer ao mundo na próxima segunda-feira

2025-07-11
18:20

"Trump quer que o plano de sanções tenha um botão de on e off para ele usar como arma negocial"

Hugo Beleza, editor de internacional da CNN Portugal, analisa o anúncio de Donald Trump de que tem uma importante declaração sobre a Rússia a fazer ao mundo na próxima segunda-feira

2025-07-11
18:20

"Trump é extremamente entusiasta naquilo que acha que poderá fazer e depois a realidade é outra"

Miguel Baumgartner analisa o anúncio de Donald Trump de que tem uma importante declaração sobre a Rússia a fazer ao mundo na próxima segunda-feira

2025-07-11
18:19

Fornecimento de bens militares norte-americanos à Ucrânia já foi "retomado"

De acordo com a Reuters, Volodymyr Zelensky afirmou que o fornecimento de bens militares dos EUA à Ucrânia já foi retomado. 

O presidente da Ucrânia adiantou ainda que o exército ucraniano trabalhará em conjunto com o enviado especial dos EUA à Ucrânia, Keith Kellogg, na próxima semana.

Keith Kellogg deverá chegar a Kiev na próxima segunda-feira, numa visita com duração estimada de uma semana

2025-07-11
16:10

Lavrov já está na Coreia do Norte

Sergei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, chegou à Coreia do Norte, de acordo com as informações da Interfax. 

A visita de Sergei Lavrov, prevista até domingo, contempla conversações com o homólogo norte-coreano. 

Depois da visita à Coreia do Norte, Lavrov tem agendada uma visita à China para marcar presença na reunião da Organização de Cooperação de Xangai, marcada para dias 14 e 15 deste mês. 

2025-07-11
15:44

Drones ucranianos atingem fábricas de aviões e de mísseis

O exército ucraniano disse que atingiu com drones uma fábrica de aviões em Moscovo e e instalações de produção de mísseis, na região de Tula. 

Em declarações no Telegram, o exército comunicou que o ataque noturno causou explosões nos dois locais, além de um incêndio na fábrica de aviões de Moscovo. 

2025-07-11
14:16

Polónia vai dar resposta "adequada" ao encerramento do consulado pela Rússia

A Polónia vai responder ao encerramento do consulado polaco em Kaliningrado por parte da Rússia de forma “adequada”, afirmou esta sexta-feira o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Pawel Wronski, citado pela Reuters.

2025-07-11
14:15

Rússia informa que vai fechar o consulado polaco em Kaliningrado

A Rússia convocou o enviado polaco e informou que iria fechar o consulado da Polónia no enclave ocidental de Kaliningrado a partir de 29 de agosto, em resposta ao encerramento do consulado russo em Cracóvia, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia esta sexta-feira.
 
Em maio, a Polónia anunciou que iria encerrar o consulado russo em Cracóvia, alegando que Moscovo era responsável por um enorme incêndio que destruiu quase completamente um centro comercial de Varsóvia em 2024.

2025-07-11
14:08

Enviado especial dos EUA chega a Kiev na próxima semana

O enviado especial dos Estados Unidos para a Ucrânia, Keith Kellogg, chegar a Kiev na segunda-feira para uma visita de uma semana, noticiou esta sexta-feira o meio de comunicação ucraniano Novyny.LIVE.
 
"Chegaremos a Kiev na segunda-feira. Estaremos lá toda a semana", referiu Kellogg a um jornalista do Novyny.LIVE, como mostra um vídeo no seu sítio Web, à margem de uma conferência sobre a Ucrânia em Roma.

2025-07-11
13:03

40% da munição russa é fornecida pela Coreia do Norte

A Coreia do Norte está a fornecer cerca de 40% da munição usada pela Rússia na guerra na Ucrânia, adianta a Bloomberg. A parceria entre Pyongyang e Moscovo está a fortalecer-se, de acordo com Kyrylo Budanov, chefe dos serviços secretos da Ucrânia, adianta a Blommberg. 

Kim Jong Un está a enviar outro tipo de armamento à Rússia, como mísseis balísticos e sistemas de artilharia, em troca de dinheiro e tecnologia, de forma a mitigar o isolamento internacional de Pyongyang, segundo Budanov. 

Kyrylo Budanov assegurou ainda que 60% das perdas nos serviços secretos nos últimos três meses devem-se a bombardeamentos com artilharia norte-coreana. 

2025-07-11
11:22

Alemanha não vai comprar mais caças, mas quer fragatas

O Ministério da Defesa da Alemanha nega a compra de 15 caças F-35 adicionais, garantindo que o plano inicial, de comprar 35 aviões, se mantém.

Através de uma conferência de imprensa, o porta-voz do ministério reiterou que a Alemanha se vai manter pelo que já foi contratualizado.

Para encomendar estão, isso sim, seis fragatas, mesmo que existam atrasos do lado da empresa que as fabrica.

Isto numa lógica em que a Alemanha está a atualizar a frota atual para conseguir aumentar as capacidades de reação.

IOL Footer MIN